You are on page 1of 18

FUNDAMENTOS HISTRICOS 1

PROFESSORA LUZIA MAGALHES

ORIGENS DO SERVIO SOCIAL


AS ORIGENS DO SERVIO SOCIAL NA AMRICA LATINA

UNISUAM - COORDENAO DE SERVIO SOCIAL: RJ. 2003.

QUANDO SURGIU O SERVIO SOCIAL NA AMRICA LATINA?

Vejamos a conjuntura:

A dcada de 20, em todo o continente latino-americano, destaca-se pela ascenso de novas classes sociais (burguesia e proletariado), pelas relaes de produo sustentadas pela explorao da fora de trabalho( atravs do regime de assalariamento), pela dinamizao da industrializao e pela crescente entrada de capitais norte-americano.

Os trabalhadores comeam a se organizar, aumentando assim o seu poder de fora e de presso, desvelando as conseqncias do sistema capitalista e apresentando um novo projeto de organizao da sociedade, como a experincia da Rssia, no ano de 1917.

A correlao de foras entre as duas principais classes sociais exigia a construo de alternativas para lidar com essa nova realidade social e manter a hegemonia da burguesia, visto que a relao entre esta (representada pelo Estado) e a classe trabalhadora vinha ocorrendo com o uso de represses e concesses.

O Estado passava a assumir funes de ordem poltico-econmicas e sociais, o que impunha a construo de uma nova estrutura (fsica, administrativa e recursos humanos).

Na busca de alternativas para lidar com o movimento popular e dos trabalhadores o Estado passa a intervir na formao e na manuteno da classe trabalhadora e, coerente com a postura adotada - na utilizao de represso e concesso - a burguesia concordava com a aprovao de uma legislao trabalhista, cujo contedo e a prpria aprovao fora resultado das lutas dos trabalhadores, travadas desde os primrdios do processo de industrializao.

Apesar das medidas destinadas s classes populares e trabalhadoras, toda a ao do Estado protegia os interesses burgueses: abertura de estradas (de ferro e de rodagem); construo de portos para o escoamento da produo; barateamento de energias necessrias ao movimento das indstrias; oferta da infra-estrutura necessria instalao de indstrias (urbanizao do local selecionado, atrao da mo de obra necessria ) etc..

MAS POR QUE A PRIMEIRA ESCOLA DE SERVIO SOCIAL FOI CRIADA NO CHILE?

Inicialmente o Chile era um importante exportador de salitre que, no final do sculo XIX, representava mais da metade das receitas fiscais desse pas e a extrao desse nitrato estava nas mos dos ingleses. Nessa poca, o Chile estava dependente economicamente da Inglaterra. Com os avanos cientficos, possibilitando produzir nitratos a partir da fixao do nitrognio, houve uma queda das exportaes de nitratos naturais do Chile e uma conseqente desestruturao em sua economia.

As conseqncias sociais
As usinas salitreiras foram deixando de funcionar e com isso: Desemprego;
Misria;

Migraes etc..

Surgiam operrios especializados em desarmar povoados: eram os nicos que conseguiam trabalhar nestas imensidades arrasadas ou abandonadas. (Galeano, 1983)

A VEZ DO COBRE.
O cobre passou a ocupar o lugar do salitre como o principal produto da economia chilena. Nessa poca, os Estados Unidos passaram a ter hegemonia no continente latino-americano. Nas primeiras dcadas do sculo XX era a explorao e o transporte do cobre que abria mercado de trabalho para a populao chilena, cuja extrao estava sob o monoplio de empresas norte-americanas.

Os donos do cobre eram os donos do Chile. (Galeano,op. cit..: 158)


Significa que um movimento de resistncia e luta por melhores condies de trabalho e salrio ameaava muito o capital internacional. Tanto o norte-americano quanto o britnico. Vale lembrar que algumas ferrovias, indispensveis para o escoamento de minrios, eram de propriedade de ingleses.

Mas nem tudo que reluz cobre!!!!


A expanso capitalista chilena, como em outros pases da Amrica Latina, vem acompanhada de suas conseqncias: misria, desemprego, crescimento urbano desordenado, migraes de trabalhadores rurais, epidemias etc..

Temos ento as condies necessrias para o surgimento e a legitimao de novos agentes sociais (ou profissionais) para trabalharem este novo fenmeno social, entre eles surge o Assistente Social.

Criao da primeira escola de Servio Social


Chile, 1925 - Fundada pelo mdico Alejandro Del Rio
Se mostramos que as condies materiais do Chile apresentavam-se como terreno frtil para o surgimento [e para a ao) de novos agentes sociais para trabalhar as seqelas da expanso capitalista, no de se admirar que um mdico tenha tomado a iniciativa de fundar a primeira escola de Servio Social no Chile. Lembrem-se que os mdicos lidam, em seu cotidiano profissional, com problemas decorrentes das condies materiais de existncia (doenas, epidemias, traumas causados por acidentes, leses causadas por brigas etc. ) e desempenham, por esse motivo, funes sociais importantes. Alm do fato que mdicos e advogados desempenhavam importantes funes no interior do aparelho estatal.

INFLUNCIAS EUROPIAS NO SERVIO SOCIAL


No foi uma exclusividade do Servio Social, visto a relao de subordinao dos pases considerados subdesenvolvidos aos pases classificados como de primeiro mundo. Assim, a influncia ocorreu tambm no direito, na educao entre outras reas. No incio do Capitalismo a Europa era o exemplo e o ideal a ser alcanado, tanto em organizao da sociedade como na construo de novas idias e valores. Dessa forma, a influncia europia, nas origens do Servio Social, explicada por essa relao de subordinao dos pases latino-americanos ao continente europeu.

Sonata com Dores


Pablo Neruda
Cada vez ressuscito entrando em agonia e alegria, morrendo de uma vez e no morrendo, assim , assim e outra vez assim.
O golpe que te deram o repartiste ao redor de tua alma, o deixaste cair de roupa em roupa manchando os vesturios com marcas digitais das dores que te destinaram e que a ti somente te pertenciam.

E um dia de dores como espadas se repartiu desde tua prpria ferida? Sim, sobrevives. Sim, sobrevivemos no inapagvel, fazendo de muitas vidas uma cicatriz, de tanta fogueira uma cinza amarga, e de tantos sinos um latido, um rudo sobre o mar.

Neruda nasceu no Chile, em 12 de Julho de 1904, com o nome de Neftal Ricardo Reyes Basoalto. Posteriormente mudou seu nome para Pablo Neruda, em homenagem a um escritor checo do sculo XIX, Jan Neruda. Teve importantes postos no governo chileno, como em 1940 que esteve como Consul, no Mxico. Tem vrias livros publicados,entre eles ficou conhecido O Carteiro e o Poeta. Suas poesias falam de lutas de classe, do sofrimento de trabalhadores, a luta contra o fascismo etc. Morre em 23 de setembro de 1973.

E AGORA? CASTRO CONTA A HISTRIA DO SERVIO SOCIAL COMO MARTINELLI OU COMO VIEIRA? POR QU?

You might also like