You are on page 1of 6

Escola Estadual Jos Maria Hugo Rodrigues Professor Marcelo Daniela Menezes, Geovanne, Larissa, Stefani, Sarah.

Segundo ano C

Revoluo industrial; A maioria de origem fssil (carvo, gs natural e petrleo), causando diversos problemas; Pesquisas em prol de fontes renovveis e limpas.

Gerada pelo vento; Fonte limpa; O vento gira uma hlice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade; necessrio que haja ventos constantes e regulares; Inesgotvel e causa poucos impactos ambientais; Alteram paisagens, as hlices podem ameaar pssaros e emitem rudo; No mbito nacional, o estado do Cear destaca-se por ter sido um dos primeiros locais a realizar um programa de levantamento do potencial elico, que j consumido por cerca de 160 mil pessoas.

Um dos principais combustveis fsseis; Sua queima emite gases que prejudicam o meio ambiente; Sua extrao feita por meio de processos de minerao; Quando queimado, seu vapor aciona as turbinas instaladas nas usinas. Esse movimento gera a eletricidade; Barato e abundante, por isso usado em grande quantidade, mesmo sendo ruim.

Captada por painis solares, formados por clulas fotovolticas, e transformada em energia eltrica ou mecnica; Usada em grande quantidade em residncias; No polui e no acaba; Custo muito elevado; Em dias chuvosos e nublados, a gerao de energia menor.

Energia proveniente do calor da terra gerada no magma; obtida atravs da perfurao do solo em locais onde h grande quantidade de vapor e gua quente. Devem ser drenados at a superfcie terrestre por meio de tubulaes especficas. Em seguida o vapor transportado a uma central eltrica geotrmica, que ir girar as lminas de uma turbina e atravs de um gerador vira energia; Energia cara e pouco rentvel; Emisso de cido sulfdrico.

Obtida a partir da fisso do ncleo do tomo de urnio enriquecido; No comeo fora usada para objetivos militares; Algumas pessoas reprovam a energia nuclear; Com contribui para o efeito estufa; Custo alto e provveis acidentes.

Diversas teorias sobre o surgimento; Principal fonte de energia atualmente; Base para a fabricao de vrios produtos.

obtida atravs do potencial hidrulico de um rio; Energia potencial Energia mecnica Energia eltrica; Atualmente as usinas hidreltricas so responsveis por aproximadamente 18% da produo de energia eltrica no mundo; Apesar de ser renovvel e no emitir poluentes, a energia hidreltrica no est isenta de impactos ambientais e sociais.

Pode ser obtido em jazidas e atravs da queima de biomassa; Gasoduto; Nas indstrias, sua utilizao ocorre, principalmente, para a gerao de eletricidade; Nas residncias, o gs natural usado para o aquecimento ambiental e de gua; Nos automveis, essa fonte energtica substitui os combustveis.

You might also like