You are on page 1of 12

FARMACOGENTICA E FARMACOGENMICA NO MBITO FARMACUTICO

Curso: Farmcia Matria: Biologia Molecular Professora: Mirian Cndida da Costa Acadmicas: Andressa Lopes, CPD 607125 Klvia Fontenele, CPD: 595044 Larissa Santos, CPD: 594726 Rafaela Rodrigues, CPD: 600994

Introduo

Genmica
Projeto Genoma: Identificao de variaes na seqncia de nucleotdeos; Polimorfismo gentico.

Reao em Cadeia da Polimerase (PCR) Sequenciamento do DNA

A farmacogentica uma cincia que surgiu a partir da biologia molecular e da farmacologia clnica, e, que, explora as variaes genticas que ocorrem de forma interindividual ou populacional, na resposta de vrios frmacos. A partir dessa premissa foi criada a farmacogenmica.

A farmacogenmica, que est encarregada de estudar as bases genticas das doenas, bem como sua atuao no organismo, resultando em uma terapia individualizada com novos medicamentos altamente especficos e eficazes, e tcnicas mais avanadas de preveno e diagnstico.

pesar do conceito de farmacogentica e farmacogenmica apresentarem variaes para alguns autores, outros unificam como sendo a mesma rea de conhecimento e estudo, estabelecendo entre elas uma relao de dependncia.

A varfarina, um medicamento da classe dos anticoagulantes prescrito no mundo, que inibe reversivelmente a coagulao sangunea e o tromboembolismo venoso, um antagonista da vitamina K, cujo mecanismo de ao inibir a enzima vitamina K epxido-redutase subunidade 1 reduzindo significativamente os nveis plasmticos dessa vitamina e os fatores de coagulao. Seu uso bastante complexo devido estreita janela teraputica, e por possuir uma alta afinidade pelas protenas plasmticas resultando na dose resposta, interaes com outros medicamentos e/ou alimentos, acarretando um exponencial risco de hemorragias. Devido a essas caractersticas peculiares da varfarina, foram realizados estudos cientficos, que resultaram na descoberta de variaes genticas presentes no gene pertencente enzima responsvel pelo seu metabolismo. Esta enzima, CYP2C9 uma isoforma, pertencente a um grupo de enzimas que constituem o complexo do citocromo P450 (CYP450).

Os polimorfismos genticos relacionados ao metabolismo de medicamentos classificam os indivduos em:

Metabolizadores rpidos (MR), que possuem uma capacidade de metabolizar os nveis normais do frmacos. Metabolizadores lentos ( ML), indivduos que possuem algum tipo de deficincia em sua enzima de metabolizao, devido a mutaes e/ou variaes genticas em alelos presentes no gene da enzima. Metabolizadores ultrarrpidos (MUR), que possuem uma alta expresso gnica da enzima responsvel pela metabolizao de medicamentos.

J esto sendo prescritos com uma maior precauo a varfarina e os medicamentos psicotrpicos, tendo como foco os estudos dos polimorfismos, visando eliminar os efeitos adversos e a automedicao.

Com base no principio da farmacogentica/farmacogenmica criou-se a rea da psicofarmacogentica, que tem por objetivo estudar os genes e enzimas responsveis pelo metabolismo de medicamentos psicotrpicos, bem como sua atuao farmacolgica no organismo dos indivduos. Os custos com a produo de um novo medicamento chega aproximadamente a 880 milhes de dlares. Leva cerca de 5 a 10 anos de pesquisa e teste ate chegar no mercado. Com a prtica da farmacogentica e a farmacogenmica o tempo e os custos podem ser reduzidos trazendo benefcios aos usurios.

Foco central da teraputica clnica: Variabilidade interindividual na resposta a diversos frmacos Dose padronizada resposta: Esperada No responde Reaes Adversas MEDICINA e FARMACOLOGIA personalizao da terapia medicamentosa Minimizao de efeitos adversos e automedicao. CONCRETIZAO DA TERAPIA MEDICAMENTOSA INDIVIDUALIZADA: Aprofundamento dos estudos; Investigao da existncia de POLIMORFISMOS; Deteco precoce; Diagnstico dos POLIMORFISMOS. Pontos relevantes na pesquisa: Projeto Genoma; Farmacogentica; Farmacogenmica; Influncia da Farmacogentica e Farmacogenmica em suas reas de atuao; Medicaes especficas Empregabilidade dos conhecimentos atuao do farmacutico

Realizao de teraputica individualizada; Testes farmacogenticos contribuem para: Eficcia teraputica; Preveno de reaes adversas; Custos e hospitalizaes; Descoberta de novos alvos teraputicos; Tempo de aprovao de novos frmacos. No Brasil necessrio: Melhor conhecimento dos dados dados praticamente inexistentes ou no popularizados. Incentivo governamental Criao de legislao especfica Necessidade de: Investigaodos dos conhecimentos da farmacogentica e farmacogenmica Ampliao dos conhecimentos em diversos nveis Bem estar do paciente

http://www.unieuro.edu.br/sitenovo/revistas/downloads/farmacia/cenari um_05_13.pdf Imagens: http://3.bp.blogspot.com/_xc393nIrMog/TJDOqQ5vOuI/AAAAAAAABUQ/ ogiYNkHk3OA/s1600/ist2_2166183-dna-abstract.jpg

You might also like