You are on page 1of 9

Canteiro de Obras: Conceitos Gerais

Caractersticas do Setor de Construo Civil

- Carter nmade: a indstria sai do local de trabalho, o produto final fica; - No h uma produo para estoque, porque o produto da construo civil baseado em servio; - Mudanas so difceis de serem implantadas pelo grande conservadorismo das tcnicas j utilizadas em obras, se tornando mais complicado a evoluo do setor. - Escassez de mo de obra qualificada; - Dependncia de condies meteorolgicas; - Grau de assertividade na preciso de medidas, prazos, resistncias so inferiores a outros setores.

Caractersticas do Setor de Construo Civil - A maioria dos canteiros de obras do tipo restrito, ou seja, ocupa parte do terreno da construo, o que exige um planejamento e layout adequado, visando produtividade. - As empresas construtoras estavam acostumadas com uma economia simples: preo = custos de produo + lucro, sem se importar com reduo de custos, pois a concorrncia no setor era relativamente baixa, porm, este cenrio mudou. - Setor ainda caracterizado pelo alto ndice de desperdcios de materiais; falta de um controle capaz de garantir a qualidade; retrabalhos; e impacto socioambiental. - No quesito de segurana nos ltimos 30 anos houve mais de 30 milhes de acidentes de trabalho e 100 mil mortes.

O que uma Obra? Em engenharia se utiliza a palavra obra para designar um projeto a ser executado ou em execuo. Uma obra civil um conjunto de atividades nas quais se cria ou altera a aparncia, estrutura ou forma de uma edificao ou parte dela. O que um Canteiro de Obras? (NR-18) rea fixa reservada de trabalho temporrio, onde se desenvolvem as operaes de apoio e execuo de uma obra. (NB-1367) reas destinadas execuo e apoio dos trabalhos da indstria da construo, dividindo-se em reas operacionais e reas de vivncia.

Canteiros Simples e Complexos

Layout de Canteiros
Entende-se por Layout do canteiro a disposio fsica de homens, materiais, equipamentos, reas de trabalho e de estocagem. O objetivo do planejamento do layout obter a melhor otimizao possvel, visando produtividade e segurana.

Tipos de Canteiros de Obras * Restritos: A obra ocupa grande parte do terreno. Isso muito comum em reas urbanas, em ampliaes ou reformas, e geralmente lidam com pouca disposio de espao. Ex: residncias e edifcios. * Amplos: A obra ocupa pequena parte do terreno disponvel. Isso mais comum em obras de mdio e grande porte, em reas menos urbanizadas. Ex: usinas, indstrias, barragens. * Longos e Estreitos: A obra ocupa apenas uma das dimenses com acessos possveis em poucos pontos do canteiro. Ex: canteiro de obras de ferrovias e rodovias, obras de saneamento, etc.

Noes de Canteiros Eficientes e Eficazes

O que priorizar para que um canteiro seja excelente?


Economia de movimentos, diminuio do transporte de materiais, mquinas e operrios; flexibilidade para alteraes futuras conforme fases da obra; atendimento a satisfao dos trabalhadores e a segurana no trabalho.

Para atender estes propsitos preciso conhecer o projeto completo da obra; seu cronograma e sua dimenso, informaes sobre volumes e quantidades produzidas, estocadas e transportadas.

Noes de Canteiros Eficientes e Eficazes Alm disso preciso:

- Ter as especificaes tcnicas da obra, saber o que ser produzido e o que ser adquirido;
- Conhecer as Leis Trabalhistas e a NR-18 para viabilizar as reas de operacionais e de vivncia; - Ter dados sobre a produtividade dos operrios para o dimensionamento da mo de obra necessria; - Conhecer o cronograma de execuo dos servios, a rea do terreno e da obra a ser construda.

You might also like