You are on page 1of 176

DIREITOS HUMANOS

Professor Washington Marcelo

Direitos Humanos

NOES DE DIREITOS HUMANOS


INTRODUO

CONCEITO

Direitos Humanos

NOES DE DIREITOS HUMANOS


PRINCIPAIS FASES:
a)Direitos Humanos na antiguidade: - Da antiguidade at final do Sc. XVIII - Incio em Babilnia- Em 539 a.c (Cilindro de Ciro) 1 carta de D.H. do mundo - Espalhou-se: ndia, Grcia e Roma (Lei Natural) - Estado Teocrtico/ Estado Absolutista (Estado Hebreu, Grcia, Roma e Inglaterra) - Poder religioso/ Poder do rei Divulgao dos DH (principais marcas) - Carta Magna (1215) -violao de leis antigas e costumes - assinatura da Carta - direito de liberdade da Igreja em relao ao gov. - direito propriedade - proteo dos impostos excessivos - Petio de Direitos (1628) - feita pelo Parlamento ingls ao Rei Carlos I

Direitos Humanos

NOES DE DIREITOS HUMANOS


b) Fase Liberal dos Direitos Humanos: - Do final do Sculo XVIII at o fim da 1 Guerra Mundial; - Embries desta fase: Revolues Liberais, Constituio de 1787 e a Declarao dos Direitos de 1791; a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado Caractersticas desta fase: - Constituies: - ideia de supremacia; - rigidez; - primeiro caso de Controle de constitucionalidade em 1803; - ideia de Constituio como documento jurdico vinculador dos entes da Administrao Pblica. Observao: Surge nesta fase, a Primeira Gerao/Dimenso de Direitos Humanos: Valor liberdade; carter negativo; direitos eminentemente individuais oponveis ao Estado.
Direitos Humanos 4

NOES DE DIREITOS HUMANOS


c) Fase Social dos Direitos Humanos: - Surge no fim da 1 Guerra e vai at o fim da 2 Guerra Mundial; - Momento de carncia social X Estado nointervencionista; - D ensejo a um Estado Social, que tutela os indivduos em diversas reas sociais; - Surge a Segunda Gerao/Dimenso de Direitos Humanos. (Valor Igualdade; Carter positivo; Direitos essencialmente sociais).
Direitos Humanos 5

NOES DE DIREITOS HUMANOS


d) Fase Contempornea dos Direitos Humanos: - Surge o Estado Democrtico de Direito: . Participao do povo na vida poltica do Estado; . Fortalecimento do Poder Judicirio (controle de constitucionalidade). - Documento importante desta fase: D.U.D.H de 1948. - Surge a Terceira Gerao/Dimenso de Direitos Humanos. (Valor Fraternidade).
Direitos Humanos 6

GERAES/DIMENSES DE DIREITOS HUMANOS


Diviso doutrinria de Paulo Bonavides; Sobreposio de fenmenos; Leva-se em conta: o momento do surgimento e o reconhecimento pelos ordenamentos constitucionais.

Direitos Humanos

GERAES/DIMENSES DE DIREITOS HUMANOS


Primeira Gerao -Final do Sc. XVIII; Estado Liberal; -Direitos Negativos; Valor: Liberdade; -Direitos civis e polticos. -Ex.: dir. vida, liberdade, propriedade, participao poltica e religiosa. -Movimentos sociais do final do Sc. XIX; -Surge no incio do Sc. XX; Estado Social; -Direitos positivos-Liberdades positivas; -Valor: Igualdade; -Direitos Sociais, Econmicos e culturais; -Ex: sade, educao, habitao, etc. -Sc. XX; Crescentes mudanas na sociedade internacional; Valor: Fraternidade -Titularidade difusa: todo gnero humano -Ex.: dir. ao meio ambiente, paz, ao progresso, defesa do consumidor.
Direitos Humanos 8

Classificao dos Direitos Fundamentais

Segunda Gerao

Terceira Gerao

GERAES/DIMENSES DE DIREITOS HUMANOS


Observao: Ncleo de esfera de proteo dos Direitos Fundamentais de 1, 2 e 3 Geraes corresponde ao lema da Revoluo Francesa: L, I, F.

Quarta Gerao: Segundo Norberto Bobbio -Avanos da Engenharia Gentica; -Direitos exigidos com relao aos efeitos traumticos da pesquisa biolgica. -Ps-modernidade; Globalizao. Quinta Gerao: Paz mundial

Direitos Humanos

Questes de concursos
( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Escrivo de Polcia Civil / Direitos Humanos / Historiciedade dos Direitos Humanos; Conceito e Evoluo e Direitos Humanos; ) Considerando o que a doutrina majoritria dispe sobre o desenvolvimento e conquista dos direitos humanos, pode-se afirmar que esse desenvolvimento histrico, classificado por geraes de direitos, pode ser, cronologicamente, assim representado: a) direitos individuais; direitos coletivos e direitos sociais. b) direitos individuais, direitos coletivos e liberdades negativas. c) liberdades positivas, liberdades negativas e direitos sociais. d) direitos sociais; direitos de liberdade e direitos da fraternidade. e) direitos de liberdade; direitos sociais e direitos difusos.
Direitos Humanos 10

Questes de concursos
( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Investigador de Polcia / Direitos Humanos / Historiciedade dos Direitos Humanos; ) Na evoluo dos direitos humanos, costumam-se classificar, geralmente, as geraes dos direitos em trs fases (Eras dos Direitos), conforme seu processo evolutivo histrico.

Assinale a alternativa que representa, correta e cronologicamente, essa classificao.


a) Direitos civis; direitos polticos; direitos fundamentais. b) Igualdade; liberdade; fraternidade. c) Direitos individuais; direitos coletivos; direitos polticos e civis. d) Direitos civis e polticos; direitos econmicos e sociais; direitos difusos. e) Liberdades positivas; liberdades negativas; direitos dos povos.
Direitos Humanos 11

Questes de concursos
( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Investigador de Polcia / Direitos Humanos / Historiciedade dos Direitos Humanos; ) Dentre os documentos reconhecidos internacionalmente e que limitaram o poder do governante em relao aos direitos do homem, encontra-se o mais remoto e pioneiro antecedente que submetia o Rei a um corpo escrito de normas, procurava afastar a arbitrariedade na cobrana de impostos e implementava um julgamento justo aos homens. Esse importante documento histrico dos direitos humanos denomina-se a) Talmude. b) Magna Carta da Inglaterra. c) Alcoro. d) Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado da Frana. e) Bill of Rights.

Direitos Humanos

12

Questes de concursos
( Prova: CESPE - 2012 - DPE-ES - Defensor Pblico / Direitos Humanos / Historiciedade dos Direitos Humanos; ) Julgue os seguintes itens, sobre a teoria geral, a afirmao histrica, os fundamentos e a universalidade dos direitos humanos. A concepo contempornea dos direitos humanos surgiu com o trmino da Primeira Grande Guerra Mundial. ( ) Certo ( ) Errado

Direitos Humanos

13

Questes de concursos
( Prova: CESPE - 2012 - PM-AL - Oficial Combatente da Polcia Militar / Direitos Humanos / Historiciedade dos Direitos Humanos; ) Com relao ao conceito, evoluo e abrangncia dos direitos humanos, assinale a opo correta. a) Os chamados direitos de solidariedade correspondem, no plano dos direitos fundamentais, aos direitos de segunda gerao, que se identificam com as liberdades concretas, acentuando o princpio da igualdade. b) No sculo XX, inaugurou-se uma nova fase no sistema de proteo dos direitos fundamentais, na medida em que foi nele que os Estados passaram a acolher as declaraes de direitos em suas Constituies.

c) A individualidade uma das caractersticas dos direitos humanos fundamentais, e, nesse sentido, eles so dirigidos a cada ser humano isoladamente considerado, o que se justifica em razo das diferenas de nacionalidade, sexo, raa, credo ou convico poltico-filosfica.
d) Os direitos fundamentais so os direitos humanos reconhecidos como tais pelas autoridades s quais se atribui o poder poltico de editar normas, tanto no interior dos Estados quanto no plano internacional; so, assim, os direitos humanos positivados nas Constituies, nas leis, nos tratados internacionais. e) Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a estrutura do direito internacional dos direitos humanos comeou a se consolidar. A essa poca, os direitos humanos tornaram-se uma legtima preocupao internacional e, ento, foram criados mecanismos institucionais e de instrumentos que levaram tais direitos a ocupar um espao central na agenda das organizaes internacionais.

