You are on page 1of 23

ADMINISTRAO E MERCADO DE TRABALHO Prof. MSc.

Paulo Tong
1

AULA 1

PLANO DE ENSINO DE ADMISTRAO E MERCADO DE TRABALHO

Plano de ensino: Ttulo: Administrao e Mercado de Trabalho Cdigo da disciplina SIA: GST0003 Nmero de semanas de aula: 15 Nmero de crditos: 4 Quantidade total de horas: 80 Quantidade de horas tericas: 36 Quantidades de horas prticas: 0 Quantidade de horas de atividade estruturada: 44 Pr-Requisitos e maturidade acadmica: No h. Co-requisitos: No h.

Contextualizao:
A disciplina ADMINISTRAO E MERCADO DE TRABALHO apresentar ao aluno recm-ingressado no Curso de Administrao o perfil requerido pelo mercado e o leque de oportunidades que existe para a atuao profissional do administrador.

EMENTA:
Os administradores e a Administrao, seu perfil e papis; o
administrador e o seu ambiente, reas de atuao, oportunidades no mercado de trabalho e os cenrios instveis para as empresa; o

administrador e os desafios para a consolidao de sua imagem de


agente de mudanas; o administrador profissional, legislao e insgnias.

OBJETIVOS GERAIS:

Desenvolver a capacidade de reflexo crtica sobre a teoria e prtica nos conceitos referentes s reas de atuao e perfil do administrador.

OBJETIVOS ESPECFICOS:

Estimular os estudantes de Bacharelado em Administrao a refletirem sobre a importncia da Administrao e sobre o papel (misso) do administrador nas organizaes e na sociedade de um modo geral;

Apresentar as oportunidades de mercado, o dilema especialista X generalista, as reas de atuao do administrador e o perfil do mercado de trabalho no Brasil e no mundo contemporneo;

Propiciar a construo de um esprito crtico que contribua para a identificao das caractersticas individuais (habilidades, competncias e atitudes) do futuro administrador e o como essas caractersticas podero ser potencialmente aplicadas, objetivando o sucesso (dos alunos) na profisso;

Demonstrar a necessidade inexorvel de o administrador adotar uma atitude de autocrtica permanente, ciente da necessidade de manter-se sempre atualizado na vida profissional e no ambiente das organizaes, bem como de desenvolver permanentemente novas atitudes e comportamentos que possibilitem a transferncia de aprendizado para o enriquecimento do grupo no mbito das organizaes; Discutir a complexidade e a dinamicidade da cincia da Administrao e, portanto, da atuao do prprio administrador em um ambiente de crescente competitividade e internacionalizao de mercados; Apresentar o aparato legal que regulamenta a profisso no Brasil, bem como suas insgnias.

MATRIZ CURRICULAR DE ADMINISTRAO PERCURSO DE FORMAO


1 SEMESTRE
Administrao e Mercado de Trabalho (02)+(02)

2 SEMESTRE
Teoria Geral da Administrao (04)

3 SEMESTRE
Gesto de Processos (02)+(02)

4 SEMESTRE
Gesto da Cadeia de Suprimentos (04)

5 SEMESTRE
Administrao da Produo e Operaes (04)

6 SEMESTRE

7 SEMESTRE
Gesto da Qualidade (02)+(02) EaD

8 SEMESTRE
Competncias Gerenciais (02) EaD

1056 H
Introduo a Administrao (02) Anlise Organizacional (02)+(02) Matemtica Financeira (02)+(02) Administrao de Marketing (04) Pesquisa de Mercado (02) +(02) Administrao Estratgica (04) Administrao de Novos Negcios (02)

940 H
Matemtica para Negcios (04) Estatstica Aplicada (02) Anlise Estatstica (02)+(02) Administrao de Sistemas de Informao (04)

1456 H
Tpicos Especiais em Administrao (02) Mtodos Quantitativos p/ Tomada de Deciso (02)

1200 H
Fundamentos das Cincias Sociais (02) Contabilidade Bsica (04) Contabilidade de Custos (02) Contabilidade Gerencial (02) Anlise das Demonstraes Financeiras (02)+(02) Administrao Financeira (04)

1456 H
Oramento Empresarial (04) Mercado Financeiro (02)

1056 H
Anlise Textual (02) EaD Comunicao nas Empresas (02) EaD tica e Respons. Social (02) EaD Fundamentos de Comrcio Exterior (02) Metodologia da Pesquisa (02) EaD Estgio (02) TCC (02)+(04)

716 H
Psicologia nas Organizaes (02) Fundamentos de Economia (02) Microeconomia (02) Macroeconomia (02) Administrao de Recursos Humanos I (02)

1236 H
Administrao de Recursos Humanos II (02) Jogos de Empresa (02) EaD

940 H
Fundamentos de Direito Empresarial (2) Legislao Trabalhista e Previdenciria (02) Legislao Tributria (02)

1056 H
Gerenciamento de Projetos (02)+(02)

448 H

1056 H

CONTEDOS:
Unidade 1 O Administrador e a Administrao:

O administrador e a Administrao; Os papis e o perfil do administrador; Como se preparar para administrar; O administrador deve fazer acontecer; Aprende-se Administrao a vida toda; As habilidades, competncias e atitudes do administrador; Administrao e mercado de trabalho.

