You are on page 1of 126

Professora Formadora da Alfabetizao Andra Perez Leinat

MENSAGEM:

CONTRATO PADRONIZADO PARA DOCENTES DE ESCOLA ELEMENTAR


Estados Unidos da Amrica 1923

Este um acordo entre a Senhorita......., professora, e o Conselho de Educao da Escola......., pelo qual a Senhorita...... concorda em ensinar por um perodo de oito meses, comeando em 1 de setembro de 1923. O Conselho de Educao concorda em pagar Senhorita..... a soma de 75 dlares por ms. A Senhorita concorda com as seguintes clusulas:
4

1. No casar-se. Este contrato torna-se nulo imediatamente se a professora se casar. 2. No andar em companhia de homens. 3. Estar em casa entre as 8 horas da noite e as 6 horas da manh, a menos que esteja assistindo a alguma funo da escola. 4. No ficar vagando pelo centro em sorveterias .
5

5. No deixar a cidade em tempo algum sem a permisso do presidente do Conselho de Curadores. 6. No fumar cigarros. Este contrato se torna nulo imediatamente se a professora for encontrada fumando. 7. No beber cerveja, vinho ou usque. Este contrato se torna nulo imediatamente se a professora for encontrada bebendo cerveja, vinho ou usque.
6

8. No andar de carruagem ou automvel com qualquer homem, exceto seu irmo ou pai. 9. No vestir roupas demasiadamente coloridas. 10. No tingir o cabelo. 11. Vestir ao menos duas combinaes. 12. No usar vestidos mais de duas polegadas acima dos tornozelos.
7

13. Conservar a sala de aula limpa. a) varrer o cho da sala de aula ao menos uma vez por dia; b) esfregar o cho da sala de aula ao menos uma vez por semana com gua quente e sabo; c) limpar o quadro-negro ao menos uma vez por dia;
8

14. No usar p no rosto, rmel ou pintar os lbios.

http://lendoeescrevendonaalfabetizacao.blo gspot.com.br/2010_12_01_archive.html
9

CONTRATO DIDTICO

CONSTRUIR O CONTRATO DIDTICO 1- Ter tica com os colegas. 2- Ser solidrio com as pessoas do grupo. 3- Estarmos abertos as criticas construtivas dos colegas do grupo.

4- Saber ouvir o que os outros desejam falar (pedidos de ajuda, sugestes).

5- Controlar o tom e o volume da voz.


6- Respeitar horrios e espaos coletivos.

7- Criar oportunidades de interao entre os colegas do grupo atravs de atividades planejadas.


8- Compreender o outro, se colocando no lugar dele. O que no quero para mim, no devo fazer aos outros.

09- Entregar as tarefas no prazo combinado e com a identificao adequada, comunicar-se via internet e telefone. 10- Colaborar e contribuir com os trabalhos coletivos.

11- Respeitar a opinio do outro, mesmo discordando, pois discordar no significa desrespeitar.

12- Manter um ambiente harmonioso, ningum tem culpa dos nossos problemas. Sorrir faz bem para alma .

CALENDRIO SOCIOCULTURAL

CALENDRIO CULTURAL DA ESCOLA TADARIMANA

CONFECO DO CALENDRIO SOCIOCULTURAL


MS Fevereiro DATAS COMEMORATIVAS Carnaval AES PLANEJADAS Cartaz contando a histria; Vdeos; Artes Populares; Confeco de mscara e fantasia; Pesquisa na internet ; Msicas; Danas; Confeco de convites; Convidar a comunidade para festa de encerramento de carnaval. Quarta feira de cinza.