Direitos Humanos

14

Questes de concursos
( Prova: VUNESP - 2008 - DPE-MS - Defensor Pblico / Direitos Humanos / Historiciedade dos Direitos Humanos; ) Quando se fala em Direitos Humanos, considerando sua historiciedade, correto dizer que a) somente passam a existir com as Declaraes de Direitos elaboradas a partir da Revoluo Gloriosa Inglesa de 1688. b) foram estabelecidos, pela primeira vez, por meio da Carta Magna de 1215, que a expresso maior da proteo dos Direitos do Homem em mbito universal. c) a concepo contempornea de Direitos Humanos foi introduzida, em 1789, pela Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, fruto da Revoluo Francesa. d) a internacionalizao dos Direitos Humanos surge a partir do Ps-Guerra, como resposta s atrocidades cometidas durante o nazismo.
Direitos Humanos 15

Declarao Universal dos Direitos Humanos - Prembulo


Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e de seus direitos iguais e inalienveis o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo,

Direitos Humanos

16

Declarao Universal dos Direitos Humanos - Prembulo


Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos brbaros que ultrajaram a conscincia da Humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crena e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspirao do homem comum,
Direitos Humanos 17

Declarao Universal dos Direitos Humanos - Prembulo


Considerando essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem no seja compelido, como ltimo recurso, rebelio contra tirania e a opresso,

Direitos Humanos

18

Declarao Universal dos Direitos Humanos - Prembulo


Considerando essencial promover o desenvolvimento de relaes amistosas entre as naes,

Direitos Humanos

19

Declarao Universal dos Direitos Humanos - Prembulo


Considerando que os povos das Naes Unidas reafirmaram, na Carta, sua f nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condies de vida em uma liberdade mais ampla,
Direitos Humanos 20

Declarao Universal dos Direitos Humanos - Prembulo


Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a desenvolver, em cooperao com as Naes Unidas, o respeito universal aos direitos humanos e liberdades fundamentais e a observncia desses direitos e liberdades,

Direitos Humanos

21

Declarao Universal dos Direitos Humanos - Prembulo


Considerando que uma compreenso comum desses direitos e liberdades da mais alta importncia para o pleno cumprimento desse compromisso,

Direitos Humanos

22

Declarao Universal dos Direitos Humanos - Prembulo


A Assembleia Geral proclama A presente Declarao Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que cada indivduo e cada rgo da sociedade, tendo sempre em mente esta Declarao, se esforce, atravs do ensino e da educao, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoo de medidas progressivas de carter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observncia universais e efetivos, tanto entre os povos dos prprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territrios sob sua jurisdio.

Direitos Humanos

23

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo I Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotadas de razo e conscincia e devem agir em relao umas s outras com esprito de fraternidade.

Direitos Humanos

24

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo II Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio.
Direitos Humanos 25

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo III Toda pessoa tem direito vida, liberdade e segurana pessoal.

Direitos Humanos

26

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo IV Ningum ser mantido em escravido ou servido, a escravido e o trfico de escravos sero proibidos em todas as suas formas.

Direitos Humanos

27

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo V Ningum ser submetido tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Direitos Humanos

28

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo VI Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.

Direitos Humanos

29

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo VII Todos so iguais perante a lei e tm direito, sem qualquer distino, a igual proteo da lei. Todos tm direito a igual proteo contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao.

Direitos Humanos

30

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo VIII Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remdio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei.

Direitos Humanos

31

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo IX Ningum ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Direitos Humanos

32

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo X Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audincia justa e pblica por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ele.

Direitos Humanos

33

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XI 1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias sua defesa. 2. Ningum poder ser culpado por qualquer ao ou omisso que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Tampouco ser imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prtica, era aplicvel ao ato delituoso.
Direitos Humanos 34

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XII Ningum ser sujeito a interferncias na sua vida privada, na sua famlia, no seu lar ou na sua correspondncia, nem a ataques sua honra e reputao. Toda pessoa tem direito proteo da lei contra tais interferncias ou ataques.

Direitos Humanos

35

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XIII 1. Toda pessoa tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado. 2. Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer pas, inclusive o prprio, e a este regressar.

Direitos Humanos

36

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XIV 1.Toda pessoa, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros pases. 2. Este direito no pode ser invocado em caso de perseguio legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrrios aos propsitos e princpios das Naes Unidas.
Direitos Humanos 37

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XV 1. Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade. 2. Ningum ser arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

Direitos Humanos

38

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XVI 1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrio de raa, nacionalidade ou religio, tm o direito de contrair matrimnio e fundar uma famlia. Gozam de iguais direitos em relao ao casamento, sua durao e sua dissoluo. 2. O casamento no ser vlido seno com o livre e pleno consentimento dos nubentes.
Direitos Humanos 39

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XVII 1. Toda pessoa tem direito propriedade, s ou em sociedade com outros. 2.Ningum ser arbitrariamente privado de sua propriedade.

Direitos Humanos

40

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XVIII Toda pessoa tem direito liberdade de pensamento, conscincia e religio; este direito inclui a liberdade de mudar de religio ou crena e a liberdade de manifestar essa religio ou crena, pelo ensino, pela prtica, pelo culto e pela observncia, isolada ou coletivamente, em pblico ou em particular.
Direitos Humanos 41

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XIX Toda pessoa tem direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem interferncia, ter opinies e de procurar, receber e transmitir informaes e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

Direitos Humanos

42

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XX 1.Toda pessoa tem direito liberdade de reunio e associao pacficas. 2.Ningum pode ser obrigado a fazer parte de uma associao.

Direitos Humanos

43

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XXI 1. Toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de seu pas, diretamente ou por intermdio de representantes livremente escolhidos. 2. Toda pessoa tem igual direito de acesso ao servio pblico do seu pas. 3. A vontade do povo ser a base da autoridade do governo; esta vontade ser expressa em eleies peridicas e legtimas, por sufrgio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.
Direitos Humanos 44

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XXII Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito segurana social e realizao, pelo esforo nacional, pela cooperao internacional e de acordo com a organizao e recursos de cada Estado, dos direitos econmicos, sociais e culturais indispensveis sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade.
Direitos Humanos 45

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XXIII 1.Toda pessoa tem direito ao trabalho, livre escolha de emprego, a condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego. 2. Toda pessoa, sem qualquer distino, tem direito a igual remunerao por igual trabalho. 3.Toda pessoa que trabalhe tem direito a uma remunerao justa e satisfatria, que lhe assegure, assim como sua famlia, uma existncia compatvel com a dignidade humana, e a que se acrescentaro, se necessrio, outros meios de proteo social. 4. Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteo de seus interesses.
Direitos Humanos 46

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XXIV Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitao razovel das horas de trabalho e frias peridicas remuneradas.

