You are on page 1of 33

Universidade Estadual da Paraba UEPB Discipina: Psicologia Professora: Tatiane Vasconcelos Aluna: M da Conceio Nbrega Santos

TRABALHO SOBRE FATORES QUE INFLUENCIAM ARENDIZAGEM

Introduo
Aprendizagem a aquisio ou mudana relativamente estvel e duradoura do comportamento ou do conhecimento, devido experincia, ao treino ou ao estudo, com uma funo adaptativa relativamente ao meio e s suas mudanas". A palavra aprendizagem deriva da palavra latina "apprehendere" que significa adquirir o conhecimento de uma arte, ofcio ou outra coisa atravs do estudo ou da experincia. A aprendizagem implica em geral uma mudana de comportamento atravs de experincias prticas. S consideramos que houve uma aprendizagem, se as mudanas provocadas pela mesma forem relativamente permanentes. Para que possam ocorrer processos de aprendizagem , necessrio que o organismo tenha atingido um grau desenvolvimento adequado.

Fatores de aprendizagem
         Motivao Inteligncia Idade Percepo Memria Os conhecimentos anteriores Fatores sociais Abordagens do processo-aprendizagem Aprendizagem significativa

Motivao
 A motivao designa um conjunto de foras internas ou impulsos que orientam o comportamento de um indivduo para determinado objetivo. (A motivao um conjunto de foras internas que mobilizam e orientam a ao de um organismo em direo a determinados objetivos como resposta a um estado de necessidade, carncia ou desequilbrio.)

Ciclo motivacional
O motivo a razo que leva o organismo a agir; o estado do organismo pelo qual a energia mobilizada e dirigida a determinados elementos do meio. No ciclo motivacional existem geralmente trs etapas: necessidade, impulso e resposta (meta).

Tipos de Motivao
 Motivaes fisiolgicas (primrias, inatas, bsicas ou biognicas): As motivaes fisiolgicas so inerentes estrutura biolgica do organismo, tendo por funo garantir o equilbrio orgnico homeostasia ( um processo dinmico de auto-regulao que assegura a sobrevivncia do organismo. Frustao que o bloqueio do comportamento motivado, isto , um obstculo impede que o desejo, o objetivo, seja alcanado. E conflito que por sua fez tem mais trs tipos que so: o Conflito aproximao/aproximao; o Conflito afastamento/afastamento; o Conflito aproximao/afastamento;

Inteligncia
 Existe uma relao entre inteligncia e aprendizagem, sendo freqentemente difcil separar uma atividade intelectual de uma atividade de aprendizagem. Os sujeitos com capacidades intelectuais mais significativas normalmente fazem raciocnios mais adequados, manipulam melhor os objetos, resolvem os problemas num ritmo mais acelerado. Durante muito tempo, foi atribuda inteligncia a principal razo para justificar a facilidade ou dificuldade em aprender.  O nvel de inteligncia de uma pessoa relaciona-se com a facilidade de aprender, pessoas com maiores capacidades intelectuais conseguem compor raciocnios mais elaborados.

Idade
a idade um fator importante que interfere na aprendizagem, pois a cada estdio de desenvolvimento intelectual corresponde uma capacidade especfica, logo as metodologias educativas tm de estar em concordncia com o nvel etrio e de desenvolvimento dos indivduos.

Percepo
 Em psicologia,neurocincia e cincias cognitivas, percepo a funo cerebral que atribui significados a estmulos sensrias, a partir do histrico de vivncias passadas. Atravs da percepo um indivduo organiza e interpreta as suas impresses sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisio, interpretao, seleo e organizao das informaes obtidas pelos sentidos. A percepo pode ser estudada do ponto de vista estritamente biolgico ou fisiolgico, envolvendo estmulos eltricos evocados pelos estmulos nos rgos dos sentidos. Do ponto de vista psicolgico ou cognitivo, a percepo envolve tambm os processos mentais, a memria e outros aspectos que podem influenciar na interpretao dos dados percebidos

O estudo da percepo
 Na psicologia, o estudo da percepo de extrema importncia porque o comportamento das pessoas baseado na interpretao que fazem da realidade e no na realidade em si. Por este motivo, a percepo do mundo diferente para cada um de ns, cada pessoa percebe um objeto ou uma situao de acordo com os aspectos que tm especial importncia para si prpria.

Percepo
Fatores que influenciam a percepo.

Percepo
Fatores externos: Intensidade, Contraste, movimento e Incongruncia. Outros tipos de percepes

-Percepo temporal -Percepo espacial

Memria
 os processos de aprendizagem esto ligados memria. S a memria nos possibilita reter o que aprendemos, para responder adequadamente a situaes presenciadas e proporcionar a possibilidade de projetar um futuro. Existem 3 tipos de memria bastante importantes: Memria Fotogrfica, sensorial, sentimental. A fotogrfica quando fechamos os olhos e vemos uma pessoa, a sensorial quando a visualizamos e conseguimos senti-la, j a sentimental, quando tudo envolve um grande sentimento.

