You are on page 1of 20

Geografia Aula 3 3 srie

Recursos energticos e naturais do mundo contemporneo

Quais so os recursos energticos e naturais do mundo contemporneo que esto disponveis para a utilizao e crescimento das sociedades atuais?

As primeiras formas de energia


As primeiras forma de energia que o homem utilizou foram o esforo muscular (humano e de animais domesticados), a energia elica (vento) e a energia hidrulica, obtida pela corrente dos rios.

Com a 1 Revoluo Industrial, na 2 metade do sc. XVIII e 1 metade do sc. XIX, surgem modernas mquinas, que utilizavam como fontes de energia a madeira e o carvo.

Na 2 metade do sculo XIX, com a inveno do motor a exploso, o petrleo passou a ser o principal recurso energtico.

Fontes renovveis e no renovveis


Atualmente, os recursos energticos que podem ser utilizados pelo homem so de dois tipos:

No renovveis

Renovveis

So recursos naturais que, uma vez consumidos, no podem ser substitudos, pelo menos num espao de tempo razovel. So produtos resultantes de processos extremamente lentos da litosfera, e no so auto-renovveis no esquema humano das coisas.

Os recursos so considerados renovveis quando possibilitam a sua utilizao sistemtica sem risco de se esgotarem. A sua reposio ou regenerao feita de forma contnua.

Fontes de energia no renovvel

As fontes no renovveis so finitas e esgotam-se, como, por exemplo, um poo de petrleo (que no pode ser enchido), pois este combustvel resultado de milhes de anos de decomposio orgnica. As principais fontes no renovveis so: urnio petrleo carvo gs natural

Urnio e a energia nuclear O que energia nuclear?


Os tomos de alguns elementos qumicos, como o urnio, apresentam a propriedade de, atravs de reaes nucleares, transformar massa em energia. Esse princpio foi demonstrado por Albert Einstein. Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produo de eletricidade: - Fisso nuclear, onde o ncleo atmico se divide em duas ou mais partculas; - Fuso nuclear, na qual dois ou mais ncleos se unem para produzir um novo elemento.

Fonte no renovvel : Energia Nuclear


Em apenas 30 anos, a energia nuclear aumentou a sua participao na produo total de energia eltrica, partindo de um valor extremamente pequeno: 0.1%, para um valor substancial de 17%. Para se dar a perspectiva deste desenvolvimento importante, a energia hidreltrica, cuja tecnologia vem sendo empregada h cerca de um sculo, participa no balano eltrico mundial com cerca de 18%, e as perspectivas de um aumento deste valor so limitadas no plano mundial, o que no o caso da energia nuclear.

Fontes no renovveis : Combustveis fsseis


Existem trs grandes tipos de combustveis fsseis que foram formados h milhes de anos na poca dos dinossauros, da o nome de combustvel fssil: o petrleo - o carvo - o gs natural. Petrleo O petrleo um combustvel fssil de grande importncia no nosso dia-a-dia. Existem muitos produtos que derivam do petrleo, como, por exemplo, fertilizantes, roupas, pasta de dentes, garrafas e canetas de plstico. Quase todos os plsticos tm origem no petrleo. O Oriente Mdio continua a ser o principal protagonista na indstria petrolfera.

O petrleo e seus produtos...


Nas refinarias, o petrleo bruto separado em vrios subprodutos, como mostra o esquema:

Carvo: o mais abundante combustvel fssil do mundo.


O carvo um combustvel fssil slido, constitudo por restos de plantas que cresceram em pntanos enormes e quentes durante o perodo carbonfero, e foram submetidas a presses e altas temperaturas. Existem diferentes tipos de carvo: Turfa: possui menor teor de carbono; Linhito e hulha, que so os tipos mais abundantes e mais consumidos no mundo (por volta de 80% do total); Antracito: o mais puro (95% de carbono), mas tambm o mais raro, representando apenas cerca de 5% do consumo mundial. Os maiores produtores mundiais de carvo so a China, os Estados Unidos, a Rssia, o Cazaquisto, a ndia, a Polnia, a Alemanha, a frica do Sul e a Austrlia.

Gs Natural

O gs natural extrado pelo Homem de jazidas subterrneas, da maioria das quais se extrai tambm o petrleo. Este gs inodoro, incolor, mais leve que o ar, e constitudo majoritariamente por metano, que um composto qumico simples constitudo por tomos de carbono e hidrognio. A sua frmula qumica o CH4.

Energias Renovveis

As formas de energia renovveis podem ser utilizadas novamente, e so o resultado do aproveitamento de recursos naturais como o Sol, o vento, as mars, as ondas, o calor da Terra e resduos como restos agrcolas ou lixo orgnico. Alm de as matrias-primas dessas fontes serem abundantes, utiliz-las significa no esgot-las. Os recursos renovveis representam atualmente cerca de 20% do fornecimento total de energia no mundo.

