You are on page 1of 16

MEDEIA, de Eurpides. Eurpides.

Um profundo amor se transforma no dio mais cego e extremado...

QUEM FOI EURPIDES?


Considerado um dos grandes dramaturgos gregos, Eurpides colocou o homem no centro da representao, deixando os deuses para um segundo plano.  Talvez tenha sido o dramaturgo que melhor retratou o universo de sua poca.


O DRAMA DE MEDEIA NA VISO DE EURPIDES




A temtica da pea o dio sobre-humano em sobreque se transforma o amor de Medeia por Jaso, quando este a rejeitou para casar-se com a filha casarda terra que os acolhera. Alm disso, o rei Creonte, pai da noiva de Jaso, decreta a expulso de Medeia e de seus filhos de Corinto. Natural de uma terra conhecida pelas aptides sobrenaturais de seus habitantes, Medeia confia em seus poderes mgicos para vingar-se de vingarJaso por todos os modos possveis e em tudo que pudesse fer-lo. fer-

Criador de personagens profundamente humanos, Eurpides privilegiou as mulheres e fez delas as verdadeiras heronas. Ao contrrio dos homens, em geral fracos, os personagens femininos de Eurpides concentram coragem e ternura, dio e paixo. Apresentam, como em Medeia, comportamentos cruis, geralmente, motivados pelo carter tempestuoso de suas paixes amorosas. Para Eurpides interessava mostrar que todas as tragdias tinham um elemento comum: a presena do sofrimento humano, vindo da paixo, do erro ou dos deuses.

A pea evolui de uma Medeia abatida pelo repdio do marido, para uma mulher animada por um terrvel desejo de vingana e extermnio, que no se detinha sequer no infanticdio, como medida extrema para aniquilamento total do marido traidor.  Esses sentimentos primitivos eram naturais em uma criatura tambm primitiva, vinda de uma regio brbara onde imperava a feitiaria (Clquida).  Eurpides d Medeia o status de louca, uma vez que afligida pelo conflito interno de matar seus prprios filhos ou abandonar a vingana ao marido traidor. E ela opta pela vingana.  E assim, Medeia passou histria como uma mulher capaz de qualquer coisa. Por amor ou por dio. Porque afinal como ela mesma dizia: Enquanto houver ferro, chamas e ervas venenosas, nenhum inimigo de Medeia escapar de sua vingana .


ANTECEDENTES DA AO DE MEDEIA
O enredo de Medeia compe um dos episdios finais de uma longa e complicada lenda, ou entrelaamento de lendas da mitologia grega antiga. Logo, para melhor entender o mito de Medeia, necessrio se faz remontar a esses episdios precedentes: a conquista do velocino de ouro e a saga dos Argonautas. Ao sucesso dessas faanhas mticas deve-se a ajuda da maga Medeia a Jaso, por quem se apaixona e casa. Aps muitos desafios, juntos fogem para Corinto, onde viveram felizes por dez anos e tiveram dois filhos. At Jaso resolver deixar Medeia e casar-se com a filha do rei cuja terra fez morada com Medeia e seus filhos. A partir da se inicia o drama de Medeia dramatizado por Eurdice.

PERSONAGENS DA PEA
   

 

Ama serva de Medeia; Escravo servo que cuida dos filhos de Jaso e Medeia. Medeia filha de Eetes, rei de Clquida, esposa de Jaso. Coro mulheres de Corinto (atuam como mediadoras do conflito, sem, contudo, deixar de apoiar as razes de Medeia). Creonte Rei de Corinto. Jaso filho de son, antigo rei de Iolco, marido de Medeia.

  

Egeu rei de Atenas. Mensageiro Personagens mudos filhos de Jaso e Medeia.

Ambiente da pea: - A cena se passa em Corinto, diante da casa de Medeia, O cenrio representava, certamente, a porta da casa.  A tragdia contm 1419 versos, distribudos ao longo de mais ou menos 40 pginas.

Em mim a paixo mais forte que a razo. (Medeia)




Resumo da pea: No incio da pea a Ama conta que Jaso traiu Medeia e seus filhos, tendo se casado com a filha do rei Creonte, Glauce, que e Medeia est Glauce, deprimida, constrangida e revoltada com a situao. O escravo chega com as crianas e diz ter ouvido que Creonte planeja exilar Medeia e seus filhos. A Ama se preocupa por causa do terrvel temperamento de sua senhora, cujos lamentos se ouvem por toda a casa.

Nas falas seguintes, o Coro pede que a Ama traga Medeia antes que ela pratique algum mal. Ela vem, lamenta ter sado de Clquida e deplora as agruras de todas as esposas, monstrando-se monstrandorancorosa e vingativa. Creonte ordena-lhe que ordenaque saia da cidade com os dois filhos e diz abertamente que teme sua vingana. Medeia implora, mas Creonte no volta atrs; concedeconcedelhe apenas um dia para que prepare tudo. Medeia decide usar esse tempo para matar o rei, Jaso e sua nova esposa. O Coro lamenta a inversao de valores tais como os sagrados juramentos e observa que, exilada, no poder se refugiar em sua terra de origem.

Jaso tenta apaziguar Medeia e lhe diz que ela e os filhos foram exilados por causa de seus insultos casa real. Medeia, furiosa lembra-lhe lembraque no passado tudo fez para salv-lo, tornousalv- tornouse inimiga da prpria famlia e por fim foi trada por ele. Jaso contesta, atribui sua salvao a Cpris e sustenta que Medeia teve mais vantagens do que desvantagens ao ajud-lo, e ajudque se casou de novo para prosperar e ter recursos para melhor cuidar dela, Medeia, e dos filhos de ambos. Oferece-se para ajud-la no Ofereceajudexlio, mas ela recusa. O Coro faz o elogio das npcias bem sucedidas.

Egeu, rei de Atenas, de passagem por Corinto, encontra Medeia e aceita receber os exilados em Atenas. Assim garantida, Medeia maquina a morte da noiva de Jaso e de seus prprios filhos. O Coro evoca a cidade de Atenas e implora a ela que no faa isso. Medeia chama Jaso, desculpa-se, pede-lhe que intervenha junto nova esposa para reverter o exlio dos filhos e envia as crianas at a filha de Creonte com presentes. O Coro prenuncia a morte da princesa e o infortnio de Jaso. O escravo anuncia que os presentes foram entregues e Medeia, depois de muito refletir, manda as crianas para o palcio e se mostra firme em seus propsitos.

O mensageiro conta que a princesa e o rei esto mortos, graas ao veneno que impregnava os presentes enviados. Medeia anuncia a morte prxima dos filhos e entra no Palcio. O Coro ouve splicas e os gritos das crianas, recorda a lenda de Ino e conta a Jaso que seus filhos foram mortos pela prpria me. Quando Jaso tenta entrar no palcio, Medeia aparece acima dele, sobre a carruagem de seu av Helio (deus Sol); diz a Jaso que tudo aconteceu por culpa dele e parte, levando os corpos dos filhos.

You might also like