You are on page 1of 17

EDUCAO AMBIENTAL

GUA
 Trs quartos da superfcie da terra esto
cobertos por gua: oceanos, rios, lagos, guas subterrneas.  Elemento fundamental para a existncia de vida. Indispensvel para a sobrevivncia de animais e vegetais. Tambm neste ambiente onde se desenvolvem muitas formas de vida, como peixes, camares, algas e outros.  o ser humano tem 65% do seu peso formado de gua. Em um clima temperado, um adulto precisa de cerca de 3 litros de gua por dia para sobreviver.

GUA
 A gua tem inmeras funes: para a
hidratao, higiene pessoal e domstica, produo de alimentos, irrigao, transporte, criao de animais, etc.  No entanto segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS) - ainda temos um quadro assustador de deficincia  A gua da terra est se escasseando, devido ao desmatamento da vegetao, pelo derramamento de leo e dejetos jogados nas guas.

GUA
 IDENTIFICANDO A GUA  gua potvel: inodora (no tem cheiro) inspida (no potvel:
tem sabor) e inodora(sem cheiro) .Em temperatura ambiente 12 a 15C. arejada, contm sais minerais, no 12 15C. tem sais txicos, apresenta reao qumica neutra, no apresenta germes patognicos para homem. homem.  gua poluda: aquela que apresenta cheiro pela poluda: presena de substncias qumicas e detritos orgnicos em suspenso ou diludo. De colorao escura, amarela, verde diludo. ou marrom, gosto diferente pelo excesso de sais minerais ou presena de detritos orgnicos. Ex: gua de rios, orgnicos. Ex: fbricas, resduos industriais. As guas do mar so industriais. consideradas poludas por apresentarem excesso de sais minerais  gua contaminada: aquela que apresenta alterao de contaminada: ordem biolgica com presena de agentes patolgicos vivos em qualquer quantidade. quantidade.

GUA
 FORMAS DE ABASTECIMENTO  Cisternas: Pouco usado, mesmo assim s em regies com Cisternas:
elevada precipitao de chuvas, verdadeiro reservatrio de gua de chuva.  Fonte: gua brota naturalmente do terreno. Fonte:  Poo: Abertura feita no solo com finalidade de captar gua do Poo: solo ou do subsolo. Dever ser protegido contra contaminao e por este motivo dever ser coberto, elevando a boca do poo acima da superfcie do solo, revestindo a parte superior com tijolos ou capa de concreto. No caso de gua mais distante da superfcie, recorre-se aos poos perfurados, recorresoluo mais cara.  Poo Artesiano ou Poo Profundo: Fornece gua que jorra Profundo: acima da superfcie do solo, pela tubulao atravs de bomba, seguindo normas para a construo. Os poos devem ter distncia das fossas de 15 metros entre ambos e a diferena de altura de 10 metros com a fossa em nvel mais baixo.  Poo Escavado: Aplica-se quando o terreno de difcil Escavado: Aplicaescavao e o lenol fretico est a menos de 20 metros.

TRATAMENTO DA GUA
 Tratamento de gua um conjunto de
procedimentos fsicos e qumicos que so aplicados na gua para que esta fique em condies adequadas para o consumo, ou seja, para que a gua se torne potvel. O potvel. processo de tratamento de gua a livra de qualquer tipo de contaminao, evitando a transmisso de doenas. doenas.

TRATAMENTO DA GUA
 Aps chegar estao de tratamento, a gua recebe diversos  
tratamentos: Adio de coagulantes: consiste em misturar gua substncias qumicas (sulfato de alumnio, barrilha, etc.) e auxiliares de coagulao (cal, hidrxido de sdio, etc.) que vo proporcionar meios para que a sujeira da gua seja removida. Flocao: Flocao: So depositadas substncias no fundo dos tanques arrastando os slidos suspensos na gua. Depois de misturados a gua passa para os tanques de decantao durante 3 horas. No fundo deste, depositam-se os flocos arrastando consigo grande parte das depositamimpurezas. Filtrao: Filtrao: Aps a decantao. a gua segue para os filtros, que so unidades de areia de granulomtrica variada, que retm algumas impurezas que restam em suspenso. Desinfeco: Desinfeco: Depois de filtrada, apesar de esteticamente bonita, pode ainda ser perigosa; pois as bactrias contidas podem provocar doenas como a: febre tifide, disenterias amebianas, clera, etc, para a desinfeco aplica-se o cloro numa proporo que varia de acordo com aplicaa qualidade da gua, com um teor de 2-3g/m3. 2Fluoretao: Fluoretao: Para prevenir a crie dentria, como etapa final, aplicado na gua, o flor. Aps este tratamento, a gua poder ento ser bombeada a fim de ser distribuda.

 

TRATAMENTO DA GUA

ESGOTO
TRATAMENTO DE ESGOTO

tratamento dos esgotos domsticos tem como objetivo, principalmente: remover o material slido; reduzir a demanda bioqumica de oxignio; exterminar microorganismos patognicos; reduzir as substncias qumicas indesejveis. As diversas unidades da estao convencional podem ser agrupadas em funo das eficincias dos tratamentos que proporciona. Assim temos:  Tratamento preliminar: gradeamento, remoo de preliminar: gorduras e remoo de areia. areia.  Tratamento primrio: primrio: tratamento preliminar, decantao, digesto do lodo e secagem do lodo. lodo.  Tratamento secundrio: secundrio: tratamento primrio, tratamento biolgico, decantao secundria e desinfeco. desinfeco.