Direitos Humanos

47

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XXV 1. Toda pessoa tem direito a um padro de vida capaz de assegurar a si e a sua famlia sade e bem estar, inclusive alimentao, vesturio, habitao, cuidados mdicos e os servios sociais indispensveis, e direito segurana em caso de desemprego, doena, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistncia fora de seu controle. 2. A maternidade e a infncia tm direito a cuidados e assistncia especiais. Todas as crianas nascidas dentro ou fora do matrimnio, gozaro da mesma proteo social.
Direitos Humanos 48

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XXVI 1. Toda pessoa tem direito instruo. A instruo ser gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instruo elementar ser obrigatria. A instruo tcnico-profissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito. 2. A instruo ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instruo promover a compreenso, a tolerncia e a amizade entre todas as naes e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvar as atividades das Naes Unidas em prol da manuteno da paz. 3. Os pais tm prioridade de direito na escolha do gnero de instruo que ser ministrada a seus filhos.

Direitos Humanos

49

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XXVII 1. Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo cientfico e de seus benefcios. 2. Toda pessoa tem direito proteo dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produo cientfica, literria ou artstica da qual seja autor.
Direitos Humanos 50

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XXVIII Toda pessoa tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declarao possam ser plenamente realizados.

Direitos Humanos

51

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XXIX 1. Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade possvel. 2. No exerccio de seus direitos e liberdades, toda pessoa estar sujeita apenas s limitaes determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer s justas exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar de uma sociedade democrtica. 3. Esses direitos e liberdades no podem, em hiptese alguma, ser exercidos contrariamente aos propsitos e princpios das Naes Unidas.

Direitos Humanos

52

Declarao Universal dos Direitos Humanos


Artigo XXX Nenhuma disposio da presente Declarao pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado destruio de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.
Direitos Humanos 53

Exerccios
01. Tecnicamente a Declarao Universal dos Direitos do Homem (1948)constitui: A) Um acordo internacional. B) Uma recomendao. C) Um tratado internacional. D) Um pacto. E) Um decreto
Direitos Humanos 54

Exerccio
02. A Declarao Universal dos Direitos Humanos um dos documentos bsicos das Naes Unidas e foi assinada em 1948. Nela, so enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Assim, correto afirmar que, em seu prembulo, a Declarao Universal dos Direitos Humanos prev: A) que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e de seus direitos iguais e inalienveis no o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo. B) que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos brbaros que ultrajaram a conscincia da Humanidade e que o advento de um mundo em que todos gozem de liberdade de palavra, de crena e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade no pde ser proclamado como a mais alta aspirao do ser humano comum .C) que essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo imprio da lei, para que o ser humano seja compelido, como ltimo recurso, rebelio contra a tirania e a opresso .D) que no se prev ser essencial promover o desenvolvimento de relaes amistosas entre as naes .E) que os povos das Naes Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua f nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condies de vida em uma liberdade mais ampla.

Direitos Humanos

55

Exerccio
03. A Constituio Federal, em seu ttulo II, captulo I, prev os Direitos e Garantias Fundamentais e os direitos e deveres individuais e coletivos e, assim como a Declarao Universal dos Direitos Humanos, so enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem, EXCETO: A) Ningum ser submetido tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. B) Todos so iguais perante a lei e tm direito, sem qualquer distino, a igual proteo da lei. Todos tm direito a igual proteo contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao. C) Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. D) Todo ser humano tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado, mas no tem o direito de deixar qualquer pas, inclusive o prprio, e a este regressar. E) Conceder-se- "habeas-corpus" sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder.

Direitos Humanos

56

Exerccio
04. Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a promover, em cooperao com as Naes Unidas, o respeito universal aos direitos e liberdades humanas fundamentais e a observncia desses direitos e liberdades, e que uma compreenso comum desses direitos e liberdades da mais alta importncia para o pleno cumprimento desse compromisso, pode-se afirmar que: A) A Declarao Universal dos Direitos Humanos um dos documentos bsicos das Naes Unidas e foi assinada em 1948. Nela, so enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. B) A Declarao Universal dos Direitos Humanos considerada um acordo, pois este termo usado, geralmente, para caracterizar negociaes bilaterais de natureza poltica, econmica, comercial, cultural, cientfica e tcnica. Acordos podem ser firmados entre pases ou entre um pas e uma organizao internacional. C) A Declarao Universal dos Direitos Humanos considerada um tratado j que tratados so atos bilaterais ou multilaterais aos quais se deseja atribuir especial relevncia poltica. D) A Declarao Universal dos Direitos Humanos uma conveno, pois essa palavra costuma ser empregada para designar atos multilaterais, oriundos de conferncias internacionais e que abordem assunto de interesse geral. E) Declarao Universal dos Direitos Humanos um protocolo e se designa a acordos menos formais que os tratados. O termo utilizado, ainda, para designar a ata final de uma conferncia internacional.

Direitos Humanos

57

Exerccio
05. A Assemblia Geral proclamou a Declarao Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as naes, com o objetivo de que cada indivduo e cada rgo da sociedade, tendo sempre em mente esta Declarao, se esforcem, atravs do ensino e da educao, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoo de medidas progressivas de carter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observncia universal e efetiva, tanto entre os povos dos prprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territrios sob sua jurisdio. Assim, conforme proclamou a Declarao Universal dos Direitos Humanos, todo ser humano: A) Tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, idioma, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, com algumas restries. B) Poder fazer distino fundada na condio poltica, jurdica ou internacional do pas ou territrio a que pertena uma pessoa, quer se trate de um territrio independente, sob tutela, sem governo prprio, quer sujeito a qualquer outra limitao de soberania. C) Tem direito vida, liberdade, podendo esta ser restringida, e segurana pessoal a critrio da administrao pblica atravs da polcia militar, civil e federal. D) Tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei, salvo nos casos previstos em lei especfica. E) Tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remdio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei.

Direitos Humanos

58

Exerccio
06. A Declarao Universal dos Direitos Humanos preconiza em seu art. XIII que todo ser humano tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado e que todo ser humano tem o direito de deixar qualquer pas, inclusive o prprio, e a este regressar. Quanto ao asilo poltico previsto nesta declarao correto afirmar que: A) Dever promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. B) Todo ser humano, vtima de perseguio, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros pases. C) Este direito poder ser invocado mesmo em caso de perseguio legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrrios aos objetivos e princpios das Naes Unidas. D) Rege-se pelo princpio da autodeterminao dos povos. E) Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei
Direitos Humanos 59

DIREITOS FUNDAMENTAIS
Relao entre Direitos Humanos e Direitos Fundamentais: - Insero nas Constituies. Onde encontr-los explicitamente na CRFB? a) Art. 1 Fundamentos da RFB Inciso III: Dignidade da Pessoa Humana (razo de ser do Estado brasileiro); b) Art. 3 - Objetivos fundamentais da RFB Objetivo comum: assegurar a Igualdade material entre os brasileiros; c) Art. 4 - Princpios que regem as relaes internacionais do Brasil: Inciso II: Prevalncia dos Direitos Humanos. Fixao do conceito de D.H.
Direitos Humanos 60

DIREITOS FUNDAMENTAIS
CARACTERSTICAS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS: Imprescritibilidade no desaparecem com o tempo; Inalienabilidade no se transferem a outros; Irrenunciabilidade em regra no podem ser objeto de renncia; (modernamente, diante de um caso concreto possvel a renncia temporria e excepcional) Inviolabilidade devem ser respeitados por disposies infraconstitucionais ou por atos das autoridades pblicas; Universalidade abrange a todos os indivduos, independentemente de qualquer coisa; Efetividade a finalidade do Poder Pblico deve ser garantir a sua efetivao; Interdependncia as previses constitucionais, apesar de autnomas, possuem interseces para atingirem suas finalidades. Ex.: Liberdade de locomoo est intimamente ligada garantia de Habeas Corpus; Complementariedade no devem ser interpretados isoladamente, mas de forma conjunta para alcanar a sua finalidade; Limitabilidade os Direitos Fundamentais no so absolutos

Direitos Humanos

61

DIREITOS FUNDAMENTAIS
EXERCCIOS: FCC - 2008 - MPE-RS - Assessor - Direito / Direito Constitucional / Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; ) No que diz respeito s caractersticas dos direitos fundamentais, pode-se afirmar que, a) atualmente, pode aceitar-se, sem reservas, a existncia de direitos fundamentais absolutos e relativos, assim como de direitos fundamentais supra-estatais, mas dependendo de positivao interna constitucional. b) a considervel gama de direitos fundamentais so direitos transferveis, negociveis, posto que seu contedo , praticamente, econmico-patrimonial e, portanto, disponveis. c) sendo esses direitos sempre exercveis e exercidos, tem cabimento a existncia de uma intercorrncia temporal de no exerccio, dando causa sua prescritibilidade. d) esse tema desenvolveu-se sombra das concepes do direito positivo, e no de concepes jusnaturalistas dos direitos fundamentais da pessoa. e) no se renunciam direitos fundamentais, visto que alguns deles podem at no ser executados, pode- se deixar de exerc-los, mas no se admite que sejam renunciados.

