You are on page 1of 89

Perfurao

ndice Colunas de perfurao 1 Coluna de perfurao funes/Conexes/BHA; 2 Acessrios; 3 Ferramentas de manuseio; 4 Esforos; 4.1 Trao; 4.2 Presso interna; 4.3 Colapso/Toro; 4.4 Esforos conjugados 4.5 - Efeito da Trao no colapso. 4.6 Flambagem 5 Projeto de uma coluna de perfurao.

Perfurao
Objetivo Conhecer as especificaes das colunas de perfurao, seus componentes bsicos, acessrios, ferramentas e o seu dimensionamento.

Perfurao
Principais funes das Colunas de Perfurao; -Aplicar peso sobre a broca; -Transmitir rotao para a broca; -Conduzir o fluido de perfurao; -Garantir a inclinao e direo do poo. Componentes Bsicos; Kelly. Drill Pipe. Heavy Weight ou Hevi-Wate e Drill Colar. Acessrios Subs. Estabilizidores. Jar. Amortecedores de choque. Roller Reamer. Alargadores e

Principais Ferramentas Cunha. Chave de broca. Chave flutuante. Colar de segurana. Kelly Spinner. Iron Roughneck.

Perfurao
1 Componentes bsicos; Componentes Bsicos; -Kelly. -Drill Pipe (DP). - Heavy Weight (HWDP). -Drill Colar (DC). O BHA formado por todos os componentes que vo desde a broca at os tubos Heavy Weight ou Hevi-Wate. A seguir detalha-se a finalidade dos componentes bsicos;

Perfurao
1 Componente - Kelly O Kelly tem com funo de transmitir torque coluna de perfurao fornecido pela mesa rotativa. A especificao do Kelly encontrada no API Spec RP7G, item 6 e na Spec 7 seo 3. So fabricados de acordo com a Norma AISI 4145-H (41=ao cromo molibdnio, 45=0,45% de carbono e H=tipo de tempera). Abaixo do Kelly usa-se o Sub de Salvao do Kelly, que evita danos nas roscas do Kelly pelas constantes conexes.

Perfurao
1 Componente - Kelly O Sub de Salvao do Kelly tambm pode ser substitudo por um sub de rosca, quando a rosca do Kelly for diferente da coluna. Para escolha do Kelly deve-se pesquisar na seguinte tabela.

Perfurao
1- Componente - Kelly Para fechar o interior da coluna em caso de Kick, usa-se uma das duas vlvulas, a Kelly Cock Superior(opcional) e a inferior. Essas vlvulas devero ser testadas com as seguintes presses. Presso de trabalho 5000 psi Mnima Presso de teste (SheIl) 10000 psi

10000 psi 15000 psi

15000 psi 22500 psi

O Kelly no deve apresentar empenos e o seu centro da seo transversal deve coincidir com o centro geomtrico da coluna para evitar desgastes e vibraes no topo da coluna.

Perfurao
1 Componente - Drill Pipe (Tubos de perfurao) So tubos sem costura (ream less) feitos por extruso, com reforo nas extremidades para permitir a soldagem das juntas (tool joint). As suas principais funes so: a) Transmitir torque e rotao; b) Permitir o fludo de perfurao circular. A normalizao est na API SPEC 5A e RP7G.

Tool Joint

Perfurao
1 Componente - Drill Pipe (Tubos de perfurao) Na especificao do drill pipe deve constar:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Dimetro nominal externo (OD); Peso nominal; Reforo (upset); Conexo Comprimento nominal; Desgaste; Caractersticas especiais.

O dimetro nominal externo varia de 2 3/8 at 6 5/8. O peso nominal valor usado para identificar o tubo, no o peso do tubo pois este depende do peso do Tool Joint (unies cnicas), expresso em (lb/p). Com o peso nominal e o OD determina-se o ID e a espessura da parede.

Perfurao
1 Componente - Drill Pipe (Tubos de perfurao) comum passar um gabarito por dentro dos Drill Pipes e retirar da coluna aqueles tubos que o gabarito no passou. A coluna gabaritada chamada de coluna driftada. Assim a coluna garante o drift. O grau do ao determina as tenses de escoamento e de ruptura.
GRAU DO AO ESCOAMENTO Mnimo (psi) Mximo (psi) RUPTURA

E75
X-95 G105 S135

75.000
95.000 105.000 135.000

105.000
125.000 135.000 165.000

100.000
110.000 115.000 145.000

Perfurao
1 Componente - Drill Pipe (Tubos de perfurao) O reforo na extremidade do tubo tem objetivo de criar uma rea de maior resistncia, onde soldada uma unio cnica, minimizando nesse ponto o problema de quebra por fadiga. Esse reforo pode ser: Interno (IU) Internal Upset Externo (EU) External Upset Misto (IEU) Internal - External Upset

Perfurao
1 Componente - Drill pipe (Tubos de perfurao) Corpo grau do ao E e X ao carbono AISI 1040 e 1045: 10 -> ao carbono. 40 -> 0,4% de carbono. 45 -> 0,45% de carbono. Corpo grau do ao G e S - AISI 4130 e 4140 41 -> ao molibdnio. 30 -> 0,3% de carbono. 40 -> 0,4% de carbono .

Tool Joint ao AISI 4137-H 41 -> ao molibdnio. 37 -> 0,37% de carbono. H -> tipo de tempera.

