You are on page 1of 30

INDICADORES DE SADE

Necessidade de uma medida que pudesse expressar o nvel de vida.

OMS 1952 convocar grupo de trabalho mtodos satisfatrios definir e avaliar as coletividades humanas.

INDICADORES DE SADE


Dada a impossibilidade prtica do uso de apenas UM indicador GLOBAL, foram sugeridos indicadores PARCIAIS agregados nos seguintes componentes:
psade; pnutrio; peducao; pcondies de trabalho; pensino tcnico; precreao; ptransporte; phabitao; psegurana social.

INDICADORES DE SADE


1957 OMS Informe Tcnico n137 recomenda o uso de dados de bitos para que fossem avaliados os nveis de sade das coletividades quantificao. indicadores de sade representariam uma medida indireta da sade coletiva mediante o uso das taxas de mortalidade.

2002 Organizao Pan-Americana de Sade/OPS Rede Interagencial de Informaes para a Sade/Ripsa/MS lanou uma das publicaes mais completas sobre Indicadores de Sade facilitando a compreenso de uma centena de indicadores categorizados como: demogrficos, socioeconmicos, de mortalidade, de morbidade, de fatores de risco, de recursos e de cobertura.

INDICADORES DE SADE
Em termos gerais, os indicadores so medidas-sntese que contm informao revelante sobre determinados atributos e dimenses do estado de sade, bem como do desempenho do sistema de sade. Vistos em conjunto, devem refletir a situao sanitria de uma populao e servir para a vigilncia das condies de sade (OPS, 2002).

INDICADORES DE MORTALIDADE
Taxas de mortalidade so quocientes entre as freqncias absolutas de bitos e o nmero de expostos ao risco de morrer. A qualificao efetuada em funo dos expostos ao risco, como por exemplo:


expostas ao risco as crianas menores de um ano de idade MORTALIDADE INFANTIL;

= TAXA DE

expostos ao risco todos os indivduos da populao = TAXA DE MORTALIDADE GERAL; TAXAS DE MORTALIDADE POR IDADE a populao exposta ao risco ser categorizada por idade restrita ou por faixas etrias; TAXAS DE MORTALIDADE POR CAUSAS sero categorizadas pela causa da ocorrncia segundo os itens da Classificao Internacional de Doenas (CID101993).

TAXA DE MORTALIDADE GERAL


Calcula-se dividindo-se o nmero de bitos concernentes a todas as causas, em um determinado ano, pela populao, naquele ano, circunscritos a uma determinada rea e multiplicando-se por 1.000, base referencial para a populao exposta.

Permite a comparao do nvel de sade em regies diferentes numa mesma poca, ou considerada a mesma rea em pocas diferenciadas.

Apesar de ser um dos indicadores mais utilizados em sade pblica, na prtica o seu uso em estudos comparativos muito prejudicado pela presena de variveis intervenientes, relacionadas qualidade dos servios de registro de dados vitais.

TAXA DE MORTALIDADE GERAL




Ex.: Considerando os baixos coeficientes de mortalidade computados para Fortaleza ao compar-los com as taxas calculadas para outras capitais do Sul e Sudeste do Pas, Faanha e cols (2003) efetuaram uma busca ativa de sepultamentos ocorridos em 1999 e 2000 em cemitrios. Os registros de sepultamentos comparados com o registro de bitos arquivados nas Secretarias Municipal e de Estado de Sade revelaram a ocorrncia de subnotificao nos dados das secretarias. Para 1999, foram encontrados 1.633 bitos no notificados em acrscimo aos 1.902 registrados. O acrscimo desses bitos fez aumentar a taxa de mortalidade de 5,7 para 6,5 por 1.000 habitantes (Faanha et al., 2003).

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL


Calcula-se dividindo-se o nmero de bitos de crianas menores de 1 ano pelos nascidos vivos naquele ano, em uma determinada rea, e multiplicando-se por 1.000 o valor encontrado. Mede, portanto, o risco de morte para crianas menores de 1 ano.

Pode ser considerada como: Coeficiente geral ou Coeficiente especfico segundo o critrio que se considere.