Direitos Humanos

62

DIREITOS FUNDAMENTAIS
Exerccio: ( Prova: FCC - 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Direito Constitucional / Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; ) A respeito dos Direitos e Garantias Fundamentais, considere as seguintes assertivas: I. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. II. So gratuitas as aes de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania. III. A pequena propriedade rural, assim definida em lei, trabalhada pela famlia, ser, excepcionalmente, objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva. IV. O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. Nos termos da Constituio Federal, est correto o que consta em a) I, II e IV, apenas. b) II e IV, apenas. c) I, II, III e IV. d) II e III, apenas. e) I e III, apenas.

Direitos Humanos

63

DIREITOS FUNDAMENTAIS
Destinatrios dos D.F.? Relaes reguladas pelos D.F.?
Principalmente as relaes verticais Modernamente as relaes horizontais. Ex.: relao de emprego (Princpio da autonomia da vontade).
Direitos Humanos 64

DIREITOS FUNDAMENTAIS

Natureza dos D.F.:


Relativa encontram limites nos demais textos constitucionais ex.: Liberdade de pensamento X Racismo Limitada :
Restries Constitucionais: Inciso XV, do art. 5 - Liberdade de locomoo em tempo de paz. Restries por normas infraconstitucionais. So limitadas pela Razoabilidade, Proporcionalidade e Proibio do excesso. (Teoria dos Limites dos Limites ).
Direitos Humanos 65

DIREITOS FUNDAMENTAIS
Conflito entre D.F. ( duas partes invocando D.F. em sua proteo)
Ex 1.: Liberdade de comunicao (art. 5, IX) X Inviolabilidade da intimidade da pessoa (5,X) - caso 1: casal filmado no quarto de casa - caso 2: poltico recebendo propina - Ex 2.: Liberdade de manifestao de pensamento (5,IV) X Vedao ao racismo (5, XLII)

Como resolver? -Compensao (Princpio da concordncia prtica ou da harmonizao) -Juzo de Ponderao


Direitos Humanos 66

DIREITOS FUNDAMENTAIS
Diferena entre Direitos e Garantias Fundamentais Ex.: - Direito vida Garantia vedao pena de morte; - Liberdade de locomoo Garantia de Habeas Corpus

Direitos Humanos

67

DIREITOS FUNDAMENTAIS
H 5 grupos distintos:
Direitos Individuais e Coletivos; Direitos Sociais; Direito da Nacionalidade; Direitos Polticos; Partidos Polticos (direitos existncia, organizao e participao).

Direitos Humanos

68

DIREITOS FUNDAMENTAIS
Aplicabilidade das Normas de Direitos e Garantias Fundamentais:
Art. 5, 1 - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata(regra geral) . (regra geral) No absoluta.
Ex.: Art. 7 XX (proteo do mercado de trabalho da mulher nos termos da lei) e XXVII (proteo em face da automao, na forma da lei) (normas de eficcia limitada).
Direitos Humanos 69

DIREITOS FUNDAMENTAIS
Possuem enumerao aberta (Princpio da no tipicidade dos D.H.): art. 5, 2 Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

Direitos Humanos

70

DIREITOS FUNDAMENTAIS
Tratados e convenes sobre D.H.-art.5,3
3 Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos das respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. Observar a limitao estabelecida pelo art.60, 4: Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta:...... 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: IV - os direitos e garantias individuais. Se infringir Cl. Ptrea (declarao de inconstitucionalidade pelo P. Judicirio); Ex.: Incorporao ao ordenamento jurdico brasileiro, em 2008, da Conveno sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia (primeira norma internacional sobre d.h. com fora de emenda constitucional)

Direitos Humanos

71

DIREITOS FUNDAMENTAIS
Tribunal Penal Internacional (art.5,4)
4 O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso.

- Soberania entre Pases; - Deciso judicial estrangeira deve ser homologada pelo Judicirio. - No outro Estado/ O.I. independente; - Abrandamento da noo de Soberania; - Primeira Corte Internacional Permanente: TPI/2002 (Estatuto de Roma) Genocdio, Crime contra a humanidade, de guerra, e agresso de um Pas a outro assinado pelo Brasil.
Direitos Humanos 72

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Direito vida expresso no caput do art.5
o mais elementar dos D.F. A Constituio protege a vida de forma geral. Aborto (proibio). Exceo (teraputico e humanitrio) Direito a uma existncia digna

Direitos Humanos

73

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Princpio da Igualdade I- homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio;
Igualdade material; No probe tratamento diferenciado entre as pessoas de grupos sociais diferentes; Razoabilidade na discriminao.

Direitos Humanos

74

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Princpio da legalidade II- ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei;
Relativamente aos particulares Relativamente ao Poder Pblico Legalidade X Reserva Legal Ex. Inciso XIII ( livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes que a LEI estabelecer)
Direitos Humanos 75

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


III - ningum ser submetido tortura ou tratamento desumano ou degradante; - Visa proteger a dignidade (crime inafianvel)

Direitos Humanos

76

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LIBERDADE DE EXPRESSO (IV, V, IX e XIV) Liberdade de pensamento IV - livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato;
A vedao ao anonimato abrange todos os meios de comunicao e tem o intuito de possibilitar a responsabilizao de quem cause danos a terceiros; impede tambm, como regra geral, o acolhimento de denncias annimas;

- exigncia de identificao;
Direitos Humanos 77

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Direito de resposta V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; O atingido saber contra quem agir, graas a vedao do anonimato; Pode ser usufrudo por pessoa fsica ou jurdica.
Direitos Humanos 78

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Liberdade de conscincia, de crena e de culto Vl - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias;
- O Estado brasileiro laico (incisos VI e VII), reforado pelo art. 19, inciso I da Constituio que veda aos entes estatais estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los,..., ressalvada, na forma da lei, a colaborao de interesse pblico.
Direitos Humanos 79

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Liberdade Religiosa VII - assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva;
Entidades de internao coletiva so: penitencirias, reformatrios, orfanatos, hospitais, quartis etc.

Direitos Humanos

80

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


VIIl - ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei;
o direito escusa de conscincia; Se alegar o imperativo de conscincia e se recusar a cumprir prestao alternativa, estar sujeito aos termos do art. 15, IV da Constituio (suspenso dos direitos polticos).
Direitos Humanos 81

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Liberdade de expresso IX - livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica, e de comunicao, independente de censura ou licena;
Esse direito, mesmo com o fim da censura prvia, no se reveste de carter absoluto, encontrando limites em outros valores constitucionais: Inviolabilidade da intimidade e privacidade do indivduo e vedao ao racismo.

O mximo que a CF permite classificao p/ efeito indicativo, c/ caracterstica informativa.