Perfurao
1 Componente - Drill pipe (Tubos de perfurao) Outros tipos de materiais so alternativos para Drill Pipe, como os compostos reforados com fibras de carbono, ligas de alumnio e titnio: Densidade do ao carbono = 7,85 g/cm Densidade de ligas no ferrosas = 4,54 g/cm Densidade do titnio = 2,78 g/cm Densidade de compostos c/fibra de carbono = 1,8 g/cm.

Dessas alternativas somente a de ligas de alumnio tem algum histrico de uso. Os DP de alumnio so opes para poos de grande afastamento, pois reduzem o atrito da coluna na seo horizontal do poo. No entanto, para poos profundo, se houver uma variao de temperatura entre 20C e 200C a tenso de escoamento cai at 70%.

Perfurao
1 - Componente - Drill Pipe (Tubos de perfurao) Classificao quanto ao desgaste (reduo de espessura) CLASSE Novo Premium Classe 2 Classe 3 REDUO DE AT CDIGO FAIXA 0% 1 branca De 0% a20% De 20% a 30% De 30% a 40% 2 brancas 1 amarela 1 laranja

Rejeitado

>40%

1 vermelha

Tubo novo s quando comprado, assim se o tubo desceu uma vez no poo passa condio de Premium. No mar comum utilizar tubos de perfurao Premium. Em terra, pode-se utilizar a Classe 2 ou mesmo a Classe 3. O Drill Pipe para ser consumido em operao.

Perfurao
1 Componente - Drill Pipe (Tubos de perfurao) Existem 3 ranges de tubos
RANGES
RANGE 1 RANGE 2 RANGE 3

COMPRIMENTO
18 A 22 PS 27 A 32 PS MEDE 40 Ps

TAMANHO MEDIO
MDIA 20 ps Media 30 ps Media 40 ps

As roscas das unies cnicas so padronizadas pelo API, levando em conta o nmero de fios por polegada, a conicidade em percentual de perfil da rosca. O API adota a forma de V NMERO, para a rosca e o nmero pode significar a largura do dente da rosca ou o raio de entalhe da rosca.

Perfurao
1- Componente - Drill Pipe (Tubos de perfurao)

ROSCA API IF HF REG

NOME INTERNAL FLUSH FULL HOLE REGULAR

PERFIL V-0,038R V-0,038 R/V V-0,04/V

As roscas API dos DP no vedam na rosca como ocorre nos tubos de revestimento com a graxa, pois a vedao conseguida no espelho das caixas e pinos com o torque certo. Por isso aplicar o troque especificado fundamental para os Drill Pipes.

Perfurao
1Componente - Drill Pipe (Tubos de perfurao) Conexes de Drill Pipes mais comuns. NC=Number Connection, normalizado pelo API a partir de 1968.

Perfurao
1Componente - Drill Pipe (Tubos de perfurao) Detalhes das conexes de Drill Pipe.

Perfurao
1Componente - Drill pipe (Tubos de perfurao) Torque

importante usar o torque adequado recomendado pelo API nas unies.


O aperto excessivo pode resultar em quebra:

Da caixa da conexo. Do pino da conexo Do cabo da chave flutuante. Da chave flutuante.


O aperto insuficiente pode resultar em vedao insuficiente, originando na ocorrncia indesejvel de lavagem dos fios de rosca (ficam trechos sem fios de rosca) e pode ocorrer soltura da coluna.

Perfurao
1 Componente - Drill pipe (Tubos de perfurao) Fadiga

A fadiga a causa da maioria das rupturas de DP. A fadiga aparece quando os tubos trabalham fletidos.
Ranhuras

Os DP possuem ranhuras e sulcos, pela ao das cunhas, revestimentos e transporte. As ranhuras transversais so perigosas pois constituem pontos de concentrao de tenso.
Corroso Forma depresses na superfcie que facilitam a fadiga.

Perfurao
1 Componente - Drill pipe (Tubos de perfurao) Recomendaes prticas

No usar cunha para desenroscar tubos. No usar martelo mas sim marreta de bronze. Evitar o uso de corrente. Evitar utilizar tubos tortos. Evitar torque excessivo. Evitar que trabalhem sob compresso. Usar HW ou trocar posio de DP na coluna. Apoiar em 3 pontos na mesa rotativa atravs da cunha. Terminado o poo lavar as roscas e aplicar graxa. Fazer inspeo para detectar fissuras.

Perfurao
1 Componente- Drill pipe (Tubos de perfurao)

Perfurao
1 Componentes do BHA COMANDOS (DRILL COLAR) Objetivos: Transmitir peso para a broca. Circular fluido de perfurao. Dar rigidez a coluna junto com aos estabilizadores, permitindo controlar a inclinao do poo e o desvio do poo. Na especificao do comando deve constar:

1. Dimetro nominal externo (OD) em pol.; 2. Dimetro interno (ID) em pol.; 3. Tipo de conexo; 4. Caractersticas especiais (espiralados ou lisos), com ressalto para cunha e elevador.

Perfurao
1 Componentes do BHA COMANDOS (DRILL COLAR)

Formas dos Drill Colars:


Lisos Espiralados (previnem a priso por presso diferencial de presso) Quadrados (previnem a priso por diferencial de presso), mas so difceis de pescar.