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL


A maioria dos autores adota como categoria especfica. Quanto forma de clculo, trata-se de uma TAXA ESPECFICA, pois os eventos em que se baseia so especficos (n de bitos de crianas menores de um ano e n de nascidos vivos). Ex.: orientar a ao de servios especializados nas unidades de sade, com aes voltadas ao grupo materno-infantil. Quanto ao seu emprego em sade pblica, deve ser classificada entre os COEFICIENTES GERAIS, pois sua destinao principal o de avaliar o estado sanitrio geral de uma comunidade em associao com outros indicadores de promoo da sade, tais como o nvel de escolaridade e de renda, bem como a disponibilidade de gua e de moradia condigna.

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL

Os dados absolutos, que permitem o clculo dessa taxa, tal como acontece para os bitos totais comentados anteriormente, sofrem freqentes distores determinadas pelo insuficiente nvel de compreenso sobre a importncia dos registros, tanto de nascidos vivos quanto de bitos.

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL


No Brasil, as taxas de mortalidade infantil vm declinando gradativamente, de modo lento, mas persistente, indicando que alguns fatores de risco para a morte de crianas, especialmente na mortalidade ps-neonatal, tais como o dficit de servios de abastecimento de gua e esgoto, mais disponveis agora do que no passado, esto sendo enfrentados com sucesso, porquanto sabemos que a melhoria do saneamento bsico tem sido um dos principais fatores responsveis pela queda dos bitos por diarrias infecciosas na infncia.

MORTALIDADE POR CAUSAS


Calcula-se dividindo-se o nmero de bitos ocorridos por

determinada causa, em um determinado ano, pela populao, naquele ano, circunscritos a uma determinada rea e multiplicando-se por 100.000, base referencial para a populao exposta.

Os coeficientes de mortalidade por causas podem ser bons reveladores do estado geral de sade das coletividades e, embora o registro de mortalidade por causas no Brasil ainda seja deficiente, o uso crtico e conseqente dos resultados disponveis o primeiro caminho para que possamos melhorar sua qualidade.

MORTALIDADE POR CAUSAS


Causa bsica do bito a doena ou leso que iniciou uma sucesso de eventos que levaram morte; ou, no caso de acidentes ou violncias, as suas circunstncias (MS, 1985).

o mdico deve declarar corretamente a causa bsica no atestado de bito e, em vista de recomendao internacional, ela deve ser escrita em ltimo lugar na parte I do referido documento. Este princpio deve ser sempre seguido pelos mdicos ao preencherem o atestado de bito, pois, caso contrrio, as estatsticas de mortalidade, segundo a causa bsica ou primria, sero falhas, o que no s afeta a comparabilidade como resulta em um quadro epidemiolgico falso (MS, 1985).

MORTALIDADE POR CAUSAS


Quando o bito se d em localidade que dispe de mdico, mas tendo ocorrido sem assistncia mdica e o profissional chamado a atestar a causa mortis, geralmente declara sem assistncia mdica.

Um dos indicadores de baixa qualidade do preenchimento das declaraes de bito a proporo de mortes cuja causa bsica categorizada como maldefinida.

MORTALIDADE POR CAUSAS


Ex.: Brasil - 2001 p proporo de bitos por causas maldefinidas p 14,1% do total avaliado p 134.622 mortes. bitos notificados como causas maldefinidas so:
 

aqueles em que os sintomas e os sinais no foram objetivamente esclarecidos; bem como achados anormais de exames clnicos e de laboratrio no foram classificados em outra parte da Classificao Internacional de Doenas (CID 10, captulo XVIII). Entre as regies brasileiras, a proporo de bitos com causas maldefinidas em:

 

2001 variou de 6,2% na regio Sul a 27% na regio Nordeste; 2003 variou de 6,7% na regio Sul a 25,9% na regio Nordeste.

MORTALIDADE POR CAUSAS


Havendo acompanhamento clnico na fase final da doena, os motivos do incorreto preenchimento de atestados de bitos so, de um modo geral:


   

erro de diagnstico por insuficincia de recursos tecnolgicos ou por deficincia ou desinteresse pessoal; desconhecimento quanto ao modo de preencher a declarao de bito; ateno dada ao modo de preencher a declarao de bito; questes de ordem burocrtica; ateno dada ao preconceito familiar quanto a doenas e agravos estigmatizantes (suicdio, aids e outros); divergncia de nomenclatura utilizada para a causa de morte, ou divergncia em relao CID-10.

