You are on page 1of 13

Elementos Estruturais da Poesia

Profa. Vanusa Martins

NDICE
Estrofe Classificao da estrofe Ritmo Metrificao Classificao do verso Rima Classificao de rima

Estrofe Parte de um poema consistindo de uma srie de linhas ou versos dispostos em uma certa configurao regular, definidos por metrificao (nmero de slabas mtricas) e rima (combinao de fonemas) que se repetem periodicamente. Uma estrofe tem geralmente um regular de nmero de linhas, metrificao e rima, constituindo-se em uma seo da poesia. No entanto, uma estrofe irregular no incomum. Na corrente modernista encontramos estrofes livres, onde a preocupao maior com o contedo dandose menor importncia metrificao, rima ou a qualquer outra configurao regular.

As estrofes podem ser classificadas como: 1 - monstico 2 - dstico 3 - terceto 4 - quarteto (ou quadra) 5 - quintilha 6 - sextilha 7 - stima 8 - oitava 9 - nona 10 - dcima Todas as estrofes que tenham mais de dez versos recebem a denominao de Irregulares.

Ritmo Considerado por muitos como sendo a mstica da palavra, o ritmo uma alternao uniforme de slabas tnicas e no tnicas em cada verso de uma composio potica. O ritmo de um poema ainda tem muito a ver com a metrificao e a correspondncia sonora provocada pela rima. Todo esse conjunto de elementos determina o ritmo da obra. No verso livre a sonoridade rtmica obedece a um padro prprio, no sendo governado por regras externas derivadas da alternao uniforme de slabas tnicas ou de metrificao e rima, a essa modalidade d-se o nome de Arritmia.

Eliso A eliso a supresso (na escrita ou na pronncia) na vogal final de uma palavra e antes da vogal inicial da palavra seguinte. usado para adequar o nmero de slabas poticas dentro de um verso. Ex.: Copo-dgua - Pau-dalho

Metrificao Escanso
Metrificao a tcnica para se medir um verso. Em Portugus, ela se apia na tonicidade das palavras, a escanso; contagem dos sons dos versos. importante observar que as slabas mtricas diferem das slabas gramaticais, observando-se as seguintes regras. 1. Contagem das slabas mtricas: a) s contaremos at a ltima slaba tnica de um verso. 1 2 3 Tal / a / chu / va 1 2 3 Trans / pa / re / ce 1 2 3 Quan / do / des / ce (va/ce/ce - so as slabas tonas e no entram na contagem potica)

b) Quando em um verso uma palavra terminar por vogal tona e a palavra seguinte comear por vogal ou H (que no tem som, portanto no fonema, mas uma simples letra), dar-se- uma eliso. A/mo/-te, / cruz/ no/ vr/ti/ce/ fir/ma/da De es/pln/di/das/ i/gre/jas.

2. Classificao do verso quanto ao nmero de slabas: a) Isomtricos: so os versos de uma s medida. So classificados como: monosslabos disslabos trisslabos tetrasslabos pentasslabos (ou redondilha menor) hexasslabos (herico quebrado) heptasslabos (redondilha maior) octosslabos eneasslabos decasslabos (medida nova) hendecasslabos dodecasslabos (ou alexandrinos)

b) Heteromtricos: so os versos de diferentes medidas, usados em um mesmo poema. c) Versos livres: so aqueles que no obedecem a nenhum esquema.

Rima A rima um dos elementos do verso, mas no essencial ou obrigatrio. apenas uma opo do autor para criar um vnculo de "melodia" e acentuar o final de um verso. Este recurso passou a ser usado na Idade Mdia pelos trovadores. Atualmente, existem composies poticas onde as rimas no so usadas, que recebem o nome de Poesia Branca ou Poesia Solta. As rimas so classificadas quanto disposio nas estrofes, e de acordo com as classes gramaticais que a compem. Veja alguns exemplos.

Pobre Formada por palavras da mesma classe gramatical. Existe (verbo) Teimoso (adjetivo) Aviste (verbo) Amoroso (adjetivo) Rica Formada por palavras de classes gramaticais diferentes. Espero (verbo) Vida (substantivo) Sincero (adjetivo) Querida (adjetivo)

Rara - Formada por palavras de pouca rima, difceis de se encontrar.

Cisne (adjetivo) Bosque (substantivo) Tisne (verbo ou substantivo) Quiosque (substantivo)


Preciosa Formada por artifcios gramaticais, ou juno de palavras. Am-la Tranqilo De gala Por certo fi-lo Imperfeitas Formada por palavras homgrafas (escrita igual ou semelhante, e significado diferente) e homofnicas (pronncia igual ou semelhante). Estrela (Homgrafa) Vejo (Homofnica) V-la (Homgrafa) Beijo (Homofnica)

You might also like