CONFECCIONANDO O CALENDRIO SOCIOCULTURAL DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA


MS Janeiro Fevereiro Maro Abril DATAS COMEMORATIVAS AES PLANEJADAS

Maio Junho
Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

DESCULPE-ME

LEITURAS

CURRCULO NA ALFABETIZAO: CONCEPES E PRINCPIOS Ano 01 ; Unidade 01 (objetivos /Currculo no ciclo de alfabetizao: princpios gerais/Concepes de alfabetizao: o que ensinar no ciclo de alfabetizao/Avaliao no ciclo de alfabetizao.
Caderno de Educao Especial - A ALFABETIZAO DE CRIANAS COM DEFICINCIA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA (objetivos/Aprofundando o tema/ A pessoa com deficincia motora frente ao processo de alfabetizao/Pensando a alfabetizao da pessoa com deficincia intelectual. CURRCULO NO CICLO DE ALFABETIZAO: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAO DO CAMPO - Educao do campo UNIDADE 01;

SOCIALIZAO DAS LEITURAS DOS GRUPOS

Identificar as ideias principais do texto; Exposio dos grupos, com socializao sobre as ideias apresentadas; Discusso sobre quais so as ideias comuns aos cadernos sobre as diferenas entre eles por meio de exposio dialogada.

CURRCULO

O ponto principal a relao entre currculo e mtodos utilizado para alfabetizar, pois existem at hoje professores que aplicam mtodos descontextualizado, ensinando a ler e escrever, utilizando letras, palavras, frases e pequenos textos sem nenhum contexto de letramento e significado para a criana.

Currculo se refere: a criao, recriao, contestao e transgresso; so experincias escolares que se dobram em torno do conhecimento;

Mtodos Sinttico e Analtico Sinttico letras \ fonemas \ slabas\ palavras\textos; Analtico textos \ palavras \ slabas \ Fonemas \ textos.

Seguiam as cartilhas a risca garantindo que todos os alunos vivenciavam as mesmas atividades, pois acreditava, que todos aprendiam do mesmo jeito, seguinte a mesma sequncia presente na cartilha .

VDEO - CURRCULO

ALFABETIZAO E LETRAMENTO

Vem enfatizando os direitos a aprendizagem de cada criana de acordo com sua necessidade, sem distino de cor, de raa, de ritmo e tempo pra aprender. Tais princpios nos chamam a ateno para o desafio de educar na diversidade, para isso, necessrio se faz: conhecer cada estudante (suas necessidades, potencialidades, interesses, experincias passadas, etc); identificar necessidades de aprendizagem especficas; planejar as aulas por meio de uma didtica e de gesto do tempo, de modo que todos participem efetivamente da aula. ltimo paragrafo do texto.

A seguir voltar a discutir sobre a necessidade da construo de um currculo que tenha como base a diversidade cultural Concepes de alfabetizao Faz uma abordagem sobre a concepo tradicional de alfabetizar e as novas defendidas por Ferreiro, Teberosky, Magda... e o resultados que ainda no satisfatrio.

VDEO ALFABETIZAO E LETRAMENTO CONCEITOS E RELAES

AVALIAO

Na avaliao, tambm discuti, as finalidades que j tivera, a de medir, punir, excluir. Em perspectiva atual construtivista e interacionista de ensino, e tambm na perspectiva exclusivista, avaliam-se as conquistas e as possibilidades dos estudantes ao longo do ano escolar, e no apenas os impedimentos e as condutas finais e acabadas.

AVALIAO

EDUCAO ESPECIAL

A ALFABETIZAO DE CRIANAS COM DEFICINCIA: UMA PROPOSTA INCLUSIVA

Objetivo do caderno discutir sobre a educao especial na perspectiva da educao inclusiva para ampliar e potencializar as possibilidades de ensino, orientar a utilizao de jogos e brincadeiras em contexto inclusivo de alfabetizao.

IDIAS PRINCIPAIS:
Abordar a diferena entre incluir e integrar;

Romper com a homogeneidade e adotar estratgias para o aprendizado de todos, pois o professor no encontrar receitas prontas e precisar pensar em um currculo capaz de revolucionar sua praxis, atendendo e respeitando s peculiaridades dos alunos.

No se fala mais portador de necessidades especiais, mas sim criana com necessidades especiais e em se tratando de alunos, criana com necessidades educacionais especiais.

A incluso tem como eixo norteador: a legitimao (tornar aceitvel por uma comunidade) da diferena. Utilizao de diferentes prticas pedaggicas, em uma mesma sala de aula para que o aluno com deficincia possa acessar o objeto de conhecimento .

A pessoa com deficincia procura sempre outros percursos de desenvolvimento distinto daquele que est impedido biologicamente. (a pessoa cega, por exemplo, utiliza-se do braile e de recursos de tecnologia de informao e comunicao acessvel para se desenvolver).