INDICADORES DE MORBIDADE
As estatsticas de morbidade so utilizadas, preferencialmente, para avaliao do nvel de sade e da necessidade de adoo de medidas de carter abrangente (gua no domiclio, esgotos e medidas gerais de saneamento bsico), que visem melhorar a qualidade de vida da populao, ou medidas especficas para garantir a correo das decises (eficcia de vacinas) ou apoiar aes especficas necessrias ao controle de determinada doena (tratamento da tuberculose).

Os indicadores de morbidade mais utilizados no planejamento e na avaliao das medidas de preveno e controle de doenas e agravos so as taxas de: PREVALNCIA INCIDNCIA

PREVALNCIA
Descreve a fora com que subsistem as doenas nas coletividades. A medida mais simples para prevalncia a FREQNCIA ABSOLUTA dos casos de doenas. Superior a esta, por seu valor descritivo, a FREQNCIA RELATIVA o indicador que permite estimar e comparar, no tempo e no espao, a prevalncia de uma dada doena, segundo algumas variveis de:
     

idade; sexo; ocupao escolaridade; renda; entre outras.

PREVALNCIA
...relao entre o n de casos conhecidos de uma dada doena e a populao exposta, multiplicando o resultado pela base referencial que em geral uma potncia de 10, usualmente 1.000, 10.000 ou 100.000. Deve ser esclarecido que n de casos conhecidos de uma dada doena mede os casos que subsistem, isto , mede a soma dos casos anteriores conhecidos e que ainda existem com os casos novos que foram diagnosticados desde a data da computao anterior, ao que denominamos de prevalncia pontual.


Ex.: Em 31 de julho eram conhecidos 30 casos de determinada doena. Ao correr do ms de agosto, este contingente, por motivos diversos, sofreu baixa em 5 dos casos antigos e acrscimo de 10 casos novos diagnosticados. A prevalncia numrica, no caso dessa doena, ser de 35 casos no ltimo dia do ms, referenciado a todo o ms de agosto.

PREVALNCIA PONTUAL OU INSTANTNEA


... medida pela freqncia da doena ou por sua taxa em um ponto definido no tempo, seja a semana, o ms ou o ano.

Ex.:Em 31 de dezembro de um determinado ano, em um municpio com 3.665.372 habitantes, foram contabilizados 1.497 registros de hansenase. Note-se que a freqncia dada para 31 de dezembro, menos 92 altas ocorridas durante o ano, representa a prevalncia pontual para todo aquele ano, cuja taxa assim calculada: (1.497 92) z 3.665.372 hab. = 3,8/10.000

PREVALNCIA LPSICA O POR PERODO


prevalncia que abrange um lapso de tempo mais ou menos longo e que no concentra a informao em um dado ponto desse intervalo.

Ex.anterior: 1.497 z 3.665.372 hab. = 4,1/10.000.

INCIDNCIA
a taxa de incidncia definida como a razo entre o n de casos novos de uma doena que ocorre em uma coletividade, em um intervalo de tempo determinado, e a populao exposta ao risco de adquirir a referida doena no mesmo perodo, multiplicando o resultado por potncia de 10 (geralmente 100.000), que a base referencial da populao. Dentre os que, numa dada coletividade, so incorporados ao contingente de doentes, contam-se os casos novos eclodidos e diagnosticados na comunidade e os imigrantes j doentes que a chegam. A incidncia traduz a idia de intensidade com que acontece a morbidade em uma populao, enquanto a prevalncia termo descritivo da fora com que subsistem as doenas nas coletividades.

INCIDNCIA DE DOENAS: EPIDEMIA E ENDEMIA

EPIDEMIA p sentido de visitar carter de temporalidade, de provisrio.

ENDEMIA p sentido de habitar o lugar, nele residindo de longa data ou nele se instalando por longo tempo.

