You are on page 1of 45

II Encontro Nacional de Museus de Histria da Medicina

Mini-Curso: Catalogao de Acervos Tridimensionais


Ana Ramos Rodrigues (MUHM)

Histrico
A preocupao com a identidade dos mdicos do RS despertou o interesse pela memria destes profissionais por parte do Sindicato Mdico do Rio Grande do Sul (SIMERS). Em 2004 teve incio o memria mdica, um projeto de pesquisa visando preservar esta memria. Em seguida esta memria passou a se materializar por meio de Acervos, dando origem a um outro projeto, o Acervo Histrico SIMERS.

Prdio Histrico do Hospital Beneficncia Portuguesa


Com um Acervo cada vez maior, aprovou-se a criao do Museu de Histria da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM), que ocorreu oficialmente em 2007. Entre seus objetivos esto: Promover a preservao e divulgao do patrimnio histrico-cultural da sade e da medicina, tanto no que diz respeito profisso quanto de seus profissionais.

Av. Independncia, 270 Centro Porto Alegre/ RS

Modelo do Museu de Histria da Medicina do RS (MUHM) Tipologia do acervo: Instrumentos Mdicos

Colees: Especialidade Mdicas e reas da Medicina


Classificao:Thesaurus Acervos Museolgicos Banco de dados: muhmweb

Para qu registramos e documentamos?


Administrar os objetos; A localizao onde encontra-se cada objeto; Ajudar a planejar novas doaes; Serve de base para futuras pesquisas; Segurana para os objetos.

Estatuto de Museus
Subseo IV Dos Acervos dos Museus Art.39 - obrigao dos museus manter documentao sistematicamente atualizada sobre os bens culturais que integram seus acervos, na forma de registros e inventrios. 1o O registro e o inventrio dos bens culturais dos museus devem estruturar-se de forma a assegurar a compatibilizao com o inventrio nacional dos bens culturais. 2o Os bens inventariados ou registrados gozam de proteo com vistas em evitar o seu perecimento ou degradao, a promover sua preservao e segurana e a divulgar a respectiva existncia.

Poltica de Aquisio
A direo de cada museu deve instituir e utilizar normas que se refiram aquisio, preservao e uso das colees. As normas devem esclarecer a situao dos objetos que no sero registrados, conservados ou expostos.
CDIGO DE TICA PARA MUSEUS ICOM (2004)

Instrumentos Mdicos
O Acervo composto de objetos sobre a histria da medicina, instrumentos de cirurgia, de laboratrio, farmcia e aparelhos de diagnsticos.

Documentao Museolgica
A documentao de acervos museolgicos o conjunto de informaes sobre cada um dos seus itens e, por conseguinte, a representao destes por meio da palavra e da imagem (fotografia).

(FERREZ, Helena Dodd. Documentao museolgica: teoria para uma boa prtica. In: FRUM NORDESTINO DE MUSEU, 4., Recife. Trabalhos apresentados. Recife: IBPC/Fundao Joaquim Nabuco, 1991. Disponvel em:<http://www.crnti.edu.uy/02cursos/ferrez.doc>. Acesso em: 03 dez. 2006).

Os objetos so portadores de informaes e na sua conservao e documentao, apresentam bases para se transformarem em fontes para a pesquisa cientfica e para comunicao, disseminando novas informaes.
(FERREZ, Helena Dodd.)

Sistemas de Documentao Museolgica


Identificao das aquisies; Termo da posse legal; Sistema de numerao; Inventrio; Ficha de identificao; Ficha de localizao; Registro fotogrfico; Documentao de emprstimo

Entrada de doaes

Modo de Aquisio
Doao Compra Coleta
Numerao

Legado

Permuta

Inventrio

Termo de doao

Documento de Entrada

Sistema de Numerao
Sistema alfa numrico

Ex: MUHM0001.1
Sigla da instituio Nmero de registro Desdobramentos quando temos

Inventrio
Dados gerais das peas: Nmero de Registro: Localizao: Tipo de objeto: Medidas: AxLxCxD Material: Descrio Sumria: Inscrio: Coleo: Doador: Obs

Informatizao de Acervos
Para um sistema de banco de dados ser desenvolvido, em primeiro lugar a documentao museolgica tem que estar organizada de firma correta, com dados coerentes e em ordem, a partir da qual ser possvel a escolha dos dados que melhor representem o acervo.

http://www.muhm.org.br/muhmweb/login.php

Tabela I - Identificao

Colees

Sub- colees

Classificao

THESAURUS para acervos museolgicos

um instrumento de controle da terminologia utilizada para designar os documentos/objetos, funcionando como um sistema internamente consistente de classificao e denominao de artefatos

Fotografia

Tabela II Medidas

Localizao do Acervo

N Registro: MUHM0221 Ex. Mdulo: C vermelho P.3

Tabela III - Histrico do objeto

Tabela IV - Movimentao

Tabela V - Documentao

Documento de Movimentao

Responsvel pelo registro

Livro Inventrio
1. Instrumento coletivo, com valor legal, jurdico. 2. preciso que a coleo esteja com a marcao definitiva para ter valor. 3. necessrio um livro de atas com folhas numeradas. 4. Caneta preta, azul, vermelha e verde.

Termo de abertura do livro de Inventrio


Este Livro de Inventrio, contendo x folhas numeradas, destina-se ao registro do Museu x. Suas folhas so rubricadas pelo Responsvel pelo tcnico e pelo Diretor do Museu. Data: Assinaturas:

Como registrar no Livro de Inventrio


1. No mximo 8 itens. 2. Escolher itens que podem ser respondidos no momento. 3. Escrever com caneta esferogrfica preta, letra cursiva sem abreviatura. 4. Espaos em branco completar com linha azul.

Acervo descartado
N Registro MUHM0001 Nome do objeto Frceps Modo de aquisio Doao

Acervo roubado / desaparecido

N Registro

Nome do objeto X MUHM0001 Frceps

Modo de aquisio Doao

Acervo recuperado

N Registro
X

Nome do objeto Frceps

Modo de aquisio Doao

MUHM0001

Atividade: Vamos Catalogar?

2- Mscara de Ombredanne

1 - Estetoscpio de Pinard 3- Frceps

Atividade Vamos catalogar?

4 Tonmetro

5 - Cureta

Atividade: Vamos Catalogar

6- Seringa

7- Espculo

Referncias Bibliogrficas
Manual de Registro Bsico Centro Nacional de Conservacin y Restauracin FERREZ, Helena. BIANCHINI, M. H.; THESAURUS para acervos museolgicos. 2V. Rio de Janeiro, MINC/IPHAN.1987

Manual de higienizao e acondicionamento do acervo museolgico do SDM. Rio de Janeiro: Servio de documentao da marinha, 2006. 86 p.
CHAGAS, Mrio. Muselia.Rio de Janeiro: J C Editora, 1996. MORO, Fernanda C. Museus, aquisio e documentao. So Paulo; Livraria Ea Editora,1986.244p RAMOS, Francisco Rgis Lopes. A danao do objeto: o museu no ensino de histria. Chapec: Argos,2004. 178p. http://www.muhm.org.br/muhmweb

Sede do Museu
Av. Independncia, 270 Centro Porto Alegre-RS CEP 90035-070 Fone: +55 51 3029 2900 E-mail: museu@ simers.org.br

Reserva Tcnica Av. Bento Gonalves, 2318 - Bairro Partenon - CEP 90650-001 Porto Alegre-RS Telefone: +55 51 3330-2963 E-mail: reservatecnica@simers.org.br E-mail: anarodrigues@simers.org.br Visite nosso site: www.muhm.org.br

You might also like