You are on page 1of 23

Trabalho realizado por: Ana Rita n Ariana Pereira n Fbio Lapa n14 Ricardo Lima n21 9F

Disciplina: Histria Prof.: Carla Teixeira

Em Outubro de 1949, Mao Ts Tung anunciou a instaurao de uma Repblica Popular. A conquista do poder pelos comunistas chineses foi o fecho de uma grande luta, que tinha iniciado nos anos 20 e que termina aps a 2Guerra Mundial.

Os revolucionrios alcanam a vitria e poucos meses depois da formao do novo governo assina-se em Moscovo um tratado de Amizade, Aliana e Assistncia Mtua que coloca a China na esfera sovitica. Apesar de, posteriormente, a china ter-se afastado da URSS foi nos primeiros anos do regime comunista chins que o modelo.

Como podemos ver neste cartaz sovitico a aliana comunista faz-se sob salvaguarda de Lenine cujo nome se pode ver escrito na capa do livro que Mao segura. Iniciando assim um governo segundo as ordens de Lenine.

O comunismo chins foi marcado desde sempre devido ao seu famoso lder Mao Ts-Tung. Ao contrrio do marxismo tradicional que tinha como ponto central o operariado o motor da revoluo, Mao realava os camponeses aos quais atribui-o a liderana revolucionaria.

Estas ideologias trouxeram o maosmo, uma nova forma de governar.

Campons, da china

Esta poltica que punha em causa o desenvolvimento sovitico que a China tinha adoptado, foi complementada, no ano seguinte com o grande salto em frente um programa de remodelao e fomento econmico que visava reduzir o caminho para o socialismo e apanhar em 15 anos a Inglaterra, sem quais queres ajudas externas

A partir de ento a China considera-se o nico pas, verdadeiramente socialista propondo uma nova forma revolucionaria aos pases agrrios do terceiro Mundo.

O fracasso do Grande salto em frente, abandonado em 1960, afastou Mao Ts-Tung temporariamente do poder. Com o fim de recuperar eliminar os seus opositores Mao lana mais uma grande campanha a Revoluo Cultural, apoiada nas suas prprias citaes, essas mesmas reunidas num pequeno livro chamado o livro vermelho.

O Partido Comunista de Cuba o nico partido poltico oficialmente reconhecido em Cuba. Foi fundado em 3 de Outubro de 1965. Seu principal lder Fidel Castro, ex-presidente do Conselho de Estado Cubano de 1959 a 2008.

Fidel Alejandro Castro Ruz (Birn, 13 de Agosto de 1926) um revolucionrio comunista cubano, primeiro presidente do Conselho de Estado da Repblica de Cuba (19762008). At 2006 foi primeirosecretrio do Comit Central do Partido Comunista de Cuba.

Ernesto "Che" Guevara (Rosrio, 14 de Junho de 1928 La Higuera, 9 de Outubro de 1967) foi um poltico, jornalista, escritor e mdico argentinocubano. Guevara foi um dos idelogos e comandantes que lideraram a Revoluo Cubana (1953-1959) que levou a um novo regime poltico em Cuba.

A crise comeou quando os Soviticos, em resposta a instalao de msseis nucleares na Turquia em 1961 e invaso de Cuba pelos estado-unidos no mesmo ano, instalou msseis nucleares em Cuba. Houve uma enorme tenso entre as duas superpotncias pois uma guerra nuclear parecia mais prxima do que nunca. O governo de John F. Kennedy, apesar de suas ofensivas no ano anterior, encarou aquilo como um ato de guerra contra os Estados Unidos.

Face s dificuldades econmicas da URSS que punham em causa o papel do pas como superpotncia mundial, Gorbachev levou a cabo um vasto programa de reformas, a que chamou Perestroika isto reconstruo econmica. Ento encetou uma autntica revoluo da vida poltica, econmica e administrativa do pas.

Mikail Gorbachev tinha como objectivo recuperar a situao econmica do seu pas, estabelecendo as seguintes medidas:

Reforma da constituio, realizao de eleies livres para deputados e libertao de dissidentes. Lanamento de medidas, com vista passagem da economia planificada para a economia de mercado, permitindo o aparecimento de empresas privadas e a explorao das terras do Estado pelos camponeses. Renovao dos quadros polticos, com vista substituio de antigos funcionrios do Partido Comunista por jovens tcnicos qualificativos.

Todas estas medidas fazem parte de um dos grandes projectos inovadores, a Perestroika. A Perestroika iniciou-se em 1986. Mas Gorbachev no dominava as foras polticas da unio Sovitica. Essa poltica econmica falhou, o que fez crescer o descontentamento social e tornou a sua governao impopular.

A Perestroika, a grande reforma em que Mikail Gorbachev se empenhou em 1986, valeu-lhe alguns sucessos no estrangeiro, mas falhou na tentativa de recuperar a estagnada economia sovitica. A reconstruo econmica e social de Gorbachev limitava-se a balanar entre um salto radical em frente e o retrocesso. Os cidados soviticos ficaram pessimistas acerca do futuro. O monoplio cresce, o mercado negro desenvolve-se, o desemprego aumenta e a inflao sobe em flecha.

Nikita Kruschev, governou a URSS de 1953 a 1964. Kruschev iniciou um processo de liberalizao do regime: fim da burocratizao, direco de reas econmicas por conselhos locais, maior produtividade, rpida urbanizao, aumento das reas cultivadas e grande desenvolvimento tecnolgico no sector espacial. Com uma poltica de desestalinizao, diminuiu o poder da polcia, fechou campos de trabalhos forados e denunciou formalmente, no XX Congresso do PCUS, em 1956, os abusos e crimes cometidos durante a ditadura de Stlin.

Foi no governo de Kruschev em 1961 que fora construdo o Muro de Berlim, uma forma de controlar a sada do lado oriental para o lado ocidental.

Em 1962 Kruschev tentou instalar msseis em Cuba, sob o pretexto de conter uma eventual ofensiva norte-americana. O facto causou pnico na opinio pblica mundial, e ficou conhecido como "Crise dos Msseis". A perda de prestgio com a fracassada tentativa de instalar msseis em Cuba (1962) e a aco das dissidncias internas do partido que no apoiavam as reformas provocaram a queda de Kruschev em 1964.

Com a queda de Nikita Kruschev em 1964, ascendeu ao poder Leonid Brejnev (1964-1982), cujo governo retomou internamente o centralismo poltico-administrativo, reprimindo as dissidncias, e, externamente, fez uso da fora para impor o monolitismo do bloco comunista. Com a morte de Brejnev, em 1982, intensificaram-se as dificuldades econmicas soviticas, os entraves burocrticos ao desenvolvimento tecnolgico e as dissidncias internas, enquanto a ofensiva anticomunista do governo Reagan ganhava flego.

Leonid Brejnev

You might also like