Memria
Memria declarativa; Memria imediata; Memria de curto prazo; Memria de longo prazo; Memria de procedimentos.

Importncia da aprendizagem
A aprendizagem muito importante porque nos permite adquirir os diversos modos de agir, reagir e de alterar os nossos comportamentos para nos adaptarmos a novas circunstncias que, inevitavelmente, enfrentamos num mundo em constante mutao. O processo cognitivo nos permite adquirir o estatuto de verdadeiros seres humanos; atravs da aprendizagem que ns adquirimos saberes, saber fazer, saber estar, saber ser. a aprendizagem que determina o nosso pensamento, a nossa linguagem, as motivaes, as atitudes e a nossa personalidade

Fatores Sociais
O meio social, econmico e cultural de origem do indivduo influenciam, bastante, o processo de aprendizagem. Os antecedentes culturais criam, muitas vezes, diferenas entre estes A sociedade com os seus valores, aspiraes, interesses, atitudes marca a educao. A escola, a forma como a aprendizagem encarada, influenciada por fatores sociais (que efetivamente no promovem a igualdade de oportunidades para todos os alunos).

Abordagens do processo Ensinoaprendizagem

MIZUKAMI define cinco abordagens: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural, que sero apresentadas a seguir.

Abordagens do processo Ensinoaprendizagem


Abordagem tradicional: baseia-se na prtica educativa, onde a criana vista como um adulto, centralizando o ensino no professor que transmite seus conhecimentos verbalizando-os e o aluno dever memoriz-los. A maior preocupao quanto quantidade e sistematizao de conhecimento. o Segundo Jlio Moreira, a abordagem nesta didtica, ento, se resume em dar a lio e tomar a lio , e a avaliao em verificar a exatido da reproduo do contedo exposto em sala.

Abordagens do processo Ensinoaprendizagem


Abordagem comportamentalista: baseia-se na idia de que o conhecimento resultado direto da experincia onde o comportamento modelado e reforado. O professor visto como um planejador e as atividades autnomas dos estudantes no so relevantes. O professor, ento, controla o ambiente e os reforos. A avaliao da aprendizagem atravs da observao da modificao do comportamento no sentido planejado.

Abordagens do processo Ensinoaprendizagem


Abordagem humanista: aqui a aprendizagem responsabilidade do estudante e a instituio funcionar como facilitadora assim o professor deve criar condies para que o aluno aprenda. A abordagem foca predominantemente o desenvolvimento da personalidade dos indivduos e tem Carl Rogers como um de seus principais tericos. (Schultz, 1992)

Abordagens do processo Ensinoaprendizagem


Abordagem cognitivista: baseia-se na idia de que o conhecimento o produto da interao entre homem e mundo. O aluno aprende dependendo do estgio em que se encontra, ento, o educador realizar atividades desafiadoras para o pensamento do aluno e gerar conflitos cognitivos que permitam a participao integral e os ajudem a buscar novas respostas. Os estudos de Piaget, Ferreiro e Teberosky mostram que outras propostas de ensino funcionam, mas no desenvolvem o aluno cognitivamente e a proposta construtivista pretende sanar essa necessidade. A grande vantagem deste mtodo que o aluno o principal agente da aprendizagem, gerando um maior interesse por parte dele, e o professor sente uma maior necessidade de se manter atualizado.

Abordagens do processo Ensinoaprendizagem


Abordagem scio-cultural: o conhecimento construdo conforme o homem reflete sobre o ambiente em que vive, educador e educando crescem juntos. Segundo Jlio Moreira, sendo o ser humano sujeito de sua prpria educao, as aes educativas devem ter como principal objetivo promov-lo e no ajust-lo a sociedade. Portanto, podemos concluir que desta maneira o conhecimento deve funcionar como uma transformao contnua e no transmisso de contedos programados.

Aprendizagem significativa
Aprendizagem significativa o processo atravs do qual uma nova informao (um novo conhecimento) se relaciona de maneira no arbitrria e substantiva (no-literal) estrutura cognitiva do aprendiz. no curso da aprendizagem significativa que o significado lgico do material de aprendizagem se transforma em significado psicolgico para o sujeito. oPara Ausubel, a aprendizagem significativa o mecanismo humano, por excelncia, para adquirir e armazenar a vasta quantidade de idias e informaes representadas em qualquer campo de conhecimento.

