You are on page 1of 21

Gneros textuais: definio e funcionalidades

Luiz Antnio Marcuschi

Caractersticas
Gneros textuais so fenmenos histricos, profundamente vinculados vida cultural e social. So entidades scio-discursivas e formas de ao social incontornveis em qualquer situao comunicativa. No so instrumentos estanques e enrijecedores da ao criativa. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleveis, dinmicos e plsticos. Surgem emparelhados a necessidades e atividades scioculturais, bem como na relao com inovaes tecnolgicas.

Histrico
Numa primeira fase, povos de cultura essencialmente oral desenvolveram um conjunto limitado de gneros. Aps a inveno da escrita alfabtica(sc. VII a.C.), multiplicam-se os gneros, surgindo os tpicos da escrita. A partir do sculo XV, os gneros expandem-se com o florescimento da cultura impressa para, na fase intermediria de industrializao iniciada no sculo XVIII, dar incio a uma grande ampliao. Hoje, na cultura eletrnica, presenciamos uma exploso de novos gneros e novas formas de comunicao, tanto na oralidade como na escrita.

1. Gneros textuais como prticas scio-histricas


Os gneros textuais: surgem, situam-se e integram-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem. caracterizam-se muito mais por suas funes comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades lingusticas e estruturais. so quase inmeros em diversidade de formas, obtm denominaes nem sempre unvocas e, assim como surgem, podem desaparecer.

2. Novos gneros e velhas bases


Os grandes suportes tecnolgicos da comunicao, por terem uma presena marcante e grande centralidade nas atividades comunicativas da realidade social que ajudam a criar, vo por sua vez propiciando e abrigando gneros novos bastante caractersticos. Esses novos gneros no so inovaes absolutas, sem uma ancoragem em outros gneros j existentes. Bakhtin falava na "transmutao" dos gneros e na assimilao de um gnero por outro gerando novos. A tecnologia favorece o surgimento de formas inovadoras, mas no absolutamente novas.

Esses gneros que emergiram no ltimo sculo no contexto das mais diversas mdias criam formas comunicativas prprias com um certo hibridismo que desafia as relaes entre oralidade e escrita e inviabiliza de forma definitiva a velha viso dicotmica ainda presente em muitos manuais de ensino de lngua. Em muitos casos so as formas que determinam o gnero e, em outros tantos sero as funes. Contudo, haver casos em que ser o prprio suporte ou o ambiente em que os textos aparecem que determinam o gnero presente. Podemos dizer que as expresses "mesmo texto e "mesmo gnero no so automaticamente equivalentes, desde que no estejam no mesmo suporte.

3. Definio de tipo e gnero textual


Concepo de lngua: Partimos do pressuposto bsico de que impossvel se comunicar verbalmente a no ser por algum gnero, assim como impossvel se comunicar verbalmente a no ser por algum texto. A comunicao verbal s possvel por algum gnero textual. Noo de lngua como atividade social, histrica e cognitiva. Privilegia a natureza funcional e interativa e no o aspecto formal e estrutural da lngua. A lngua tida como uma forma de ao social e histrica. Hiptese scio-interativa da lngua.

Definio de tipo textual: Usamos a expresso tipo textual para designar uma espcie de construo terica definida pela natureza lingustica de sua composio (aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas). Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dzia de categorias conhecidas como: narrao, argumentao, exposio, descrio, injuno.

Definio de gnero textual: Usamos a expresso gnero textual como uma noo propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diria e que apresentam caractersticas scio-comunicativas definidas por contedos, propriedades funcionais, estilo e composio caracterstica. Se os tipos textuais so apenas meia dzia, os gneros so inmeros. Alguns exemplos de gneros textuais seriam: telefonema, sermo, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalstica, aula expositiva, horscopo, etc.

Quadro sinptico:

Definio de domnio discursivo: Usamos a expresso domnio discursivo para designar uma esfera ou instncia de produo discursiva ou de atividade humana. Esses domnios no so textos nem discursos, mas propiciam o surgimento de discursos bastante especficos. Do ponto de vista dos domnios, falamos em discurso jurdico, discurso jornalstico, discurso religioso etc., j que as atividades jurdica, jornalstica ou religiosa no abrangem um gnero em particular, mas do origem a vrios deles. Constituem prticas discursivas nas quais podemos identificar um conjunto de gneros textuais que, s vezes, lhe so prprios (em certos casos exclusivos) como prticas ou rotinas comunicativas institucionalizadas.

Deve-se ter o cuidado de no confundir texto e discurso como se fossem a mesma coisa. Pode-se dizer que texto uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gnero textual. Discurso aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instncia discursiva. Assim, o discurso se realiza nos textos. Em outros termos: os textos realizam discursos em situaes institucionais, histricas, sociais e ideolgicas. Os textos so acontecimentos discursivos para os quais convergem aes lingusticas, sociais e cognitivas, segundo Robert de Beaugrande (1997).

