You are on page 1of 31

Raio da Terra: 6.

378 km

Raio de Marte: 3.397 km

MARTE
Distncia mdia do Sol: 227.940.000 km

TERRA Distncia mdia do Sol: 149.600.000 km

Seu nome refere-se ao deus latino da guerra;

Marte conhecido como planeta vermelho devido ao xido de ferro (ferrugem) em sua superfcie.

TRECHO DO FILME QUE FALA DAS LUAS

Marte possui 2 satlites:

Fobos e Deimos
(em grego, Medo e Terror). So pequenos, e possuem forma irregular. So provavelmente asterides capturados pela gravidade do planeta.

Uma das duas luas de Marte.

A Atmosfera Marciana
composio: Dixido de Carbono (C02), Azoto (N2),rgon (Ar) Oxignio (O2), Monxido de Carbono (CO),gua (H2O), Non (Ne), Kripton(Kr),Xnon (Xe), Ozono (O3)

TRECHO DO FILME QUE ELES RESPIRAM E TBM O TRECHO Q MOSTRA AS ALGAS

Importncia das algas


So fotossintetizantes;

O fitoplncton serve de alimento para o zooplncton, ou seja, para os microrganismos hetertrofos presentes no plncton.
Alm de estar na base dessa cadeia alimentar, o fitoplncton responsvel por uma grande produo de oxignio.

So os maiores produtores de oxignio;

Excelentes bioindicadores da qualidade ambiental;


Eliminao do excesso de esgoto de estaes de tratamento de gua pela liberao de oxignio da fotossntese; Ricas em sais minerais, vitaminas A, C e do complexo B Alimentao e fonte de substncias economicamente importantes.

Existem fefitas que alcanam at 70m de comprimento

Vida em Marte?!
Uma das razes para os cientistas acreditarem na existncia de vida em Marte tem a ver com as aparentes alteraes peridicas de cores na superfcie do planeta. Este fenmeno levou especulao de que determinadas condies levariam exploso de vegetao marciana durante os meses quentes e provocavam o estado latente das plantas durante os perodos frios.

Tempestades globais em Marte recobrem o planeta de areia.

TRECHO DO FILME QUE MOSTRA A TEMPESTADE

A calota polar de Marte constituda de Gs Carbnico congelado (gelo seco) e no de gua.

Temperaturas: Mx.: 20C, Mn.: - 140C, Mdia: - 63C

TRECHO QUE MOSTRA O BREAKOUT

Perodo de rotao (dia marciano): 24 horas e 37 minutos (O da Terra de 23 horas e 56 minutos)

O ano em Marte dura 687 dias terrestres.

Sondas-robs j pisaram em Marte;

A sonda Pathfinder passeando pelo solo marciano.

Sondas orbitam Marte para fotografar todos os detalhes.

Tambm existem crateras de impacto de meteorides em Marte.

A circunferncia de sua base tem 600 km de dimetro, o que resulta numa rea de 283.000 km, tamanho de um pas como o Equador. Suas dimenses so to absurdas Monte Olimpo que, se algum estivesse na superfcie (Marte), os marciana, incapaz de perceber que Possui seria a maior montanha do Maxwell montes estava de frente para um vulco. Teria-se sistema solar. Monte Olimpo, um (Vnus) e o ento a iluso de se estar olhando para Everest vulco extinto, que possui 25 km uma imensa parede, ou at mesmo para a dado base ao topo. linha horizonte. Da mesma forma, quem estivesse em seu cume e olhasse para baixo, no enxergaria o seu final, numa iluso parecida.

1976, as sondas Viking I e II; no forneceram qualquer evidncia da presena de microorganismos vivos no solo; Marte auto-esterilizante. Devido a combinao da radiao solar ultravioleta, a extrema secura do solo e a natureza oxidante da qumica do solo impedem a formao de organismos vivos no solo marciano; A questo de ter havido vida em Marte em algum passado distante permanece contudo aberta.

2008 a sonda espacial Phoenix gua em marte

http://www.youtube.com/watch?v=BqEiyngzn HU

A importncia da gua
Alta capacidade de absorver e reter calor; fundamental no metabolismo dos seres vivos (dissolve compostos e reage para formar molculas complexas); Alta tenso superficial:movimentao e reteno da gua em pequenos poros;

Lubrificao.

gua vida
Cerca de 60% do corpo humano constitudo por gua. O Homem pode sobreviver sem comer, cerca de 28 dias, mas sem beber gua apenas 4 dias. No organismo, a gua transporta os alimentos, os resduos e os sais minerais, lubrifica os tecidos e as articulaes, conduz a glicose e o oxignio para o interior das clulas e regula a temperatura.

Os planetas telricos so pequenos, de baixa massa e compostos basicamente por elementos pesados. So tambm chamados de planetas internos por serem os mais prximos do Sol. Possuem poucos ou nenhum satlite e so desprovidos de anis. A superfcie slida e a atmosfera tnue, comparada com a massa do planeta. Os planetas telricos apresentam ou apresentaram atividade vulcnica, causando modificaes importantes em sua estrutura interna e na superfcie.

You might also like