You are on page 1of 27

PSICOPATOLOGI A

PROF. FTIMA CARNABA

Psicopatologia

Do grego: (psych + pathos + lgos) Partindo de psykh, que significa alma, juntando-se com o termo patologia, significando morbidade ou doena.

Psicopatologia


FILOSOFIAS existiria enfermidade no biolgico ou no antropolgico e os fenmenos psquico s seriam patolgicos quando sua existncia estivesse condicionada a alteraes patolgicas do corpo;

CONCEITO

Ramo da cincia que trata da natureza essencial da doena mental, suas causas, as mudanas estruturais e suas formas de manifestao. Conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano.

Divises da Psicopatologia


Psicopatologia Geral: Estudo das funes mentais. Psicopatologia Especial: Estudo das alteraes das funes mentais em cada transtorno.

Breve Histrico da Psicopatologia




Primrdios: no se distinguiam as doenas, o tratamento era o mesmo e pouco eficaz para todas; Idade Antiga: Separavam-se algumas doenas; Idade Mdia: Apenas um tipo de doena e um tipo de tratamento;

Breve Histrico da Psicopatologia




Idade Moderna: Descrio de mais doenas, tratamentos semelhantes e geralmente ineficazes para todas; Tempos Atuais: Grande nmero de transtornos descritos, busca de uniformizao dos nomes (DSM-IV e CID-10) e busca de tratamento especfico para cada transtorno.

SEMIOLOGIA


Cincia dos signos; Semiologia Mdica- estudos dos sintomas e sinais da doena, permitindo, portanto, identificar alteraes fsicas e mentais, ordenar o fenmenos observados, formular diagnsticos e empreender teraputicas.

SIGNOS DA PSICOPATOLGIA

Sinais comportamentais; Vivncias subjetivas (relatos do paciente); Queixas.

Aspectos Bsicos dos Sintomas Psicopatolgicos:


oForma

do Sintoma- sua estrutura bsica, relativamente similar nos diversos pacientes (alucinaes e delrios); oContedo do Sintoma- aquilo que preenche a alterao estruturalculpa,religioso,perseguio.Depende da histria de vida do pacientesexualidade,segurana,sobrevivncia.

Normalidade e Anormalidade em Psicopatologia:




Poder variar de acordo com a cultura, ideologia e a vivncia do indivduo. Quando existe casos extremos onde as alteraes comportamentais e mentais so de intensidade acentuada com longa durao, a delimitao entre o normal e o patolgico no difcil de observar.

Principais Escolas Psicopatolgicas:


Descritiva- descreve e rotula doenas. Interessa-se pelas formas de alteraes psquicas que caracteriza a vivncia patolgica como sintoma mais ou menos tpico.  Dinmico- interessa-se pelos contedos das vivncias. Os movimentos internos: afetos, desejos e temores do indivduo, sua experincia pessoal e particular.

Diagnstico em Psicopatologia:
Uma posio afirma que o diagnstico no tem nenhuma validade, considerando que cada indivduo uma realidade nica e inclassificvel. Servindo apenas para rotular as pessoas(excntrica,diferente). A segunda posio diz que o diagnstico imprescindvel na avaliao das patologias mentais, e necessria para escolher a estratgia teraputica.

Avaliao do Paciente em Psicopatologia:


feita principalmente por meio de entrevista, no dispensando as observaes detalhadas e cuidadosas do paciente, pois atravs da entrevista bem elaborada que poderemos obter as informaes necessrias e valiosas sobre o paciente.

Informaes sobre o Paciente:

   

Anamnese; Exame Psquico; Avaliao Fsica; Avaliao neurolgica.

Psicodiagnstico:
So viabilizados atravs da aplicao de testes projetivos, psicomtrico e da personalidade.

Entrevista com o Paciente:


O domnio da tcnica de realizar entrevista o que qualifica o profissional. Revela-se pelas perguntas que formula e pelas que evita formular, quando e como falar ou apenas calar e ouvir.  Relao emptica, estabelecer limite;  Procurar evitar posturas rgidas;

Entrevista:(Cont.)
Evitar atitude excessivamente neutra ou fria; Reaes exageradamente emotivas; Comentrio valorativos ou julgamento; Reaes emocionais intensas(piedade ou compaixo); Responder com hostilidade ou agresso.

 

Entrevista(cont.)


Evitar fazer muitas anotaes durante a entrevista.


Apresentao. Transferncia. Contratransferncia.

Simulao
Tentativa de criar, apresentar voluntariamente um sintoma, sinal ou vivncia que realmente no tenha(ouvir vozes, estar desequilibrado ), para tirar vantagens pessoais ou econmicas.

Dissimulao
Ato de esconder ou negar voluntariamente a presena de sinais e sintomas psicopatolgicos. Tal comportamento se d por medo de uma internao ou simplesmente ser tachado como louco.

Referncias


Ballone, G.J. Alteraes da Linguagem in. PsiqWeb. Disponvel em: http://www.psiqweb .med.br/, 2005 CORDEIRO, J.C.D. Manual de psiquiatria clnica. 2 ed. Fundao Calouste Gulbenkian: Lisboa, 2002. COSTA, F.C.O. Psicopatologia geral. Disponvel em:

http://livrodepsicopatologia.blogspot.com/2008/0 8/psicopatologia-livro.html


SANTNGELO, M. Psicopatologia e semiologia geral. Resumo. Disponvel em: http://www. ricardoborges.net/psicologia/PSICOPATOLOGIASEMIOL OGIAGERAL.pdf

Obrigada!!!!!

You might also like