You are on page 1of 24

Cultura Organizacional

Recursos Humanos

INSTITUCIONALIZAO: UMA SINALIZAO DA CULTURA

Institucionalizao
Quando uma organizao assume uma vida prpria, independente de seus fundadores ou de qualquer um de seus membros, e adquire imortalidade.

O QUE CULTURA ORGANIZACIONAL?

Cultura organizacional
Sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organizao das demais.

Caractersticas:
Inovao e assuno de riscos Ateno aos detalhes Orientao para os resultados Orientao para as pessoas Orientao para a equipe Agressividade Estabilidade

2006 by Pearson Education

16 3

Comparando culturas organizacionais

Organizao A
Essa empresa uma indstria manufatureira. Espera-se que os executivos documentem completamente todas as suas decises. Os bons administradores so aqueles capazes de oferecer dados detalhados que dem sustentao s suas recomendaes. As decises criativas, que incorrem em mudanas significativas ou em riscos, no so encorajadas. Como os responsveis por projetos fracassados so abertamente criticados e punidos, os executivos procuram no implementar idias que se desviem muito do status quo. Um gerente de nvel hierrquico mais baixo cita uma expresso freqentemente usada na empresa: Se no estiver quebrado, no tente consertar . Existem vrios regulamentos e regras que devem ser obedecidos pelos funcionrios. Os chefes supervisionam os subordinados bem de perto para garantir que no haja desvios. Os dirigentes esto preocupados com a produtividade, independentemente do impacto que isso tenha sobre o moral dos funcionrios ou sobre o ndice de rotatividade. As atividades de trabalho so planejadas para os indivduos. Existem departamentos distintos e linhas de autoridade e espera-se que os funcionrios tenham pouco contato com colegas que ficam fora de sua rea funcional ou linha de comando. A avaliao do desempenho e as recompensas enfatizam o esforo individual; entretanto, a antiguidade na empresa tende a ser o fator bsico na determinao de aumentos salariais e promoes.

2006 by Pearson Education

16 4

Comparando culturas organizacionais

Organizao B
Essa empresa tambm uma indstria manufatureira. Aqui, contudo, os dirigentes estimulam e recompensam a mudana e a assuno de riscos. As decises baseadas na intuio tm o mesmo valor que aquelas consideradas totalmente racionais. Os dirigentes se orgulham de sua histria de experimentao de novas tecnologias e de seu sucesso no lanamento regular de produtos inovadores. Executivos ou funcionrios que tiverem uma boa idia so encorajados a lev-la adiante . Os fracassos so tratados como experincias de aprendizagem . A empresa se orgulha de ser orientada para o mercado e de responder rapidamente s mudanas nas necessidades de seus consumidores. Existem poucas regras e regulamentos a serem seguidos e a superviso frouxa, pois os executivos acreditam que seus funcionrios so esforados e confiveis. Os dirigentes se preocupam com a alta produtividade, mas acreditam que ela obtida por meio do correto tratamento dispensado ao seu pessoal. A empresa se orgulha de sua reputao como um bom lugar para trabalhar. As atividades de trabalho so planejadas em torno de grupos e seus membros so estimulados a interagir com outras pessoas em outras funes e em nveis de autoridade diferentes. Os funcionrios falam positivamente sobre a competio saudvel entre as equipes. As pessoas e as equipes possuem suas metas e os bnus se baseiam na realizao desses resultados. Os funcionrios desfrutam de considervel autonomia para escolher a maneira de atingir seus objetivos.
2006 by Pearson Education 16 5

O QUE CULTURA ORGANIZACIONAL?

Cultura dominante
Expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organizao.

Subculturas
Miniculturas dentro da organizao geralmente definidas por designaes de departamento e separao geogrfica.

2006 by Pearson Education

16 6

O QUE CULTURA ORGANIZACIONAL?

Valores essenciais
Os valores bsicos ou dominantes so compartilhados por toda a organizao.

Culturas fortes
Culturas nas quais os valores essenciais so intensamente acatados e amplamente compartilhados.

2006 by Pearson Education

16 7

O QUE CULTURA ORGANIZACIONAL?

Cultura versus formalizao


Uma cultura organizacional forte aumenta a consistncia do comportamento, funcionando como um substituto da formalizao.

Cultura organizacional versus cultura nacional


A cultura do pas tem um impacto maior sobre os funcionrios do que a cultura organizacional. Busca-se contratar candidatos que se ajustem cultura dominante na organizao, mesmo que eles sejam, de certa forma, atpicos em relao a seus conterrneos.

2006 by Pearson Education

16 8

O QUE FAZEM AS CULTURAS?

Funes da cultura:
Define as fronteiras entre uma organizao e as outras. Proporciona um senso de identidade aos membros da organizao. Facilita o comprometimento com algo maior do que os interesses individuais de cada um. Estimula a estabilidade do sistema social. Serve como sinalizador de sentido e mecanismo de controle para o ajuste dos funcionrios na organizao.

2006 by Pearson Education

16 9

O QUE FAZEM AS CULTURAS?

A cultura como um passivo: 1. 2. 3. Barreira a mudanas. Barreira diversidade. Barreira a aquisies e fuses.

2006 by Pearson Education

16 10

Como uma cultura comea

Os fundadores s contratam e mantm funcionrios que pensem e sintam as coisas da mesma forma que eles. Eles doutrinam e socializam esses funcionrios de acordo com sua forma de pensar e de sentir. O comportamento dos fundadores age como um modelo que encoraja os funcionrios a se identificar com ele e, dessa forma, a introjetar seus valores, convices e premissas.

