You are on page 1of 16

Do grego phainesthai, aquilo que se apresenta ou que se mostra, e logos, explicao, estudo.

A fenomenologia afirma a importncia dos fenmenos da conscincia os quais devem ser estudados em si mesmos tudo que podemos saber do mundo resumese a esses fenmenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essncia, sua "significao".

Coisas; Imagens; Fantasias; Atos; Relaes; Pensamentos; Eventos; Memrias; Sentimentos; Dentre outros.

Partindo deste princpio pode-se dizer que tudo o que envolve a Fenomenologia est relacionado ao chamado processo de Intencionalidade. claro que o termo aparncia assume duas concepes simetricamente opostas: 1) Ato de ocultar a realidade; 2) Manifestao ou revelao da mesma realidade, isto , o que manifesta ou revela a prpria realidade, de modo que esta encontra na realidade a sua verdade, a sua revelao.

Logo, a Fenomenologia nasceu, grosso modo, como um questionamento no modo cientfico de pensar: uma crtica metafsica, onde ao fazer este questionamento, ela nos faz reformular o entendimento a respeito das coisas mais bsicas, tais como nossa compreenso de homem e de mundo.

A Fenomenologia aborda questes que envolvem alm da intencionalidade para qual foi feito e realizado alguma coisa, alguma experincia, envolve e tambm visa a sua utilidade, praticidade e especificidade de acordo com a utilizao de tal coisa, mediante vrias possibilidades de interpretaes e percepes.

Immanuel Kant (1724-1804)


Para ele fenomenologia o nome da cincia que estuda a matria enquanto objeto possvel da experincia. Este filsofo postula, ainda, a necessidade de uma phenomenologia generalis, que trace a distino entre os mbitos sensvel e inteligvel. E que ns no podemos conhecer as coisas inteiramente, porque nem todos os sinais que recebemos das coisas so aceitos pela mente, e disto resulta que no podemos conhecer inteiramente o real.

Edmund Husserl (1859-1938) Funda a fenomenologia. Estudou a mente em si e no o mundo exterior das coisas e os eventos que a mente percebe. A conscincia adequadamente estudada atravs da mente, de acordo com Husserl. Isto significa que a mente pode pensar em coisas que no existem, sendo portanto essa filosofia similar ao idealismo e ao inateralismo.

A fenomenologia de Husserl uma forma de idealismo, porque lida com objetos ideais, com as ideias das coisas em sua essncia, tal como os idealistas Plato, Hegel e outros. Ele props que, no estudo das nossas vivncias, dos nossos estados de conscincia, dos objetos ideais, desse fenmeno que estar consciente de algo, no devemos nos preocupar se ele corresponde ou no a objetos do mundo externo nossa mente.

Merleau-Ponty
Assim como Hegel props uma interpretao da Fenomenologia partindo do pensamento de dissociao , isto , contedo e forma distintamente, onde sero respectivamente significado e significante, contendo por sua vez aspectos distintos, diferenciados e peculiares, ele visava a corporeidade, isto , corresponde um terceiro termo que no nem sujeito, nem objeto, nem existncia, nem idia, nem a viso que distancia, nem o puro h, e sim algo entre os dois destes extremos, ou seja, para ele como tentar dizer que o contedo e a forma so indissociveis, porque uma depende da outra no s para sua existncia como um todo mas para a complementariedade que uma tem para com a outra resutando numa unidade.

Pode-se concluir que Merleau-Ponty visava a deiscncia entre o visvel e o vidente, ou seja, a obra em si e aquele que percebe,criando com isso uma profundidade que no objetivamente exibida e que no regulada e medida pela distncia, como a da perspectiva, na qual envolve uma iminncia no que diz respeito forma e seu contedo.

You might also like