Perfurao
1 Componentes do BHA- COMANDOS (DRILL COLAR) O dimetro externo escolhido em funo do dimetro do poo e para possibilitar pescaria. O dimetro interno esta relacionado ao peso do comando. As caractersticas especiais se o comando do tipo espiralado ou liso, se tem ou no rebaixamento para colocao de cunhas e pescoo para o elevador.

Existe um comando especial para poos direcionais chamado de KMomel, que feito de material no magntico.
Dimetro externo Limite de escoamento(psi) Tenso de ruptura(psi)

3 1/8at 6 7/8 De 7 a 10

110.000 100.000

140.000 135.000

Perfurao
1 Componentes do BHA - COMANDOS (DRILL COLAR) Os comandos so fabricados de ligas de ao 4145-H Cromo Molibdnio forjado e usinado no dimetro externo, sendo o dimetro interno perfurado a trepano. So fabricados nos range de 30 a 31 ps, mas em casos especficos podem ter 42 a 43,5 ps. A conexo usinada no prprio tubo e protegido por uma camada fosfatada. A parte mais frgil a conexo.

Perfurao
1 - Componentes do BHA Heavy Weight

Objetivos:
Permitir a circulao de fludos; Transmitir rotao; Promover transio de rigidez; Peso sobre a broca. Tipo de ao: o ao do Tool Joint AISI 4145H, ao cromo molibdnio. J no corpo do HW usa-se o ao AISI 4032, ao molibdnio.

Perfurao
1 - Componentes do BHA - Heavy Weight

Especificao:
Dimetro externo (3 a 5); Comprimento nominal (Range II e III); Grau do ao (marcado no Tool Joint); Aplicao de material duro: - Tool Joints. - Reforo intermedirio. Desgaste: no h normalizao. avaliado pelo usurio.

Perfurao
1 - Componentes do BHA - Heavy Weight Vantagens: Menor tempo de manobra que o comando. Diminui a possibilidade de quebras de DP na zona de transio de esforos. Aumenta a eficincia de sondas de pequeno porte pela maior agilidade no manuseio de HW do que dos DC. Nos poos direcionais diminui o atrito, pois tem menor rea em contato com as paredes do poo.

Perfurao
1 - Componentes do BHA - Heavy Wheight Tubos HW mais utilizados.

Perfurao
1 - Conexes 1.1 Unio cnica (API Spec. 7)

Facilitam o enroscamento Promovem vedao metal x metal nos ombros;


1.2 Roscas API IF FH INTERNAL FLUSH FULL HOLE PERFIL V 0,038/R PERFIL V 0,038R/V

REG

REGULAR

PERFIL V 0,040/V-0,05

1.3 Tipos Integrais (Comandos) Tool Joint (DP e HW) - adio de metal duro; - aumenta a vida til; - gera maior desgaste no revestimento;

Perfurao
1- Conexes

1.4 Tool Joint: so de dois tipos Enroscamento a quente (unio aquecida e tubo frio) Soldagem integral (partes aquecidas por induo e enroscamento por rotao e presso, sem adio de material);

Perfurao
1- Conexes 1.5 Aes prticas

Colocar protetor de rosca: tanto no pino como na caixa.


Colocar torque adequado nas conexes: O API lista o torque mnimo necessrio; Colocar o torque entre o mnimo e mais 10%; Aplicar o torque no ponto certo; Calibrar a chave hidrulica.

Perfurao
1- Conexes
Trabalhando na conexo com duas chaves flutuantes.

Perfurao
1- Conexes
Drill Pipe

Toll Joint

Mesa rotativa Plataformista trazendo uma chave flutuante

Perfurao
2- Acessrios So eles:

2.1) Estabilizadores - Calibre do poo/Rigidez/Afastar comandos da parede.


2.2) Roller Reamer - Escarificador de paredes do poo

2.3) Jar - Soltar a coluna presa.


2.4) Schok Sub 2.5) Os substitutos (Subs) - Sub de iamento/Sub de broca/Salvao do Kelly/Cruzamento de roscas/outros.

Perfurao
2- Acessrios 2.1 - Tipos de Estabilizadores. Fundamentais em poos desviados

Laminas ajustadas; Lminas soldadas Camisa com mandril Camisa no rotativa Steerable Ajustvel Expansvel ou varivel
Os estabilizadores integrais so uma pea nica com lminas soldadas no corpo do tubo. Estabilizadores com camisa podem ser trocados quando gastos. Steerable permite variar o dimetro durante a perfurao atravs de variao de vazo, rotao e peso.

Perfurao
2 Acessrios 2.2 Escariadores (Roler Reammer)

Calibre do poo; Rigidez; Afastar comandos da parede; Formaes mais duras e abrasivas.
2.3 Ferramentas - impacto Os tipos so: Drilling Jar; Aceleradores; Bumper; Shocks Subs.

Perfurao
2.3 Ferramentas - impacto O Drilling Jar utilizado para libertar coluna presa atravs de impactos ascendentes ou descendentes, transformando a energia elstica da deformao da coluna em energia cintica. Drilling jar e Fishing jar Drilling jar : Mecnico Hidrulico Hidro- mecnico.

Perfurao
2.3 Ferramentas - impacto Posicionamento do Jar.

