You are on page 1of 22

Cinema e Histria

PRIMEIRO CINEMA (1895 1915)


Era pr-hollywoodiana primeiras duas dcadas do cinema: No possua um cdigo prprio e era visto como um espetculo, algo circense, curioso; Passou por uma srie reformulaes em sua produo, distribuio e organizao at chegar a uma conveno de linguagem;

Na Europa
A primeira sesso pblica, organizada pelos irmos Lumire em 1895, foi rpida e barata. Por 1 franco cada, 33 assentos foram ocupados por cerca de 20 minutos no subsolo de um caf em Paris. Sete anos depois, com as trucagens do francs Georges Mlis, o cinema virou arte. Confira os principais movimentos e diretores europeus.

1920 Expressionismo Alemo


Sombras, loucura e grotesco so os atores principais do cinema alemo. O movimento tenta representar o clima ps-guerra que toma conta do pas e dura at a ascenso de Hitler, que proibiu as artes degeneradas e apostou no cinema-propaganda, afugentando grandes diretores do pas. Filmes: Metrpolis (Fritz Lang), Nosferatu (F.W. Murnau), O Gabinete do Dr. Caligari (Robert Wiene).

Avant-Garde Francesa
Artistas das vanguardas plsticas trazem inovaes s telas. Para no perder nenhum detalhe de grandes paisagens, o excntrico Abel Gance coloca 3 cmeras lado a lado. Na hora da exibio, usa 3 projetores, inaugurando o formato de tela conhecido hoje. Filmes: O Co Andaluz (Luis Buuel e Salvador Dali), A Concha e o Clrigo (Germaine Dulac), Napoleo (Abel Gance).

Experimentalismo Sovitico
A falta de pelcula nas faculdades de Moscou leva estudantes de cinema a descobrir a montagem: usando vrios pedaos de filmes famosos e a justaposio de imagens, criam uma nova obra. Influenciados pela Revoluo Russa, fazem um cinema ideolgico, sem perder o impacto visual. Filmes: O Encouraado Potemkin (Sergei Eisenstein), Um Homem com uma Cmera (Dziga-Vertov).

Um homem com uma cmera (Vertov)

1940 Neo-Realismo Italiano


Temas sociais, atores no-profissionais e gravaes fora de estdio. Por levar a realidade do ps-guerra ao cinema com custos to baixos, os italianos se tornam referncia e influenciam diversos diretores, entre eles, o brasileiro Glauber Rocha. Filmes: Ladres de Bicicleta (Vittorio De Sica), Roma, Cidade Aberta (Roberto Rosselini), A Terra Treme (Luchino Visconti).

Dcada de 1950: Ingmar Bergman


Memria, psique e dores existenciais so temas to presentes na sua filmografia, que acabaram se tornando personagens de sua obra.

Nouvelle Vague
Cansados dos mesmos filmes, crticos da conceituada revista francesa Cahiers du Cinema decidem colocar a mo na massa. Ou melhor, a cmera nos ombros. A nova onda usa a seu favor as dificuldades tcnicas para contar histrias simples, criando um estilo nico. Filmes: Acossado (Jean-Luc Godard), Os Incompreendidos (Franois Truffaut).

Dcada de 1980: Pedro Almodvar


Com linguagem televisiva, beirando o folhetim, Almodvar costura a sua filmografia de toques biogrficos com o tema recorrente do desejo.

1990 Dogma 95
Quatro diretores dinamarqueses se renem e criam 10 regras para fazer um cinema puro, simples e sem gnero. Entre elas, ausncia de trilha sonora, de luz artificial e de efeitos especiais. O chamado Manifesto Dogma refora a idia de que qualquer um pode fazer cinema e cria seguidores pelo mundo. Filmes: Festa de Famlia (Thomas Vintenberg), Os Idiotas (Lars Von Trier).

Nos EUA
Ironicamente, a milionria indstria cinematogrfica americana foi fundada por produtores independentes. Em 1912, eles deixaram Nova Jersey para fugir da guerra judicial promovida por Thomas Edison, que detinha as patentes dos equipamentos de filmagem, e fundaram Hollywood.

1910 Cinema Mudo


Fs dos melodramas de Charles Dickens, os diretores D.W. Griffith e Charles Chaplin se tornam os nomes do cinema mudo americano. Inaugurando a linguagem clssica, o primeiro faz grandes filmes histricos. J o segundo usa a comdia burlesca de um vagabundo. Filmes: O Nascimento de uma Nao (D.W. Griffith), O Vagabundo (Charles Chaplin).

1930 Cinema de Gnero


Com o advento do cinema falado, os produtores decidem fazer do som o personagem principal do cinema. Musicais aparecem em massa e inauguram a poca de ouro do cinema americano. Mas Hollywood no vive s de msicas. A ingenuidade das comdias romnticas e as disputas de faroestes tambm preenchem as telas nessa dcada. Filmes: A Mulher Faz o Homem (Frank Capra), No Tempo das Diligncias (John Ford), Picolino (Mark Sandrich).

Dcada de 1940: Orson Welles


Para irritar um desafeto, Welles faz sua estria no cinema. A rusga rendeu stima arte um dos melhores filmes da histria: Cidado Kane.

1940 Noir
A violncia e as regras da mfia so exploradas nesse gnero, que teve forte influncia da literatura policial americana e da esttica alem dos anos 20. Por duas dcadas, o Noir negro, em francs mostrou crimes e perigosas paixes. Filmes: Beira do Abismo (Howard Hawks), Anatomia de um Crime (Otto Preminger), Casablanca (Michael Curtiz).

1950 Exploitation
Ao p da letra, o termo quer dizer explorao. O gnero se refere aos chamados filmes B, feitos com pouco dinheiro e sem mritos artsticos. Baseado em literatura barata e explorando sexo e sangue, o gnero resgatado nos anos 70 e se populariza nos anos 90, com os filmes de Quentim Tarantino. Filmes: Glen ou Glenda, Plano 9 do Espao Sideral (Ed Wood Jr.).

1970 Nova Gerao


Capitaneados por Francis Ford Coppola e sados da faculdade, os jovens Martin Scorcese, Brian De Palma, Steven Spielberg e George Lucas invadem Hollywood, trazendo muito lucro aos estdios com filmes em que a violncia e a rebeldia so a tnica. Filmes: O Poderoso Chefo I & II (Francis F. Coppola), Taxi Driver (Martin Scorcese), Tubaro (Steven Spielberg).

2000/1990/1980 Blockbusters
Efeitos especiais levam fantasia e imaginao de volta ao cinema. O resultado: bilheterias astronmicas, seqncias milionrias e o futuro da stima arte. A tecnologia, cada vez mais presente nos equipamentos e nas telas, permite at driblar ataques de estrelismo, usando atores virtuais. Filmes: E.T. (Steven Spielberg), Titanic (James Cameron), a trilogia Senhor dos Anis (Peter Jackson), as animaes da Pixar.

REFERNCIAS
MASCARELLO, Fernando (org.). Histria do Cinema Mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006. TAVARES, Ingrid. A Histria do Cinema. Revista Superinteressante. So Paulo. n.219. Pster, 2005

You might also like