You are on page 1of 22

Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao

1-ORIGEM
Decreto 5.378 de 23FEV2005
O Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GESPBLICA foi institudo pelo Decreto n 5.378 de 23 de fevereiro de 2005 e o resultado da evoluo histrica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoo da gesto pblica de excelncia, visando a contribuir para a qualidade dos servios pblicos prestados ao cidado e para o aumento da competitividade do Pas.

1-ORIGEM
Principais Caractersticas
Ser essencialmente pblica
Ser federativa Estar focada em resultados para o cidado Ser contemporneo

1-ORIGEM (Principais caractersticas).


ESSENCIALMENTE PBLICA

A qualidade da gesto pblica tem que ser orientada para o cidado, e desenvolver-se dentro do espao constitucional demarcado pelos princpios da IMPESSOALIDADE, da LEGALIDADE, da MORALIDADE, da PUBLICIDADE e da EFICINCIA.

1-ORIGEM (Principais caractersticas).

Princpios Constitucionais

1-ORIGEM (Princpios).

Princpios Constitucionais

LEGALIDADE Estrita obedincia Lei; nenhum resultado poder ser considerado bom, nenhuma gesto poder ser reconhecida como de excelncia revelia da Lei.

1-ORIGEM (Princpios).

Princpios Constitucionais

MORALIDADE Pautar a gesto pblica por um cdigo moral. No se trata de tica (no sentido de princpios individuais, de foro ntimo), mas de princpios morais de aceitao pblica.

1-ORIGEM (Princpios).

Princpios Constitucionais

IMPESSOALIDADE No fazer acepo de pessoas. O tratamento diferenciado restringe-se apenas aos casos previstos em Lei. A cortesia, a rapidez no atendimento, a confiabilidade e o conforto so valores de um servio pblico de qualidade e devem ser agregados a todos os usurios indistintamente. Em se tratando de organizaes pblicas todos os seus usurios so preferenciais, so pessoas muito importantes.

1-ORIGEM (Princpios).

Princpios Constitucionais

PUBLICIDADE Ser transparente, dar publicidade aos dados e fatos. Essa uma forma eficaz de induo do controle social.

1-ORIGEM (Princpios).

Princpios Constitucionais

EFICINCIA Fazer o que precisa ser feito com o mximo de qualidade ao menor custo possvel. No se trata de reduo de custo a qualquer custo, mas de buscar a melhor relao entre qualidade do servio e a qualidade do gasto.

1-ORIGEM (Principais caractersticas).


CONTEMPORNEA

Estar alinhado ao estado-da-arte da gesto

1-ORIGEM (Principais caractersticas).


VOLTADA PARA A DISPOSIO DE RESULTADOS PARA A SOCIEDADE

Com impactos na melhoria da qualidade de vida e na gerao do bem comum.


Neste sentido, a eficincia e a eficcia sero to positivas quanto a capacidade que tero de produzir mais e melhores resultados para o cidado.

1-ORIGEM (Principais caractersticas). FEDERATIVA A base conceitual e os instrumentos do GESPBLICA aplicam-se a toda administrao pblica em todos os poderes e esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal).

1-ORIGEM
MODELO DE EXCELNCIA EM GESTO PBLICA - MEGP

Representa a principal referncia a ser seguida pelas instituies pblicas que desejam aprimorar constantemente seus nveis de gesto.

1-ORIGEM
MODELO DE EXCELNCIA EM GESTO PBLICA - MEGP

Como todo modelo de gesto, o MEGP contm diretrizes expressas em seus critrios de excelncia gerencial (LIDERANA, ESTRATGIAS E PLANOS, CIDADOS, SOCIEDADE, INFORMAO E CONHECIMENTO, PESSOAS, PROCESSOS E RESULTADOS), tcnicas e tecnologias para sua aplicao (como, por exemplo, a Carta de Servios ao Cidado, o Instrumento Padro de Pesquisa de Satisfao, o Guia de Gesto de Processos, o Guia de Simplificao Administrativa e o Instrumento de Avaliao da Gesto) e prticas de gesto implantadas com sucesso.

1-ORIGEM

MODELO DE EXCELNCIA EM GESTO PBLICA - MEGP

2-EXPERINCIAS ANTERIORES
Desde 1991, no contexto do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP), vem se desenvolvendo na administrao pblica brasileira um conjunto de aes cujo propsito transformar as organizaes pblicas, procurando torn-las cada vez mais preocupadas com o atendimento do cidado e no, apenas, com seus processos burocrticos internos.

2-EXPERINCIAS ANTERIORES

O Programa GESPBLICA um poderoso instrumento de cidadania, conduzindo cidados e agentes pblicos ao exerccio prtico de uma administrao pblica participativa, transparente, orientada para resultados e preparada para responder as demandas sociais.

3-HISTRIA DO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA

Imprio - Administrao Pblica Patrimonialista


O Estado funciona como extenso do poder soberano; Os direitos so concedidos segundo critrios pessoais; e Os cargos so considerados prebendas.

3-HISTRIA DO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA

1930 - Administrao Pblica Burocrtica


Poder racional-legal: profissionalizao, idia de carreira, hierarquia funcional, formalismo e impessoalidade; Controles administrativos a priori; e Administrao auto-referenciada: o controle e o poder do Estado transformam-se na sua prpria razo de ser.

3-HISTRIA DO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA

1990 - Administrao Pblica Gerencial


Controle a posteriori dos resultados; Eficincia: fazer mais com menos; Voltada para o atendimento ao cidado; Indutora do controle social; Formatos organizacionais flexveis e horizontalizados; Processo decisrio descentralizado; Pr-ativa e inovadora; e Prestar servio de melhor qualidade.

3-HISTRIA DO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA 2005 - Programa Nacional de Gesto Pblica e Desburocratizao GESPBLICA.

Qualidade nos servios e aumento da competitividade; Foco Externo e Interno, desburocratizao, melhoria da gesto e satisfao do cidado; e Tcnicas e Ferramentas.

You might also like