You are on page 1of 28

Trabalho em Equipe

Cada vez mais o mercado de trabalho exige dos profissionais excelncia em comunicao e facilidade para trabalhar em equipe. Ocorre que em boa parte dos casos o sucesso no desempenho dessas tarefas esbarra na falta de bom-senso e de limites entre o que pode ou no ser feito e dito para os colegas da empresa.

Fazer fofoca de colegas ausentes Falar dos outros sempre delicado. Portanto, se voc tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentrio seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionrios. Ao fazer uma crtica diretamente ao colega em questo voc evita que seu comentrio chegue distorcido aos ouvidos dele, o que pode gerar conflitos. Alm disso, falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia uma atitude mal vista".

Paulo de Castro Braune - Diretor Geral da Braune Educao Empresarial.

Rejeitar o trabalho em equipe


"Hoje, independentemente de seu cargo, preciso saber trabalhar em equipe, j que bons resultados dificilmente nascem de aes individuais. No ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o funcionrio no estiver disposto a colaborar com os colegas, certamente ser um elo quebrado. Com isso, o grupo/equipe no chegar ao resultado desejado. Ser resistente ao trabalho em equipe um revs grave. Sem essa abertura, dificilmente o colaborador conseguir obter sucesso".

Ricardo Dreves - Diretor da consultoria em RH Dreves e Associados.

Ser antiptico (a)


"A empatia muito til no ambiente de trabalho. Voc deve ser leal, corts, amigo e humilde. Falar bom dia e cumprimentar os outros so atitudes que demonstram educao e respeito pelos demais. O fato do trabalho exigir concentrao do colaborador no significa que ele no possa ser cordial e abrir um espao na agenda para ajudar os companheiros de equipe".

Marcelo Abrileri - presidente do site de empregos Curriculum.

Deixar conflitos pendentes


"Conflitos acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referente ao trabalho, dvida sobre decises, responsabilidades que no foram bem entendidas, algum que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discrdia no ambiente. O funcionrio deve conversar para resolver o assunto, caso contrrio, isso poder gerar antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima pssimo para toda a equipe".

Beatriz Maria Braga Lacombe - professora de gesto de pessoas da FGV (Fundao Getlio Vargas), em So Paulo

Ficar de cara fechada


"Ter um companheiro de equipe com bom humor anima o ambiente de trabalho, enquanto que topar um colega mal-humorado causa desconforto do incio ao fim do expediente. Esta postura gera desgastes desnecessrios, pois alm de deixar toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha a produtividade. Pessoas mal-humoradas geralmente no toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente so excludas da equipe, o que no saudvel. Por essa razo, manter o bom humor no trabalho fundamental para cultivar bons relacionamentos".

Julia Alonso - Scia diretora da S Talentos RH, recrutamento e seleo de estagirios e trainees.

Deixar de cultivar relacionamentos


"Os melhores empregos no esto nos jornais e nem nos classificados. A partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho que conseguir construir uma rede de contatos (networking) que servir, no futuro, para encaminh-lo s melhores oportunidades. importante mostrar dinamismo, ser cooperativo no trabalho e nunca fechar as portas pelos lugares onde passar".

Sheila Madrid Saad - professora de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

No ouvir os colegas
" importante escutar a todos, mesmo aqueles que tm menos experincia. Isso estimula a participao e a receptividade de novas idias e solues. Questionar com um ar de superioridade as opinies colocadas numa reunio no s intimida quem est expondo a idia, como passa uma imagem de que voc hostil. necessrio refletir sobre o que est sendo dito, no apenas ouvir e descartar a idia de antemo por consider-la intil".

Cristiane Leo - analista de desenvolvimento de recursos humanos da Fundao Mudes - So Paulo.

No respeitar a diversidade
"Todas as diferenas devem ser respeitadas entre os membros de uma equipe. No aceitvel na nossa sociedade algum que no queira contato com outro indivduo apenas por ele ser diferente. Ao passo que o funcionrio aceita a diversidade, ele amplia as possibilidades de atuao, seja dentro da organizao ou com um novo cliente. Alm disso, o respeito e o tratamento justo so valores do mundo globalizado que deveriam estar no DNA de todos. Sem eles, o colaborador atrapalha o relacionamento das equipes, invade limites dos colegas e a natureza do outro".

Nelci Maria de Mello - gerente de recrutamento e seleo da empresa Dupont - companhia cientfica, com atuao no setor qumico.

Apontar o erro do outro


"A perfeio no virtude de ningum. Antes de apontar o erro do outro, deve-se analisar a sua prpria conduta e sua responsabilidade para o insucesso de um trabalho ou projeto. melhor ajudar a solucionar um problema do que criar outro maior em cima de algo que j deu errado. Lembrese: errar humano e o julgamento no cabe no ambiente de trabalho. No futuro, o erro apontado pode ser o seu".

Doutor Helio Roberto Deliberador - professor do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP (Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo).

Ficar nervoso (a) com a equipe


"Atritos so inevitveis no ambiente de trabalho, mas a empatia deve ser colocada em prtica nos momentos de tenso entre a equipe para evitar que o problema chegue ao gestor e se torne ainda pior. Cada um tem um tipo de aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que no quer dizer que a qualidade da atividade seja melhor ou pior que a sua. O respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que o nervosismo. Equilbrio emocional e uma conduta educada so importantes tanto para a empresa como para o profissional".

Glucia Santos - consultora de recursos humanos da Catho on-line.

Dicas:

1. 2. 3. 4. 5.

