You are on page 1of 31

Chefe ou lder? Poder ou autoridade?

Ozama Bin laden

Luiz Incio Lula da Silva

Roberto Irineu Marinho

Herbert de Sousa Viana

Bento XVI

Joo Paulo II

Vera Gissoni

Apesar de ocuparem a mesma posio na escala hierrquica, chefe e lder tm significados bem diferentes.

Como diferenciar?
Enquanto o O lder um chefe se mostra profundo centralizador e servidor e atua age com o com autoridade. poder

PODER
a faculdade de forar ou coagir algum a fazer sua vontade, por causa da sua posio ou fora, mesmo que a pessoa prefira no fazer"

AUTORIDADE
a habilidade de liderar

pessoas a fazerem sua vontade, o que voc quer, por causa da sua influncia pessoal".

A autoridade diz respeito a quem voc como pessoa, ao seu carter e influncia positiva que voc estabelece sobre os que esto a sua volta. E para estabelec-la, necessrio um conjunto de especiais competncias, das quais
duas tm destaque:

Saber servir e criar relacionamentos.

Saber servir
O bom lder um servidor de sua equipe. Alm de identificar e satisfazer as necessidades legtimas de seus liderados, removendo todas as barreiras para que possam atender ao cliente da forma mais eficaz, incentiva e proporciona condies para que eles se desenvolvam e ofeream o melhor de si empresa. Contudo, importante que o lder esteja sempre focado nas reais necessidades, e no nas vontades, dos seus subordinados, alm de ser flexvel, capaz de distinguir os diferentes perfis que formam sua equipe.

Bom lder uma pessoa capaz de agir com :

Pacincia, Bondade Humildade Respeito

Generosidade Perdo Honestidade Confiana

O LDER E O CHEFE. AFINAL QUAL A DIFERENA?

O CHEFE
um comandante Tem a voz mais alta Repete frmulas

O LDER
Tem os ouvidos mais atentos um treinador Faz descobertas

Persegue a estabilidade
um fazedor Faz com que as pessoas faam Pede resultados

Busca desafios
um criador Faz com que as pessoas queiram fazer Define metas com os colaboradores

Defende seus paradigmas


Comemora sozinho Impe-se pela fora

Aceita mudanas
Compartilha o sucesso com a equipe escolhido

ALGUMAS DEFINIES DE LIDERANA

Liderana nada mais do que a forma de direo baseada no prestgio pessoal e na aceitao do pessoal.

Antnio Carlos Gil

Liderana a capacidade de levar os outros a fazer o que no querem e gostar disso.


Harry Truman

Liderana o uso de influncia simblica e no coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado para a realizao das atividades de objetivos do grupo
Arthur Jago

Liderana a influncia interpessoal numa situao por intermdio do processo de comunicao, para que seja atingida uma meta ou metas especificadas.
Tennenbaum

Liderana diz respeito orientao e motivao dos funcionrios.


H Mintzberg

AS 12 CAUSAS DO FRACASSO NA LIDERANA


Luiz Marins

1 A incapacidade de organizar detalhes; 2 A falta de disposio do lder em fazer aquilo que ele prprio pede para os outros fazerem.; 3 A experincia de reconhecimento pelo conhecimento que pela ao; 4 O medo da competio dos outros; 5 A ausncia de pensamento criativo; 6 A sndrome do "Eu"; 7 O excesso de licenciamento; 8 A deslealdade; 9 A nfase demasiada na autoridade; 10 A valorizao da titularidade; 11 A falta de compreenso dos efeitos negativos de um ambiente negativo; 12 A falta de bom senso.

OS 10 ATRIBUTOS DE UM LDER
Luiz Marins

1 Uma viso positiva da realidade. O lder sabe "enxergar" a parte cheia do clice. 2 Objetivos claros, bem definidos. O lder sabe exatamente onde quer chegar. 3 Grande poder de comunicao. O lder comunica seus objetivos e metas com clareza. 4 Empatia. O lder coloca-se no lugar de seus liderados e "sente" o que eles sentem. 5 Sabe a diferena entre "delegar e "abdicar". O lder delega, no abdica. 6 Domnio dos detalhes. O lder sabe a importncia dos detalhes e d ateno a eles. 7 Perseverana e "follow-up" nas decises. O lder no desiste facilmente e termina as coisas que comea! 8 Disposio para assumir plena responsabilidade. O lder no procura "culpados". 9 Faz mais do que as pessoas esperam. O lder sabe a importncia de andar o "quilmetro extra". 10 Lealdade e justia. O lder leal e justo com seus liderados.

LIDERANA PELO EXEMPLO

O exemplo vem sempre de cima para baixo


!

o pai quem d exemplo aos filhos, o professor aos alunos, os chefes aos subordinados, etc... Podemos logicamente aprender com nossos filhos, alunos e subordinados, mas, o exemplo deve vir sempre de cima. Todo lder perde a sua individualidade e se torna um modelo - uma referncia - que deve ser seguida pelo grupo no dado ao lder o direito de no dar bons exemplos .

Todos ns desejamos construir uma liderana com cidadania e felicidade;

A felicidade algo que se multiplica quando se divide.

Fim

You might also like