You are on page 1of 35

CURSO DE MANUTENO E MONTAGEM DE MICROS

Instrutor: Francisco Edimar Empresa: F & E Informtica e Servios

1 GERAO
Funcionamento a Vlvulas O ENIAC possua 17.468 vlvulas e operava com sistema numrico decimal. Tinha 5,5 metros de altura por 25 de comprimento. Ficou pronto no final de 1945, quando a Segunda Guerra Mundial j havia terminado. Em 9 de abril de 1943 o exrcito americano assinou um contrato de 400 mil dlares com a Escola Moore para a construo do ENIAC.

1 GERAO

Enquanto o ENIAC estava sendo construdo, Mauchly e Eckert j trabalhavam no seu sucessor, o EDVAC, que era capaz de operar com instrues armazenadas eletronicamente. O EDVAC trabalhava com nmeros binrios, o que permitia que o nmero de vlvulas fosse consideravelmente diminudo. John von Neuman, que havia trabalhado no projeto Manhattan, que resultou nas bombas atmicas lanadas sobre o Japo durante a Segunda Guerra, juntou-se equipe de pesquisadores da Escola Moore em 1944.

2 GERAO
1959/1965

Computadores

de

segunda

gerao:

Incio do uso comercial Tamanho gigantesco Capacidade de processamento muito pequena Uso de transistores em substituio s vlvulas A vlvula foi substituda pelo transistor. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da vlvula, no precisava de tempo para aquecimento, consumia menos energia, era mais rpido e confivel. Os computadores desta gerao j calculavam em microssegundos (milionsimos) e eram programados em linguagem montadora.

3 GERAO
1965/1975 - Computadores de terceira gerao: Surgem os circuitos integrados. Diminuio do tamanho. Maior capacidade de processamento Incio da utilizao dos computadores pessoais. Os transistores foram substitudos pela tecnologia de circuitos integrados (associao de transistores em pequena placa de silcio). Alm deles, outros componentes eletrnicos foram miniaturizados e montados num nico CHIP, que j calculavam em nanossegundos (bilionsimos). Os computadores com o CI (Circuito Integrado) so muito mais confiveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rpidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixssimo consumo de energia e menor custo. Nesta gerao surge a linguagem de alto nvel, orientada para os procedimentos.

4 GERAO

1975/1980 - Aparecimento dos aplicativos de quarta gerao: Surgem os softwares integrados Processadores de Texto Planilhas Eletrnicas Gerenciadores de Banco de Dados Grficos Gerenciadores de Comunicao Em 1975/77, ocorreram avanos significativos, surgindo os microprocessadores, os microcomputadores e os supercomputadores. Em 1977 houve uma exploso no mercado de microcomputadores, sendo fabricados em escala comercial e a partir da a evoluo foi sendo cada vez maior, at chegar aos micros atuais. O processo de miniaturizao continuou e foram denominados por escalas de integrao dos circuitos integrados: LSI (Large Scale of Integration), VLSI (Very Large Scale of Integration) e ULSI (Ultra Large Scale of Integration), utilizado a partir de 1980. Nesta gerao comea a utilizao das linguagens

5 GERAO
1980 - At hoje - As principais caractersticas da quinta gerao: Supercomputadores Automao de escritrios Automao comercial e industrial CAD/CAM e CAE Robtica Imagem virtual Multimdia Era on-line (comunicao atravs da Internet) O primeiro supercomputador, de fato, surgiu no final de 1975. As aplicaes para eles so muito especiais e incluem laboratrios e centro de pesquisa aeroespacial como a NASA, empresas de altssima tecnologia, produo de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade, entre outros. Eles so os mais poderosos, mais rpidos e de maior custo.

BITS E BYTES

Os computadores "entendem" impulsos eltricos, positivos ou negativos, que so representados por 1 ou 0. A cada impulso eltrico damos o nome de bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidos como uma nica unidade forma um byte.

BIT E BYTES
1 Byte = 8 bits 1 kilobyte (KB ou Kbytes) = 1024 bytes 1 megabyte (MB ou Mbytes) = 1024 kilobytes 1 gigabyte (GB ou Gbytes) = 1024 megabytes 1 terabyte (TB ou Tbytes) = 1024 gigabytes 1 petabyte (PB ou Pbytes) = 1024 terabytes 1 exabyte (EB ou Ebytes) = 1024 petabytes 1 zettabyte (ZB ou Zbytes) = 1024 exabytes 1 yottabyte (YB ou Ybytes) = 1024 zettabytes

COMPONENTES

PLACA ME

PLACAS MES

MODELOS

Modelo de transio entre o AT e o ATX, uma vez que as duas tecnologias so encontradas simultaneamente. Esta uma estratgia criada pelos fabricantes para obterem maior flexibilidade comercial. AT a sigla para Advanced Tecnology.Trata-se de um tipo de placa-me j antiga. Seu uso foi constante de 1983 at 1996 Os modelos AT geralmente so encontrados com slots ISA, EISA, VESA Nas placas AT so comuns os slots de memria SIMM ou SDRAM

MODELOS

ATX a sigla para (Advanced Technology Extended). o maior espao interno, proporcionando uma ventilao adequada, conectores de teclado e mouse no formato mini-DIN PS/2 (conectores menores) conectores serial e paralelo ligados diretamente na placa-me, sem a necessidade de cabos, melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impea a instalao de placas de expanso por falta de espao.

MODELOS ATX
o maior espao interno, proporcionando uma ventilao adequada, conectores de teclado e mouse no formato miniDIN PS/2 (conectores menores) conectores serial e paralelo ligados diretamente na placa-me, sem a necessidade de cabos, melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impea a instalao de placas de expanso por falta de espao.

