You are on page 1of 25

PROCESSO DE PRODUO

lcool
Gustavo Nunes Fernando Oliveira Eduardo Soares

Histrico da Produo de lcool no Brasil


O lcool um produto nobre, utilizado desde a antiguidade. Inicialmente em remdios, depois em lamparinas.

Com o surgimento do automvel a utilizao deste produto como combustvel veio naturalmente.

experincias com o lcool combustvel no Brasil foram a partir da dcada de 20. Em 1925, o primeiro carro usando lcool como combustvel realizou uma viagem do Rio de Janeiro a So Paulo.

As

Com a crise de 1929, muitos canaviais ficaram inutilizados por terem excedidos a produo. Com isso, produzir lcool foi uma excelente soluo.

Getlio Vargas foi um grande entusiasta no uso do lcool combustvel. No entanto, a partir de 1945, a falta de investimento do Estado somada a poltica de explorao de petrleo fizeram desacelerar o crescimento do setor alcooleiro.

Em 1973 aconteceu um boicote rabe no fornecimento do combustvel fssil (petrleo). Com isso, diante da crise energtica mundial, o Brasil consegue inovar aproveitando a grande oferta de cana-de-acar no mercado interno para criar o Pr-lcool (Programa Nacional do lcool).

Comea ento a produo de lcool em larga escala no Brasil. No incio usava-se apenas lcool misturado a gasolina, mas a partir de 1979, carros comearam a usar exclusivamente LCOOL HIDRATADO como combustvel.

Etapas da produo de lcool


Tratamento do Caldo

Pr-evaporao

Preparo do mosto

Fermentao

Centrifugao do vinho

Tratamento do fermento Destilao

Anlise dos materiais envolvidos


busca de meios tcnicos para informarem sobre os acontecimentos dentro das colunas e tubulaes, fez com que instrumentos locais fossem instalados (termmetros, manmetros, rotmetros, entre outros). Contudo como os locais ideais para a medio nem sempre so de fcil acesso para as leituras, surge o desejo de medio distncia. O problema foi resolvido com o agrupamento dos instrumentos em painis centralizados, evitando que houvessem pessoas andando pela planta para se fazer as leituras dos equipamentos, alm da vantagem em tempo para reagir as anormalidades do processo. Muitas plantas de lcool e acar possuem salas onde os instrumentos esto dispostos para a informao do processo, e em muitas delas, o operador tambm pode atuar nos equipamentos distncia. No entanto ainda h em muitas plantas a dependncia do homem, para manter o processo estvel, atravs de aes corretivas. Nestas instalaes se observa a dificuldade dos operadores em realizar tarefas como: abrir e fechar vlvulas gradualmente e ligar ou desligar bombas na hora certa.
A

Um prximo passo para estas usinas seria o da implementao de controladores, que podem ser analgicos, mecnicos, pneumticos, hidrulicos ou eletroeletrnicos, possibilitando manter as plantas em situaes relativamente estveis. Pois as perturbaes que tenderiam a tirar o processo da estabilidade seriam rapidamente compensadas pela atuao dos controladores.

O surgimento dos equipamentos digitais ajudou nesta tarefa, porque tornou-se possvel linearizar as medies, determinar grandezas por vias indiretas, implantar novos algarismos de controle e selftuning. O Controlador Lgico Programvel, PLC (do Ingls Programmable Logic Controller), tornou-se a principal ferramenta de controle pois possibilita o estreitamento da faixa de ao dos controladores, para uma aproximao maior dos limites seguros do processo, e conseqentemente aumentar o rendimento das reaes. Agora os controladores so implementados facilmente via software no PLC, utilizando estratgias de controle como feedfoward, cascata, limites cruzados, entre outras. E as modificaes na programao dos seqnciamento e modificao nos set-points em reao as condies adversas (alarmes) e perturbaes externas podem ser realizadas automaticamente, sem a interveno do operador.

Fluxograma da instrumentao do equipamento de produo de lcool hidratado.

Fluxograma do Processo

SubSub-processo: LCOOL HIDRATADO

Malha de Controle

Hierarquia de controle tpica de uma planta de processo


Nesse tipo de estrutura, os setpoints (valores de referncia ou desejados) so definidos pelas camadas superiores e implementados pelas camadas inferiores. As variveis controladas fazem a interligao entre as camadas e, por isso, a escolha de quais camadas devero existir e quais variveis sero controladas tem grande importncia no projeto de controle da planta.

Estgios da Malha de Controle


O procedimento para realizao do controle composto por quatro estgios, onde as malhas mais rpidas so tratadas no primeiro estgio e na medida em que se avana nos estgios, a velocidade das malhas diminui. Tais estgios so descritos a seguir:

1 Estgio so fechadas as malhas de controle com rpida resposta e que podem ser utilizadas como malhas escravas para formar malhas em cascata com alguma malha mestre.

2 Estgio subdividido em quatro etapas: fechamento das malhas de nvel; anlise de interao, estabilidade e saturao das malhas de controle (utilizando ferramentas de anlise como a anlise RGA e o ndice de Niederlinski); anlise de perturbaes no estado estacionrio e, por ltimo, sintonia e teste do sistema de controle atravs de simulao dinmica.