O Jar no deve ser colocado em zona frgil da coluna e nem criar uma zona frgil. O Jar no deve ser posicionado a pequena profundidade (peso insuficiente). O Jar no deve ser colocado em zona de flutuao de carregamento de trao para compresso. A fora de impacto do Jar equivale a 8 vezes a fora colocada sobre ele. Posicionar o Jar 30 metros acima do ponto mais alto de priso (estabilizadores, alargadores, etc.). Posicionar o Jar 30 metros acima de qualquer mudana de rea. O Jar tem um valor mnimo de trava, tanto a trao como a compresso e no se deve ultrapassar em 50%, para evitar o disparo acidental.

Perfurao
2.3 Ferramentas - impacto Disparo do Jar (para cima): a trao de disparo do Jar para cima ser o peso da coluna acima do Jar+arraste do poo+trao desejada (overpull). Seqncia do disparo: armar o Jar baixando a coluna acima dele. Tracionar a coluna com o valor calculado. Manter a coluna tracionada at o disparo. Repetir o procedimento at a coluna ser libertada. Disparo do Jar (para baixo) A trao de disparo do Jar para baixo ser o peso da coluna acima do Jar - arraste do poo forca de abertura do mandril do Jar compresso desejada. Seqncia de disparo: armar o Jar tracionando a coluna sobre ele. Comprimir o Jar tracionado a coluna no valor calculado. Manter a coluna tracionada. Repetir a operao at a liberao da coluna.

Perfurao
2.3 - Ferramentas - impacto Jar Frmulas

Fora de impacto do Jar:


Fi = Ajar/(Adc +Ajar) x (Vjar/Vdc) x Tovp Velocidade de contrao do DC: Vdc =(Tovp x Vs)/(Adc x E) Ajar = rea do Jar Adc= rea do Drill Colar Vjar= Velocidade de Jar Vdc= Velocidade de contrao do Drill Collar Tovp= Fora no Jar (overpull) E = Mdulo de elasticidade do DC Vs= Velocidade acstica do som no meio.

Perfurao
2.3 Ferramentas - impacto Jar Frmulas Velocidade do martelo do jar Vjar = Vdc x (1 + 2 x )
n-1 n n

Vjar = Vc x (1+2 x /(1- ))


Coeficiente de reflexo = (-1)/(+1) = Adc/At = coeficiente de reflexo n= nmero de reflexes At = rea do tubo de perfurao

Perfurao
2.3 Ferramentas - impacto Exerccio n1: Calcule a velocidade do martelo depois da primeira, segunda, terceira, quarta, etc. reflexo e a fora de impacto do jar. Dados: DC 8x 3, DP 5 x 4,277, velocidade do som no DC= 16800 ps/s, Overpull = 100.000 lbf e rea do Jar = rea do DC

rea do DC Adc = /4(8-3)= 43,197 pol.


Velocidade do som no meio (DC) Vdc = Tovp x Vs/Adc x E =(100.000x16800)/(43,197x30x10)=1,297p/s rea do DP At = = /4(5-4,277)= 5,268 pol. = Adc/At = 43,197/5,268= 8,20 = (-1)/(+1) = (8,20-1)/8,20+1)= 0,7826

Perfurao
2.3 Ferramentas - impacto Jar exerccio Velocidade do jar Vjar 1 = 1,297 (1+2 x 0,7826)= 3,33 ft/s Vjar 2 = 1,297 (1+2 x 0,7826 x 0,7826)= 4,92 ft/s Vjar 3 = 1,297 (1+2 x 0,7826 x 0,7826 x 0,7826)= 6,16 ft/s Vjar 4 = 1,297 (1+2 x 0,7826 x 0,7826 x 0,7826 x 0,7826)= 7,13 ft/s Vjar = 1,297 (1+2 x 0,7826/1-0,7826)=10,63 ps/s

Fora de impacto Fi = (43,197/43,197+43,197) x (Vjar/1,297) x 100.000=


Para Vjar=3,33 ft/s -> Fi= 128.373 lbf. Vjar=4,92ft/s -> Fi=189.668 lbf Vjar= 6,16 ft/s -> Fi= 237.471 lbf, Vjar= 7,13 ft/s -> Fi = 274,885 lbf Vjar = 10,63 ft/s -> Fi = 409.792 lbf

Perfurao
2.4 Ferramentas Amortecedor tendncias de desvio colocar o de choque (Schok Sub) amortecedor acima do conjunto estabilizado. Objetivo: absorver vibraes produzidas pela broca. Local de colocao:

Para poos sem tendncia de desvio posicionar acima do sub de broca. Para poos com pequenas tendncias de desvios, deve-se posicionar o amortecedor acima do primeiro ou segundo estabilizador. Para poos com grandes

Perfurao
3 Ferramentas de manuseio So as seguintes: Chaves flutuantes e hidrulicas; Iron Roughneck ; Easy-Torq Cunha; Colar de segurana Kelly Spinner. As cordas so utilizadas para enroscar tubos, j as chaves flutuantes, mantidas suspensas na plataforma, so usadas para dar torque de aperto ou desaperto nos elementos tubulares.

Perfurao
3 Ferramentas de manuseio Algumas sondas so equipadas com chaves pneumticas ou hidrulicas, que servem para enroscar ou desenroscar tubos. Mas o torque dado pela chave flutuante. O Easy-Torq para aplicar altos valores de torques, podem ser utilizados para apertar e desapertar comandos. Em algumas sondas tem-se o Roughneck, que capaz de executar os servios dos plataformistas durante as conexes.

