You are on page 1of 13

O MERCADO DE TRABALHO: REALIDADE E NECESSIDADES

O campo de atuao profissional to vasto, talvez porque o turismo, em sua complexidade, envolva, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE, 2000), 52 setores diferentes da economia, ou porque o mercado tem preferido se voltar para profissionais de competncias mais generalistas, com perfil multifuncional e dinmico.

O fato que as possibilidades de atuao do profissional de Turismo no mercado de trabalho so como um leque, pois seu campo de trabalho vastssimo e cresce a cada dia.

O turismo reconhecidamente a indstria que mais emprega no mundo, aproximadamente 260 milhes de pessoas, ou 10% da fora de trabalho global, envolvendo muitas diferentes profisses e especialidades necessrias para a produo e o desenvolvimento econmico global. UM EM CADA DEZ TRABALHADORES BRASILEIROS EST VINCULADO AO SETOR TURSTICO. (LAGE, 2000).

O CONTEXTO GLOBAL, A CONJUNTURA ATUAL E O PROFISSIONAL EM TURISMO

A estrutura social do sculo XXI afetada pelo paradigma da informao e pelo processo de globalizao, que causaram transformaes tecnolgicas e administrativas do trabalho e das relaes produtivas. Na chamada nova economia, a gerao de conhecimento, advinda do processamento de informaes, fonte de produtividade e crescimento.

A era da Informao, iniciada no final do sculo XX, caracteriza-se pelo ambiente turbulento, imprevisvel, onde as mudanas so cada vez mais rpidas e drsticas. A tecnologia da informao integrao de meios de comunicao como televiso, telefone, computador passou a imperar, trazendo tona novos paradigmas.

A globalizao da economia diminuiu as fronteiras geogrficas e polticas aumentando a intensidade e complexidade da competitividade organizacional. Uma poca onde a informao em tempo real passou a transformar informaes em oportunidades tanto no mercado de capitais como em inovao de produtos e servios.

O capital financeiro deixou de ser o recurso mais importante, cedendo lugar ao conhecimento, valorizando o capital humano ou capital intelectual. Os empregos migraram do setor industrial para o setor de servios, o trabalho humano foi direcionado para operar mquinas de ltima gerao, caracterizando o surgimento da sociedade ps-industrial, baseada em conhecimento.

Acredita-se que o setor de servios obteve maior destaque na economia devido ao crescimento decorrente do incremento da atividade governamental, relacionada com a proviso dos servios de educao e de sade, ao crescimento dos servios comerciais e financeiros e ao aumento da demanda por servios de turismo, entretenimento e lazer, estimulados pelo aumento do nvel de renda, de forma geral.

Com relao s projees e previses otimistas sobre o turismo na sociedade de uma economia globalizada, Naisbitt (1999, p.165) afirmou que O turismo e continuar sendo a maior indstria do mundo. Por mais sofisticada que se torne infraestrutura das telecomunicaes ou por maior que seja o nmero de atividades comerciais ou de lazer passveis de ser realizadas no conforto de nossas salas de estar, a maioria de ns continuar se levantando de suas poltronas, pois no existe substituto para a experincia real.

Segundo a Organizao Mundial do Turismo(OMT,1995), uma formao adequada deve oferecer aos futuros profissionais capacidades bsicas para a empregabilidade, o que envolve alm de conhecimentos bsicos, saber comunicar-se, adaptar-se, colaborar, raciocinar e resolver problemas, saber tomar decises,saber buscar, encontrar, entrar e manter-se no trabalho.

Portanto, os novos contextos configurados na sociedade ps-industrial, ou a chamada era do conhecimento, exigem esforos dos profissionais, do setor empresarial e governamental e, principalmente, das instituies de ensino superior e demais entidades formadoras dos recursos humanos para que haja um processo de transformao to profundo e to significativo quanto o das transformaes revolucionrias que vm ocorrendo nos ltimos anos durante a transio do sculo XX para o XXI.

You might also like