You are on page 1of 35

Reciclagem

Prof Lo Fonseca

Introduo
No mais mistrio para ningum que praticar reciclagem, seja em casa ou no trabalho, fundamental para a preservao do meio ambiente, alm de um ato de cidadania e respeito com as prximas geraes que habitaro o planeta. Ao reciclar, estamos dando vida nova a materiais que acabariam inutilizados em lixes ou aterros sanitrios, quando no, poluindo rios e crregos.

Raspas e restos me interessam


A gesto sustentvel dos resduos e seus inmeros benefcios para as cidades brasileiras:
Gerao de emprego e renda- Estima-se que existam hoje 500 mil catadores. A coleta seletiva significa abrir novas frentes de trabalho para as populaes consideradas excludas; A coleta seletiva reduz a quantidade diria de lixo que segue para os aterros;

Raspas e restos me interessam


Benefcios fiscais para a reciclagem - Os Produtos reciclveis so bitributados. Exemplo da garrafa PET, que quando fabricada,recolhe imposto, quando depois de seu descarte e reciclagem, transforma-se em vassoura de plstico, e novamente tributada., Decorao de ruas - uma aula de educao ambiental a cu aberto, a custo baixo e com resultados estticos surpreendentes. Em cidades como Nova Friburgo, na regio serrana do Rio uma experincia consagrada.

Raspas e restos me interessam


A energia do lixo- A decomposio da matria orgnica presente no lixo se transforma em gs metano, combustvel que em vrias cidades do mundo aproveitada como fonte de energia. Em So Paulo, foi inaugurada no incio de 2004 a maior usina de energia do mundo sobre um aterro sanitrio, que abastece 200 mil pessoas;

Raspas e restos me interessam


Reciclagem de entulhos- O entulho triturado matria prima para a fabricao de tijolos e placas de calamento, podendo ser usado ,ainda como base e sub-base de asfalto. Belo Horizonte em suas duas usinas de processamento de entulho trituraram 116 toneladas de telhas, cermicas, gesso, argamassa, concreto, pedras e outros restos de obras.

Reciclagem do leo de cozinha


Diversas so as possibilidades de reciclagem do leo de fritura, entre outras finalidades destacam-se a produo de resina para tintas, sabo, detergente, glicerina, rao para animais e biodiesel.

Jogar o leo na pia ou em terrenos baldios acarreta trs fins desastrosos


permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulaes se no for separado por uma estao de tratamento e saneamento bsico; se no houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfcie dos rios e das represas, causando danos fauna aqutica; fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposio, soltando gs metano durante esse processo, causando mau cheiro, alm de agravar o efeito estufa.

A estrutura para a reciclagem de alumnio bastante avanada no pas


327 municpios com coleta seletiva 170 mil pessoas envolvidas Movimento de R$ 1,7 bilho 44 empresas recicladoras (fundies) 2.100 empresas envolvidas no processo 3.300 empregos diretos

Depois de recolhidas e separadas, as latas chegam para a triagem

Uma esteira leva as latas para a prensagem. Uma nova fiscalizao manual feita

A prensa cria os fardos, que seguem para a indstria de reciclagem

Na indstria de reciclagem, os fardos so examinados por detectores de radiaotividade, Para evitar qualquer tipo de contaminao por radiao

Ims so colocados para atrair objetos que contenham ferro, eliminando-os do processo. As tintas e outros produtos qumicos so eliminados durante a fuso graas ao controle da temperatura dos fornos.

Fundido, o alumnio cai em recipientes que determinam sua forma final

Uma das formas do produto acaba so os lingotes

O plstico, do ponto de vista ambiental, um grave problema


O plstico produzido do petrleo, um combustvel fssil no-renovvel, altamente poluente quando queimado ou derramado, e txico, quando inalado ou ingerido. A biodegradabilidade da maioria dos plsticos muito lenta. Uma garrafa PET leva cerca de 500 anos para se desintegrar na natureza.

As sacolas de plstico ecologicamente corretas


Os oxi-biodegradveis so, primeira vista, plsticos idnticos aos comuns. O diferencial, no entanto, est na sua composio molecular, a qual adicionado um aditivo qumico de sal (cerca de 1 ou 2%), que acelera seu processo natural de biodegradao de 400 para 24 meses.

Pilhas e baterias
So 1,2 bilho de pilhas e 400 milhes de baterias de celular comercializadas por ano no Brasil; Para alguns tipos de pilhas e baterias, imprescindvel um descarte correto; varivel o nmero de opes para o reaproveitamento das baterias e pilhas.

Captao
Algumas empresas como supermercados, bancos ou redes de farmcia tm seus cestos para descarte de pilhas e baterias.

Descarregamento, seleo e separao

Corte de pilhas

Moagem

Reator qumico

Calcinador Em uma espcie de forno, os elementos slidos so aquecidos

Produto final
So, ento, obtidos sais e xidos metlicos usados por indstrias de tintas, cermicas e outros tipos de produtos qumicos

Vidro vira vida


A CIV Cia. Industrial de Vidros utiliza o vidro reciclado em sua fabricao e realiza projetos junto sociedade para conscientizar a populao sobre a preservao do meio ambiente

Voc sabe o que ... gua cinzenta ?


gua cinzenta ou gua cinza a gua que foi utilizada para lavar roupa, prato ou banho, podendo ser facilmente tratada e reciclada em casa; E gua negra? gua negra a usada em vaso sanitrio ou que contm nveis inaceitveis de coliforme fecal.

H duas maneiras de enterrar o lixo


lixo: um buraco aberto no solo, onde o lixo enterrado e vrios animais (ratos e aves) aglomeramse em torno. Essa a idia de aterro que a maioria das pessoas tem;

Aterro
aterro: estrutura cuidadosamente projetada dentro do solo ou sobre ele, onde o lixo isolado do ambiente a sua volta (lenol fretico, ar e chuva). Esse isolamento obtido atravs de um revestimento e uma cobertura diria de terra.

Tipos de aterros
aterro sanitrio: aterro que usa um revestimento de argila para isolar o lixo do ambiente; aterro de resduos slidos urbanos: usa um revestimento sinttico (plstico) para isolar o lixo do ambiente sua volta.

Funo do aterro
A funo de um aterro enterrar o lixo de modo que ele fique isolado do lenol fretico, seja mantido seco e no entre em contato com o ar. Sob essas condies, o lixo no sofrer muita decomposio. No futuro, novas tecnologias chamadas de bioreagentes sero utilizadas para acelerar a decomposio do lixo nos aterros e produzir mais metano.

You might also like