Aprendizagem significativa
A aprendizagem significativa em uma tica piagetiana Os conceitos-chave da teoria de Piaget (1971, 1973, 1977) so assimilao, acomodao, adaptao e equilibrao. A assimilao designa o fato de que do sujeito a iniciativa na interao com o meio. Ele constri esquemas mentais de assimilao para abordar a realidade. Todo esquema de assimilao construdo e toda abordagem realidade supe um esquema de assimilao. Quando o organismo (a mente) assimila, incorpora a realidade a seus esquemas de ao impondo-se ao meio.

Aprendizagem significativa
A aprendizagem significativa em uma abordagem kellyana Para George Kelly (1963), o progresso do ser humano ao longo dos sculos no ocorreu em funo de necessidades bsicas, mas de sua permanente tentativa de controlar o fluxo de eventos no qual est imerso. Assim como um cientista, o homem-cientfico (uma metfora que se aplica raa humana) busca prever e controlar eventos. Nessa tentativa, a pessoa v o mundo atravs de moldes, ou gabaritos, transparentes que ela constri e ento tenta ajustar a eles as realidades do mundo.

Aprendizagem significativa
Aprendizagem significativa em um enfoque vygotskyano Para Lev Vygotsky (1987, 1988), o desenvolvimento cognitivo no pode ser entendido sem referncia ao contexto social, histrico e cultural em que ocorre. Para ele, os processos mentais superiores (pensamento, linguagem, comportamento voluntrio) tm sua origem e processos sociais; o desenvolvimento cognitivo a converso de relaes sociais em funes mentais. Nesse processo, toda relao/funo aparece duas vezes, primeiro em nvel social e depois em nvel individual, primeiro entre pessoas (interpessoal, interpsicolgica) e aps no interior do sujeito (intrapessoal, intrapsicolgica).

Aprendizagem significativa
Aprendizagem significativa na perspectiva de Johnson-Laird Particularmente nos anos noventa, cada vez mais as questes de aprendizagem tm sido examinadas luz da moderna psicologia cognitiva, de modo especial em termos de representaes mentais. Representaes mentais, ou representaes internas, so maneiras de re-presentar internamente o mundo externo. As pessoas no captam o mundo exterior diretamente, elas constroem representaes mentais (quer dizer, internas) dele.

Aprendizagem significativa
Gowin v uma relao tridica entre professor, materiais educativos e aprendiz. Para ele, um episdio de ensino-aprendizagem se caracteriza pelo compartilhar significados entre aluno e professor, a respeito de conhecimentos veiculados por materiais educativos do currculo. Usando materiais educativos do currculo, aluno e professor buscam congruncia de significados. Em uma situao de ensino, o professor atua de maneira intencional para mudar significados da experincia do aluno, utilizando materiais educativos do currculo. Se o aluno manifesta uma disposio para aprender, ele/ela tambm atua intencionalmente para captar o significado dos materiais educativos. O objetivo compartilhar significados.

Aprendizagem significativa
segundo Ausubel : Aprendizagem significativa o processo atravs do qual uma nova informao (um novo conhecimento) se relaciona de maneira no arbitrria e substantiva (no-literal) estrutura cognitiva do aprendiz. no curso da aprendizagem significativa que o significado lgico do material de aprendizagem se transforma em significado psicolgico para o sujeito.Para Ausubel (1963, p. 58), a aprendizagem significativa o mecanismo humano, por excelncia, para adquirir e armazenar a vasta quantidade de idias e informaes representadas em qualquer campo de conhecimento

Caractersticas Bsicas da aprendizagem significativa


No-arbitrariedade quer dizer que o material potencialmente significativo se relaciona de maneira no-arbitrria com o conhecimento j existente na estrutura cognitiva do aprendiz. Ou seja, o relacionamento no com qualquer aspecto da estrutura cognitiva, mas sim com conhecimentos especificamente relevantes, os quais Ausubel chama subsunores. Substantividade significa que o que incorporado estrutura cognitiva a substncia do novo conhecimento, das novas idias, no as palavras precisas usadas para express-las. O mesmo conceito ou a mesma proposio podem ser expressos de diferentes maneiras, atravs de distintos signos ou grupos de signos, equivalentes em termos designificados.

Concluso
Os fatores que influenciam o processo de aprendizagem de um individuo, so muito importantes porque, esses fatores: motivao, sade, idade, inteligncia, memria, aprendizagens anteriores e os fatores sociais. Afetam o individuo de uma forma para facilitar as aprendizagens que lhe so transmitidas. Um dos fatores mais importantes para que se inicie esse processo o fator motivao que a fora propulsora do comportamento de um individuo e o fator sade que vai determinar uma grande disposio fsica no individuo.

Referencias
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem www.google.com Blog psicologia da aprendizagem

FIM

You might also like