O professor deve trabalhar com as habilidades dos alunos e no com as necessidades. A escola deve promover condies de acessibilidade, assegurando assim a plena participao da aprendizagem em igualdade.
O professor deve fazer uso dos recursos da tecnologia assistiva para facilitar o acompanhamento por parte do aluno.

Tecnologia Assistiva: recursos de alta tecnologia com sistema de comunicao alternativa. O professor deve usar a criatividade e utilizar recursos simples para garantir o cesso do aluno a aprendizagem.

O professor deve fazer um levantamento de quais recursos escola tem disponvel, isso dar um direcionamento na hora de planejar. (desde as condies fsicas como rampa, banheiros adequados, sinalizaes, cadeiras de rodas e corrimes, materiais pedaggicos como alfabeto mvel, pranchas de letras e palavras, ortos de mo funcional para escrita e digitao, ponteiras de boca ou cabea.)

A aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais pode ser garantida, sobretudo porque a aprendizagem da leitura e da escrita conceitual e no mecnica.

Vdeo :

ADMIRAVEL MUNDO LOUCO

DIREITOS GERAIS DE APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA

Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propsitos comunicativos, considerando as condies em que os discursos so criados e recebidos

Apreciar e compreender textos do universo literrio (contos, fbulas, crnicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenmenos de fruio esttica, de imaginao e de lirismo, assim como os mltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura .

Apreciar e usar em situaes significativas os gneros literrios do patrimnio cultural da infncia, como parlendas, cantigas, trava lnguas.

Participar de situaes de leitura/escuta e produo oral e escrita de textos destinados reflexo e discusso acerca de temas sociais relevantes (notcias, reportagens, artigos de opinio, cartas de leitores, debates, documentrios...).

Compreender e produzir textos destinados organizao e socializao do saber escolar/cientfico (textos didticos, notas de enciclopdia, verbetes, resumos, resenhas, dentre outros) e organizao do cotidiano escolar e no escolar (agendas, cronogramas, calendrios, cadernos de notas...).

Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexo sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situaes de combate aos preconceitos e atitudes discriminatrias (preconceito racial, de gnero, preconceito a grupos sexuais, preconceito lingustico, dentre outros).

APRESENTAO DOS EIXOS E CAPACIDADES

APRESENTAO DOS EIXOS E CAPACIDADES


Leitura
Ler textos no-verbais, em diferentes suportes. Ler textos (poemas, canes, tirinhas, textos de tradio oral, dentre outros), com autonomia. Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gneros e com diferentes propsitos. Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prvios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianas. Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianas. Ler em voz alta, com fluncia, em diferentes situaes. Localizar informaes explcitas em textos de diferentes gneros, temticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
Ano 1 Ano 2 Ano 3

I/A I/A I/A I/A I/A I I/A

A/C A/C A/C A/C A/C A A/C

A/C C A/C A/C A/C C C

Leitura
Localizar informaes explcitas em textos de diferentes gneros, temticas, lidos com autonomia. Realizar inferncias em textos de diferentes gneros e temticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente. Realizar inferncias em textos de diferentes gneros e temticas, lidos com autonomia. Estabelecer relaes lgicas entre partes de textos de diferentes gneros e temticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente. Estabelecer relaes lgicas entre partes de textos de diferentes gneros e temticas, lidos com autonomia. Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gneros, lidos pelo professor ou outro leitor experiente. Apreender assuntos/temas tratados em textos de diferentes gneros, lidos com autonomia. Interpretar frases e expresses em textos de diferentes gneros e temticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.

Ano 1

Ano 2

Ano 3

I I/A I I/A

A/C A/C I/A A/C

A/C A/C A/C A/C

I I/A I I/A

A A/C A A/C

A/C C A/C A/C

Leitura
Interpretar frases e expresses em textos de diferentes gneros e temticas, lidos com autonomia. Estabelecer relao de intertextualidade entre textos. Relacionar textos verbais e no-verbais, construindo sentidos.