LIXO
das atividades humanas  Composio 1. Substncias putrescveis so provenientes de produtos orgnicos, sobras de cozinhas, folhas, cadveres de animais, restos de comida, excretas 2. Substncias combustveis - lixo constitudo por pano, papel, madeira, plstico, couro, entre outros. 3. Substncias incombustveis - lixo constitudo por vidro, metal, flandre, alumnio, cinzas, etc.  Classificao  Seco - formado de combustveis e incombustveis  mido - formado de substncias putrescveis.

 Definio: Conjunto de resduos slidos resultantes

LIXO
Importncia Sanitria  Fazer a preveno das doenas porque: porque:  O lixo favorece a criao de moscas que so os principais vetores na transmisso de doenas como: febre tifide e como: paratifide, amebase, verminoses, tracoma, etc; etc;  Serve de esconderijo e criadouro de ratos que so responsveis por algumas doenas como: leptospirose e infeces como: produzidas por sua mordedura, peste bubnica; bubnica;  Contaminao do homem pelo contato direto com o lixo ou por massas de gua contaminada pelo lixo. lixo.  Perpetuao de algumas parasitoses; proliferao de insetos parasitoses; como mosquitos, baratas, muriocas que se proliferam em latas e garrafas estragadas; estragadas;  Aumento de morbidade e mortalidade humana; humana;  Prejuzo para a comunidade porque os ratos danificam os alimentos, os mveis, contribuem para incndios e desmoronamentos; desmoronamentos;  Atender ao censo esttico, eliminando os lixes ftidos, limpeza; limpeza;

LIXO
Poltica Atual do Lixo  O lixo um indicador curioso de desenvolvimento de uma nao. Existe uma poltica direcionada para o lixo, responsvel pela limpeza urbana que se preocupa com vidas, orientando a comunidade carente, no malefcio que o lixo traz como doenas: leptospirose, febre tifide, infeces de pele, etc.

LIXO
Destino Final do Lixo X Contra-Indicaes Contra Utilizado como adubos por hortas: contra indicado, pois hortas: funciona como chamariz para as moscas e muitas pessoas se alimentam de verduras cruas, causando doenas. doenas.  Aterro simples: Consiste em jogar o lixo em baixadas ou simples: depresses de terrenos - contra indicado. indicado.  Lanamento a cu aberto: Consiste em jogar o lixo em aberto: terrenos baldios. contra-indicado. baldios. contra-indicado.  Lanamento em cursos de gua: Sanitariamente gua: condenado. condenado.  Confinamento: Consiste numa escavao feita no terreno Confinamento: com 0,80cm de largura, 0,80 cm de comprimento e 80cm profundidade de 1,30 a 1,60m. A escavao deve ser 60m tampada (quando atingir 60 cm). Observar se no passa cm). lenol fretico, fonte, cisterna, etc. etc.  Enterramento: Consiste em abrir vala em terreno, jogar o Enterramento: lixo, cobri-lo com terra e em seguida socar a terra; boa cobriterra; soluo, sendo muito adotado na zona rural. rural.

LIXO
Destino Final do Lixo X Contra-Indicaes Contra Aterro Sanitrio: Boa soluo, porm caro. adotada nas Sanitrio: caro. zonas urbanas. Consiste em preparar o terreno e sobre ele urbanas. colocar, espalhar e compactar o lixo; em seguida cobri-lo lixo; cobricom terra e compactar novamente. Depois de proceder novamente. assim algumas vezes, at a compactao final com uma camada mais grossa de terra e o plantio de grama. Atravs grama. do aterro sanitrio so recuperadas reas que podero ser utilizadas para recreao e jardins. jardins.  Incinerao: Boa soluo, utilizado em zonas urbanas. Incinerao: urbanas. Consiste na destruio do lixo por queima temperatura de 980 980 a 1.100C. A incinerao poder ser feita por empresa 100C. particular ou pblica, utilizando incineradores devidamente aprovados pelos rgos fiscais competentes. competentes.  Uso como alimentao de animais: Os restos de comida animais: cruas no devem ser dados como alimentos de animais devero ser previamente cozidos (fervura a 100C durante 100C 30 minutos). minutos).

RECICLAGEM DO LIXO
 Reciclar significa transformar objetos
materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade consumo. foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefcios que este procedimento trs para o planeta Terra. Terra.

RECICLAGEM DO LIXO
materiais reciclveis no prprio local onde so produzidos. produzidos. Depois sero depositados na caixa coletora obedecendo as indicaes: indicaes:  Caixa Coletora Azul papeis (observe as indicaes se o papel ou no reciclvel)  Caixa Coletora Vermelha - plsticos ( sacos, embalagens. embalagens. Observe a sinalizao de reciclvel)  Caixa coletora Verde vidros (garrafas, copos, pratos)  Caixa Coletora Amarela metais (alumnio, ao, folhas de flandres). flandres).

 A coleta seletiva precedida da separao dos

RECICLAGEM DO LIXO
 TEMPO DE DECOMPOSIO DE ALGUNS
PRODUTOS
LIXO/PRODUTO TEMPO DE DECOMPOSIO Lata de alumnio______________________ 100 anos Plstico______________________________100 anos Tampa de garrafa______________________ 100 anos Vidros_______________________________ 4.000 anos Palito de fsforo_______________________ 6 meses Chiclete______________________________ 5 anos

Lixo das Unidades de Sade  So normalmente identificados e a coleta feita separadamente da coleta domiciliar. domiciliar.

You might also like