You are on page 1of 14

Cidadania e Direitos Sociais no Brasil

Um novo olhar sobre os velhos problemas sociais

* Textos de Bruno Menezes e Fernando de Brito Alves

A sociedade e o indivduo
Nas civilizaes mais antigas, aonde predominava o sistema de escambo, os indivduos j recorriam ao mercado com o objetivo de suprir as suas necessidades. Antes do surgimento da revoluo industrial e paralelamente do capitalismo, predominava, na economia, uma produo simples, voltada exclusivamente para a subsistncia. O modelo econmico era baseado predominantemente no verbo necessitar e no no verbo querer.

A sociedade e o indivduo
Posteriormente, surge a Revoluo Industrial que, consubstanciada pelo ideal capitalista, veio a transformar radicalmente essa estrutura. Se antes o que predominava era um modelo econmico baseado exclusivamente no verbo necessitar, esse mesmo modelo passou a ser baseado no verbo querer. Isto implica afirmar que o capitalismo, diferentemente dos sistemas econmicos anteriores, iria explorar no somente as necessidades dos indivduos, mas tambm os seus desejos.

A sociedade e o indivduo
Da surge um questionamento: Um sistema em que os indivduos so incitados por sua cultura a se voltarem para o seu querer pode ser benfico para a coletividade? Mandeville, autor da obra A Fbula das Abelhas, afirmava que sim, pois o luxo seria o grande pilar de sustentao do sistema econmico. Os desejos dos indivduos necessariamente gerariam uma contrapartida, uma ampliao, fazendo surgir o mercado. Assim, o mercado ganhou importncia singular no sistema capitalista

A sociedade e o indivduo
Portanto, o que se pode inferir que mesmo sem intencionalidade, as aes econmicas isoladas dos indivduos implicariam em benefcio para a coletividade, como se o interesse geral fosse igual soma dos interesses individuais. Esses interesses,livremente desenvolvidos, seriam harmonizados por uma mo invisvel, resultando em um estado de bem-estar social. Tambm foi demonstrado que, ao contrrio do que alguns pensam, a explorao econmica do querer dos indivduos benfica coletividade, pois esta demanda por bens ou servios suprfluos tende a ampliar o mercado, j que outros indivduos surgem para ofertar bens e servios, o que implica afirmar em um crescimento dos nveis de emprego, no aumento de investimentos, de produo, entre outros.

A sociedade e o indivduo
E depois de formado o vnculo social entre os indivduos, preciso existir mecanismos no ordenamento social para limitar os desejos destes e evitar que o querer de determinado indivduo se sobreponha ao de um terceiro.

Direitos sociais
Os direitos sociais, no Brasil, desenvolveram-se tardiamente, haja visto o peso histrico das grandes instituies da colnia que formaram um legado de entraves ao seu desenvolvimento. A assistncia social era desenvolvida na sua grande parte por associaes privadas, muitas ainda de cunho religioso, outras antecessoras dos sindicatos, que "ofereciam aos seus membros apoio para tratamento de sade, auxlio funerrio, emprstimos, e mesmo penses para vivas e filhos" (CARVALHO, 2002: 61), apesar de a Constituio do Imprio (1824) ter garantido o direito aos socorros pblicos e a educao primria gratuita. Os direitos sociais no foram reconhecidos pela Constituio Republicana, que declarava no ser dever do Estado garantir tanto a educao primria quanto a assistncia social, havendo, portanto, claro retrocesso.

Direitos sociais
A Repblica tambm se esquivou de regulamentar os direitos trabalhistas que junto aos direitos previdencirios so os mais importantes dos direitos sociais. Na primeira dcada da Repblica, houve um surto industrial na regio Sul e Sudeste do pas, que trouxe a cena poltica nacional, pela primeira vez a figura do trabalhador. Nas primeiras lutas pelos direitos sociais, o poder pblico acabou por se colocar ao lado do patronato e garantiu proteo policial s fbricas, perseguiu e prendeu lideranas, fechou grficas e jornais considerados subversivos, extraditando estrangeiros que fossem suspeitos de colocar em perigo a tranqilidade pblica e a segurana nacional. A questo social o nome genrico do problema operrio era questo de polcia.