Ano 1

Ano 2

Ano 3

I/A I I/A

A/C I/A A/C

A/C C A/C

Saber procurar no dicionrio os significados das palavras e a acepo mais adequada ao contexto de uso.

Produo de textos escritos


Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produo: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba. Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produo: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com autonomia. Produzir textos de diferentes gneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba. Produzir textos de diferentes gneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades, Gerar e organizar o contedo textual, estruturando os perodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos. Organizar o texto, dividindo-o em tpicos e pargrafos. Pontuar os textos, favorecendo a compreenso do leitor. Utilizar vocabulrio diversificado e adequado ao gnero e s finalidades propostas

Ano 1

Ano 2

Ano 3

I/A

A/C

A/C

A/C

I/A I I

A/C I/A I/A I I

C A/C A/C A/C A/C A/C

I/A

A/C

Produo de textos escritos


Revisar coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor escriba, retomando as partes j escritas e planejando os trechos seguintes. Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes j escritas e planejando os trechos seguintes. Revisar os textos aps diferentes verses, reescrevendo-os de modo a aperfeioar as estratgias discursivas.

Ano 1

Ano 2

Ano 3

I/A

A/C

I/A

A/C

Oralidade
Participar de interaes orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.

Ano 1

Ano 2

Ano 3

I/A

A/C

Escutar com ateno textos de diferentes gneros, sobretudo os mais formais, comuns em situaes pblicas, analisando-os criticamente.
Planejar intervenes orais em situaes pblicas: exposio oral, debate, contao de histria. Produzir textos orais de diferentes gneros, com diferentes propsitos, sobretudo os mais formais comuns em instncias pblicas (debate, entrevista, exposio, notcia, propaganda, relato de experincias orais, dentre outros).

I/A

A/C

A/C

I I

A/C I/A

C A/C

Analisar a pertinncia e a consistncia de textos orais, considerando as finalidades e caractersticas dos gneros.
Reconhecer a diversidade lingustica, valorizando as diferenas culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etria, de gnero dentre outras.

I
I

A
A

A/C
C

Oralidade
Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriao do sistema de escrita, as variantes lingusticas e os diferentes gneros textuais. Valorizar os textos de tradio oral, reconhecendo-os como manifestaes culturais.

Ano 1

Ano 2

Ano 3

I/A/C

A/C

A/C

Anlise lingustica: discursividade, textualidade e normatividade


Analisar a adequao de um texto (lido, escrito ou escutado) aos interlocutores e formalidade do contexto ao qual se destina. Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas caractersticas: finalidades, esfera de circulao, tema, forma de composio, estilo, etc. Reconhecer gneros textuais e seus contextos de produo.

Ano 1

Ano 2

Ano 3

I/A

A/C

A/C

I/A/C

A/C

I/A/C

I/A/C

I/A/C

Conhecer e usar palavras ou expresses que estabelecem a coeso como: progresso do tempo, marcao do espao e relaes de causalidades. Conhecer e usar palavras ou expresses que retomam coesivamente o que j foi escrito (pronomes pessoais, sinnimos e equivalentes). Usar adequadamente a concordncia e reconhecer violaes de concordncia nominal e verbal.

A/C

A/C

Anlise lingustica: discursividade, textualidade e normatividade


Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondncias regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V). I/A A C

Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondncias regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro (C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU em incio de palavra; JA/JO/JU; Z inicial; O ou U/ E ou I em slaba final; M e N nasalizando final de slaba; NH; e O em final de substantivos e adjetivos).
Conhecer e fazer uso de palavras com correspondncias irregulares, mas de uso frequente. Saber usar o dicionrio, compreendendo sua funo e organizao. Saber procurar no dicionrio a grafia correta de palavras. Identificar e fazer uso de letra maiscula e minscula nos textos produzidos, segundo as convenes. I

A/C

I I A

A/C A/C A/C

Anlise lingustica: discursividade, textualidade e normatividade


Pontuar o texto. Reconhecer diferentes variantes de registro de acordo com os gneros e situaes de uso. Segmentar palavras em textos.