3 Estgio com todas as malhas de nvel, vazo, temperatura e presso controladas, a qumica do processo e a especificao dos produtos so avaliadas a fim de se definir as malhas de composio. Tal definio feita atravs de detalhada anlise dos balanos de massa globais.

4 Estgio consiste em adicionar camadas de controle superiores, como ferramentas de otimizao em tempo real, controle preditivo, entre outros.

Tela de um software de Controle que simula o processo de fabricao de lcool

Redes
Os tipos de redes utilizadas podem ser, por exemplo, EtherNet/IP para integrar o sistema supervisrio, o servidor e os CLPs. Uma rede ControlNet para fornecer comunicao de E/S dos dispositivos em alta velocidade, enquanto a comunicao a nvel de dispositivos, fica por conta de uma rede DeviceNet.

A necessidade de obstruo em algum processo por um enlogo, para correo de temperatura, velocidade de agitao na fermentao, densidade, entre outros, faz com que se tenha de ter uma rede cho-de-fbrica, com diversas interfaces homem-mquina, integrando sistemas supervisrios em que as variveis do processo possam ser alteradas manualmente.

Protocolos de Redes
EtherNet Como alternativa s tradicionais redes industriais, surgem implementaes que utilizam a Ethernet, tecnologia de rede local mais utilizada no mundo, possuindo enorme espectro de fornecedores a baixo custo. Apesar de no ter sido projetada para suportar os requisitos das redes de automao industrial, apresenta-se como uma tecnologia bastante interessante para este contexto, devido ao alto desempenho (taxas de transmisso que variam de 10 Mbps a 10 Gbps), baixo custo e expressiva interoperabilidade. Existem atualmente vrios grupos de trabalho desenvolvendo solues para utilizao da rede ethernet na indstria.

Protocolos de Redes
ControlNet de uma rede para o nvel intermedirio, ou de controle, com transferncia de dados em tempo real, provendo transportes de dados crticos de E/S e mensagens, incluindo o upload e download de programao e configurao de dispositivos. Uma rede tpica de cho-de-fbrica, pela sua robustez, alta confiabilidade e velocidade.
Trata-se

Seu sistema de comunicao serial opera de forma totalmente determinstica e previsvel, permitindo que os vrios dispositivos e controladores da rede se comuniquem em momentos precisos e pr-determinados.

Protocolos de Redes
DeviceNet

O protocolo DeviceNet (www.odva.org) foi criado para ser um protocolo de baixo custo, integrando dispositivos mais simples no cho de fbrica, como sensores e drives.

um protocolo aberto em 1994 e utiliza o modelo produtor/consumidor para a troca de dados, sendo derivado da rede CAN.

Tornou-se

Cabeamento das Redes


DeviceNet

EtherNet

Cabeamento das Redes


ControlNet

Topologia das Redes


DeviceNet

Topologia das Redes


ControlNet Uma rede ControlNet pode suportar at 48 pontos, operando numa velocidade de 5Mbit/segundo, cobrindo uma distncia de 250 metros entre um ponto e outro.

Concluso
Em uma usina sucroalcooleira, a automao vital para que a produo, a qualidade dos produtos e a segurana sejam constantes. Por meio do uso de softwares de superviso atuando em computadores industriais e outros equipamentos, h o controle completo da transformao da cana-de-acar. Com isso, o produtor consegue uma grande vantagem competitiva e tecnolgica, com altas taxas de produo e indicadores de seu rendimento industrial durante toda a safra.

implantao do sistema automatizado completo na usina necessita de um alto grau de investimento, mas esta modernizao tem retorno certo. O valor pode ser medido pela reduo de perdas resultante de um processo altamente estvel, pela melhoria da eficincia dos equipamentos, a segurana, a economia de insumos (gua, vapor, energia eltrica) e menor dependncia de recursos humanos.

Referncias
Fluxograma da produo de lcool hidratado http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T1108.PDF Histrico da produo de lcool hidratado http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Acucar_e_alcool_o_combustivel_ do_+Brasil_000fjjyfmjn02wyiv80sq98yqe1zidvy.wmv Redes e automao na produo de lcool revista/WR-53.pdf http://www.weg.net/files/weg-em-

Pr-lcool http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr-lcool Etanol http://colegiosesi.wordpress.com/2008/03/26/etanol/

Cabo EtherNet http://www.bath.ac.uk/bucs/networking/resnet/connectingtoresnet/ethernetcable/eth ernet_cable.jpg

Cabo DeviceNet

http://images.pennnet.com/articles/cs/thm/th_241702.jpg

Cabo ControlNet http://www.belden.com.br/pdf/NP_241P_novo.pdf Protocolos de redes http://www.cefetrn.br/~walmy/RI_A6.pdf

Qual tipo de topologia utilizar? http://admnsredes.home.sapo.pt/qual_a_topologia_devemos_usar.htm

You might also like