Unidade 2 - O Administrador e os seus Ambientes de Atuao:


A Administrao no Brasil; O estilo brasileiro de administrar; Caractersticas dos administradores brasileiros; Perfil das empresas brasileiras; A Administrao no contexto contemporneo (globalizado, dinmico e competitivo); Inventando e reinventando as organizaes.

Unidade 3 - O Administrador e os seus Desafios:


Os desafios da Administrao; A importncia da Administrao como campo do conhecimento; Os desafios e as recompensas de ser um administrador; O dilema especialista X generalista.

Unidade 4 - O Administrador Profissional

A legislao bsica do administrador no Brasil (leis, decretos e o cdigo de tica);

O campo privativo de atuao profissional; O sistema CFA CRA (misso, atividades e organizao); As insgnias do administrador (o juramento, o dia, o smbolo e o patrono da profisso).

INDICAO DO MATERIAL DIDTICO:


Livro: Administrao nos novos tempos Autor: CHIAVENATO, Idalberto Editora: Campus Elsevier, So Paulo Ano: 2004 Captulos 4 e 5 Livro: Administrao: princpios e tendncias Autores: LACOMBE, Francisco Jos Masset; HEILBORN, Gilberto. Editora: Saraiva, So Paulo (2. ed. rev. e atualizada) Ano: 2008 Captulos 1 e 2

Livro: Administrao: teoria e prtica no contexto brasileiro Autores: SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa Editora: Pearson Prentice Hall, So Paulo Ano: 2008 Captulo 1 Livro: Teoria Geral da Administrao para o sculo XXI. Autores: NOGUEIRA, Arnaldo Jos Frana Mazzei Editora: tica, So Paulo Ano: 2007 Captulo 4

PROCEDIMENTOS DE ENSINO Aulas expositivas; debates em salas de aula; pesquisas de campo; apresentao de seminrios; entrevistas semiestruturadas e visitas tcnicas. RECURSOS: Quadro branco; Retroprojetor; Datashow; Micro com acesso Internet (opcional).

PROCEDIMENTOS DE AVALIAO

O processo de avaliao ser composto de trs etapas, Avaliao 1 (AV1), Avaliao 2 (AV2) e Avaliao 3 (AV3). As avaliaes sero realizadas atravs de provas tericas, e realizao de trabalhos em sala e de um projeto, representando atividades acadmicas de ensino, AV1 = Prova + trabalhos prova valer 80% e trabalhos 20% (atividade estruturada) AV2 = Prova + trabalhos prova valer 80% e trabalhos 20% (atividade estruturada) AV3 = Prova

A AV1 contemplar o contedo da disciplina at a sua realizao, incluindo o das atividades estruturadas. As AV2 e AV3 abrangero todo o contedo da disciplina, incluindo o das atividades estruturadas. Para aprovao na disciplina o aluno dever:

1. Atingir resultado igual ou superior a 6,0, calculado a partir da mdia aritmtica entre os graus das avaliaes, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as trs etapas de avaliao (AV1, AV2 e AV3). A mdia aritmtica obtida ser o grau final do aluno na disciplina. 2. Obter grau igual ou superior a 4,0 em, pelo menos, duas das trs avaliaes. 3. Frequentar, no mnimo, 75% das aulas ministradas.

SITES TEIS:
CDIGO DE TICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR. Conselho Federal de Administrao. Disponvel em http://www.cfa.org.br/download/rn08353.pdf; ADMINISTRADORES.COM.BR, o portal da Administrao. Disponvel em http://www.administradores.com.br/ (ARTIGOS); A ERA DO ADMINISTRADOR. Artigo de Stephen Kanitz (2005). Disponvel em http://www.kanitz.com/veja/administrador.asp (ARTIGOS); PESQUISA PERFIL DO ADMINISTRADOR. Conselho Federal de Administrao; FIA USP (2006). Disponvel em http://www.cfa.org.br/arquivos/passagem_download_pesquisa2006.php?DOWN=1; MANUAL DO ADMINISTRADOR, guia de orientao profissional. Conselho Federal de Administrao, 2006. Disponvel em http://www.cfa.org.br/download/manual_adm.pdf.

BIBLIOGRAFIA BSICA
1. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao nos novos tempos. Campus Elsevier: So Paulo, 2004; 2. LACOMBE, Francisco Jos Masset; HEILBORN, Gilberto. Administrao: princpios e tendncias. 2. ed. rev. e atualizada. So Paulo: Saraiva, 2008; 3. SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administrao: teoria e prtica no contexto brasileiro. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1. CHIAVENATO, Idalberto. Cartas A Um Jovem Administrador . Campus Elsevier: So Paulo, 2008; 2. NOGUEIRA, Arnaldo Jos Frana Mazzei. Teoria Geral da Administrao para o sculo XXI. So Paulo: tica, 2007; 3. ANDRADE, R.O.B.; AMBONI, N. Teoria Geral da Administrao: das origens s perspectivas contemporneas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009; 4. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao: teoria, processo e prticas. Campus Elsevier: So Paulo, 2007.

Obrigado!
http://professortong.com

professortong@gmail.com

You might also like