You are on page 1of 15

Geografia

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA
Histria, Formas de Orientao, Coordenadas Geogrficas e Cartesianas

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Os mapas apresentam mltiplas funcionalidades, proporcionando maior facilidade na compreenso dos fenmenos geogrficos por meio da disposio de informaes quantitativas e qualitativas.
Disposio dos mapas na atualidade: Impressos; Meio Digital.

Atividade orientada: p. 21

Cartografia
Cartografia: Cincia que cuida da representao da superfcie da Terra.
Origem: Primrdios da histria humana. Por onde o homem passava, buscava-se registrar os caminhos percorridos e o que fora encontrado neles. Grcia Antiga: Bero da civilizao ocidental -> Contribuio das cincias, filosofia, matemtica e das artes. No sculo VI a. C., as expedies militares e as navegaes alavancaram os trabalhos de astrnomos, de matemticos de e outros profissionais, visando ao desenvolvimento de mtodos cientficos capazes de representar a superfcie terrestre.

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Globe de Mella, Globe de Posidonius, Globe de Ptolomee Raphaelo Savanarola, sc. XVIII Disponvel em: <ibge.gov.br> Acesso em: 18 fev. 2013

Cartografia

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Cartografia: Cincia que cuida da representao da superfcie da Terra.

Representao: Durante muitos anos, alm da localizao, os mapas eram entendidos como formas de expresso cultural, pois traziam smbolos e figuras que representavam a viso que se tinha acerca dos locais. Idade Mdia Eclesisticos fundamentavam e moldavam informaes dos mapas mediante interesse da igreja -> crenas religiosas, mitologia.

Cartografia

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Idade Mdia Baixa Idade Mdia (Sc. X XV): Desenvolvimento do comrcio (ascenso da burguesia); Expanso Martima e Comercial; Desenvolvimento de instrumentos de navegao (como a bssola, o sextante) e da Cartografia.

Cartografia

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Curiosidade
O mapa mais antigo encontrado, provavelmente, foi produzido pelos babilnios por volta de 2500 a.C. Confeccionado sobre uma placa de argila cozida, o mapa mesopotmico de Ga-Sur representava o vale de um rio, provavelmente, Eufrates.
(Adaptado de IBGE, 2013)

Disponvel em: <ibge.gov.br> Acesso em: 18 fev. 2013

Cartografia

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Atualidade Hoje, a Cartografia conta com um imenso aparato tecnolgico, o que permite a disponibilizao e a facilidade no acesso a uma srie de contedos representados pelos mapas. Cartografia Digital, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, etc. Softwares e pginas: Google Earth, Google Maps, Wikimapia, ArcGIS Online, entre outros.

Disponvel em: <mundogeo.com> Acesso em: 18 fev. 2013

Formas de Orientao

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Diferentes formas de se localizar e de se orientar foram desenvolvidas na histria. Padres e convenes foram criados nesse intuito. A referncia mais importante, sem dvidas, so os pontos cardeais e colaterais, representados pela rosa dos ventos.

Acervo CNEC

Formas de Orientao

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Orientar -> ORIENTE (nascente) Sol nascente -> Leste (Oriente) Sol poente -> Oeste (Ocidente)

Norte (North) (N) Oeste (West) (W/O) Sul (South) (S) Leste (East) (E/L)

Acervo CNEC

Formas de Orientao

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Curiosidade
Outra forma de orientao a constelao Cruzeiro do Sul (Crux).

uma das constelaes mais populares por parte da populao do hemisfrio Sul.
Serve de inspirao para muitas bandeiras de pases ao Sul do Equador.
Disponvel em: <www.adventurezone.com.br> Acesso em: 18 fev. 2013

Coordenadas Geogrficas

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Para facilitar a localizao de qualquer lugar na superfcie da Terra e para desenvolver o seu mapeamento, criaram-se sistemas (padres/convenes) de coordenadas. Superfcie de referncia Elipsoide Coordenadas Geodsicas; Esfera Coordenadas Geogrficas; Plano Coordenadas Cartesianas. Pela prpria forma da Terra, o sistema a entende como uma esfera, compreendendo 360(graus). As coordenadas se baseiam em linhas imaginrias, denominadas de paralelos e meridianos, formando uma grande rede e possibilitando a localizao de qualquer ponto na superfcie terrestre.

Coordenadas Geogrficas

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Meridianos: So semicrculos (isto , 180), gerados a partir da interseco de planos verticais que contm o eixo de rotao da superfcie da Terra. O meridiano e seu antimeridiano formam um crculo mximo (360). O meridiano de origem (0) denominado de Greenwich; com seu antimeridiano, divide a Terra em dois hemisfrios: Leste (Oriental) 0 e +180 Oeste (Ocidental) 0 e -180 O ngulo que define os arcos de circunferncia (meridianos) so chamados de Longitude.

Coordenadas Geogrficas

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Paralelos: So crculos menores perpendiculares ao eixo da Terra e paralelos ao Equador (crculo mximo). Quanto mais prximos aos polos (e, portanto, distantes do Equador), menores so seus permetros. O Equador divide a Terra em dois hemisfrios:

Norte (Setentrional/Boreal) 0 e +90 Sul (Meridional/Austral) 0 e -90


Assim, os paralelos so referncia para a medio da distncia angular entre um ponto, localizado sobre um paralelo, e a linha do Equador. Esse ngulo denominado de Latitude.

Coordenadas Cartesianas

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

O sistema de coordenadas cartesianas, por sua vez, visa localizao de um ponto por meio de dois eixos perpendiculares: Abscissas (X), na horizontal, representando a Longitude; Ordenadas (Y), na vertical, representando a Latitude. Dessa forma, um ponto qualquer no sistema definido pela interseco de duas retas perpendiculares entre si e paralelas aos seus respectivos eixos.

Disponvel em: commons.wikimedia.org Acesso em: 19 fev. 2013

Coordenadas Geogrficas

FUNDAMENTOS DE CARTOGRAFIA

Em laboratrio
Atividade orientada: Siga as recomendaes dispostas na p. 26. http://astro.unl.edu/classaction/animations/coordsmotion/longlat.html ========================== ===================== Atividade orientada: Seleo e identificao de pontos atravs do Google Earth; Recomendao: Ativar grade em visualizar; Em ferramentas, opes, mostrar lat/long , marcar Graus, minutos, Segundos. ========================= ==================== Atividade orientada: Jogo/Animao em flash:
http://www.geostudos.com/arquivos/animacoes/995808e98ad5e9930ef1e71b5683db07.swf

You might also like