You are on page 1of 19

LESES CORPORAIS

A autoleso no direito penal: Suicdio (Excees: art. 171, 2, V, CP e art. 184, CPM); autoflagelo Consentimento do Ofendido: Furar a orelha para ornamentao; Dermopigmentao (tatuagem); Transplantes de rgos entre vivos (Lei n 9.434/97); Vasectomia e Laqueadura tubria; Mudana de Sexo (hermafroditas ou no) Princpio da Insignificncia: admitida, em tese.

Leso Corporal Leve art. 129, Caput, CP


Art. 129, caput, Cdigo Penal a ofensa fsica integridade corporal ou sade de algum. Excluda a ofensa moral. A gravidade verificvel atravs de um processo de excluso: a leso que no estiver enquadrada nos 1 e 2: leses graves e gravssimas, leve.

Leso Corporal Grave: art. 129, 1, CP


Incapacidade para as ocupaes habituais por mais de 30 dias. Qualquer atividade, mesmo a no laborativa, afervel por laudo de exame complementar. Perigo de vida, considerado por diagnstico, e no por prognstico. Admitida nos delitos preterdolosos, pois sendo o resultado doloso, trata-se de tentativa de Homicdio. Exemplos jurisprudenciais: facada no pulmo; leses penetrantes no abdome; empurrar a vtima com um soco contra rua movimentada; transmisso a terceiro do vrus da Aids etc.

Leso Corporal Grave cont.


Debilidade permanente de membro: braos, mos, pernas e ps. Os dedos so apenas partes dos membros. Sua perda causar debilidade permanente do membro. Debilidade a diminuio da capacidade, e no a sua ausncia. Debilidade permanente de sentido: so nossos cinco sentidos: viso, audio, tato, olfato e paladar. Perder a viso de um dos olhos debilidade permanente do sentido da viso. Debilidade permanente de funo: respiratria, circulatria, reprodutora etc. Perder um dos rins debilidade permanente da funo renal, pois se trata de rgo duplo.

Leso Corporal Grave cont.


Acelerao de parto: antecipar o nascimento do beb antes do prazo normal previsto pela medicina. Caso o beb nascer morto, a leso corporal ser a gravssima (aborto). A pena da leso corporal grave de recluso de um a cinco anos.

Leso Corporal Gravssima art. 129, 2, CP.


Incapacidade permanente para o trabalho: trata-se de inaptido duradoura para exercer qualquer atividade laborativa lcita. Exige-se que a atividade seja remunerada economicamente. Enfermidade Incurvel: aquela que no pode ser curada de acordo com os recursos da medicina da poca da ao/omisso. Incabvel a reviso criminal, caso a evoluo mdica descobrir a reverso da doena.

Leso Corporal Gravssima cont.


Perda ou Inutilizao de Membro: cortar o brao
ou a perna (perda), ou perder os movimentos das mos (inutilizao). Uso posterior de prteses, ou um transplante posterior, no descaracteriza a qualificadora. Perda ou Inutilizao de Sentido: arrancar os olhos, ou vaz-los, como ocorreu com Sanso (perda), ou deixar a pessoa surda (inutilizao). Perda ou Inutilizao de Funo: arrancamento da bolsa escrotal para impedir a reproduo da espcie (perda)- impotncia generandi, ou deixar o homem impotente para o coito (inutilizao) impotncia coeundi.

Leso Corporal Gravssima cont.


Cirurgia para mudana de sexo (transexual): no deixa de ser uma leso corporal gravssima, uma vez que ocorre a mutilao do rgo sexual. Trata-se de recurso teraputico para os casos em que exista um conflito intransponvel entre a leso no corpo e a busca da felicidade. No existe crime por tratar-se de uma opo da vtima, que no mais podia continuar convivendo com o paradoxo corpo (masculino)mente (feminina).

Leso Corporal Gravssima cont.


