You are on page 1of 19

Plato:

Da plis ao Mundo das Ideias; Do Mundo das Ideias ao ideal poltico da Republica
EDUARDO SRGIO BARCELOS TEMA: A relao entre metafsica e poltica em Plato

Plato de Atenas

O que conhecer? Todos so capazes de conhecer? Mas qual seria a gnese, ou seja, a origem do conhecimento?
Na histria da Filosofia, diversos pensadores tentaram desenvolver uma Teoria do Conhecimento, buscando indicar a fonte de um conhecimento verdadeiro e as condies em que possvel estabelec-lo.

C omo veremos a s eguir, para P lato a bus ca pelo conhecimento verdadeiro deve s er entendida como a bus ca pela es s nc ia aquilo que eterno e imutvel.

Plato de Atenas 428 347 a.C.

Teoria das ideias


O principal objetivo de Plato foi tentar estabelecer uma sntese entre o pensamento dialtico de Herclito [Mundo das Sombras] e o pensamento metafsico de Parmnides [Mundo das ideias], mostrando que no so ideias distintas, mas vises diferentes de uma mesma realidade que se apresenta de duas formas possveis: a pensada [relativa ao eidos - ideia] a sentida [relativa aos fenmenos - sentidos].

Caractersticas importantes do...


Mundo das ideias:

Pode tambm ser chamado de Mundo Inteligvel, Mundo Intelectivo, Mundo das Formas ou Mundo do Eidos; Produzido pela Razo, Pensar ou Deduo; Refere-se ao conhecimento verdadeiro episteme; Refere-se ao que em si isto , perfeito.

Mundo das Sombras:


Pode tambm ser chamado de Mundo Sensvel, Mundo Ilusrio ou Mundo das Sensaes; Produzido pela Sentidos, Sentir ou Induo; Refere-se ao conhecimento de opinio doxa; Refere-se ao que para si isto , imperfeito.

A ALEGORIA DA CAVERNA OU O MITO DA CAVERNA:

Plato exps o Mito da Caverna no Livro VII de A


Repblica. Possui a forma de um dilogo imaginrio, do qual participam o filsofo Scrates e os irmos de Plato, Glauco e Adimanto. Nele, Scrates conta a Glauco o famoso mito da caverna como um retrato da ignorncia humana.

MUNDO S E NS VE L C averna S ombras


C orpo C aracters ticas contrrias a da alma
Imperfeito

MUNDO INT E L IG VE L L uz C onhecimento Ideias


Alma pos s ibilita aces s os ao inteligvel, imutvel e imortal
P erfeito

Alegoria da Caverna

Alegoria da Caverna

Alegoria da Caverna

Misso poltica do filsofo

O QUE QUER DIZER PLATO?


O retorno do filsofo, que se liberta das amarras do Mundo das Sombras, , para Plato, uma misso poltica. O Estado como uma ampliaao da alma humana; Portanto, para que o Estado seja bem governado, preciso que os filsofos se tornem reis, ou que os reis se tornem filsofos.

Qual o papel da poltica para Plato? Alegoria do Navio

Para Plato os governos dos Estados devem ser administrados pelos reis-filsofos, pois para ele governar significa libertar os povos das correntes da ignorncia. Na passagem do livro A Republica, quando Scratesnarra a Alegoria do Navio, a funo do filsofo clara: No relato, quem maneja uma embarcao no tem nenhum conhecimento do ofcio, todos ali comem [gulosos] e bebem [bbados] at empanturrarem-se, se regem pelo prazer [do corpo] e no pelo saber [da alma]: consideram intil o verdadeiro piloto [o capito], que julga ser necessrio ter em conta as estaes, o estado do tempo, o movimento dos astros e outras coisas tais para conduzir adequadamente a embarcao (488a-489a). Em um navio como este, afirma Scrates, os filsofos so certamente inteis, mas no so responsveis por isso, j que o natural seria que os homens que tm necessidade de governo fossem em busca de quem tem capacidade para faz-la (489b-c).

KOHAN, Walter Omar. Infncia e educao em Plato. So Paulo: Revista Educao e Pesquisa USP, vol. 29, n. 01, pp. 23-24: 2003.

Qual o papel da poltica para Plato?

Relao entre o governo dos filsofos e dos sofistas plis: Para Plato a Alegoria do Navio ilustra dois tipos possveis e distintos de poderes relativo ao governo da plis: o governo justo dos filsofos e o governo injusto dos sofistas. O primeiro se preocuparia com o bem [saber] da cidade e o segundo se preocuparia com o prazer pessoal.