Seja paciente; Aceite as idias dos outros; No critique os colegas; Saiba dividir; Trabalhe;

O Significado do Trabalho:
O Que nos vem mente quando falamos em trabalho? Provavelmente obrigao, sofrimento, chateao... Segundo o dicionrio, a palavra trabalho vem de tripalium (instrumento de tortura), o que nos d a idia de que o trabalho sempre foi associado a algo desagradvel, torturante. Talvez seja por isso que haja tantos livros e guias de auto-ajuda que foram escritos para tentar nos "ajudar" a suportar o trabalho que exercemos. Ttulos como

Seja feliz no trabalho, Como evitar o stress no trabalho, Como se relacionar no trabalho, Como evitar o fracasso, Como liderar os outros, so alguns dos exemplos. Mas, qual
, afinal, o significado do trabalho?

O trabalho o que nos diferencia dos animais. Ao modificar a natureza, o homem se tornou humano. Primeiro foram as ferramentas simples que permitiram ao homem caar, plantar e defender-se num ambiente inspito. Depois vieram as construes, as artes, os esportes, a cincia.

Sem dvida, o homem evoluiu atravs do trabalho. Conseguiu impor-se natureza, ampliou sua expectativa de vida e adquiriu conhecimento sobre si e sobre o mundo que o cerca. Mas, ser o trabalho igual para todos?

As pirmides, por exemplo, so uma fantstica obra de engenharia que deve ter levado seus autores imensa satisfao por terem realizado o mximo que suas aptides eram capazes. E os trabalhadores que carregaram as pedras e as colocaram de acordo com o plano original? Ser que tambm se sentiam satisfeitos por terem construdo as pirmides?

Um fato que chama a ateno que a indstria do lazer a que mais cresce no mundo. A necessidade de lazer diretamente proporcional falta de realizao no trabalho. Quanto mais o trabalho for desinteressante, alienado ou simples, mais o indivduo ter a necessidade de lazer. como se o homem tivesse que descarregar a energia criativa que possui e no pudesse fazer atravs do trabalho. Assim, as atividades de lazer funcionam como uma vlvula de escape para toda essa energia represada.

As formigas tm uma organizao interessante. Embora estejam divididas em castas, como rainha, soldados e operrias, no h discriminao quanto ao tipo de atividade que exercem. Todas so consideradas essenciais para a sobrevivncia da colnia. Parece que elas entendem que no importa o trabalho que cada uma faz, todas so importantes para a coletividade.

A concluso, portanto, que se os meios de produo no tivessem donos individuais mas pertencessem a toda a sociedade, o trabalho teria um carter diferente e toda essa histria seria contada de outra forma. O preo do trabalho seria justo para todos, no haveria desemprego e viveramos em uma sociedade em que, a exemplo das formigas, a cooperao, e no a competio, que levaria a sociedade adiante.

Trabalho em equipe

x
Trabalho Individualizado
Tecnologia (correio eletrnico, internet, fax)

Situao Atual

Economia; Produtividade e competitividade; Repensar Gesto de Pessoas; Qualidade total; Equipes de Alto desempenho; Estratgia.

Grupo X Equipe

Equipe um grupo de pessoas que possui objetivos comuns e que trabalham para cumprir metas especficas; Grupo so pessoas, tambm com objetivos comuns, mas que, em geral, se renem por afinidades pessoais.

Montar uma equipe coesa nem sempre fcil...


A comear que uma equipe composta por pessoas, uma diferente da outra, onde cada uma possui seus componentes individuais, seus objetivos, a maneira como cada um enxerga o significado de sua atividade, etc.

Como montar uma equipe eficaz!


1 Definio do objetivo; 2 Estabelecimento de funes; 3 Respeito individualidade; 4 Resoluo de conflitos ; 5 Flexibilidade permanente; 6 Ambiente saudvel; 7 Desenvolver o fazer a diferena

8 Dar e receber feedback; 9 Avaliao e monitoramento; 10 Confiana; 11 Informaes compartilhadas; 12 Motivao; 13 Comunicao; 14 Comprometimento e gerao de valor; 15 Reconhecimento.

equipes bem formadas so mais criativas, tm mais fontes de informao, incrementam a aprendizagem e seus membros se auto-satisfazem por participar de processos de deciso alm de aprender mais sobre si prprios

O QUE SIGNIFICA TRABALHO EM EQUIPE ?

Um rato, olhando pelo buraco na parede, v o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao curral da fazenda advertindo a todos: - H uma ratoeira na casa! H uma ratoeira na casa! A galinha disse: - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas no me prejudica em nada, no me incomoda. O rato foi ento at o porco e lhe disse: - Sr. Porco, h uma ratoeira na casa, uma ratoeira... O porco disse: - Desculpe-me Sr. Rato, mas no h nada que eu possa fazer, a no ser rezar. Fique tranqilo que o senhor ser lembrado nas minhas preces. O rato dirigiu-se ento vaca. A vaca lhe disse: - O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? - Acho que no Sra. Vaca... respondeu o rato. Ento o rato voltou para seu canto, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro sozinho. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vtima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela no viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher. O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Para amenizar a sua febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal, a galinha. Como a doena da mulher continuava, os parentes, amigos e vizinhos vieram visita-l. Para alimenta-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher no melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral e o fazendeiro teve que sacrificar a vaca para poder alimentar todo aquele povo. MORAL DA HISTRIA: Na prxima vez que voc ouvir dizer que algum est diante de um problema e acreditar que o problema no lhe diz respeito, lembre-se que quando existir uma ratoeira todos correm risco. 'Quando convivemos em equipe, o problema de um, um problema de todos'.

You might also like