You are on page 1of 12

LITERATURA

Aula 03: Gneros literrios


Julio de Arajo Alves julioaraujoalves@gmail.com

GNEROS LITERRIOS
A literatura, quanto forma, pode se manifestar em prosa ou verso. Quanto ao contedo e a estrutura, as obras literrias se enquadram em gneros. A diviso mais didtica feita em quatro gneros: Lrico; pico; Dramtico; Narrativo. Cada gnero ainda apresenta suas subdivises.

GNERO LRICO
Nas obras lricas, um eu se manifesta, predomina os sentimentos, a emoo, um estado de esprito. A subjetividade uma caracterstica marcante do gnero lrico. Subdivises: ODE e HINO: os dois nomes vm da Grcia e significam canto. Ode a poesia entusistica, de exaltao. Hino a poesia destinada a glorificar a ptria ou dar louvores s divindades.

ELEGIA: a poesia lrica em tom triste. Fala de acontecimentos tristes ou da morte de algum. IDLIO E CLOGA: so poesias pastoris, buclicas. A e cloga difere do idlio por apresentar dilogo. EPITALMIO: poesia feita em homenagem s npcias de algum. STIRA: poesia que se prope corrigir os defeitos humanos, mostrando o ridculo de determinada situao.

SONETO: uma composio potica de catorze versos distribudos em dois quartetos e dois tercetos. Possui versos decasslabos (10 silabas poticas) e rima. Soneto significa pequeno som.

Soneto de Fidelidade (Vincius de Moraes) De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero viv-lo em cada vo momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angstia de quem vive Quem sabe a solido, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive): Que no seja imortal, posto que chama Mas que seja infinito enquanto dure.

GNERO PICO
A epopeia a narrao em versos de um fato grandioso e maravilhoso que interessa a toda uma coletividade. H um narrador que resgata fatos da histria de um povo. Ressalta as excelentes qualidades do heri e as grandes ideias do povo. Entre as mais famosas epopeias, destacam-se: Ilada e Odisseia (Homero, Grcia); Eneida (Virglio, Roma); Os Lusadas (Cames, Portugal); Caramuru (Santa Rita Duro, Brasil).

Uma epopeia apresenta-se divida em cinco partes: Proposio ou exdio: a apresentao do tema e do heri. Inovao: o poeta pede auxlio s musas inspiradoras. Dedicatria: o poeta dedica a obra a um protetor. Narrao: o desenvolvimento do tema e das aventuras do heri, com exposio dos fatos histricos. Eplogo: o encerramento do poema.

CANTO I II Santo Esplendor, que do gro-Padre manas Ao seio intacto de uma Virgem bela; Se da enchente de luzes Soberanas Tudo dispensas pela Me Donzela; Rompendo as sombras de iluses humanas, Tu do gro caso! a pura luz revela Faze que em ti comece, e em ti conclua Esta grande Obra, que por fim foi tua.

(SANTA RITA DURO, J. Caramuru.)

GNERO NARRATIVO
O gnero narrativo visto como uma variante moderna do gnero pico, caracterizando-se por apresentar em prosa. Manifesta as seguintes modalidades: Romance: narrao de um fato imaginrio, mas verossmil, que representa quaisquer aspectos da vida familiar e social do homem. Novela: breve, mas viva narrao de um fato humano notvel, mais verossmil que imaginrio. como um pequeno quadro da vida, com um pequeno conflito. Em geral, apresenta-se dividida em alguns poucos captulos.

Conto: narrao densa e breve de um episdio da vida, mais condensado do que a novela e o romance, em geral, no apresenta diviso por captulos. Fbula: narrativa inverossmil, com fundo didtico ou moralista, tendo como objetivo transmitir uma lio de moral. Crnica: seu nome deriva do radical latino crono, que significa tempo. Da seu carter de relato de acontecimentos dos tempos de hoje, de fatos cotidianos.

GNERO DRAMTICO
Drama, em grego, significa ao. Ao gnero dramtico pertencem dois textos, em poesia e prosa, feitos para serem representados por atores, num espao especial, por meio de palavras e gestos um acontecimento. Compreende as seguintes modalidades: Tragdia: a representao de um fato trgico, apto a suscitar compaixo e terror.

Comdia: a representao de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fcil, em geral criticando costumes.

Tragicomdia: a mistura do dilogo com o cmico. Originalmente, significava a mistura do real com o imaginrio.
Farsa: pequena pea teatral, de carter ridculo e caricatural, criticando a sociedade e seus costumes.

You might also like