Vantagens e desvantagens das energias renovveis

O que biomassa?
Atravs da fotossntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia qumica. Esta energia pode ser convertida em eletricidade, combustvel ou calor. As fontes orgnicas, que so usadas para produzir energias usando este processo, so chamadas de biomassa. A biomassa o material que normalmente imaginamos como lixo. Existem trs fontes energticas de origem natural: - biomassa slida; - biocombustveis gasosos; - biocombustveis lquidos.

Biomassa slida, biocombustveis gasosos, biocombustveis lquidos


Biomassa slida Tem como fonte os produtos e resduos da agricultura (incluindo substncias vegetais e animais), os resduos das florestas e das indstrias conexas e a frao biodegradvel dos resduos industriais e urbanos. Biocombustveis gasosos: biogs Tm origem nos efluentes agropecurios da agroindstria e urbanos (lamas das estaes de tratamento dos efluentes domsticos), e ainda nos aterros de resduos slidos urbanos. Biocombustveis lquidos Existe uma srie de biocombustveis lquidos com potencial de utilizao. - biodiesel: obtido principalmente a partir de leos de girassol, de mamona, de dend ou da soja, por um processo qumico chamado transesterificao. - etanol: o mais comum dos lcoois e caracteriza-se por ser um composto orgnico, incolor, voltil, inflamvel, solvel em gua, com cheiro e sabor caractersticos. Produzido a partir da fermentao de hidratos de carbono (acar, amido, celulose), com origem em culturas como a cana-de-acar ou por processos sintticos. - metanol: os processos de produo mais comuns so de sntese a partir do gs natural, ou ainda a partir da madeira, atravs de um processo de gaseificao. A biomassa pode ser aproveitada para produzir eletricidade reduzindo a necessidade de recorrer a outras fontes.

Vantagens da biomassa

Pode ser reutilizada e transformada em outros produtos como papel e fertilizantes; Acumula-se menos lixo nas lixeiras, sendo necessrio menos terra para depositar o lixo; No contribui para o aquecimento global da Terra; Pode ser reduzida, reciclada e reutilizada; Tem baixo custo de aquisio; As cinzas so menos agressivas ao meio ambiente; Provoca uma menor corroso dos equipamentos.

Energia das Mars


Os oceanos podem ser uma fonte de energia para iluminar as nossas casas e empresas. Atualmente, o aproveitamento da energia do mar apenas experimental e raro. Quando a mar enche, a gua entra e fica armazenada no dique; ao baixar a mar, a gua sai pelo dique como em qualquer outra barragem. Para que este sistema funcione bem so necessrias mars e correntes fortes. Tem que haver um aumento do nvel da gua de pelo menos 5,5 metros da mar baixa para a mar alta. Existem poucos stios no mundo onde se verifique tamanha mudana nas mars.

Energia das Ondas


A energia das ondas definida pela energia total contida em cada onda. Esta energia resulta da fora do vento exercida na superfcie dos oceanos. Quando a onda se desfaz e a gua recua, o ar desloca-se em sentido contrrio, passando novamente pela turbina e entrando na cmara por comportas especiais, normalmente fechadas. Desvantagens O fornecimento da energia das ondas no contnuo; Apresenta baixo rendimento; fortemente dispendiosa.

Energia Hidroeltrica
A energia hidroeltrica a eletricidade produzida atravs do movimento da gua. Ela usa a energia cintica da gua para produzir eletricidade. Normalmente, constroem-se diques que param o curso da gua, acumulando-a num reservatrio a que denominamos barragem. Noutros casos, existem diques que no param o curso natural da gua, mas obriga-a a passar pela turbina, fazendo-a girar de forma a produzir eletricidade.

Energia Geotrmica
A energia geotrmica existe desde que o nosso planeta foi criado. Geo significa terra, e trmica significa calor, por isso, geotrmica a energia calorfica que vem da terra, resultando do fluxo de calor das camadas mais profundas, devido ao magma, e radioatividade natural das rochas. Este recurso est geralmente associado reas de atividade vulcnica, ssmica ou magmtica. As altas temperaturas so aproveitadas para a produo de energia eltrica.

Energia elica e solar


A energia do vento faz girar turbinas, que por sua vez, geram eletricidade. A energia cintica, resultante das deslocaes de massas de ar, pode ser transformada em: - energia mecnica: atravs de aeromotores; - energia eltrica: atravs de turbinas elicas ou aerogeradores.

A energia solar refere-se utilizao direta dos raios solares na produo de energia. A reduo de emisso de gases de estufa conseguida por esta fonte de energia limpa pode chegar a 400.000 toneladas por ano.

You might also like