You are on page 1of 28

Consumo de Oxignio no Exerccio

Dficit e dbito de oxignio

Dbito de Oxignio ou EPOC (Exercise Post Oxygen Consume)


Aps o exerccio, demoramos a atingir o nvel de consumo de oxignio que estvamos quando em repouso. O tempo que levamos at o retorno a tais nveis o dbito de oxignio, ou seja, a quantidade de oxignio consumida durante a recuperao, acima daquela que teria sido consumida em

repouso.

Demanda de oxignio durante o exerccio e a recuperao

Variao no Dbito de O2
A variao resulta do nvel de esforo:
Exerccio leve:
Dficit de O2 pequeno Estado estvel atingido rapidamente 30 s 50%

Exerccio moderado a intenso:


Maior participao anaerbia Maior acmulo de cido ltico Recuperao completa leva mais tempo.

Fases da recuperao
Fase de O2 de recuperao rpida (FRR)
Dbito altico de O2

Fase de O2 de recuperao lenta (FRL)


Dbito ltico de O2

Principais funes do EPOC


Reposio de reservas energticas Remoo do cido ltico Reposio das reservas de oxignio Efeitos termognicos da temperatura central elevada e dos hormnios Efeitos da FC elevada, ventilao e outros nveis elevados da funo fisiolgica.

Consumo Mximo de Oxignio (VO2max)


O consumo de oxignio durante uma atividade ou exerccio fsico considerado hoje como o principal determinante da capacidade de trabalho aerbio. Diversos fatores influenciam diretamente na capacidade de trabalho aerbio, mas nenhum tem tanto comprometimento fisiolgico como o VO2max.

Outros fatores que influenciam na capacidade aerbia so:


Nmero de capilares Enzimas Tipo de fibras Sistema nervoso

Atividades ou testes
A determinao do VO2max exige que grandes massas musculares estejam envolvidas em uma atividade por tempo logo o suficiente para que o metabolismo aerbio torne-se o principal fornecedor de energia para a manuteno da atividade.

Unidade de medida
VO2 absoluto : l/min ou l.min-1

VO2 relativo: ml/kg/min ou ml.kg.min-1


Temos uma equao que transforma VO absoluto em relativo: VO abs = MCT x VOrel 1000

assim como transformar VO relativo em absoluto:


VO rel = VO abs x 1000 MCT

Medida do Consumo Energtico Humano


A quantidade de energia gerada pelo corpo durante o repouso e o esforo muscular pode ser determinado com exatido por mtodos que so classificados como calorimetria direta e calorimetria indireta.

Calorimetria
Calorimetria direta
Calormetro

Calorimetria indireta
Espirometria de circuito fechado Espirometria de circuito aberto

ESPIROMETRIA DE CIRCUITO FECHADO

O mtodo da espirometria de circuito fechado utilizado rotineiramente nos hospitais e laboratrios onde so feitas as estimativas, em repouso, do gasto energtico. O indivduo respira a partir de um recipiente previamente cheio ou espirmetro de oxignio. Este sistema considerado fechado, pois a pessoa reinala apenas o gs presente no espirmetro. O dixido de carbono presente no ar exalado absorvido por um recipiente contendo cal sodada (hidrxido de potssio) colocada no circuito respiratrio: um tambor que gira a uma velocidade conhecida conectado ao espirmetro para registrar as alteraes de volume do sistema medida que o oxignio consumido.

ESPIROMETRIA DE CIRCUITO ABERTO


Com esse mtodo o indivduo inala ar ambiente. Como o oxignio utilizado durante as reaes com produo de energia e formao de dixido de carbono, o ar exalado contm menos oxignio e mais dixido de carbono que o ar inalado. Assim sendo, uma anlise da diferena na composio entre o ar inalado e o ar exalado dos pulmes reflete a liberao constante de energia pelo corpo. O mtodo com circuito aberto proporciona maior mobilidade ao examinando. As duas tcnicas mais comuns para a espirometria com circuito aberto no exerccio utilizam:

Um espirmetro porttil e leve, ou; O "Saco de Douglas", que usado rotineiramente para recolher ar expirado em condies laboratoriais. Isso inclui tambm os mtodos computadorizados para a amostragem e anlise de pequenas alquotas de ar expirado.

M E T
O gasto energtico humano apresenta cinco diferentes momentos no nosso consumo calrico dirio. Como 5 Kcal correspondem aproximadamente a 1 litro de oxignio consumido, igualmente possvel representar essa classificao em 5 estgios, em termos de litros de oxignio consumido por minuto, ou mililitros de oxignio consumidos por quilograma de massa corporal por minuto (ml.kg-1.min-1), ou METS, com um MET sendo definido como um mltiplo da taxa metablica de repouso.

Repouso!!!

Exerccio...?

Assim sendo, um MET equivale ao consumo de oxignio em repouso e, para homens e mulheres comuns, de aproximadamente 250 a 200 ml/min, respectivamente. Um trabalho com dois METS requer duas vezes o metabolismo de repouso, ou aproximadamente 500 ml de oxignio por minuto para um homem, sendo que trs METS correspondem a trs vezes o gasto de energia em repouso e assim por diante.

Para classificaes ligeiramente mais precisas, o MET pode ser enunciado em termos de consumo de oxignio por unidade de massa corporal, com um MET sendo igual a aproximadamente 3,5 ml.kg.min-1.

A mdia das taxas dirias de dispndio de energia para homens e mulheres que vivem nos EUA. Entre os 23 e 50 anos de idade, o homem "mdio" despende entre 2700 e 3000 kcal/dia e a mulher aproximadamente 2000 a 2100 kcal. Tempo mdio despendido durante o dia por homens e mulheres (ver tabela) Dados de Food and Nutrition Board, National Research Council, Quantidades Dietticas Recomendadas, 8 ed. rev.l; National Academy of Sciences, Washington, D.C.,1980.

Atividade Dormindo e deitado Sentado Em p Andando

Tempo (h) 8 6 6 2

Recreacional Total

2 24

Dispndio de energia, kcal/dia Ocupao Idosos aposentados Funcionrios de escritrio Tcnicos de laboratrio Estudantes universitrios Operrios de construo Domsticas idosas Assistentes de laboratrio Assist. de lojas de depto Estudantes universitrias Operrias de fbricas Mdio Mnimo Mximo 2330 1750 2810 2520 1820 3270 2840 2240 3820 2930 2270 4410 3000 2440 3730 1990 2130 2250 2290 2320 1490 1340 1820 2090 1970 2410 2540 2850 2500 2980

Homens

Mulheres

Dados de Durnin, J.V.G.A., e Passmore, R.: Energy, Work and Leisure, London, Heinemann Educational Books, 1967.

Valores importantes para o clculo do gasto energtico na atividade fsica VO abs = MCT x VO rel 1000 VO rel = VO abs x 1000 MCT 1 MET = 3,5 ml.kg-1min-1 1 MET = 1,25 Kcal ou seja 3,5 ml.kg-1min-1 = 1,25 Kcal

You might also like