Perfurao
3 Ferramentas de manuseio Roughneck- exemplos

Perfurao
3 Ferramentas de manuseio; Configurao com duas chaves flutuantes ( a situao normal) em ao em duas configuraes diferentes:

Chave 2

Chave 1

Perfurao
3 Ferramentas de manuseio Clculo do torque na conexo: O torque a fora multiplicada pelo tamanho da chave flutuante.
Tubo R

T = R x F x sen .
Exerccio n2: determine a trao no torqumetro e a fora no cathead, para as duas configuraes, sabendo-se que o torque a ser dado de 36.000 lbf. ft e o brao da chave mede 4 ft.

Perfurao
3 Ferramentas de manuseio

Situao 1

C = 36000(lbf.ft)/4(ft)= 9000 lbf F = 9000 lbf/2 = 4500 lbf Fora co Cathead de 4500 lbf. Trao no Torqumetro de 9000 lbf

Perfurao
3 Ferramentas de manuseio

Situao 2

R = 36000(lbf.ft)/4(ft)= 9000 lbf F = C = 9000 lbf/2 = 4500 lbf Fora co Cathead de 4500 lbf. Trao no Torqumetro de 4500 lbf
FORA

Perfurao
3 Ferramentas de manuseio Cunha: servem para apoiar a coluna na plataforma. So providas de mordentes que se encaixam entre a coluna e a mesa rotativa. Colar de segurana: para comandos lisos com a funo de prover um batente para cunha caso o comando deslize.

Kelly Spinner: Equipamento colocado acima do Kelly, acionado por ar comprimido que permite fazer o Kelly girar nas conexes e desconexes.

Perfurao
3 Ferramentas de manuseio A esquerda o elevador puxando uma coluna. A direita o torrista pronto para abrir o elevador e colocar uma seo na vertical junto com as demais.

Perfurao
Exerccios da srie 2 sobre Coluna de perfurao: 1-Quais as 4 principais funes da coluna de perfurao? 2-Quais as 4 principais componentes da coluna de perfurao? 3-O que deve constar na especificao do tubo de perfurao? 4-Por que tubos de perfurao so fabricados com reforo na extremidade? 5-O que um tubo de perfurao de classe premium? 6-Qual a parte mais frgil dos tubos de perfurao? 7-Quais as 3 funes do Drill Colar? 8- Por que usar HWDP? 9-Cite 4 tipos de subs? 10-Para que servem os estabilizadores na coluna de perfurao? 11-Qual a funo do colar de segurana? 12- Cite 5 ferramentas de manuseio? 13- Quais os tipos de conexes utilizados na coluna de perfurao?

Perfurao
4 Esforos 4.1 Trao para coluna de perfurao. Quando a tenso atinge a mxima tenso admissvel E, teremos a resistncia a trao do tubo. Ym = Rt/A (Ym =Y = E = limite de escoamento, Rt = trao mxima e A = rea). Rt = /4 x Y x (OD-ID) O elemento mais solicitado a trao o tubo de perfurao (DP), pois deve suportar todo peso prprio da coluna imersa em fludo, na maior profundidade esperada. Assim, considerando o empuxo temos: T = P E (P = peso prprio da coluna e E= empuxo)

Perfurao
4.1 Trao para coluna de perfurao. T= Peso-Empuxo P = (ao) x V (ao) E = (f) x V(deslocado) (ao) = peso especfico do ao = 65,44 lb/gal. (f) = peso especfico do fludo do poo V (ao) = volume de ao. V (deslocado) = volume de fludo deslocado pelo ao. T = (ao) x V(ao) (f) x V(ao) = (ao) x V(ao) (1 (f))/(ao). T=xP

= (1 (fludo))/(ao).
= Fator de flutuao

Perfurao
4.1 Trao para coluna de perfurao. Peso especfico do fludo 8,6 9 = Fator de flutuao 0,862 0,862

10 0,847 11 0,832 12 0,817 comum utilizar = 0,9 multiplicando o limite de escoamento para trabalhar na regio linear do grfico. Com o fator de segurana de 1,25 temos :
Rt = (Y x A x 0,9)/1,25

Perfurao
4.2 Presso Interna Quando a presso interna maior que a presso externa a resistncia interna calculada pela frmula de Barlow para tubos de paredes finas.

= ((Pi-Pe) x OD)/2t
A resistncia mxima ocorre quando a tenso atingir a tenso de escoamento E. Logo a mxima diferena de presso (Pi-Pe) ser a mxima resistncia a presso interna possvel (Rpi). Y = Rpi x OD/2 x t e Rpi = 2 x t x Y/OD O API permite que a espessura dos tubos de perfurao (DP) para tubos novos variem em at 12,5%. Logo: Rpi = 2 x (0,857 x t) x Y/OD = 1,75 x t x Y/OD

Perfurao
4.2 Presso Interna Para o clculo do tubo desgastado considera-se o desgaste apenas na espessura, o dimetro externo permanece nominal. Fator de segurana igual a 1,1. Exerccio 3: Qual a Rpi de um tubo de perfurao 4 OD, 16,6 lb/p, grau E, novo. Grau E -> Y = 75000 psi t = (4,5 3,826)/2 = 0,337 Rpi = 1,75 x t x Y/OD = 1,75 x 0,337 x 75000/4,5= 9830 psi Rpi = 9830/1,1 = 8935 psi.

