You are on page 1of 25

A Fala e a Escrita: Sobre A Farmcia de Plato de J. Derrida Seminrio de Filosofia Contempornea I. Prof. Dr Cntia Vieira da Silva UFOP.

. Por: Juliano Gustavo Ozga. Filosofia UFSM-UFOP.

Tpicos e anotaes de aula e referncias diretas do texto. I. Tema principal do texto A farmcia de Plato: A ESCRITURA (criture). Obs.: A Escritura e a escrita (criture et l'criture).

1- O tema da escritura desenvolvido a partir da anlise do dilogo Fedro de Plato; 2- Aqui evidente a oposio entre o discurso oral/falado e o discurso escrito/impresso; 3- Ao mesmo tempo em que o discurso oral era mais popular entre os cidados, dentro das escolas filosficas ele tinha um carter privado (eso-), ao passo que entre os cidados a discurso impresso era mais exclusivista, ou seja, somente os cidados alfabetizados tinham a capacidade de ler algum escrito impresso, ao passo que dentro das escolas filosficas, o discurso escrito ou impresso detinha um carter pblico (exo-) com a inteno de divulgar os ensinamentos atravs dos membros das escolas filosficas. Portanto, havia uma inverso do carter oral e impresso do discurso dentro das escolas filosficas.

4- Escrita: tomada como cpia materializada da palavra falada (cpia sonora da escrita, porm ambas so entidades fsicas). 4.1- Passagem importante: ... A maior precauo ser no escrever (esotrico-privado), mas aprender de cor (memria), por impossvel que os escritos (impressos) no cairo no domnio pblico (exotrico);

Palavra falada dentro das escolas (esotricoprivada); Aqui fica evidente a condenao da palavra impressa-escrita em oposio ao aspecto oral da linguagem. - Escrita Impressa: aspecto visual (ex.: os mathemas (matemticos pitagricos) - Linguagem Oral: aspecto sonoro e auditivo (ex.: os acusmas (acusmticos pitagricos = auditores).

II. Leitura direta do texto. 1- Phrmacom: aquele que fala demais, em demasia at o ouvinte ficar entorpecido/letrgico; 2- Para Derrida o Phrmacom seria expresso pelo texto escrito-impresso 3- O problema exposto seria que atravs do texto escrito no poderia haver uma limitao de interpretao, podendo assim haver a interpretao ilimitada de um texto sem uma fundamentao por parte do leitor;

4- A escrita impressa (dependncia visual) estava diretamente em oposio com a linguagem falada, ou com o saber de cor (dependncia mnemnica); 5- Sobre Hrus: o pensamento que concebe, ou seja, a idia que depende apenas da memria; 6- Sobre Theuth: a fala que executa, ou seja, a idia depende da viso, portanto, da letra impressa.

III. O Phrmacom. 1- O mito egpcio do deus inventor da escrita (Theuth). 2- O problema da substituio da fala oral pela escrita impressa vai afetar a memria do indivduo, pelo fato da segunda ser visual (impressa) e a primeira ser auditiva (oral). Porm aqui h uma questo: ambas dependem da memria, a fala oral da memria auditiva e a escrita impressa da memria visual. Porm na memria visual possumos uma fonte de verificao, no caso o texto impresso materialmente, sendo que na memria auditiva a fonte de verificao possvel secundria, ou seja, a partitura musical tratada como uma traduo do aspecto sonoro auditivo (semelhante fala oral) para um aspecto impresso visual (semelhante escrita impressa).

3- O problema da linguagem falada e escrita hebraica ser uma lngua com carter fixo (atravs da diviso entre as 3 letras matrizes, as 7 letras duplas e as 12 letras simples, totalizando 22 letras). Porm, para cada letra h um nmero especfico, diminuindo assim a livre interpretao, pelo fato de cada palavra simbolizar um respectivo nmero e cada sequncia de nmero tambm simbolizar uma palavra, sendo que letras e nmeros esto em uma ligao de igualdade, o que permite uma maior limitao e verificao de ambiguidades.

4- O problema da simbologia escrito-alfabtica perante a semntica falada. 5- Importncia da memria auditiva para os auditores ou acusmticos (fala oral) perante a memria visual dos matemticos (escrita impressa). 6- Outra questo importante a grande preocupao e importncia de os escritos no carem em domnio pblico, ou seja, se inevitvel a materializao do discurso oral, como limitar o acesso agora que ele impresso e pblico? Ou atravs da restrio material explcita, ou seja, proibio de certos livros, ou limitao de acesso aos livros, ou uma restrio implcita, ou seja, s conseguir ler e entender os discursos escritos aqueles indivduos alfabetizados.

7- Evidncia do problema dos escritos de domnio pblico (exotricos) e os dilogos orais falados privadamente (esotricos).

A sade e a virtude, que so frequentemente associadas quando se trata do corpo e, por analogia, da alma, procedem sempre de dentro (ndothen-interno). (J. Derrida, Cap. IV).

8- As oposies entre: 8.1- A verdade e seu signo; 8.2- O ente e o tipo; 8.3- O psquico e o fsico; 8.4- A fala oral e a escrita impressa; 8.5- A memria (passiva) e a rememorao (ativa).
6A oposio entre mnme (memria) e hypomnesis (rememorao) comandaria, pois, o sentido da escritura. (J. Derrida, Cap. IV).

9-

A eloqncia persuasiva (peith) o poder de arrombamento, de seqestro, de seduo interior, de rapto invisvel. a prpria fora furtiva. (J. Derrida, Cap. IV).

10- A relao lgos/alma e a ralao phrmacon/corpo a mesma designada como Lgos. (J. Derrida, Cap. IV).