Plato X Sofistas
Verdadeiro Piloto Filsofos

Bbados e Gulosos

Sofistas

A atualidade de Plato

JOS SARAMAGO A Caverna: Livro do escritor portugus Jos Saramago de 2000. Atravs da histria de pessoas comuns, Saramago narra o impacto destruidor da nova economia (globalizante) sobre as economias tradicionais e locais. Trata-se da histria de uma famlia de oleiros que v sua vida transformada com a chegada de um grande centro de compras cidade. O prprio shopping center pode ser fisicamente comparado a uma caverna, mas a histria vai alm dessa comparao e traa paralelos possveis com o mito da Caverna de Plato e a questo dos simulacros (por exemplo, os circuitos internos de tv das lojas: vemos os cartazes indicando que eles esto l, mas no impedem que os delitos aconteam).

Trechos de e entrevista de Saramago ao Jornal Folha de So Paulo em 2000: ... agora o lugar de formao das novas mentalidades o shopping center. O centro comercial acabou por ocupar o lugar que antigamente era da praa pblica. Toda a gente caminha para esse espao fechado, essa espcie de enorme caverna que o shopping center... ... as pessoas que esto na caverna somos todos ns, porque damos muito mais ateno s imagens do que quilo que a realidade ...

A atualidade de Plato
O Show de Truman O show da vida
(1998 - Direo: Peter Weir ) Sinopse: O vendedor de seguros Truman Burbank (Jim Carrey) vive em Seaheaven, um paraso terrestre onde todos parecem conviver em perfeita harmonia. Mas, seu casamento com Meryl (Laura Linney) no anda muito bem e, pra piorar, ele sente-se constantemente vigiado. Decidido a investigar se realmente o esto espionando, Truman comea a perceber uma sries de situaes estranhas, que aguam ainda mais suas dvidas e levam-no descoberta: sua vida um show de tv. Abandonado pelos pais ainda beb, Truman adotado por uma rede de televiso que o cria num mundo irreal: a cidade onde vive um imenso cenrio, sua esposa, amigos, vizinhos, todos so atores contratados. Sua vida uma farsa, acompanhada por milhares de telespectadores. A partir de ento sua luta para libertar-se e poder viver verdadeiramente.

A atualidade de Plato
Trilogia Matrix
(1999 Direo: Lana Wachowski, Andy Wachowski ) Em um futuro prximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubculo escuro, atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontrase conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasies, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos esto para penetrar em seu crebro. medida que o sonho se repete, Anderson comea a ter dvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que , assim como outras pessoas, vtima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a iluso de um mundo real enquanto usa os crebros e corpos dos indivduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, est convencido de que Thomas Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta realidade e liberdade.

PROJETO / ATIVIDADES
PRIMEIRA ETAPA: LEITURA CONJUNTA E PROBLEMATIZAO DO TEXTO DE APOIO:CAPTULO VII DO LIVRO A REPBLICA DE PLATO (TRECHO P. 287 291) SEGUNDA ETAPA: APRESENTAO DOS FILMES E CINEMA COMENTADO O SHOW DE TRUMAN O SHOW DA VIDA (1998) MATRIX (1999)

TERCEIRA ETAPA: OS ALUNOS DEVERO ELABORAR UM RELATRIO ABORDANDO AS APROXIMAES E DIFERENAS ENTRE O TEXTO ORIGINAL DE PLATO E OS FILMES APRESENTADOS.

Referncias Bibliogrficas
- ARANHA; Maria Lcia de Arruda e MARTINS; Maria Helena Pires. Filosofando; Introduo Filosofia. Ed. Moderna. - ENTREVISTA: CASSIANO ELEK MACHADO. Saramago sai da caverna. Folha de So Paulo, So Paulo, 11 de novembro de 2000. Disponvel em: http://biblioteca.folha.com.br/1/04/2000111101. tml. Acesso em 15 mar. 2012. -BAUDRILLARD, Jean. A arte da desapario. Rio de Janeiro. UFRJ, 1997. - BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulaes. Lisboa. Relgio Dgua, 1991. - PLATO. A Repblica. So Paulo, 6 ed. Editora Atena, 1956.

Colees Coleo Os pensadores, da editora Abril Cultural. Coleo Logos, da editora Moderna. Sites: http://www.ufu.br http://www.uel.br http://images.google.com.br http://www.mundodosfilosofos.com.br http://www.mundociencia.com.br http://pt.wikipedia.org/ http://www.youtube.com/watch?v=wV5v4R8aHvw

You might also like