Perfurao
4.2 Presso Interna Exerccio 4: Qual a Rpi de um tubo de perfurao 4 OD, 16,6 lb/p, grau E, Premium?

permitida uma reduo de 20% da espessura.


Grau E -> Y = 75000 psi t = (4,5 3,826)/2 = 0,337 x 0,8= 0,2696

Rpi = 1,75 x t x Y/OD = 1,75 x 0,2696 x 75000/4,5 = 8987 psi Rpi = 8987/1,1 = 8170 psi.

Perfurao
4.3 Colapso Esse efeito ocorre quando a presso externa maior que a presso interna. A ruptura mais comum pseudo plstica. r = A +B/R e t = A B/R

A = (Pi x Ri Pe x Re)/(Re-Ri) B = ((Pe-Pi)Re x Ri )/(Re-Ri)

Para o clculo do colapso assume-se Pi=0. Assim, nas expresses acima o valor de A sempre negativo e de B sempre positivo.
A tenso mais crtica a mxima em mdulo (|r|,|t|) = t ( a mxima). Como o mximo valor de t ocorre na parede interna do Tubo, temos R=Ri

Perfurao
4.3 Colapso t = (-Pe x Re)/ (Re-Ri) (Pe x Re x Re/ (Re-Ri) t = -2Pe Re/ (Re-Ri) O sinal negativo esta indicando compresso. Assim, quando nesse ponto se atinge o limite de escoamento se ter a mxima presso externa. t = Y e R=Ri e Pi =0 => Pe = Rc Y = (2 x Re x Re)/(Re-Ri) = Y/2x ((Re Ri)(Re+Ri))/Re, mas Re-Ri=t e Re+Ri+t = OD Rc = Y/2 x t x (OD-t)/OD/4 Pc = 2 x Y x ((OD/t)-1)/(OD/t))

Experimentalmente essa equao se aplica para pequenos valores da relao de OD/t (ou seja, tubos de parede grossa). Se for aplicada essa condio diz-se que o colapso por ESCOAMENTO ou pseudo plstico.

Perfurao
4.3 Colapso Existem outros limites de perda de estabilidade por colapso e assim foram definidas 4 regies: Falha por escoamento ou pseudo plstica (frmula slide anterior) Falha plstica (levantamento de testes reais) Falha de transio(ajuste entre duas regies) Falha elstica (instabilidade da parede do tubo) O API definiu as seguintes constantes para clculo do colapso A = 2,8762+0,10679 x 10(Y) + 0,21301 x10(Y)-0,53132x10(Y) B = 0,026233 + 0,50609 x10 (Y) C = -465,93+0,030867(Y)-0,10483 x 10(Y)+0,36989 x 10(Y)

Perfurao
4.3 Colapso F = 46,95x10(X1)/(Y)(X2)(X3) X1= ((3x(B/A))/(2+(B/A))) X2= (Y)x((3(B/A))/(2+(B/A)) B/A) X3=((1 (3(B/A))/(2+(B/A))) G = F(B/A)
GRAU DO AO E ESCOAMENTO 13,60 ou menos PLSTICA Entre 13,60 e 22,91 TRANSIO ELASTICA

Entre 22,91 e 32,05 Acima de 32,05

X
G S

12,85 ou menos
12,57 ou menos 11,92 ou menos

Entre 12,85 e 21,33


Entre 12,57 e 20,70 Entre 11,92 e 19,18

Entre 21,33 e 28,36 Acima de 28,36


Entre 20,70 e 26,89 Acima de 26,89 Entre 19,18 e 23,44 Acima de 23,44

Perfurao
4.3 Colapso Frmula para a falha Plstica: Rcp = Y x (A/(OD/t)-B)-C As constantes para a frmula so:
GRAU DO AO E X G A 3,054 3,124 3,162 B 0,0642 0,0743 0,0794 C 1,806 2,404 2,702

3,272

0,0946

3,601

Perfurao
4.3 Colapso Frmula para a falha de Transio: Rt = Y x (F/(OD/t)-G) As constantes para a frmula so:
GRAU DO AO E X G F 1,990 2,029 2,053 G 0,0418 0,0492 0,0515

2,133

0,0615

Perfurao
4.3 Colapso Frmula para a falha Elstica: Rc= 65 x 10/(OD/t) x ((OD/t) -1). O API fornece a seguinte equao para calcular em psi (x 0,95 e x 0,75) Re= 46,95 x 10/(OD/t) x ((OD/t) -1) Para clculo do colapso do tubo desgastado, considera-se desgaste no OD.

Perfurao
4.3 Colapso Exerccio n5: Qual a resistncia ao colapso de um tubo de perfurao 4 1/2, 16,6 lb/p, grau E e novo?

