You are on page 1of 16

MAMOGRAFIA ANATOMIA RADIOGRFICA

Prof Teresinha Peres Centro de Educao Profissional So Camilo - CEPROSC

ANATOMIA DA MAMA
Eminncia cnica ou hemisfrica localizada nas paredes ntero-laterais torcicas. O tamanho: varia. A mama se estende, para baixo, da poro anterior da segunda costela, at a sexta ou stima costela, e da borda lateral do esterno at a axila.

ANATOMIA DA MAMA SUPERFCIE


Mamilo: uma pequena projeo contendo uma coleo de aberturas ductais das glndulas secretrias existentes dentro do tecido mamrio. Arola: rea pigmentada que circunda o mamilo. Prega inframamria: o ponto de juno da poro inferior da mama com a parede anterior do trax. Prolongamento axilar: faixa de tecido que envolve o msculo peitoral lateralmente. Dimetro mdio-lateral: a largura da mama. Dimetro crnio-caudal: a medida vertical.

ANATOMIA DA MAMA

MTODOS DE LOCALIZAO
Objetivo: subdividir a mama em pequenas reas com o propsito de descrever a localizao de leses encontradas. O sistema de quadrantes: quatro quadrantes podem ser descritos usando o mamilo como centro.
QSE (quadrante superior externo) QSI (quadrante superior interno) QIE (quadrante inferior externo) QII(quadrante inferior interno)

Sistema do mostrador de relgio: compara a superfcie da mama ao mostrador de um relgio.

MTODOS DE LOCALIZAO

ANATOMIA - CORTE SAGITAL


Uma manta de tecido fibroso envolve a mama por baixo da superfcie cutnea. Uma capa de tecido similar recobre o msculo grande peitoral. Esses dois revestimentos fibrosos se conectam em uma rea denominado espao retromamrio. A poro central da mama constituda principalmente de tecido glandular. Quantidades variveis de tecido adiposo ou gorduroso envolvem a glndula mamria. A quantidade de tecido glandular razoavelmente constante de uma paciente para outra. A pele que reveste a mama de espessura uniforme, exceto na rea da arola e do mamilo, onde um pouco mais grossa.

ANATOMIA - CORTE SAGITAL

ANATOMIA - VISO FRONTAL


O tecido glandular da mama dividido em 15 a 20 lobos dispostos como os raios de uma roda em torno do mamilo. Os lobos glandulares so constitudos de lbulos individuais. Distalmente, os lbulos menores consistem em aglomerados de alvolos arredondados. Uma camada de tecido adiposo logo abaixo da pele circunda e recobre o tecido glandular. O tecido conjuntivo (ou fibroso) interlobular circunda e d apoio aos lobos e a outras estruturas glandulares. Extenses formando faixas de tecido fibroso so conhecidas como ligamentos de Cooper (ou suspensores ) da mama, e sua funo dar suporte s glndulas mamrias. Vasos sangneos, nervos e vasos linfticos. Habitualmente, as veias da glndula mamria so maiores que as artrias e esto localizadas mais perifericamente.

ANATOMIA - VISO FRONTAL

FISIOLOGIA MAMRIA
estimulao glandular, as clulas perifricas dos alvolos formam glbulos de leo em seu interior que, quando ejetados na luz dos alvolos, constituem os glbulos de leite. Esses grupos de alvolos que formam os lbulos so interconectados e drenam atravs de ductos individuais. Cada ducto se dilata em uma pequena ampola que serve como um reservatrio de leite, um pouco antes de terminar em uma minscula abertura na superfcie do mamilo. As vrias subdivises desses ductos e das ampolas associadas so ativadas durante a gravidez para preparar para a lactao e, aps o nascimento, produzir leite para o recm-nascido.

TIPOS DE TECIDOS MAMRIOS


Existem trs tipos de tecido mamrio: 1. Glandular 2. Fibroso ou conjuntivo 3. Adiposo

TIPOS DE TECIDOS MAMRIOS

CLASSIFICAO DA MAMA
Tanto a espessura da mama comprimida quanto a densidade tecidual contribuem para a seleo dos fatores de exposio. A densidade relativa da mama principalmente afetada pelas caractersticas mamrias inerentes a cada paciente, estado hormonal, idade e gestaes. A glndula mamria sofre alteraes cclicas associadas elevao e queda das secrees hormonais durante o ciclo menstrual, alteraes durante a gravidez e lactao e alteraes graduais que ocorrem durante toda a vida da paciente.

CLASSIFICAO DA MAMA
1. Mama Fibroglandular
Faixa etria comum - 15 a 30 anos (e mulheres nulparas acima dos 30 anos de idade) Gestantes ou lactantes Radiograficamente denso Muito pouca gordura Faixa etria comum - 30 a 50 anos Mulheres jovens com trs ou mais gestaes . Densidade mdia, radiograficamente 50% gordura e 50% fibroglandular Faixa etria comum - 50 anos ou mais . Ps-menopausa Densidade mnima, radiograficamente . Mamas de crianas e homens

2.Mama Fibrogordurosa

3. Mama Gordurosa

OBRIGADA!

You might also like