Direitos sociais
A tendncia da poltica de bem-estar social foi iniciar-se com programas relativos a acidentes de trabalhos, expandindo-se para a cobertura da velhice, invalidez e dependentes, alcanando a doena e a maternidade, e seguro-desemprego.( SANTOS, p. 17.) Essa associao entre cidadania e ocupao (trabalho), proporcionou as condies para que se formassem, depois, os conceitos de mercado de trabalho informal e marginalidade. As posturas de poltica social eram concebidas como privilgio e no como direito. Os direitos sociais de cidadania no foram resultados, portanto, da luta poltica dos movimentos sociais organizados; antes era resultado da benevolncia do Estado.

Direitos sociais
Apesar de tudo, possvel afirmar que o governo Vargas foi a poca dos direitos sociais. Os direitos sociais foram introduzidos em momento de supresso dos direitos polticos e, sobretudo, no em decorrncia da luta poltica organizada dos movimentos sociais, mas como benesse da chefatura do Poder Executivo da Repblica. [...] Era avano na cidadania, na medida em que trazia as massas para poltica. Mas em contrapartida, colocava os cidados em posio de dependncia perante os lderes, aos quais votavam lealdade pessoal pelos benefcios que eles de fato ou supostamente lhes tinham distribudo. A antecipao dos direitos sociais fazia com que os direitos no fossem vistos como tais, como independentes da ao do governo, mas como um favor em troca do qual se deviam gratido e lealdade. A cidadania que da resultava era passiva e receptora antes que ativa e reinvidicadora.(CARVALHO, 2002: 126)

Direitos sociais
As mudanas demogrficas iniciadas no incio da dcada de 30 se intensificaram, e os movimentos migratrios para os grandes centros impulsionaram a urbanizao. O principal favorecido dessa tendncia foi o processo de acumulao, no obstante houve o surgimento de problemas sociais bsicos, como os de infra-estrutura, sobretudo, nos principais centros urbanos do sul e sudeste. O cenrio social era este: [...] O Estado regulava quase tudo, ou tudo, sempre que o conflito ameaasse ultrapassar os limites que a elite considerasse apropriados. Aps 1945, tratava-se de administrar uma ordem relativamente democrtica em termos polticos, em um contexto social e econmico extremamente regulado. (SANTOS: 80)

Direitos sociais
Os dados econmicos dos governos militares foram particularmente intrigantes. Apesar da queda do crescimento ao final, o perodo de maior represso coincidiu com o perodo de maior crescimento econmico, e isso provocou reflexos nos direitos sociais de cidadania. Quando a represso se tornou mais violenta (CARVALHO, 2002:168), as taxas de crescimento mantiveram-se em torno dos 10%, tendo pico de 13,6% no governo Mdice (1973), superando rapidamente os maiores ndices registrados no governo JK. O aumento da desigualdade provocado pelo "milagre" econmico no se fez sentir, porque a expanso da economia veio acompanhada de modificaes demogrficas e na composio da oferta de empregos.

Direitos sociais
A avaliao dos governos militares, sob o ponto de vista da cidadania, tem, assim, que levar em conta a manuteno do direito de voto combinada com o esvaziamento de seu sentido e a expanso dos direitos sociais em momento de restrio dos direitos civis e polticos. (CARVALHO, 2002: 172-173) O Jornal Folha de So Paulo, em 24 de maro de 2002, publicou um caderno especial sobre a questo do trabalho e constatou-se que os brasileiros, que ganhavam em mdia meio salrio mnimo chegam a 7% da populao e estavam abaixo da linha da pobreza. A discriminao salarial contra os negros atingia todos os nveis de escolaridade. Apenas 5 % dos brasileiros ganhavam mais que dez salrios mnimos por ms; a maioria dos trabalhadores no recebia 13 o salrio (53%), nem frias remuneradas (54%).

You might also like