You are on page 1of 20

23 Maro 2009

Higiene da pessoa idosa - Messejana


Mod.047 1

Mod.047

Mod.047

Mod.047

Mod.047

Mod.047

E esta, hein?

Mod.047

Imagem pessoal
um cuidado de higiene pessoal com a finalidade de remoo da sujidade do corpo. uma questo muito pessoal que est determinada pelos valores e prticas individuais:
cuidados matinais ou vespertinos; cuidados dirios ou semanais; cuidados totais ou parciais;
Cuidados de Higiene da Pessoa Idosa no Domiclio

Imagem pessoal (2)


So fundamentais conservao ou melhoria da qualidade de vida e da auto-estima, no se resumindo por isso limpeza e ao asseio!

A falta de cuidados de higiene pessoal no apenas um problema que pode interferir com a sade
diminuio da auto-estima difcil integrao social
Mod.047

Fomentar a limpeza, eliminando os microrganismos e suor acumulado; Promover conforto, refrescar e relaxar a tenso corporal; Melhorar a auto-estima e a auto-imagem, favorecendo o aspecto fsico e eliminando os maus odores.

Objectivos da higiene pessoal

Promoo do auto-conceito!

Mod.047

Promoo de uma imagem cuidada


Aspectos a considerar na imagem
Barba ou bigode feitos; Patilhas, plos do nariz/ouvidos arranjados; Maquilhagem; Perfume; Depilao feita; Unhas das mos e ps arranjadas; Cabelo arranjado (cortar, pintar, entre outras); Vestido com roupa limpa e adequada estao; Acessrios (brincos, colar, entre outros);

Mod.047

Promoo de uma imagem cuidada


As pessoas devem ser incentivadas a:
lavar diariamente a cara ao levantar e deitar e antes e aps as refeies, sempre que necessrio; lavar as mos vrias vezes ao dia, pelo menos, depois de ir ao WC, ao levantar, antes e aps as refeies.

Mod.047

Cada pessoa deve responsabilizar-se pela sua prpria higiene, promovendo assim,
Independncia Autonomia
Palavras de ordem na prestao de cuidados de higiene pessoa idosa!

Ex.: - pedir sempre a colaborao da pessoa na realizao das tarefas, pedir para enxaguar o corpo, lavar o cabelo, passar a toalha,; - questionar acerca das preferncias individuais, que champ prefere, tipo de creme que mais gosta, qual a hora que prefere tomar banho,
Mod.047

Promoo de uma imagem cuidada


regra bsica que todos os utenslios de higiene (escovas de
cabelo, toalhas, escovas de dentes, sabonetes, mquinas ou lminas de barbear) so escolhidos e do gosto da pessoa!

Em cada casa podero existir produtos e utenslios comuns a diferentes pessoas, ex.: champ, gel de banho,

A prestao de cuidados de higiene apoiada ou assistida deve primordialmente ter em conta o conforto da pessoa e ser levada a cabo com total respeito pela sua privacidade. Sempre que possvel, a famlia (ou outra pessoa que acompanhe o idoso) deve ser integrada nas atividades!

Mod.047

Planeamento dos cuidados de higiene


O primeiro passo na execuo de uma atividade plane-la!

Verificar as condies ambientais do local onde se ir realizar a tarefa temperatura, luminosidade, barreiras arquitetnicas. Avaliar a condio da pessoa e decidir o nmero de pessoas necessrias para o apoio.

Mod.047

Planeamento dos cuidados de higiene


Preparar todos os equipamentos, instrumentos e utenslios necessrios para a tarefa. Dispor o material (gilete, creme, champ,) em local adequado (carrinho, cadeira) e segundo a ordem que vai ser utilizado. Definir a ordem pela qual se realizam os cuidados de higiene!

Mod.047

Planeamento dos cuidados de higiene


(3)

Haver uma ordem definida para realizar os cuidados de higiene? A ordem de higiene deve ser sempre desde a cabea at
aos ps! Deve limpar-se sempre das zonas mais limpas para as zonas mais sujas!
Se iniciarmos pela zona suja, estaremos a arrastar a sujidade para partes limpas. Zonas consideradas mais sujas: canto interno do olho, ps, mos, axilas, genitais!
Mod.047

Ateno!
Da actividade de apoio nos cuidados de higiene tambm faz parte a limpeza e arrumao dos vrios espaos domicilirios! Esta tarefa deve ser realizada aps o fim das vrias tarefas dos cuidados de higiene e imagem da pessoa.
Mudana da roupa de cama;
Limpeza diria/semanal e arrumao dos utenslios e instrumentos utilizados na higiene da pessoa (ver Limpeza de Desinfeco das Instalaes Sanitrias);

Desinfeco de alguns utenslios depois de utilizados ou sempre que necessrio (ex.: limas das unhas).

Mod.047

Ateno! Observao!
Durante os procedimentos de higiene pessoa idosa: Explicar todos os procedimentos de modo a reduzir a ansiedade e possibilitar uma maior participao; Solicitar sempre a sua colaborao; Lavar apenas uma rea de cada vez, evitando a exposio desnecessria da pessoa e mantendo a mxima privacidade; Remover eficazmente a gua e sabo, pois estes podem provocar abraso qumica da pele.

Mod.047

Ateno! Observao! Comunicao!


Qualquer anomalia detetada durante a higiene diria (edema, dor, vermelhido, alterao da cor/consistncia/cheiro de fezes/urina) deve ser imediatamente comunicada aos servios de sade:
Oralmente com a equipa de sade (mdico, enfermeiro, Assistente Social); Por escrito, em livro de ocorrncias ou nas observaes dos registos de procedimentos;
Mod.047

You might also like