COMPONENTES
Chipset O North bridge faz a comunicao do processador com as memrias, atravs do barramento de comunicao externa do processador, e com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Como ele faz o trabalho mais pesado.

O South bridge geralmente responsvel pelo controle de dispositivos de entrada ou sada (I/O) como as interfaces IDE que ligam os HDs, os drives de CD-ROM, drives de DVD-ROM ao processador. Controlam tambm as interfaces Serial ATA. Geralmente cuidam tambm do controle de dispositivos on-board como o som.

COMPONENTES

BIOS BIOS (Basic Input Output System) um tipo de chip (Flash-ROM) que contm um pequeno software responsvel por controlar o uso dos dispositivos e mantm informaes de data e hora. O BIOS trabalha junto com o POST (Power On Self Test), um software que testa os componentes do micro em busca de eventuais erros. Podemos alterar as configuraes de hardware atravs do Setup, uma interface tambm presente na Flash-ROM. A bateria interna do tipo Ltio(bateria de ltio) CR2032 tem a funo de manter as informaes da Flash-ROM (EEPROM) armazenadas enquanto o computador est desligado (somente em placas-me antigas, nas atuais sua principal funo manter o relgio interno funcionando).

ENCAIXES
Socket ZIF ( Zero Insert Force)
Encaixe Socket 3 Socket 5 Socket 7 Socket Super 7 * Socket 8 Socket 370 Socket 462 ou A Socket 478 Socket 775 Socket 754 Socket 939 Socket AM2 (940) Processador utilizado 486 e 586 Pentium, K5, 6x86, etc Pentium, Pentium MMX, K5, K6, 6x86, 6x86 MX, etc Pentium MMX, K6, K6-2, K6-III, etc Pentium Pr Pentium III, Celeron e Via C3 Athlon T-bird, Athlon XP, Duron e Sempron Pentium 4 e Celeron D Pentium 4 HT e Dual Core, Celeron D, Core Duo e Core Quad Athlon 64 e Sempron Athlon 64 fx Athlon 64 fx

Slot
Encaixe Slot 1 (Intel) Slot A (AMD) Processador utilizado Pentium II, Pentium III e Celeron Atlhon ou K7

MEMORIAS
Pontos de contato

Mdulos

Voltagem

Cor socket

Encaixe

DRAM

SIMM

30 vias 72 vias

5V 5V 3,3V 2,5V 1,8V

Branco Branco Preto Azul, Roxo, Preto, etc Preto, Azul, Amarelo, etc

1 encaixe 2 encaixes 3 encaixes 2 encaixes 2 encaixes

SDRAM

DIMM DDR DDR2

168 vias 184 vias 240 vias

DDR3

240vias

1,5v

Preto, Azul, Amarelo, etc

2 encaixes

MODELOS DE MEMORIAS

TIPOS DE CONECTORES

IDENTIFICANDO OS COMPONENTES

BARRAMENTO USB

Verso do USB Ano de Lanamento Taxa de Transferncia Alimentao eltrica Conectores compactos

1.0

1.1

2.0

3.0

1996

1998

2000
480 Mbps

2009
4,8 Gbps 5V - 900 mA

1,5 Mbps - 12 Mbps

5V - 500 mA

BARRAMENTO FIREWERE

O FireWire uma tecnologia de entrada/sada de dados em alta velocidade para conexo de dispositivos digitais, desde camcorders e cmaras digitais, at computadores portteis e desktops. Amplamente adotada por fabricantes de perifricos digitais como Sony, Canon, JVC e Kodak

JUMPER

CANAIS DE COMUNICAO
ATA, um acrnimo para a expresso inglesa Advanced Technology Attachment, um padro para interligar dispositivos de armazenamento, como discos rgidos e drives de CD-ROMs, no interior de computadores pessoais. A evoluo do padro fez com que se reunissem em si vrias tecnologias antecessoras, como: (E)IDE - (Extended) Integrated Drive Electronics ATAPI - Advanced Technology Attachment Packet Interface UDMA - Ultra DMA Com a introduo do Serial ATA em 2003, o padro ATA original foi retroactivamente renomeado para Parallel ATA (ATA Paralelo, ou PATA).

Serial ATA, SATA ou S-ATA (acrnimo para Serial AT Attachment) uma tecnologia de transferncia de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa (mass storage devices) como unidades de disco rgido e drives pticos. o sucessor da tecnologia ATA (acrnimo de AT Attachment, introduzido em 1984 pela IBM em seu computador AT. ATA, tambm conhecido como IDE ou Integrated Drive Electronics) que foi renomeada para PATA (Parallel ATA) para se diferenciar de SATA. Diferentemente dos discos rgidos IDE, que transmitem os dados atravs de cabos de quarenta ou oitenta fios paralelos, o que resulta num cabo enorme, os discos rgidos SATA transferem os dados em srie. Os cabos Serial ATA so formados por dois pares de fios (um par para transmisso e outro par para recepo) usando transmisso diferencial, e mais trs fios terra, totalizando 7 fios,[1] o que permite usar cabos com menor dimetro que no interferem na ventilao do gabinete

FREQUENCIAS
(Front Side Bus ou FSB em ingls) o barramento de transferncia de dados que transporta informao entre a UCP e o northbridge da placa-me. Alguns computadores tambm possuem um barramento traseiro (ou backside bus) o qual conecta a UCP memria cache interna. Este barramento e a memria cache associada a ela podem ser acessados muito mais rapidamente do que a RAM do sistema atravs do barramento frontal

You might also like