You are on page 1of 3

CONFLITOS COLETIVOS DE TRABALHO 1

1. CONFLITO Do latim conflictus, significa combater, lutar, posies antagnicas. Sociologicamente, as controvrsias fazem parte da vida (ex.: na guerra ocorre considerveis avanos tecnolgicos). Na viso trabalhista, ensina Srgio P. Martins (2005: 781) os conflitos tambm so denominados controvrsias ou dissdios, que, na prtica, tem sido utilizados com o mesmo significado. No entanto esse autor procura fazer a seguinte distino: A) Conflito, teria sentido amplo, correspondendo divergncia de interesses (greve e lockout). B) controvrsia, seria um conflito em fase de soluo, como a greve e o lockout submetido mediao ou arbitragem. C) dissdio seria o conflito submetido ao Poder Judicirio, podendo ser individual e coletivo. 1.1. Os conflitos coletivos do trabalho podem ser: A) econmicos: quando os trabalhadores reivindicam novas condies de trabalho e melhores salrios. B) jurdicos: objetivam apenas a declarao da existncia ou inexistncia de relao jurdica controvertida, que o que acontece em dissdio coletivo que se declara a legalidade ou ilegalidade da greve. 2. FORMAS DE SOLUO: Amauri Mascaro Nascimento classifica: autodefesa, autocomposio e heterocomposio. J Octvio Bueno Magano classifica: tutela ou jurisdio, autocomposio e autodefesa. 2.1. autodefesa: as prprias partes procedem defesa de seus interesses (ex.: greve e lockout). OBS: Veja-se legtima defesa no D. Penal (art 23 do CP). Contudo, preciso ter em conta que o Direito no admite o exerccio arbitrrio das prprias razes.

CONFLITOS COLETIVOS DE TRABALHO 2


2.2. Autocomposio a que realizada pelas prprias partes, que atingem a soluo de suas controvrsias, sem que haja interveno de terceiro. Afirma-se ser o melhor meio de soluo de conflito. Dividise em unilateral, quando uma das partes renuncia sua pretenso e, bilateral, quando as partes fazem concesses recprocas, ocorrendo transao. Exemplos de formas autocompositivas so: CCTs e ACTS. 2.3. Heterocomposio - Se d quando a soluo determinada por um terceiro. Ex.: mediao, arbitragem e a tutela ou jurisdio. OBS: O parg. 1, do art. 616 da CLT, fala que O Delegado Reg. Do Trabalho pode ser mediador dos conflitos coletivos, podendo convocar as partes para mesa-redonda para tentativa de acordo. O Decreto n 1.572, de 28-7-95, estabeleceu regras sobre a mediao na negociao coletiva trabalhista (as partes podero escolher o mediado; se isto inocorrer, podero requerer ao Ministrio do Trabalho a designao de mediador que, observadas certos requisitos, ser designado). 2.3.2. Arbitragem Nesta, uma terceira pessoa, escolhida pelas partes, decidir a controvrsia, impondo a soluo aos litigantes ( forma voluntria de por fim ao conflito). As partes podem submeter a soluo de seus litgios ao juzo arbitral mediante conveno de arbitragem clusula compromissria e o compromisso arbitral (art. 3 da Lei n. 9.307/96 c/c art. 4 e 9 da mesma Lei).

2.3.1. Mediao Ocorre quando as partes chamam um terceiro para solucionar o conflito, podendo ser qualquer pessoa, mesmo que no tenha conhecimentos jurdicos. O mediador houve as partes e faz propostas para solucionar o conflito. As partes podem aceitar ou no as propostas.

CONFLITOS COLETIVOS DE TRABALHO 3


Admissibilidade: S admitida quanto a direito patrimoniais disponveis (art. 1, da Lei n 9.307/96). No que diz respeito aos conflitos coletivos, a arbitragem admitida como forma alternativa de soluo (pargrafos 1 e 2, do art. 114, da CF). Nesse diapaso bom lembrar que a CF/88 admite certa flexibilizao de direitos trabalhistas, com assistncia do sindicato dos trabalhadores: reduo salrios (art. 7, VI), compensao e reduo de jornada (art. 7, XIII) e aumento de jornada nos turnos ininterruptos de revezamento (art. 7, XIV) tudo mediante ACT ou CCT (art. 7, XXVI). Algumas leis ordinrias admitem a arbitragem Lei n 8.630/93, que trata dos porturios, no mbito gestor de mo-de-obra; Lei n 10.101/2000, prev arbitragem de ofertas finais para a soluo de controvrsia sobre participao nos lucros e resultados; a Lei n 7.783/89, art. 3 e 7 - Lei de Greve.

2.3.3. Jurisdio - Jurisdio ou tutela forma de soluo de conflito com interveno do Estado, gerando o processo judicial. O Estado, no caso concreto submetido ao Judicirio, diz o Direito e impe s partes a soluo dos conflitos. Nesse caso, cabe Justia do Trabalho solucionar os conflitos coletivos de trabalho - parg. 2, art. 114 da CF (cabe aos TRTs ou ao TST conciliar e julgar os dissdios coletivos). O poder normativo da J.T. consiste na possibilidade de criar novas condies de trabalho.

You might also like