Direitos Humanos 82

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;

A indenizao poder ser cumulativa; Segundo o STF, para a condenao pelo dano moral NO se exige a ocorrncia de ofensa reputao do indivduo, bastando somente a publicao no consentida de fotografias o modo de ser do indivduo que consiste na excluso do conhecimento alheio de tudo quanto se refere ao mesmo. Intimidade (ex: relaes subjetivas, ntimas e de amizade) Vida privada (ex: relacionamentos objetivos. Ex: de trabalho e comercial) Pessoa jurdica tambm tem direito indenizao em caso de ofensa sua honra ou imagem; Sigilo bancrio espcie de direito privacidade, porm deve ceder diante do interesse pblico.

Direitos Humanos

83

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

Inviolabilidade domiciliar XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial;

Dia o perodo entre o nascer do sol e o pr do sol. Casa conceito amplo, garantia que abrange: qualquer aposento ou compartimento habitado. Pode ser de habitao coletiva. Pode ser tambm compartimento privado no qual algum exerce profisso ou atividade.
Direitos Humanos 84

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Inviolabilidade da casa S em 4 situaes algum pode entrar na casa sem consentimento do morador: A qualquer hora (dia ou noite): 1) - flagrante delito 2) - Desastre 3) - para prestar socorro, Somente durante o dia: 4) - por determinao judicial. Concluso: buscas e apreenses s so legtimas pelo Poder Judicirio ( Reserva Jurisdicional).
Direitos Humanos 85

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Inviolabilidade das correspondncias e comunicaes XlI - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal;

Limita inclusive a atuao do magistrado no caso de autorizao da escuta telefnica.


Este dispositivo constitucional regulado pela Lei 9.296 de 1996.

Segundo o STF, possvel, respeitados certos parmetros, a interceptao das correspondncias e comunicaes telegrficas quando estiverem sendo utilizadas como instrumento de salvaguarda de prticas ilcitas; Ex.: carta confidencial remetida pelo sequestrador famlia do sequestrado poder ser violada e utilizada em juzo como prova (o sequestrador foi quem primeiro desrespeitou os direitos fundamentais do sequestrado e da sua famlia.

Direitos Humanos

86

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Liberdade de exerccio de profisso XIII- livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer;
Norma de eficcia contida (aplicabilidade imediata, porm com restries a serem impostas pelo legislador ordinrio)

OBS: quando a lei prever qualificao, esta ter que ser atendida.
Direitos Humanos 87

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Direito de acesso informao XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional;
Refere-se informao de interesse pblico ou geral; Quanto ao sigilo da fonte, o seu principal destinatrio o profissional do jornalismo, possibilitando que tenha informaes que, sem esta garantia, certamente no seriam reveladas; O sigilo da fonte no conflita com a vedao ao anonimato.
Direitos Humanos 88

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Direito de locomoo XV- livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; OBS: qualquer ato contra esse direito atacvel por habeas corpus

Direitos Humanos

89

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Direito de reunio XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente;
Meio de manifestao coletiva da liberdade de expresso; Associao temporria por um interesse comum; A proteo constitucional para as reunies estticas ou mveis. Caso ocorra leso ao direito de reunio, ocasionada por alguma ilegalidade ou arbitrariedade por parte do Poder Pblico, o remdio cabvel ser o Mandado de Segurana.

Direitos Humanos

90

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Direito de associao (XVII a XIX) XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar;

Direitos Humanos

91

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XVIII -a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento;

Direitos Humanos

92

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; Dissoluo voluntria: deciso dos associados; Suspenso da atividade: deciso judicial; Dissoluo compulsria: a deciso judicial deve ser definitiva, ou seja, no cabe mais recurso.
Direitos Humanos 93

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Liberdade de associao XX - ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; liberdade de organizao

Direitos Humanos

94

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; Trata-se de representao processual, ou seja, a entidade vai a juzo defender interesse que no seu, mas de seus associados.

Direitos Humanos

95

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Direito de propriedade (XXII a XXXI) XXII- garantido o direito de propriedade; O direito de propriedade abrange tanto os bens corpreos quanto os bens incorpreos; OBS: compatibilizao com o interesse pblico

Direitos Humanos

96

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XXIII - a propriedade atender a sua funo social; Para se entender este inciso, necessrio esclarecer que a "funo social" da propriedade varia, conforme seja ela urbana ou rural; Paralelemente aos direitos assegurados ao proprietrio, a constituio impe a ele deveres de uso adequado da propriedade
Direitos Humanos 97

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Desapropriao XXIV - a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;

Direitos Humanos

98

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Requisio administrativa XXV- no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; um exemplo de direito fundamental cujo titular o Estado.
Direitos Humanos 99

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Proteo pequena propriedade rural XXVI- a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;

Direitos Humanos

100

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Direitos autorais (XXVII e XXVIII) XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; (Lei 9.610/98)

Direitos Humanos

101

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas;
Direitos Humanos 102

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Proteo `a Propriedade Industrial XXIX - a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas; - (Lei 9279/96)
Direitos Humanos 103

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XXX- garantido o direito de herana; Garante a transmisso do patrimnio acumulado em vida, de acordo com a vontade da pessoa; Conjunto de direitos e deveres do falecido

Direitos Humanos

104

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XXXI - a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus;

Direitos Humanos

105

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XXXII- o Estado promover, na forma de lei, a defesa do consumidor; (Lei 8.078/90 Cdigo de Defesa do Consumidor) Objetivo: reduzir as disparidades econmicas entre as partes, compensando as desigualdades com medidas de proteo jurdica. Ex: responsabilidade objetiva ao fornecedor por danos ocasionados por seus produtos ao consumidor; inverso do nus da prova em determinadas aes contra o fornecedor em que o consumidor seja parte, etc.
Direitos Humanos 106

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; Ex: por qual valor foi contratado este servio pblico? Quais as clusulas do contrato administrativo celebrado com esta empresa? O direito informao no absoluto.
Direitos Humanos 107

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XXXIV- so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: Direito de petio A) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder,

Direito de Certido B) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal;
Qual o remdio judicial para reprimir uma negativa ilegal ao fornecimento de certides?
Direitos Humanos

A legitimao universal (qualquer pessoa, fsica ou jurdica, nacional ou estrangeira); A autoridade pblica fica obrigada constitucionalmente ao recebimento, exame e expedio de resposta em tempo razovel, em respeito celeridade processual Inciso LXXVIII, sob pena de implicar ofensa ao direito lquido e certo do peticionrio, sanvel pela via do Mandado de Segurana

108

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Garantia de acesso ao Judicirio XXXV - a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito; Princpio da inafastabilidade da jurisdio a, ou de amplo acesso ao Poder Judicirio
clusula ptrea art. 60, 4, IV CF (trata-se de uma garantia individual fundamental) Somente o Poder Judicirio decide definitivamente O esgotamento da via administrativa no condio indispensvel para a busca da tutela judicial. Excees: esgotamento das instncias da justia desportiva (CF, art. 217, 1); ato administrativo ou omisso administrativa da Adm. Pblica que contrarie Smula Vinculante s pode ser reclamada no STF depois de esgotadas as vias administrativas; indispensvel no caso de habeas data, a prova anterior de indeferimento do pedido de informao de dados pessoais, ou da omisso em atend-lo.
Direitos Humanos 109

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XXXVI- a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada;
Trata-se de direito de defesa do indivduo ante o Estado, em face de uma nova lei, que pretendesse prejudicar situaes j consolidadas sob as leis anteriores; Homenageia a Segurana Jurdica; Leis retroativas podem, desde que estabeleam situaes mais favorveis ao indivduo; Entende o STF que no existe direito adquirido em face de: (a) uma nova Constituio; (b) mudana de moeda; (c) criao ou aumento de tributos; (d) mudana de regime jurdico estatutrio.

