You are on page 1of 32

Conhecimento Emprico X Conhecimento Cientfico:

Uma abordagem simplificada Andresa G. Wagner

Emprico


Conforme o Dicionrio HOUAISS:

Baseado na experincia e na observao, metdicas ou no. Relacionado a conhecimentos prticos

Cientfico


Conforme o Dicionrio HOUAISS

rea sistematizada do conhecimento, baseada no rigor cientfico. Obtido atravs de mtodo.

O conhecimento cientfico na Graduao




A relevncia da Metodologia Cientfica e das Tcnicas de Pesquisa para estudantes e profissionais da Administrao consiste em desenvolver habilidades de investigao e anlise de problemas na vida real das organizaes.

Mtodo Cientfico e Tcnicas de Pesquisa




Ferramentas para:
resoluo de problemas identificao de oportunidades coleta de dados anlise de dados e resultados tomada de deciso baseada em fatos e no em achismos.

O Profissional Administrador


O conhecimento terico e tcnico aliado ao esprito crtico so requisitos bsicos para um profissional da Administrao nos dias atuais. A mediocridade e o achismo perdem espao na Era do Conhecimento.

A Teoria e a Prtica
O mtodo e o pensamento cientfico esto relacionados ao Estgio e prtica profissional? De que forma? Como ocorre esta relao?

Bacharel em Administrao Curso de Graduao 4 anos




A formao do bacharel deve contemplar


resoluo de problemas identificao de oportunidades coleta de dados anlise de dados e resultados tomada de deciso baseada em fatos e no em achismos.

Ou seja...
Contemplando o Mtodo Cientfico e as Tcnicas de Pesquisa aprendemos a lidar com as questes do cotidiano profissional.

Bacharel em Administrao
Com o Curso de Graduao devemos superar as meras suposies para tomarmos decises a partir de informaes concretas e especficas. especficas.

Segundo GIL (1999, p. 55)


... medida que se pretende estudar um fenmeno cientificamente (...), tornatorna-se necessrio afastar juzo de valor. A verificao emprica o propsito da cincia.

Sobre a teoria cientfica




Alguns filsofos ...afirmam que a teoria cientfica um relato aproximadamente verdadeiro de como o mundo . (Dutra, 2003, p.30)

O mesmo autor expe...


...uma teoria cientfica fornece uma imagem do mundo. (Dutra, 2003, p. 52)

Convm explicitar...

A teoria cientfica provm de Mtodo Cientfico.

Mtodo
Segundo o Dicionrio de Filosofia Representa o conjunto de procedimentos racionais, baseados em regras, que visam atingir um objetivo determinado.
Japiass e Marcondes (1996, p. 181)

Mtodo Cientfico


Caminho para se chegar a determinado fim. Conjunto de procedimentos intelectuais e tcnicos para se atingir o conhecimento.
Gil (1999, p. 26)

Conhecimento Cientfico


O conhecimento s cientfico se for passvel de verificao, isto ... TornaTorna-se necessrio descrever as operaes mentais e tcnicas que possibilitaram obter o conhecimento. Explicaes sobre o mtodo adotado.
Gil (1999, p. 26)

Neutralidade


Representa iseno, imparcialidade do pesquisador. Imune a juzos de valor. O olhar do pesquisador no deve ser contaminado por posies polticas, ideolgicas, enfim, por preferncias pessoais.

Neutralidade cientfica


A idia de neutralidade cientfica extremamente polmica nas Cincias Sociais. Entretanto isto no justifica pareceres carregados de julgamentos preconceituosos e sem fundamento cientfico.

A interferncia do sujeito no objeto pesquisado




O pesquisador ao aproximar-se da aproximarrealidade observada tende a interferir na mesma realidade que est pesquisando.

Minimizando as interferncias do pesquisador




Tcnicas de pesquisa so aplicadas para que o estudo do fenmeno (objeto de pesquisa) propicie resultados bastante prximos da realidade.

Problema de pesquisa


Aquilo que se quer pesquisar a respeito de um determinado tema. Qualquer questo no solucionada e que pode ser discutida em alguma rea do conhecimento. No necessariamente algo RUIM.

Exemplos de Problema


Em que medida a escolaridade determina o grau de produtividade do indivduo na Empresa X? De que forma tcnicas de dinmica de grupo facilitam a integrao de novos funcionrios?

Os problemas de pesquisa no devem conter juzos de valor (bom, ruim...)

Abordagens do Problema
Mtodo Quantitativo Mtodo Qualitativo

Mtodo Quantitativo


CaracterizaCaracteriza-se pelo emprego de quantificao tanto nas modalidades de coleta de informaes quanto no tratamento dessas por meio de tcnicas estatsticas.
(Teixeira e Pacheco, 2005, p. 60)

Mtodo Qualitativo


No adota um instrumental estatstico como base do processo de anlise de um problema para sua generalizao. No pretende numerar ou medir unidades ou categorias homogneas. UtilizaUtiliza-se do processo de problematizao objeto e contexto.
(Teixeira e Pacheco, 2005, p. 60)

Sobre a escolha do Mtodo e das Tcnicas de Pesquisa




DeveDeve-se considerar:
Inteno do pesquisador Natureza do problema e objetivos da pesquisa Nvel de aprofundamento

Teixeira e Pacheco expem que


... necessria uma tomada de

conscincia simultnea dos elementos subjetivos e objetivos. S assim teremos competncias e habilidades interpretativas dos fenmenos sociais, compreendendo o sentido que as pessoas do aos seus gestos, s suas aes e aos seus sentimentos.

(2005, p. 66)

Finalizando...


Nas atividades do Estgio, e/ou profissionais, no se pode desprezar a dimenso terica, sobrevalorizando o fazer pelo fazer. Tcnica e Conhecimento Cientfico esto a disposio do estudante e do profissional temos que aproveit-los. aproveit-

Ainda sobre o Estgio




O Estgio no espao apenas reservado prtica, e a sala de aula no reservada somente para a teoria temos que mescl-los. mescl-

Ainda sobre o Estgio




O Campo de Estgio campo para:


pesquisa, formulao de problemas, coleta e anlise de dados, correlao com os fundamentos tericos.

Enfim, espao para a aprendizagem...

REFERNCIAS
DUTRA, Luiz Henrique de Arajo. Introduo teoria da cincia. 2 ed. Florianpolis: Ed. Da UFSC, 2003. GIL, Antnio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 5 ed. So Paulo: Atlas, 1999. HOUAISS, Antnio. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. So Paulo: Objetiva, 2001. JAPIASS, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionrio bsico de filosofia. 3 ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1996. TEIXEIRA, Rubens de Frana; PACHECO, Maria Eliza Crrea. Pesquisa social e a valorizao da abordagem qualitativa no curso de administrao: a quebra de paradigmas cientficos. Cadernos de Pesquisa em Administrao, So Paulo : FEA/USP, v.12, n.1, p. 55-68, jan/mar 2005. 55-

You might also like