Grau E => Y = 75000 psi t= 4,5-3,826/2 => t=0,337 OD/t = 4,5/0,337 = 13,353 < 13,67 (Falha no regime Escoamento ou pseudo-plstica).
Pc = 2 x Y x ((OD/t)-1)/(OD/t)) Rpp = 2 x 75000 x ((4,5/0,337)-1)/(4,5/0,337) = 10392 psi Rpp com fator de segurana Rcs= 10392 psi/1,125 = 9237 psi

Perfurao
4.3 Colapso Exerccio n6: Qual a resistncia ao colapso de um tubo de perfurao 4 1/2, 16,6 lb/p grau E classe Premium? Grau E => Y = 75000 psi. t =0,337 x 0,8 = 0,2696 OD = 4,5 (2 x (0,337-0,2696))=4,3652 OD/t = 4,3652/0,2696= 16,19. 13,63<16,19<22,91 Logo falha se d no regime plstico. Rcp = Y x (A/(OD/t)-B)-C Rc = 75000 ((3,054/16,1914)-0,0642)-1806= 7525 psi Rc= 7525 psi/1,125 = 6689 psi

Perfurao
4.3 Toro Se calcula pela seguinte frmula: Q = J x max/re Mas, max= 0,5 Y O API utiliza 0,575 em vez de 0,5, por seguir o critrio de Von Mises mostrado a seguir: (1- 2) + (13) + (2 3) = 2Y Como 1=, 2=- e 3=0 Logo (( -(- )) +() + () =2Y disso tenho: 6 ()= 2Y max. = Y/3. O max. recomendado pelo API 0,577 x Y J = momento de inrcia re = raio externo

Perfurao
4.3 Toro O momento de inrcia pode ser calculado como: J=/32(OD-ID). Exerccio n7: Qual a resistncia a toro de um tubo de perfurao 4 OD, 16,6 lb/p, grau E novo? Dados: OD=4,5, ID =3,826 Clculos re = 4,5/2 = 2,25 J=/32 x (4,53,826) = 19,221 max = 0,577 x 75000= 43275 psi Q=(19,221 polx 43275lbf/pol)/2,25pol=369.684 lbf.pol

Perfurao
4.3 Toro Exerccio n8: Qual a resistncia a toro de um tubo de perfurao 4 OD, 16,6 lb/p, Premium? OD=4,5-2x(0,337-0,2696)=4,3652 re = 4,3652/2=2,1826 J=/32x(4,36523,826)=14,6097 max=0,577x75000=43275psi Q =(14,6097x43275)/2,1826=289.670 lbf.pol.

Perfurao
4.3 Influncia da tenso axial
Efeito da > na v Presso interna Colapso Toro trao compresso

+ _ _

+ _

O aumento na resistncia interna desprezvel.

Perfurao
4.4 Efeito conjugado de esforos: trao no colapso
Deduo por Von Mises:

(1-3) + (1-2) + (2-3) = 2Y O ponto crtico na parede interna. Assim, r=ri, Pi=0, r = 3= 0, t =2, a = 1 (a-t) + (a) + t = 2Y (a) - (a x t) + (t) = Y (a)/Y - (a x t)/ (Y x Y) + (t)/ Y= 1 a = T/rea e X = (T/rea)/Y X X t/Y + (t)/ Y = 1 Mas Y = 2 x Rc x re/(re-ri) (de dedues de frmulas do colapso) E t = 2 x Rca x x re/(re-ri) Ento -t/y = Rc/Rca = Z Finalmente temos a equao de uma elipse X + XZ + Z=1

Perfurao
4.4 Efeito da trao no colapso Assim para o clculo da resistncia reduzida ao colapso se procede da seguinte maneira:

a) Dado a tenso de escoamento, a trao atuante e a geometria, calcula-se a tenso axial e o valor de X=(quanto a tenso de escoamento esta sendo consumida pela tenso axial). b) Atravs da equao da elipse calcula-se Z(Z=quanto de tenso est disponvel para o colapso). c) Com os dados de geometria e tenso de escoamento calcula-se a resistncia ao colapso. d) Com a resistncia ao colapso e Z calcula-se a resistncia ao colapso reduzida.

Perfurao
4.4 Efeito da trao no colapso Exerccio n9: qual a resistncia ao colapso de um tubo de perfurao 4 , 16,6 lb/gal, grau E, novo, sujeito a trao de 200000 lbf? A=/4(4,5-3,826)= 4,4074 in a= 200000 lbf/4,4074= 45378 psi X = a/Y = 45378psi/75000=0,605 0,605+0,605 x Z + Z =1 Z 0,5492 -1,1542 (descartar) Resistncia ao colapso OD/t= 4,5/0,337 = 13,353 < 13,67 (Dimenso ESCOAMENTO) Rc = 2 x 75000 x ((4,5/0,337)-1)/ ((4,5/0,337)=10392 psi Rca= 0,5492 x 10392 psi. Com (FS) Racs= 5707,29/1,125= 5073 psi

Perfurao
4.4 Efeito da trao no colapso Exerccio n10: Mesmo exemplo para tubo de perfurao Premium. Espessura = 0,337 x 0,8 = 0,26 OD= 4,5-2(0,337-0,2696)= 4,3652 rea = /4(4,3652-3,826) = 3,4689 Tenso Axial = 200000/3,4689 = 57656 psi Logo: X =a/Y = 57656/75000=0,7687 0,7687+ 0,7687 x Z + Z =1 Z =(0,3618 ou -1,1310) Resistncia ao Colapso: OD/t= 4,3652/0,2696 =16,19 (Regime plstico) Rc=75000((3,054/16,1914)-16,19)-1806=7525 psi Rca = 0,3618 x 7525 = 2722 psi Rcas = 2722 psi/1,125= 2420 psi

Perfurao
4.4 Efeito da trao na toro Considera-se a resistncia a toro de um elemento na parede externa do tubo, quando nota-se que max de cisalhamento o do raio externo. Ento essa tenso ser a mxima reduzida

r,max = max (a/2)