Ato jurdico perfeito o ato consumado de acordo com a lei vigente ao tempo em que se efetuou.
Direitos Humanos 110

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Coisa julgada a deciso judicial de que j no caiba recurso. Direito adquirido aquele que permite gozar dos efeitos de lei no mais em vigor, por j ter sido incorporado ao patrimnio do seu titular, isto , j ser de sua propriedade.

Direitos Humanos

111

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Juzo natural ( XXXVII e LIII) XXXVII - no haver juzo ou tribunal do exceo; LIII ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente.
Asseguram a imparcialidade do Poder Judicirio na apreciao das questes postas em juzo.

Probe-se a criao de tribunais ou juzos que no sejam aqueles previstos no art. 92 da CF. Os julgamentos somente podero ser realizados por Juzes ou Tribunais pertencentes estrutura do Poder Judicirio. No se admite tribunal de exceo.
Direitos Humanos 112

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Jri Popular XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa (diz respeito ao ru); b) o sigilo das votaes (garante a imparcialidade dos jurados); c) a soberania dos veredictos (exceto se as decises forem arbitrrias reviso criminal ou recurso; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida (no absoluta pois no abrange os praticados por detentores de foro especial por prerrogativa de funo). Ex: membros do CN sero julgados pelo STF, conforme art. 102, I, bCF.;
Direitos Humanos 113

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Jri o rgo julgador formado por sete pessoas do povo, destinado a julgar crimes dolosos contra a vida, a saber: homicdio (matar algum), infanticdio (matar o prprio filho logo aps o parto, em virtude do estado puerperal), aborto, e instigao, induzimento ou auxlio ao suicdio.

Direitos Humanos

114

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Princpio da anterioridade da lei penal XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal;
A previso legal deve existir antes da conduta que ser apenada.

Direitos Humanos

115

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Princpio da retroatividade da norma penal mais benfica ao infrator XL- a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru;
Lei penal benigna sempre lei retroativa; E se j estiver cumprindo a pena? A lei nova desfavorvel s alcanar delitos praticados aps o incio da sua vigncia.
Direitos Humanos 116

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XLI - a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais;

Direitos Humanos

117

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Repdio ou vedao ao racismo XLII - a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei; A justia jamais perde o direito de punir este crime;
Julgado do STF referente a uma obra discriminatria sobre os judeus. Segundo o STF, no existe biologicamente distino de raas entre seres humanos e que a expresso racismo abrange todas as formas de discriminaes que impliquem cor, credo, descendncia ou origem nacional ou tnica, inspiradas na pretensa superioridade de um povo sobre outro, de que so exemplos xenofobia, a negrofobia, a islamofobia e o antisemitismo.
Direitos Humanos 118

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XLIII- a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem;
A definio dos crimes hediondos ficam a cargo do legislador, que deve observar os princpios constitucionais da razoabilidade e da proporcionalidade.

Os crimes hediondos so enumerados pela Lei 8.930, de 6.09.94, conforme segue: a) homicdio quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente, e homicdio qualificado;
b) latrocnio (roubo seguido de morte); c) extorso mediante seqestro; d) extorso qualificada pela morte; e) estupro;

f) atentado violento ao pudor; g) epidemia com resultado morte; h) genocdio.

Direitos Humanos

119

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Graa o ato de competncia privativa do Presidente da Repblica, pelo qual se defere pedido individual de perdo ou de diminuio da pena do crime cometido. Se for concedida, ela extingue a punibilidade, ou seja, reconhece-se que houve crime, mas a ele no se aplicar a pena. de iniciativa do condenado e no restitui a sua primariedade.
Direitos Humanos 120

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


A anistia se d por lei elaborada pelo Congresso Nacional, onde se perdoa o ato criminoso, extinguindo-se todas as aes penais a ele referentes. No pode o anistiado recusar a anistia, uma vez que esta o esquecimento da prpria infrao, apagando-a, como se ela nunca tivesse existido. concedida aos culpados por delitos coletivos, especialmente os de carter poltico. Depende de LEI (art. 48, VIII)
Direitos Humanos 121

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Indulto: o perdo concedido pelo Presidente ao condenado, seja para que lhe diminua a pena ou para que se lhe isente, totalmente, dela. (art. 84 XII) Pode ser parcial ou total. uma medida coletiva, MAS NO GERAL, porque s atinge penas de menor gravidade. No ato sempre indicado nominalmente os beneficirios.
Direitos Humanos 122

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XLIV- Constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupo armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico;

Direitos Humanos

123

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Princpio da personalizao ou pessoalidade da pena XLV- Nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido; conhecido como Intranscendncia penal
Direitos Humanos 124

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Princpio da individualizao da pena XLVI- a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direito
Enumerao no exaustiva ( a Lei poder adotar outras modalidades de pena, desde que no incida nas proibies expressas do inciso XLVII da CF. Individualizao da pena: ao regular a pena o legislador dever levar em conta as caractersticas pessoais do infrator, tais como o fato de ser o ru primrio, de ter bons antecedentes etc.

Direitos Humanos

125

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XLVII - no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis;
Direitos Humanos 126

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XLVIII - a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo apenado;

Direitos Humanos

127

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


XLIX- assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral; Dignidade da pessoa humana

Direitos Humanos

128

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


L - s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao;

Direitos Humanos

129

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Extradio (LI e LII) LI - nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

Direitos Humanos

130

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Extraditar um ato de soberania. entregar um indivduo a outro pas, no qual praticou determinado crime, para que seja l julgado, com a aplicao das leis desse pas.
Ex.: um canadense pratica um crime no Canad e foge para o Brasil; o governo canadense, ento, pede ao governo brasileiro a extradio do indivduo, para que ele seja julgado no Canad, com a aplicao das leis canadenses. O brasileiro nato JAMAIS ser extraditado; O brasileiro naturalizado, EM REGRA, tambm no; No caso de haver possibilidade de o indivduo ser condenado no pas solicitante pena de morte, e se no estiver configurada a nica hiptese em que ela admitida no Brasil (guerra declarada prvio comprometimento do pas solicitante comprometendo-se a realizar a comutao, ou seja, substituir a pena de morte por pena privativa de liberdade; Caso possa ser condenado priso perptua, a atual jurisprudncia do STF exige a reduo da pena ao limite mximo de priso admitido no Brasil, que de trinta anos.

Direitos Humanos

131

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LII - no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio;
Em nenhuma hiptese haver extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio.

Direitos Humanos

132

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Se pela lei brasileira o fato pelo qual se pretende a extradio, for crime poltico ou de opinio, o estrangeiro estar protegido pelo asilo poltico previsto no artigo 4, X. Neste caso a extradio seria inconstitucional.

Direitos Humanos

133

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Llll - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente; Direito do acusado ser processado por um rgo independente do Estado com independncia e imparcialidade.

Direitos Humanos

134

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Princpio do Devido Processo Legal LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;
uma das mais relevantes constitucionais do processo; Garantias

Garantias: - prvia citao, juiz imparcial, arrolamento de testemunhas, contraditrio, defesa tcnica, igualdade entre acusao e defesa, no uso de provas ilcitas, privilgio contra auto-incriminao
Direitos Humanos 135

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral sero assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; Ampla Defesa: direito que tem o indivduo de trazer ao processo, todos os elementos de prova licitamente obtidos para provar a verdade, ou at mesmo de omitir-se ou calar-se, se assim entender, para evitar sua autoincriminao.
Ampla defesa e duplo grau de jurisdio (Princpio que significa a obrigatoriedade de que exista a possibilidade de uma causa ser reapreciada por um rgo de instncia superior); nos ordenamentos constitucionais que adotam este princpio como obrigatrio, no pode o legislador ordinrio criar processos com uma nica instncia, sem direito a uma reviso por uma instncia superior. Segundo o STF, o princpio do duplo grau de jurisdio NO uma garantia constitucional na vigente Carta.