Deformidade Permanente: no necessita
estar ligada beleza esttica (visvel). Seja a cicatriz visvel ou no, esttica ou no, vexatria ou no, restar configurada a qualificadora. Exemplos: queimaduras; vitriolagem; tatuagens em menores sem autorizao dos pais etc. A deformidade no poder ser reparada pelos recursos da medicina da poca da ao. Ainda que a vtima realize, posteriormente, uma cirurgia esttica corretiva, a qualificadora prevalecer (art. 4, CP).

Leso Corporal Gravssima cont.


Aborto: a interrupo da gravidez, pela
morte do feto. Trata-se de crime preterdoloso (Houve dolo em relao conduta que objetivava a leso corporal, e culpa em relao ao resultado mais grave - aborto). Pena: recluso de dois a oito anos. Havendo dolo direto ou eventual em relao ao aborto, e sofrendo a gestante leso corporal, teremos concurso de crimes: art. 125 + art. 129, 1 ou 2, conforme o caso.

LESO CORPORAL SEGUIDA DE MORTE art. 129, 3, CP


Trata-se de crime preterdoloso, ou seja, dolo antecedente na conduta agressiva, sem nimo de matar, com o consequente resultado morte a ttulo culposo. O agente quis um minus e alcanou um plus. Houve um exagero em relao ao ato realizado. Se o agente agiu com dolo indireto quanto ao resultado morte, dever ser responsabilizado por homicdio doloso.

LESO CORPORAL PRIVILEGIADA art. 129, 4, CP


Relevante valor social Relevante valor moral Sob domnio de violenta emoo, logo aps a injusta provocao da vtima REDUO DA PENA DE 1/6 a 1/3

Leso corporal privilegiada art. 129, 5, CP


Caso a leso corporal seja leve, o juiz pode substituir a pena de deteno por multa, quando: Houver motivo de relevante valor moral ou social, ou o autor tiver agido sob domnio da violenta emoo, logo em seguida injusta provocao da vtima. Ou, se as leses forem recprocas (feriram-se autor e vtima).

LESO CORPORAL CULPOSA art. 129, 6, CP


a leso que ocorre nas modalidades de negligncia, imprudncia, ou impercia. Exemplos: Deixar cair tijolo do andaime; deixar instrumento cirrgico no abdome da vtima; disparar arma quando de sua limpeza etc. Leses Corporais Culposas de Trnsito: art. 303, do CTB (Lei n 9.503/97).

CAUSAS DE AUMENTO DE PENA art. 129, 7, CP


Aumento de 1/3 da pena caso ocorrer inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixar de prestar socorro imediato vtima, ou fugir para evitar a priso em flagrante. SE O CRIME FOR CULPOSO. Aumento de 1/3 da pena se a vtima for menor de 14 anos ou maior de 60 anos. SE O CRIME FOR DOLOSO.

Perdo judicial art. 129, 8, CP


O juiz pode deixar de aplicar a pena caso as consequncias da agresso atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria.

VIOLNCIA DOMSTICA art. 129, 9, CP LEI N 11.340/06


Punem-se os crimes cometidos na mesma casa vida em famlia. uma forma de leso qualificada pela violncia familiar. Ao penal pblica incondicionada. Vtima com quem conviva, ou tenha convivido. Prevalecendo-se o agente das relaes domsticas (marido e mulher), de coabitao (moradores de uma mesma penso) ou hospitalidade (visita ou convidado).

CAUSA DE AUMENTO DE PENA NA VIOLNCIA DOMSTICA art. 129, 10, CP


Ocorrendo da violncia domstica leses corporais de natureza grave, gravssima ou seguida de morte, a pena aumentada em 1/3. O aumento incide sobre a pena j computada dos respectivos agravamentos, e no da figura simples fundamental.

CAUSA ESPECIAL DE AUMENTO DE PENA NA VIOLNCIA DOMSTICA art. 129, 11,


No caso da violncia domstica, se o agente agrediu ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro, e sendo esta pessoa portadora de deficincia (fsica ou mental), a pena ser aumentada em 1/3.

You might also like