ENDEMIA
...ocorrncia coletiva de uma determinada doena que, no decorrer de um largo perodo histrico, acometendo sistematicamente grupos humanos distribudos em espaos delimitados e caracterizados, mantm a sua incidncia constante permitidas as flutuaes de valores, tais como as variaes sazonais. Note-se que o termo endemia refere-se doena habitualmente presente entre os membros de um determinado grupo, em determinada rea, isto , presente em uma populao definida.

EPIDEMIA


a ocorrncia de doena em grande nmero de pessoas ao mesmo tempo.

uma alterao, espacial e cronologicamente delimitada, do estado de sade-doena de uma populao, caracterizada por uma elevao progressivamente crescente, inesperada e descontrolada dos coeficientes de incidncia de determinada doena, ultrapassando e reiterando valores acima do limiar epidmico preestabelecido.

DURAO DAS EPIDEMIAS




Contrariamente endemia, que ilimitada no tempo, a epidemia restrita a um intervalo marcado por um comeo definido e um trmino esperado com retorno da incidncia aos patamares endmicos observados antes da ocorrncia epidmica.

Este intervalo de tempo pode abranger poucas horas ou dias ou pode estender-se por anos, ou mesmo por dcadas.

Ex.: eventos extremamente curtos p intoxicaes alimentares; dcadas p epidemia de aids p epidemia de longa durao.

ABRANGNCIA DAS EPIDEMIAS


As ocorrncias epidmicas so limitadas a uma rea definida, variando desde os limites espaciais prprios de um surto at a abrangncia de uma pandemia. SURTO EPIDMICO a ocorrncia pode estar restringida a um grupo ocasional de pessoas, ou a um coletivo de populao permanente como um colgio, um quartel, edifcio de apartamentos, e at mesmo todo um bairro. PANDEMIA ...ocorrncia epidmica caracterizada por uma larga distribuio espacial, atingindo vrias naes. A pandemia pode ser tratada como uma srie de epidemias localizadas em diferentes regies e que ocorrem em vrios pases ao mesmo tempo. Ex.: clera; gripe aviria;

ASPECTOS DIFERENCIAIS DAS EPIDEMIAS




EPIDEMIA EXPLOSIVA (ou macia) ...aquela que apresenta uma rpida progresso at atingir a incidncia mxima num curto espao de tempo. - seus membros adoecem praticamente ao mesmo tempo. Ex.: intoxicaes decorrentes da ingesto de gua, leite ou outros alimentos contaminados.

EPIDEMIA LENTA velocidade em que atingida a incidncia mxima. A velocidade lenta, a ocorrncia gradualizada e progride durante um longo tempo. Pode ocorrer com as doenas cujos agentes apresentam baixa resistncia ao meio exterior ou para os quais a populao seja altamente resistente e imune.

ASPECTOS DIFERENCIAIS DAS EPIDEMIAS




EPIDEMIA PROPAGADA (ou progressiva) existncia de um mecanismo de transmisso de hospedeiro a hospedeiro. A doena difundida de pessoa a pessoa por via respiratria, anal, oral, genital, ou por vetores. A propagao da epidemia se d em cadeia, gerando verdadeira corrente de transmisso, de suscetvel, at o esgotamento destes ou sua diminuio abaixo do nvel crtico.

EPIDEMIA POR FONTE COMUM (ou difundida por um veculo comum) o fator extrnseco (agente infeccioso, fatores fsico-qumicos ou produtos de metabolismo biolgico) veiculado pela gua, por alimento, ar ou introduzido or inoculao.

ASPECTOS DIFERENCIAIS DAS EPIDEMIAS




EPIDEMIA POR FONTE PONTUAL (no tempo) a exposio se d durante um curto intervalo de tempo e cessa, no se tornando a repetir. Ex.: a exposio a gases txicos, alguns tipor de intoxicao alimentar, exposio a radiaes ionizantes, etc.

EPIDEMIA POR FONTE PERSISTENTE (no tempo) a fonte tem existncia dilatada, e a exposio da populao prolonga-se por um largo lapso de tempo. Ex.: epidemias de febre tifide devidas fonte hdrica, acidentalmente contaminada pela rede de esgoto; epidemia de saturnismo pode ser gerada por queima continuada de madeira pintada com corante de chumbo.

You might also like