Ano 1

Ano 2

Ano 3

I I A

A/C C

A/C

Anlise lingustica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica


Escrever o prprio nome.
Reconhecer e nomear as letras do alfabeto. Diferenciar letras de nmeros e outros smbolos. Conhecer a ordem alfabtica e seus usos em diferentes gneros. Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes gneros e suportes textuais. Usar diferentes tipos de letras em situaes de escrita de palavras e textos.

Ano 1

Ano 2

Ano 3

I/A/C
I/A/C I/A/C I/A/C

I/A

A/C

A/C

Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras.

I/A/C

Anlise lingustica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica


Perceber que palavras diferentes variam quanto ao nmero, repertrio e ordem de letras. Segmentar oralmente as slabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho. Identificar semelhanas sonoras em slabas e em rimas. Reconhecer que as slabas variam quanto s suas composies. Perceber que as vogais esto presentes em todas as slabas. Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito. Dominar as correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos. Dominar as correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

Ano 1

Ano 2

Ano 3

I/A/C I/A/C I/A/C I/A/C I/A/C I/A/C I/A A/C C

I/A

A/C

EIXOS\CAPACIDADES DO SIGA E PACTO Sugesto dos eixos\capacidade do Siga e Pacto

PORTANTO....

Nos quadros acima de Lngua Portuguesa nos mostram a importncia da avaliao no processo de alfabetizao, focando diferentes eixos do ensino da lngua. Desse modo, oportunizar na prtica docente momentos em que diferentes aspectos sejam avaliados fundamental.

Para isso, o professor pode utilizar diferentes instrumentos que possam identificar os conhecimentos e habilidades j alcanadas pelos estudantes e o que eles ainda precisam dominar, bem como, as dificuldades encontradas nesse percurso, lembrando sempre de considerar as especificidades de cada criana, garantindo, assim, a progresso entre os anos do ciclo de alfabetizao.

No ciclo da alfabetizao muito importante ter clareza quanto aos conhecimentos subjacentes a cada ano. Sabendo o que devemos ensinar em cada etapa de escolarizao, fica mais fcil saber que aes devem ser desenvolvidas para que essa aprendizagem seja possvel.

preciso tambm ter clareza do que se vai avaliar em cada uma dessas atividades e para que se est avaliando.

AVALIAO DIAGNSTICA DE TURMA

SUGESTO
AVALIAO DIAGNSTICA DE LNGUA PORTUGUESA ESCOLA_________________________________________________ PROFESSORA:___________________________________________ ALUNO ((A):_____________________________________________ IDADE:______ CICLO: _____ TURNO:_____

1 . ESCREVA NO QUADRO O SEU NOME :

Eixo Anlise linguistica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidade Escreve o prprio nome.

2- O SEU NOME COMEA COM A LETRA O SEU NOME TERMINA COM A LETRA O SEU NOME TEM LETRAS.
Eixo Anlise lingustica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidade Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

3.ABAIXO VOC ENCONTRA O CONJUNTO DE LETRAS DO ALFABETO. CIRCULE LETRAS QUE APARECEM EM SEU NOME.

A
J T F

B
K U G V

C
L W H

D
M X I Y

E
N Z J

F
O A K

G
P B L C

H
Q D M R

I
S E H

Eixo - Anlise linguistica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidade Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

4- DITADO DE LETRAS ESCREVA NOS QUADRINHOS ABAIXO AS LETRAS QUE SEU(SUA) PROFESSOR(A) DITAR. SE VOC NO SOUBER ALGUMA LETRA, DEIXE O QUADRINHO VAZIO:

Eixo - Anlise linguistica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidade Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

5- AGORA , COLOQUE AS LETRAS EM ORDEM ALFABTICA:

Eixo - Anlise linguistica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidade Conhece a ordem alfabtica e seus usos em diferentes gneros.

6 - LEVE CADA FIGURA A SUA LETRA INICIAL: Eixo - Anlise lingustica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica

C V C G P G A

Capacidades Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gneros e suportes textuais; Domina correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

7- LEIA O TEXTO:

ESTE T EXTO SERVE PARA: ( ) O DIA DA FAMLIA ( ) UMA FESTA EM AGOSTO ( ) O DIA DA VACINAO ( ) UMA FESTA NO SBADO

O TEXTO FALA: ( )AVISAR AS PESSOAS ( )ENSINAR UM JOGO ( )ENSINAR UMA COMIDA ( ) DIVERTIR AS PESSOAS

Eixo - Leitura Capacidades L textos no-verbais, em diferentes suportes; Reconhece a finalidade do texto lido pelo professor pela criana; Compreende textos lidos por outras pessoas, de diferentes gneros e com diferentes propsitos; Localiza informaes explcitas em textos de diferentes gneros, temticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.

