You are on page 1of 13

SIPAT

BOMPREO BARRO VERMELHO

TABAGISMO
Francielsa da Costa Sousa Alves

TABAGISMO
considerado doena pela Organizao Mundial da Sade; Cigarro causa dependncia fsica e psicolgica; 4.720 componentes qumicos (txicos): Nicotina responsvel pela dependncia qumica Monxido de carbono o mesmo gs venenoso que sai do escapamento de automveis Alcatro constitudo por aproximadamente 48 substncias pr-cancergenas, como agrotxicos e substncias radioativas.

  

TABAGISMO
Como o cigarro organismo? atua quimicamente no

 A fumaa durante a tragada inalada para os pulmes;  Distribui-se para o sistema circulatrio;  Chega rapidamente ao crebro (7 - 9 seg.);  Fluxo sangneo capilar pulmonar rpido;  Volume de sangue do corpo percorre os pulmes (1 min.);  As substncias inaladas pelos pulmes espalham-se pelo organismo muito rpido.

TABAGISMO
NICOTINA  Causa dependncia  Atinge o crebro sensao de prazer. libera neurotransmissores estimular

 Ingesto contnua de nicotina crebro necessita de doses cada vez maiores manter o nvel de satisfao

TABAGISMO
Doenas causadas pelo uso do cigarro:           Responsvel por 30% das mortes por cncer 90% das mortes por cncer de pulmo 25% das mortes por doena coronariana 85% das mortes por doena pulmonar obstrutiva crnica 25% das mortes por doena cerebrovascular Aneurisma arterial Trombose vascular lcera do aparelho digestivo Infeces respiratrias Impotncia sexual no homem

TABAGISMO
Riscos para a mulher grvida:  Aborto  Ter filho de baixo peso  Menor tamanho  Defeitos congnitos  Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de no fumantes.

TABAGISMO
Fumantes passivos:  Inalam a fumaa do cigarro quando convivem com fumantes em ambientes fechados;  Tm um risco maior de desenvolver doenas relacionadas ao tabagismo;  As crianas sofrem com doenas respiratrias (bronquite e pneumonia, desenvolvimento da asma e infeces do ouvido).

TABAGISMO
   Danos ao meio ambiente: Florestas inteiras so devastadas para alimentar os fornos lenha que secam as folhas do fumo antes de serem industrializadas; Para cada 300 cigarros produzidos uma rvore queimada; Para a obteno de safras cada vez melhores, os plantadores de fumo usam agrotxicos em grande quantidade, causando danos sade dos agricultores e ao ecossistema; Filtros de cigarros so atirados em lagos, rios, mares, florestas e jardins demoram 100 anos para se degradarem; Cerca de 25% de todos os incndios so provocados por pontas de cigarros acesas.

 

TABAGISMO
Mtodo para deixar de fumar (INCA):  Parada Imediata Voc marca uma data e nesse dia no fumar mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opo. Parada Gradual Reduzindo o nmero de cigarros. Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais. no segundo - 25 no terceiro - 20 no quarto - 15 no quinto - 10 no sexto - 5 O stimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.

TABAGISMO
Retardando a hora do primeiro cigarro.Por exemplo: no primeiro dia voc comea a fumar s 9 horas,
no segundo s 11 horas, no terceiro s 13 horas, no quarto s 15 horas, no quinto s 17 horas, no sexto s 19 horas, no stimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros

Tudo posso naquele que me fortalece Filipenses 4:13

OBRIGADA!!!

You might also like