You are on page 1of 18

Fgado

Hrnias

Hrnia a protuso, ou seja, o escape parcial ou total de um ou mais rgos por um orifcio que se abriu, por m formao ou enfraquecimento, nas camadas de tecido protetoras dos rgos internos do abdome.

Tipos mais freqentes de hrnia:


1) hrnias epigstricas - aparecem na linha mdia do abdome, como resultado do afastamento dos msculos retos abdominais, dois msculos localizados na parte anterior e central do abdome; 2) hrnias umbilicais ou paraumbilicais - aparecem em volta do umbigo e so geralmente causadas pela passagem de alguma ala intestinal atravs do tecido muscular. Sua incidncia espontaneamente; 3) hrnias inguinais - surgem na virilha (zona de juno entre a coxa e a parte inferior do abdome). Nos homens, pode estender-se at os testculos provocando a hrnia inguinoescrotal. Na grande maioria dos casos, a cirurgia o nico tratamento indicado para esse tipo de patologia. maior nos bebs e podem desaparecer

Colecistite aguda

Inflamao aguda da vescula biliar como resultado de obstruo do

ducto cstico e irritao qumica.

Coledocolitase
A presena de clculos nos ductos biliares

Pancreatite aguda
A pancreatite aguda uma inflamao do pncreas

Os clculos biliares e o alcoolismo so responsveis por quase

80 % dos internamentos hospitalares por pancreatite aguda. As


mulheres sofrem pancreatites de causa obstrutiva quase duas vezes mais que os homens, enquanto nestes a pancreatite de origem alcolica seis vezes mais frequente.

Pancreatite crnica

Pancreatite Crnica definida quando h leso anatmica progressiva e irreversvel da glndula pancretica, caracterizada por destruio do

parnquima glandular com substituio por fibrose,

atrofia glandular e dilatao canalculo-acinar.

Tabela 1 - Fatores Etiolgicos

Tabela 1 - Fatores Etiolgicos lcool Idioptico 509 (93,4%) 24 (4,4%)

Hereditrio
Nutricional Metablico Obstrutivo

4 (0,7%)
3 (0,5%) 3 (0,5%) 2 (0,3%)

Retocolite ulcerativa

A retocolite ulcerativa uma doena idioptica caracterizada por episdios recorrentes de inflamao que acomete predominantemente a camada mucosa do clon. A doena sempre afeta o reto e tambm variveis pores proximais do clon, em geral de forma contnua, ou seja, sem reas de mucosa normais entre as pores afetadas.

Doena de Cronh
A doena de Crohn compromete todo o trato digestivo, da boca ao nus. Advm de um processo inflamatrio extremamente invasivo que acomete todas as camadas da parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular e serosa. A doena de Crohn provocada por desregulao do sistema imunolgico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. No organismo normal, clulas que fazem parte desse sistema, os linfcitos, assumem certo estado de vigilncia e controlam o processo inflamatrio. Na doena de Crohn, em virtude do comprometimento dessa funo celular, que implica mediadores inflamatrios e imunidade adquirida, o processo inflamatrio passa a ser intenso, provocando leses no aparelho digestivo.

Cirrose heptica

Atividades

You might also like