IV. Sobre o Cap. VII. 1- Sobre o problema da rememorao usado para justificar o conhecimento oral em oposio ao aspecto impresso da linguagem para justificar o conhecimento cientfico.

2- Exposio do problema referente ao limite imposto ao autor de texto para esclarecer o significado do texto. a) O problema do esclarecimento do texto como trabalho do autor ou como interesse do leitor por procurar esclarecer os conceitos que o autor deixou implcito do texto. Nesse trabalho pode haver um rompimento com a inteno semntica desejada pelo autor. Portanto, nesse caso se expressa o duvidoso limite de interpretao requerido pelo autor e pretendido pelo leitor.

3- O problema do mutualismo do discurso escrito sobre o discurso falado (ou verdadeiro lgos). 4- O fato da interpretao de J. Derrida sobre o termo phrmacon ser anlogo interpretao de Plato sobre o lgos falado (dilogos falados) de Scrates e a sua concepo de lgos escrito (dilogos escritos).

5- A limitao de aplicao da interpretao de J. Derrida do termo phrmacon sobre a lngua hebraica (devido ao fato de cada letra do alfabeto hebraico ser anlogo a um nmero, o que impede uma interpretao ilimitada por parte do leitor, preservando na medida do possvel a inteno semntica do autor). A possibilidade da interpretao do termo phrmacom se insere mais no caso da lngua e alfabeto grego (passagem do discurso oral [Mito] para o discurso escrito [Lgos]).

6- Aqui fica evidente a interpretao onde MitoDiscurso Oral se difere do Lgos-Discurso Escrito. 6.1- Essa concepo de leitura revela o aspecto temporal e espacial onde ocorrem os dilogos. 7-Graus de leitura do discurso Oral-Escrito dos dilogos: a) Scrates-Plato: 1 instncia de leitura sobre o discurso oral de Scrates; b) Plato-Derrida: 2 instncia de leitura sobre o discurso escrito de Plato; c) Dilogos: instncia entre o discurso falado e o discurso escrito; Plato o comunicador e expositor em 1 instncia.

8- Exposio de J. Derrida sobre Plato com aspecto fenomenolgico e psicanalista. 9- Posteriormente J. Derrida expe uma interpretao filolgica sobre Plato e seus dilogos. 10- Dia-Lgos de Plato. a) Dilogo oral: aspecto imutvel e temporal - espacial do proferimento do discurso (possibilidade de ser mutvel semanticamente); b) Dilogo escrito: aspecto mutvel e atemporal aespacial do registro do discurso (possibilidade de ser imutvel semanticamente). Aqui possvel haver uma ambiguidade entre uma concepo oral do dilogo e uma concepo escrita do dilogo.

Assim sendo, o discurso falado pode ser interpretado como uma expresso de uma mitocentrismo oral (se possvel a terminologia), ao passo que o discurso escrito poder ser interpretado como a expresso de um logocentrismo escrito.

11- Ambiguidade entre uma concepo oral do dilogo e uma concepo escrita do dilogo. 12- Discurso Falado: mitocentrismo oral; 13- Discurso Escrito: logocentrismo escrito 14- O aspecto de o discurso falado ser limitado espacial e temporalmente (restrito apenas a situao do proferimento do discurso). 15- O aspecto de o discurso escrito ser ilimitado espacial e temporalmente (sem restrio temporal e espacial devido ao registro impresso).

16- Exemplo do discpulo da escola pitagrica Hipase: Os pitagricos no aceitavam a divulgao do conhecimento secreto para o pblico profano, por motivos econmicos, como o caso de Hipase, que materializou o conhecimento dos doze pentgonos em uma tbua; transformou o conhecimento terico em algo material, tendo um castigo ou sendo ele prprio, Hipase, seu castigador e punidor; porm permitiam vender o conhecimento ou ensinar-se, no caso de ter-se tornado pobre, no entanto, isso era um interesse da comunidade secreta e por isso era aceito. Quem no era considerado aceito ou digno na escola, no poderia ter acesso ao conhecimento, e o conhecimento era para os escolhidos, e ao serem escolhidos e aceitos, eles eram obrigados a guardar silncio sobre a sabedoria arcaica. Porm Pitgoras, de algum recebeu este conhecimento, ou foi revelao dos deuses, e por isso ele detinha o direito a propriedade privada do conhecimento.

17- Aqui tambm fica evidente o aspecto privado e pblico do acesso e divulgao do conhecimento mesmo entre os pitagricos acusmticos (os acusmticos/auditores: aqueles que recebiam os preceitos [conhecimentos] atravs da fala, sem preocupao com a exatido e preciso dos detalhes) e matemticos (os matemticos [de mathema]: estudo mais elaborado e exato; princpios racionais do conhecimento).

18- Fazendo uma analogia entre a escola pitagrica e com os dilogos de Plato, possvel interpretar a possvel ocorrncia de grupos internos dentro dos prprios grupos externos que abrangiam a busca pelo conhecimento atravs da filosofia, o os meios de expresso desse conhecimento eram os dilogos falados e posteriormente escritos. 19- O fato da interpretao de J. Derrida sobre o aspecto geral dos dilogos escritos de Plato fundamentados nos dilogos orais de Scrates.

V. Conjetura e interpretao final.


a) Lgos original (MATRIZ); b) b) Lgos oral: discurso oral verdadeiro (primeira cpia); c) Lgos escrito: discurso escrito simulado (segunda cpia).

Referncias bibliogrficas. 1- DERRIDA, Jacques. A Farmcia de Plato. So Paulo: Iluminuras, 1997.


Referncia On-Line: 1- OZGA, Juliano Gustavo. In: De Pitgoras e os Pitagricos. Site Publicao On-Line SCRIBD: http://pt.scribd.com/doc/28792518/De-Pitagorase-os-Pitagoricos.

You might also like