Para a noo de tipo textual predomina a identificao de sequncias lingusticas tpicas como norteadoras. J para a noo de gnero textual predominam os critrios de ao prtica, circulao scio-histrica, funcionalidade, contedo temtico, estilo e composicionalidade, sendo que os domnios discursivos so as grandes esferas da atividade humana em que os textos circulam. Importante perceber que os gneros no so entidades formais, mas sim entidades comunicativas. Gneros so formas verbais de ao social relativamente estveis realizadas em textos situados em comunidades de prticas sociais e em domnios discursivos especficos.

4. Algumas observaes sobre os tipos textuais


Pode ocorrer que o mesmo gnero realize dois ou mais tipos. Assim, um texto em geral tipologicamente variado (heterogneo). Um tipo textual dado por um conjunto de traos que formam uma sequncia e no um texto. Pode-se dizer que o segredo da coeso textual est precisamente na habilidade demonstrada em fazer essa "costura" ou tessitura das sequncias tipolgicas como uma armao de base, ou seja, uma malha infraestrutural do texto. Como tais, os gneros so uma espcie de armadura comunicativa geral preenchida por sequncias tipolgicas de base que podem ser bastante heterogneas mas relacionadas entre si. Quando se nomeia um certo texto como "narrativo", "descritivo" ou "argumentativo", no se est nomeando o gnero e sim o predomnio de um tipo de sequncia de base.

Caractersticas predominantes dos tipos textuais: Narrativos sequncia temporal. Descritivos sequncias de localizao. Expositivos sequncias analticas ou ento explicitamente explicativas. Argumentativos sequncias contrativas explcitas. Injuntivos sequncias imperativas.

5. Observaes sobre os gneros textuais


Bakhtin (1997) dizia que os gneros eram tipos "relativamente estveis" de enunciados elaborados pelas mais diversas esferas da atividade humana. Sendo os gneros fenmenos scio-histricos e culturalmente sensveis, no h como fazer uma lista fechada de todos os gneros. Quando dominamos um gnero textual, no dominamos uma forma lingustica e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos especficos em situaes sociais particulares. Como afirmou Bronckart (1999), "a apropriao dos gneros um mecanismo fundamental de socializao, de insero prtica nas atividades comunicativas humanas.

6. Gneros textuais e ensino


Um maior conhecimento do funcionamento dos gneros textuais importante tanto para a produo como para a compreenso. esta ideia bsica dos PCN quando sugerem que o trabalho com o texto deve ser feito na base dos gneros, sejam eles orais ou escritos. Seria bom ter em mente a questo da relao oralidade e escrita no contexto dos gneros textuais, pois os gneros distribuem-se pelas duas modalidades num contnuo, desde os mais informais aos mais formais e em todos os contextos e situaes da vida cotidiana. Gneros textuais artefatos lingusticos concretos. Pode-se dizer que os gneros textuais fundam-se em critrios externos (scio-comunicativos e discursivos), enquanto os tipos textuais fundam-se em critrios internos (lingusticas e formais).

No h s a questo da produo adequada do gnero, mas tambm um uso adequado. No uma questo de etiqueta social apenas, mas um caso de adequao tipolgica, que diz respeito relao que deveria haver, na produo de cada gnero textual, entre os seguintes aspectos: natureza da informao ou do contedo veiculado; nvel de linguagem (formal, informal, dialetal, culta, etc.); tipo de situao em que o gnero se situa (pblica, privada, corriqueira, solene, etc.); relao entre os participantes (conhecidos, desconhecidos, nvel social, formao, etc); natureza dos objetivos das atividades desenvolvidas.

No ensino pode-se tratar dos gneros levando os alunos a produzirem ou analisarem eventos lingusticos os mais diversos, tanto escritos como orais, e identificarem as caractersticas de gnero em cada um. um exerccio que, alm de instrutivo, tambm permite praticar a produo textual.

7. Observaes finais
Pode-se dizer que o trabalho com gneros textuais uma extraordinria oportunidade de se lidar com a lngua em seus mais diversos usos autnticos no dia-a-dia. E h muitos gneros produzidos de maneira sistemtica e com grande incidncia na vida diria, merecedores de nossa ateno. Inclusive e talvez de maneira fundamental, os que aparecem nas diversas mdias hoje existentes, sem excluir a mdia virtual, to bem conhecida dos internautas ou navegadores da internet. A relevncia maior de tratar os gneros textuais acha-se de modo todo especial no ensino de lngua, j que se ensina a produzir textos e no a produzir enunciados soltos.

Uma anlise dos manuais de ensino de lngua portuguesa mostra que h uma relativa variedade de gneros textuais presentes nessas obras. Contudo, uma observao mais atenta e qualificada revela que a essa variedade no corresponde uma realidade analtica. So poucos os casos de tratamento dos gneros de maneira sistemtica. Lentamente, surgem novas perspectivas e novas abordagens que incluem at mesmo aspectos da oralidade. de se indagar se h gneros textuais ideais para o ensino de lngua. Tudo indica que a resposta seja no. Mas provvel que se possam identificar gneros com dificuldades progressivas, do nvel menos formal ao mais formal, do mais privado ao mais pblico e assim por diante. Tem-se a oportunidade de observar tanto a oralidade como a escrita em seus usos culturais mais autnticos sem forar a criao de gneros que circulam apenas no universo escolar.

You might also like