Q corrigido =( J x r,max) /Re Exerccio n11: Qual a resistncia a toro de um tubo de perfurao de 4 OD, 16,6 lb/pe, E, novo, quando tracionado com 1000000 lbf? Raio externo = 4,5/2 = 2,25 J= /4 (4,5-3,826)= 4,4074 pol Tenso de cisalhamento max.= 0,577 x 75000= 43275 psi Tenso axial = a/A = 1000000/4,4074 = 22689 psi

Perfurao
4.4 Efeito da trao na toro Tenso de cisalhamento reduzida mxima: r,max= Vmax (a/2) = V 43275-(22689/2) = 41762 psi Toro mxima

Q = 19,221 x 41762/2,25 = 356.759 lbf. pol

Perfurao
4.5 Flambagem a perda de estabilidade e um corpo pelo aparecimento de deformaes. Mas uma coluna no flamba se a>(a+t)/2 a>A = (Pi x Ri Pe x Re)/(Re-Ri). Se suspenso no ar no ocorre flambagem a>0. No fludo igualando a Pi=Pe e temos (P); a> P x (Ri Re)/(Re-Ri) = -P A linha neutra de flambagem dada por x = PSB/(W x ) PSB = peso sobre a broca. W= peso LINEAR da coluna. = 1-(fluido)/(ao).

Perfurao
4.5 Flambagem Exerccio n12: quais as alturas da linha neutra e da linha neutra de flambagem, de uma coluna com 1000 ps e peso linear de 20lbf/p, sabendo-se que o peso sobre a broca de 3000 lbf e o poo esta com fluido de 10lbf/gal. Linha neutra de flambagem = 1-(fluido)/(ao) => 1-10/65,5=0,8473 x = PSB/(W x ) => 3000/(20 x 0,8473) = 177 ps (do fundo para a superfcie. Linha neutra entre compresso e trao Trao na superf.=20 lbf/pe x 1000ps x 0,84733000 lbf= 13947 lbf Na linha neutra => 0 = 13947lbf 20lbf/pe x y => y=697 ps.

Perfurao
5 - projeto de uma coluna Para o projeto de uma coluna precisamos: Dimetro da fase; Profundidade da fase; Equipamentos disponveis; Mximo peso aplicado sobre a broca. Os passos para o calculo esto nos slides seguintes: .

Perfurao
5 - projeto de uma coluna Paso1: calcular o fator de flutuao (); Paso2: determinao do peso dos comandos; Wdc=PSBmax/(cos x x PLN). Sendo PSBmax(peso max sobre a broca, (inclinao do poo), PLN (posio da linha neutra, normalmente = 0,8). Paso 3: peso total do BHA. PBHA =(Lc1 x Wdc1 + Lc2 x Wdc2+....+LHW X WHW) x Paso 4: determinar o comprimento do Drill Pipe por tipo; Para o primeiro tipo de tubo de perfurao deve-se usar o fator de segurana: Ldp= (0,9 x Rt PBHA)/ (Wdp x x CS). Ldp=comprimento tubos de perfurao; Rt = resistncia a trao, CS= coeficiente de seg.(1,125), Wdp= peso da coluna.

Perfurao
5 - projeto de uma coluna Paso5: verificar ao colapso; Para cada tipo de tubo deve-se verificar ao colapso supondo a coluna vazia. Ento a presso hidrosttica do anular deve ser maior que Rcr. (Ph<Rcr). Deve-se calcular a maior profundidade que a coluna seca possa alcanar. Hmax = Rcr x 5,87/(f x CS), sendo: Hmax = profundidade mxima em m. CS= coeficiente de segurana. f = peso especfico do fludo Rcr = resistncia ao colapso reduzida.

Perfurao
5 - projeto de uma coluna Paso 6: verificar presso interna. Deve-se verificar se a resistncia a presso interna do tubo mais fraco maior que a mxima presso interna possvel. Passo 7: verificar ao torque. A resistncia ao torque reduzido deve ser maior que o torque gerado nas conexes durante a perfurao. O torque gerado pode ser calculado como: Torque gerado= Pot (Hp)x 5250/rpm => (lbf.p) Potncia em Hp; rpm=rotaes por minuto.

Perfurao
5 - projeto de uma coluna Passo 8: verificar ao Dog Leg. Deve-se calcular o mximo dog leg que a coluna pode ser exposta. A API RP7G, na seo 8 prope as seguintes frmulas: c = (432000/) x (b/(E x OD)) x (tang. (K+L)/(K+L)) c = dog leg mximo em graus/100 ps; L = metade da distncia entre tool Joints em polegadas. Para o Range II usar 180 pol; E = modulo de elasticidade de Young = 30 x 10 psi p/ao; K = ( T/ (E x I), sendo; T = peso submerso da coluna abaixo do dog leg em lbf. I = momento de inrcia. I = /64 x (OD-ID ); b = mxima tenso de dobramento.

Perfurao
5 - projeto de uma coluna Passo 8: verificar ao Dog Leg. b = mxima tenso de dobramento calcada como: t = T/rea Para grau E com t at 67000 psi, calcula-se b, assim: b = 19500-(10/67 x t)- (0,6/670)(t- 33500) Para grau S com at 133400 psi, calcula-se assim: b = 20000 x ( 1 t/145000) O clculo de c pode ser realizado de outra forma conhecendo-se a fora (F) que atua no tool joint. O dog leg mximo pode ser calculado por: c= (108000/( x L)) x (F/T)

You might also like