Contraditrio: Direito que tem cada parte no processo de tomar conhecimento e contraditar tudo o que levado pela parte adversa ao processo;
O contraditrio assegura a igualdade das partes no processo .

Direitos Humanos

136

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LVI- so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos; Classificao: Prova ilegal: gnero do qual se extraem as provas ilcitas e ilegtimas Prova Ilcita: prova obtida c/ infringncia das normas de direito material (Ex: colhidas mediante invaso, tortura fsica ou psquica, escuta telefnica clandestina); Prova ilegtima: prova colhida com leso ao direito processual; A prova ilcita no pode ser utilizada nem no processo judicial, nem no processo administrativo; A prova ilcita no invalida todo o processo, caso haja outras provas lcitas, devendo ento o processo ser continuado com base nestas; A prova ilcita originria contamina todas as demais provas obtidas A PARTIR DELA, considerando-as tambm ilcitas teoria dos frutos da rvore envenenada.
Direitos Humanos 137

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Algumas orientaes do STF a respeito da ilicitude de prova:
a) licitude da prova obtida por meio de gravao de conversa prpria, feita por um dos interlocutores, se quem est gravando est sendo vtima de proposta criminosa do outro. Ex.: com sequestradores ou estelionatrios; b) licitude da gravao de conversa realizada por terceiro, com a autorizao de um dos interlocutores, sem o consentimento do outro, desde que para ser utilizada em legtima defesa. Ex.: Paulo(terceiro) grava a conversa entre Joo e Pedro, com autorizao de Joo, sem o consentimento de Pedro, para que Joo possa usar a gravao em legtima defesa contra Pedro, onde este est extorquindo aquele; c) vlida a prova de um crime descoberta acidentalmente durante a escuta telefnica autorizada judicialmente para apurao de crime diverso, desde que haja conexo entre os delitos; d) a confisso sob priso ilegal prova ilcita e, portanto, invlida a condenao nela fundada
Aqui aplica-se a teoria dos frutos da rvore envenenada. Se a priso ilegal, as provas levantadas mediante confisso durante o respectivo perodo so ilcitas, porque a confisso s ocorreu em decorrncia da priso ilcita.

Direitos Humanos

138

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Princpio da presuno da inocncia LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; Enquanto o processo estiver tramitando e/ou houver a possibilidade de recursos, presume-se a inocncia, e a pessoa considerada somente acusada e no culpada; Este princpio impede o lanamento do nome do ru no rol dos culpados antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria; Impede tambm a priso do ru antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria;
ressalva-se a possibilidade de priso preventiva processual, desde que fundamentada em algum dos pressupostos previstos no art. 312 do CPP (garantia da ordem pblica, convenincia da instruo criminal, e garantia da aplicao da lei penal); Tambm no conflitam com o princpio da presuno de inocncia as prises cautelares anteriores fase processual (priso em flagrante e priso temporria), desde que concretamente fundamentadas nos pressupostos estabelecidos na legislao penal pertinente.

Direitos Humanos

139

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LVIII - o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei; Identificao Civil: feita a partir de qualquer documento civil apto para provar que a pessoa quem diz ser. Identificao Criminal: a datiloscpica, ou seja, inclui o decalque das impresses digitais em papel e a foto.
Direitos Humanos 140

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Se a identificao civil no puder ser feita por falta de porte, ou se a pessoa se recusar a mostrar o documento, ou ainda se no for aceito pela autoridade (dvidas quanto a autenticidade), poder ser feita a identificao criminal; H leis que preveem situaes em que a identificao criminal deve ser feita, mesmo para quem j esteja identificado civilmente, como por exemplo o disposto no art. 5 da lei 9034 de 95, de combate ao crime organizado.
Direitos Humanos 141

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Ao penal privada subsidiria da pblica LIX - ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal; Ao penal pblica: a iniciativa cabe privativamente ao Ministrio Pblico, porque o direito de punir pertence ao Estado. Este tipo de ao inicia-se por uma pea chamada "denncia" .
APPSP a nica exceo, no caso de inrcia do MP em ao de iniciativa originalmente pblica, quando o mesmo deixa de adotar, no prazo legal uma das seguintes providncias: oferecer a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial ou requisitar diligncias.
Direitos Humanos 142

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; Regra: atos processuais, audincias e julgamentos sero pblicos (sigilo= somente quando a intimidade das partes ou o interesse social exigirem)

Direitos Humanos

143

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Hipteses constitucionais em que possvel a priso (LXI e LXVI) LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;
A competncia para determinar a priso pertence s autoridades judicirias, salvo nos casos de flagrante delito ou priso militar; AS PRISES MILITARES PODEM SER DISCIPLINARES (DECRETADAS ADMINISTRATIVAMENTE PELO SUPERIOR HIERRQUICO DO INFRATOR), OU DECORREM DE CRIMES MILITARES (CASO EM QUE DEVEM SER DECRETADAS PELA JUSTIA MILITAR).
NO PODEM SER ARBITRRIAS, CABENDO NESTES CASOS, DESDE QUE HAJA PROVOCAO, O CONTROLE JUDICIAL DA MEDIDA, QUE SER DECLARADA ILEGAL SE FOR CONTRRIA AO DIREITO.

Direitos Humanos

144

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Poder haver priso: De carter penal: A) flagrante delito (cometendo o crime, acabando de comet-lo, sendo perseguido logo aps o crime ou sendo encontrado logo depois com os objetos ou instrumentos dos quais se presuma a ocorrncia do crime;

B) cumprimento de ordem judicial (mandado)


Direitos Humanos

Podem ser efetuadas por qualquer pessoa, sendo uma faculdade para o popular e um dever para a autoridade policial; O flagrante delito afasta at mesmo a inviolabilidade do domiclio (inciso XI);

145

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


De carter civil (LXVII - no haver priso civil por dvida, SALVO): A) inadimplemento voluntrio e inescusvel de penso alimentcia.
Se ocorrer o inadimplemento por causa de fora maior ( ex.: o desemprego, quando o indivduo no possuir outra fonte de renda), no haver a priso neste caso

B) depositrio infiel.
Surgiu com o contrato de depsito, quando uma pessoa (o depositante) deixa determinado bem sob a custdia de outra ( o depositrio), que dever devolv-la quando aquele exigir. Hoje, este inciso s alcana o primeiro caso, no mais alcanando o depositrio infiel, conforme entendimento do STF, como consequncia da ratificao pelo Brasil da Conveno Americana sobre Direitos Humanos, de 1992, tendo inclusive orientado tal proibio com a Smula Vinculante 25: ilcita a priso civil do depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito.