8 - QUE ANIMAL ESTE? LIGUE A FIGURA AO QUADRO EM QUE O NOME DO ANIMAL EST ESCRITO.

CAVALO

CAMELO CAVEIRA
Eixo - Anlise lingustica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidade Domina as correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos. Eixo - Leitura Capacidade L textos no-verbais, em diferentes suportes

9- LIGUE AS ETIQUETAS AS CARTELAS COM NMERO, DESENHO OU LETRA:

NMERO

DESENHO

LETRA

A 9 B U 7 Eixo - Anlise linguistica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidade Diferencia letras de nmeros e outros sinais e smbolos.

10 - ENCONTRE A PALAVRA QUE A PROFESSORA DITAR E MARQUE UM X:

BOI
( )

FORMIGA
( )

Eixo Leitura Capacidade L texto no-verbal, em diferentes suportes. Eixo - Anlise linguistica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidade Domina as correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

11. ESCREVA NO QUADRO A FRASE QUE A SUA PROFESSORA


DITAR:

Eixo - Anlise linguistica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidade Domina as correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

12 - LOCALIZE NO TEXTO A PALAVRA QUE A PROFESSORA DITAR E ESCREVA -A NOS QUADRINHOS AO LADO. DEPOIS, PREENCHA A TABELA:

NMERO DE LETRAS

LETRA
INICIAL

LETRA FINAL

VOGAL

CONSOANTE

NMERO DE SLABAS

Eixo - Anlise linguistica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidade Domina as correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. Eixo - Anlise linguistica: discursividade, textualidade e normatividade Capacidade Reconhece gneros textuais e seus contextos de produo. Eixo Leitura Capacidades Compreende textos lidos por outras pessoas, de diferentes gneros e com diferentes propsitos; Localiza informaes expltias em textos de diferentes gneros, temticas, lidos pelo professor ou outro leitor. Eixo - Oralidade Capacidade Escuta com ateno textos de diferentes gneros, sobretudo os mais formais, comuns em situaes pblicas, analisando-os criticamente.

13. CIRCULE A FIGURA QUE


COMEA COM F TERMINA COM O

COMEA COM GI

TERMINA COM TO

Eixo - Anlise linguistica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidade Domina as correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos. Eixo Leitura Capacidade Leitura de textos no-verbais;

14 - OBSERVE AS FIGURAS E ESCREVA OS SEUS NOMES.

Eixo - Anlise linguistica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidades L, ajustando a pauta sonora ao escrito; Domina as correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. Eixo - Anlise linguistica: discur vidade, textualidade e normatividade Capacidade Conhece e faz usos das grafias de palavras com correspondncias regulares entre letras e fonemas. Eixo - Leitura Capacidade- L textos no-verbais, em diferentes supor tes.

15 ESCOLHA UM ANIMAL QUE VOC MAIS GOSTA OU GOSTARIA DE TER E ESCREVA UMA HISTRIA SOBRE ELE. DEPOIS, ILUSTRE. ILUSTRAO

Eixo - Anlise linguistica: Apropriao do Sistema de Escrita Alfabtica Capacidades Compreende que palavras diferentes compar tilham cer tas letras; Domina as correspondncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos; L, ajustando a pauta sonora ao escrito; Eixo - Anlise lingustica: discur vidade, textualidade e normatividade Capacidade Conhece e usa diferentes supor tes textuais, tendo em vista suas caractersti cas: finalidades, esfera de circulao, tema, forma de composi o, estilo, etc... Eixo Produo de textos Escritos Capacidade Planeja a escrita de textos considerando o contexto de produo: organiza o roteiros, planos gerais para atender a diferentes finalidades, com ajuda de escriba.

AVALIAO DO ENCONTRO

PARA FINALIZAR....

You might also like