2006 by Pearson Education

16 11

Mantendo a cultura viva

Seleo
Busca de candidatos que melhor se adaptem organizao. Fornece informaes sobre a empresa aos candidatos.

Os dirigentes
Os altos executivos estabelecem normas de comportamento que se difundem pela organizao.

Socializao
Processo que ajuda os novos funcionrios a se adaptarem cultura da organizao.

2006 by Pearson Education

16 12

Mantendo a cultura viva

Estgios do processo de socializao Estgio de pr-chegada


O perodo de aprendizagem que ocorre antes que o novo funcionrio se junte organizao.

Estgio de encontro
Estgio em que o novo funcionrio v o que a empresa de verdade e se confronta com a possibilidade de as expectativas e a realidade se divergirem.

Estgio de metamorfose
Estgio em que o novo funcionrio muda e se ajusta s tarefas, ao grupo de trabalho e organizao.
2006 by Pearson Education 16 13

Um modelo de socializao

2006 by Pearson Education

16 14

Opes de prticas de socializao

Formal versus informal Individual versus coletiva Fixa versus varivel Seriada versus aleatria Investidura versus despojamento

Fonte: Baseado em J. Van Maanen, People pocessing: strategies of organizational socialization , Organizational Dynamics, vero 1978, p. 19-36; e E. H. Schein, Organizational culture . American Psychologist, fev. 1990, p. 116.

2006 by Pearson Education

16 15

Como se formam as culturas organizacionais

2006 by Pearson Education

16 16

COMO OS FUNCIONRIOS APRENDEM A CULTURA

Histrias Rituais Smbolos materiais Linguagem

2006 by Pearson Education

16 17

CRIANDO UMA CULTURA ORGANIZACIONAL TICA

Caractersticas das organizaes com altos padres ticos


Alta tolerncia aos riscos. Agressividade entre baixa e moderada. Voltada tanto para os fins como para os meios.

Prticas gerenciais para a promoo de uma cultura tica


Seja um modelo visvel. Comunique expectativas ticas. Oferea treinamento tico. Seja bastante claro ao recompensar as atitudes ticas e punir as antiticas. 2006 by Pearson Education 16 18 Fornea mecanismos de proteo.

CRIANDO UMA CULTURA VOLTADA PARA O CLIENTE

Variveis bsicas que caracterizam a cultura voltada para o cliente


1. O tipo de funcionrio contratado. 2. Baixa formalizao (liberdade para melhor atender o cliente). 3. Autonomia (assim os funcionrios podem tomar decises para melhor atender o cliente). 4. Os funcionrios so bons ouvintes (eles entendem as mensagens dos clientes). 5. Clareza de papis, a qual possibilita que os funcionrios da rea de servios ajam como negociadores de fronteiras. 6. Funcionrios que demonstram comportamento de cidadania organizacional.

2006 by Pearson Education

16 19

CRIANDO UMA CULTURA VOLTADA PARA O CLIENTE

Aes da administrao:
Contratao de pessoas com personalidade e atitudes consistentes com a orientao para o cliente. Treinamento e socializao para tornar os funcionrios efetivos mais orientados para o cliente. Mudar a estrutura da organizao para dar mais controle aos funcionrios. Dar autonomia para que os funcionrios possam tomar suas prprias decises.

2006 by Pearson Education

16 20

CRIANDO UMA CULTURA VOLTADA PARA O CLIENTE

Aes da administrao:
Os lderes devem expressar uma viso focada no cliente e demonstrar, por meio de seu comportamento constante, seu comprometimento com os clientes. Avaliar o desempenho dos funcionrios com base nos comportamentos voltados ao bom atendimento do cliente. Recompensar os funcionrios sempre que realizam esforos especiais para agradar os clientes.

2006 by Pearson Education

16 21

CULTURA ORGANIZACIONAL E ESPIRITUALIDADE


Espiritualidade no ambiente de trabalho
O reconhecimento de que as pessoas possuem uma vida interior, que alimenta e alimentada por um trabalho com significado, realizado dentro do contexto de uma comunidade. Caractersticas:
 Forte sentido de propsito.
 Foco no desenvolvimento individual.  Confiana e respeito.  Prticas humanistas de trabalho.  Tolerncia com manifestaes de funcionrios.

2006 by Pearson Education

16 22

Razes para o crescente interesse na espiritualidade

Como uma contrapartida para as presses e o estresse de um ritmo de vida agitado. Os estilos de vida contemporneos com pais e mes solteiros, mobilidade geogrfica, natureza temporria do trabalho, novas tecnologias que distanciam as pessoas... acentuam a falta que muitas pessoas sentem de laos comunitrios e aumenta a necessidade de envolvimento e conexo. As religies institudas no do conta das necessidades de muitas pessoas, que seguem buscando outras referncias para substituir a ausncia de uma crena e para preencher o crescente vazio que sentem com a vida. As demandas da profisso transformaram a atividade profissional em um aspecto dominante da vida das pessoas, que ainda questionam o sentido de seu trabalho. O desejo de integrar os valores pessoais com os valores profissionais. Um nmero crescente de pessoas est descobrindo que a busca de mais aquisies materiais no lhe traz satisfao.

 

2006 by Pearson Education

16 23

O impacto da cultura organizacional sobre o desempenho e a satisfao dos funcionrios

2006 by Pearson Education

16 24

You might also like