Direitos Humanos

146

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXII- a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada; OBS: devem ser feitas as duas comunicaes

Direitos Humanos

147

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXIII- o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado;

Direitos Humanos

148

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXIV - o preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial;

Objetiva evitar excessos.

cometimento

de

Direitos Humanos

149

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXV- a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria; Ex: priso s/ flagrante, s/ ordem judicial

Direitos Humanos

150

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXVI- ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana; Fiana: pagamento que o preso realiza ao judicirio para ser solto, para poder defenderse em liberdade; A liberdade provisria porque a priso preventiva poder ser pedida a qualquer momento
Direitos Humanos 151

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel;

Direitos Humanos

152

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Nos incisos LXVIII a LXXIII esto previstos os chamados "remdios constitucionais". So instrumentos poderosos de proteo jurdica a serem utilizados para resguardar determinados direitos previstos na prpria Constituio; Os remdios constitucionais no so meras proibies endereadas ao Estado, como ocorre com a maioria das demais garantias; Os remdios administrativos (direito de petio e direito de certido) j foram estudados. Estudaremos agora os remdios constitucionais de natureza judicial.
Direitos Humanos 153

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXVIII - conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder;

Direitos Humanos

154

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


A legitimidade ativa universal: qualquer do povo, nacional ou estrangeiro, independentemente de capacidade civil, poltica ou profissional, de idade, de sexo, profisso, estado mental, em benefcio prprio ou alheio (habeas corpus de terceiro); A jurisprudncia admite tambm a impetrao de habeas corpus por pessoa jurdica, em favor de pessoa fsica a ela ligada (ex.: um diretor da empresa); Objeto especfico, constitucionalmente delineado: Liberdade de locomoo; No precisa de advogado. Legitimado passivo: a pessoa apontada como responsvel pela coao ilegal ( poder ser tanto a autoridade pblica quanto o particular).
Direitos Humanos 155

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


O habeas corpus pode ser: 1) Preventivo ( salvo-conduto): quando h apenas uma ameaa de que o seu direito de locomoo venha a ser desrespeitado ( ex.: indivduo est na iminncia de ser preso) 2) Repressivo (liberatrio): quando o indivduo j teve desrespeitado o seu direito de locomoo (ex.: j foi ilegalmente preso)
Direitos Humanos 156

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Abuso de poder o exerccio irregular do poder, pelo transbordamento, por parte da autoridade, dos limites de sua competncia. O processamento do habeas corpus gratuito e pode ser impetrado pelo prprio paciente, independentemente de interposio de advogado.

Direitos Humanos

157

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXIX - conceder-se- mandado de segurana para obter direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico;

Direitos Humanos

158

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Mandado de segurana um instrumento que protege por excluso (natureza residual ou subsidiria), ou seja, protege direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data. Direito lquido e certo o que no mostra dvida, pela clareza e evidncia com que se apresenta. aquele verificvel de plano.

Direitos Humanos

159

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


O mandado de segurana protege os direitos tanto de pessoa fsica quanto de pessoa jurdica. Legitimidade ativa: o impetrante pode ser pessoa fsica ou jurdica, nacional ou estrangeira, domiciliada ou no no Brasil Legitimidade passiva: a autoridade coatora pode ser autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio das atribuies do poder pblico
Direitos Humanos 160

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


oponvel contra qualquer autoridade pblica (agentes polticos, agentes pblicos, agentes delegados, notariais, agentes administrativos, oficiais dos registros pblicos) ou contra qualquer agente de pessoa jurdica privada, no exerccio de atribuio do poder pblico ( possvel, por exemplo, impetrar mandado de segurana contra o diretor de um hospital particular).
Direitos Humanos 161

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXX - o mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; b) organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;
Direitos Humanos 162

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Visa a tutela de direitos coletivos A legitimao das entidades enumeradas, para a segurana coletiva Extraordinria, ocorrendo com isso a substituio processual;
No se exige, por isso, a autorizao expressa dos titulares do direito, diferentemente do que ocorre no caso do inciso XXI (as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente), que contempla caso de representao (e no de substituio); Concluindo: se uma associao pleitear judicialmente determinado direito em favor de seus associados por outra via que no seja o mandado de segurana coletivo, ser necessria a autorizao expressa (XXI). Entretanto, na hiptese de esse mesmo direito vir a ser defendido pela associao por meio de mandado de segurana coletivo, no haver necessidade de autorizao expressa dos associados.

Direitos Humanos

163

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXXI- Conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania;

Direitos Humanos

164

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Dirigido s normas de eficcia limitada, aquelas que no tm efetividade por falta de regulamentao. Objetivo: garantir efetividade e aplicabilidade ao texto constitucional, para que este no se torne letra morta em razo de omisso do legislador ordinrio na sua regulamentao

Direitos Humanos

165

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Legitimidade ativa: pessoa fsica ou jurdica titular do direito a ser regulamentado, devendo ser o prprio titular do direito constitucional obstado por inrcia do legislador;
Embora no haja previso expressa na Constituio, o STF orienta a respeito do cabimento do Mandado de Injuno Coletivo, admitindo-se a impetrao pelas entidades sindicais de classe, nos mesmos termos previstos para o mandado de segurana coletivo.
No Mandado de Injuno Coletivo, a legitimao pertence ao partido poltico com representao no Congresso Nacional e organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.

Legitimidade passiva: rgos ou autoridades pblicas que tm a obrigao de legislar mas estejam omissos
Direitos Humanos 166

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXXII - conceder-se- habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; O habeas data remdio constitucional de natureza civil
Direitos Humanos 167

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Legitimidade ativa: titular das informaes (pessoa fsica ou jurdica. Tem carter personalssimo (diferentemente do habeas corpus). Legitimidade passiva: entidades governamentais, da Administrao Pblica Direta e Indireta, bem como as instituies, entidades e pessoas jurdicas privadas detentoras de banco de dados Requisito para impetrar o habeas data : a negativa da autoridade administrativa de fornecimento (ou de retificao ou de anotao da contestao ou explicao) das informaes solicitadas. Tanto o procedimento administrativo quanto a ao judicial de habeas data so gratuitos; Para o ajuizamento do habeas data exige-se advogado.

Direitos Humanos

168

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXXIII - qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado partcipe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia;
Direitos Humanos 169

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Legitimidade ativa: somente o cidado (eleitor no gozo de seus direitos polticos);
No se destina defesa de interesse subjetivo individual, mas sim de natureza coletiva

Pessoa jurdica no tem legitimidade para propor ao popular. (SM. 365) Legitimidade passiva: os administradores pblicos, responsveis pelos atos atentatrios ao patrimnio pblico
Direitos Humanos 170

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Tem finalidade repressiva e preventiva:
Ser preventiva quando visar a impedir a consumao de um ato lesivo ao patrimnio pblico, quando for ajuizada antes da prtica do ato ilegal ou imoral; Ser repressiva quando j h um dano causado ao patrimnio pblico, ou seja, quando a ao proposta aps a ocorrncia da leso.

Os efeitos da ao popular se traduzem ou pela anulao do ato lesivo praticado, ou pela sua sustao (caso sua consumao esteja prestes a ocorrer), ou pela ordenao da sua prtica, na hiptese de omisso (a autoridade deveria ter praticado o ato e no o fez).
Direitos Humanos 171

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXXIV - o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos; O rgo encarregado de realizar o previsto neste inciso a Defensoria Pblica; um direito subjetivo reconhecido tanto pessoa fsica quanto pessoa jurdica de direito privado, desde que comprovada a insuficincia de recursos.
Direitos Humanos 172

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXXV - o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena;
A primeira parte diz respeito condenao penal indevida, podendo a pessoa que foi injustamente condenada pleitear judicialmente indenizao pelos danos morais e materiais decorrentes da condenao; Na segunda hiptese, a responsabilidade civil do Estado no decorre de algum ato jurisdicional, mas sim de atuao administrativa.
Direitos Humanos 173

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXXVI - so gratuitos para os reconhecidamente pobres, na forma da lei: a) o registro civil de nascimento; b) a certido de bito; Tanto o registro de nascimento e a certido de bito so gratuitos para as pessoas reconhecidamente pobres.

O STF reconheceu vlida a previso legal da lei 9534/97 de gratuidade do registro civil de nascimento, do assento de bito, bem como da primeira certido respectiva, para todos os cidados (e no somente para os reconhecidamente pobres)

Direitos Humanos

174

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXXVII - so gratuitas as aes de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania

Direitos Humanos

175

Artigo 5 Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


LXXVIII - a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao (includo pela Emenda Constitucional n 45 de 2004)

Direitos Humanos

176

You might also like