You are on page 1of 17

Fundamentos de Enfermagem

Prof Ygor Tolotti Silvero

Caracterizao da Enfermagem
uma profisso que possui um corpo de conhecimentos prprios, voltados para o atendimento do ser humano; Composta pelo enfermeiro, tcnico e auxiliar de enfermagem;

Quais so as reas de atuao


Promoo; Preveno; Recuperao; Reabilitao...

da SADE

Atuao da Enfermagem
A Enfermagem realiza seu trabalho em um contexto mais amplo e coletivo de sade, em parceria com outras categorias profissionais representadas por reas como Medicina, Servio Social, Fisioterapia, Odontologia, Farmcia, Nutrio, Psicologia, etc.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Viso global da Equipe Multiprofissional

Assistncia de Enfermagem
A Enfermagem uma profisso que possui conhecimento cientfico especficos podendo assim implementar o seu prprio plano de cuidados sistematizados (SAE), realizando o planejamentos das aes.

Planejamento da assistncia de Enfermagem


A fase inicial feita pelo levantamento de dados, onde realizado entrevista para coleta de dados. Posteriormente realizado o exame fsico, quando o paciente avaliado e examinado. Aps o exame fsico obtem-se um diagnstico de enfermagem, e atravs dele feito o plano de cuidados, onde ser realizado os cuidados especficos para a doena do paciente. A avaliao a etapa onde avalia-se a efetividade das aes executadas.

O hospital
Sc. IV dC fundados os hospitium; Definio: Estabelecimento de sade destinado a prestar assistncia sanitria em regime de internao a uma determinada clientela, ou de nointernao, no caso de ambulatrio ou outros servios . (MS)

Tipos de hospitais
Os hospitais podem ser caracterizados como geral que atende as quatro especialidades bsicas ou especializado. Classificao:
At 50 leitos: pequeno porte; 51 150 leitos: mdio porte; 151 500 leitos: grande porte > 501 leitos: porte especial

Nveis de ateno de sade


Os servios de sade so divididos por nveis, oferecendo maior resolutividade.
Nvel primrio: ambulatorial Nvel secundrio: especializado Nvel tercirio: hospitalar

Estrutura hospitalar
Durante a internao o paciente precisa ter a disposio uma equipe competente de diversas reas, a fim de garantir o tratamento eficaz. importante que tenha sintonia entre a equipe, como uma linha de produo.

Internao hospitalar
Diariamente so realizados diversos procedimentos para promover a assistncia, sendo que na sua maioria possuem normas rgidas a serem seguidas para proporcionar segurana ao paciente.

O ambiente hospitalar...
um local insalubre onde todos (pacientes e funcionrios) esto expostos a diversos agresses podendo ser por:
Agentes fsicos: radioatividade...; Agentes qumicos: Medicamentos...; Agentes biolgicos: Bactria, vrus...;

Infeco hospitalar
Devido ao volume de antibitico em uso hospitalar, cria-se uma populao de microrganismos multirresistentes, que no encontra-se na comunicade; A contaminao de pacientes a agentes multirresistentes podem causar infeces graves, de difcil tratamento.

Fatores de risco de contaminao


Procedimentos diagnsticos e teraputicos invasivos: como dilise peritoneal, hemodilise, insero de cateteres e drenos, uso de drogas imunossupressoras so fatores que contribuem para a ocorrncia de infeco.

Tipos de infeco hospitalar


O paciente pode vir de casa com uma infeco ou pode adquiri-la durante a internao no hospital. Quando o paciente vem de casa com uma infeco chama-se infeco comunitria e quando o paciente adquire infeco durante a internao chama-se infeco hospitalar.

Evitando a contaminao
Para evitar a contaminao a equipe deve estar atenta em realizar mtodos de preveno e controle de transmisso dos microrganismos. Para isso faz-se necessrio a prtica da lavagem das mos, sendo um procedimento simples e muitos eficaz, no transmitindo a infeco de um paciente para outro.

You might also like