You are on page 1of 31

Bases de Dados Relacionais

Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR) Centro de Cincia Exatas e Tecnologia (CCET) Especializao em Banco de Dados Disciplina: Banco de Dados Professor: Mrcio Fuckner

Contedo
Conceito de dado, informao e conhecimento Entidades e associaes Elementos de uma entidade Bancos de Dados

Linguagem SQL
Papis associados a Bancos de Dados

Como tudo comeou?

Edgar F. "Ted" Codd


A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks
http://www.eecs.harvard.edu/~margo/codd-1970.pdf (1970) 3

Representaes do Mundo Real


O qu uma representao? O qu, ou quem se deve representar? Como se representa? Quais so as formas de representao?

Abstrao de Informaes
Abstrair consiste em desconsiderar detalhes da informao disponvel para obter-se uma viso mais geral (mais abstrata)

Mundo Real

percepo

Imaginrio

implementao Representao

modelagem

Abstrao de Modelos
Tanto na percepo quanto na modelagem, os detalhes descartados so desconsiderados no sistema modelado.

Mundo Real

percepo

Imaginrio

implementao Representao

modelagem

abstrao
6

O que dado ?
Um objeto, um fato, uma imagem, um som, registrados no formato digital a partir de uma observao do mundo real como uma abstrao deste mundo. a estrutura fundamental sobre a qual um Sistema de Informao construdo. Um conjunto de dados pode identificar, definir e diferenciar um objeto de outro. Os dados podem ser avaliados e validados conforme: completeza, preciso, amplitude, domnio, nulidade e consistncia.
7

O que informao ?
um conjunto de dados que possui forma e contedo, apresentado de maneira til para o processo de tomada de deciso. A transformao dos dados em informao freqentemente realizada atravs da representados dos dados em uma forma compreensvel para o usurio.

O que conhecimento ?
um conjunto de informaes que fornece a capacidade de resolver problemas, inovar e aprender baseado em experincias prvias. a combinao de instintos, idias, regras e procedimentos que guiam as aes e decises. O xito do conhecimento em explicar a forma como as coisas acontecem um critrio importante na validao desse conhecimento.

Estrutura em Pirmide (organizao)


Sabedoria Conhecimento Inteligncia de Negcio Informaes Gerenciais Dados Operacionais Dados Transacionais Dados Tcitos Sntese - Interiorizado Anlise - Altamente abstrato Altamente sumariado e dimensionado Sumarizao e agregao Dados atmicos e Detalhes integrados

Dificuldade

Muito detalhado

10

O que um Banco de Dados ?


Conjunto de mecanismos de gerenciamento de Dados. Conhecido como Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD). Composto por quatro componentes principais: dados, hardware, software e usurios. Armazenam colees de registros em meio computacional, que podem ser recuperados posteriormente.

11

Por qu se armazenam dados em um SGBD?


Rapidez na manipulao e no acesso informao, Reduo do esforo humano (desenvolvimento e utilizao), Controle integrado de informaes distribudas Reduo de redundncia e de inconsistncia Compartilhamento de dados, Aplicao automtica de restries de segurana, Reduo de problemas de integridade, Controle transacional (acesso concorrente a dados, recuperao de falhas).
12

Entidades
Uma entidade um objeto do mundo real (concreto ou abstrato) que se deseja representar computacionalmente e que tem uma existncia prpria. Uma entidade existe independentemente de estar ligada ou no outros objetos do Banco de Dados.

Exemplos: Joo da Silva, Conta Corrente 048251, Contrato 3201, ...

13

Entidades
Uma entidade tambm a representao de uma classe de entidades similares e com as mesmas caractersticas. Exemplos: Funcionrio, Produto, Contrato, Cliente, ... Representao grfica: retngulos com o nome da classe no singular ou no plural.
FUNCIONARIO UNIDADE DE SERVICO CONTRATO

UNIDADE DE NEGOCIO
PRODUTO

ARTIGO

CLIENTE

OPERACAO

TRANSACAO 14

Associaes (Relacionamentos)
Uma associao liga uma entidade a outra entidade onde cada uma das entidades ocupa um "papel" bem definido. Se a associao liga duas (ou mais) entidades de um mesmo tipo ela dita cclica e neste caso a especificao do papel de cada entidade torna-se indispensvel (contextualizao). Ex: Mauricio Silva trabalha na PUC, O HSBC comercializa produtos financeiros, ....

15

Associaes (Relacionamentos)
Um relacionamento a representao de um conjunto de associaes similares que possuem as mesmas caractersticas. Exemplos: fabrica liga uma Empresa um Produto, trabalha liga Funcionrios Empresa,...
EMPRESA

fabrica/ fabricado (do verbo fabricar)


fazem parte composta de

PRODUTO

FUNCIONARIOS

EMPRESA

* Direo da leitura do relacionamento 16

Modelo Entidade-Relacionamento (MER)


O Modelo de Entidade(s) e Relacionamento(s) o diagrama das Entidades e os respectivos relacionamentos em um determinado contexto. As Entidades so representadas por retngulos e os Relacionamentos por losangos (ou smbolos similares (elipse, hexgono, retngulo arredondado,..). Atualmente no existe um padro para os nomes dos PRODUTO fabrica relacionamentos. EMPRESA
EMPRESA fabrica fabrica PRODUTO PRODUTO

EMPRESA EMPRESA

fabrica

fabricado pela

PRODUTO

17

Modelo Entidade-Relacionamento (MER)

18

Instncia (ocorrncia, tupla, registro)


Caractersticas: No cruzamento de uma linha (tupla) com uma coluna (atributo) s possvel encontrar um valor. Os atributos de uma Entidade devem ter identificadores distintos. As tuplas de uma Entidade devem ser distintas. A ordem das tuplas de uma Entidade no tm qualquer significado. Os valores atribudos a um dado atributo provm de um domnio bem definido.
19

Intuitivamente

Atributo

Entidade (Tabela)
Tupla (Registro,Linha, Ocorrncia ou Instncia)

(Coluna / CaracteRstica)

Valor
20

Populao

Base de Dados
Uma Base de Dados representa o conjunto (coerente, integrado e partilhado) das informaes necessrias ao funcionamento de uma empresa, conjunto onde o gerenciamento assegurado por um software chamada Sistema de Gerenciamento de Banco de dados (SGBD).

21

Linguagem de Bancos de Dados


SQL a linguagem mais usada para manipular dados

SQL

Structured Query Language

DML
SELECT UPDATE DELETE INSERT

DDL
CREATE ALTER DROP

DCL
GRANT REVOKE COMMIT
22

Conceito de Banco de Dados


Coleo de Registros inter-relacionados. Ex: Agenda Telefnica. Exemplos de gigantescas bases de dados: IBGE;

Receita Federal;
Congresso Nacional; Grandes corporaes ... Etc.

23

Exemplos de Bancos de Dados

24

Aplicaes de Bancos de Dados


Sistemas de Informaes: Corporativos; Biomedicina; Geoprocessamento;

Dispositivos Mveis;
Infra-estrutura de Software (WebServers e Application Servers)

Dentro muitos outros.

25

Os Papas

C. J. Date

Avi Silberschatz

Hank Korth

S. Sudarshan

Ralph Kimball

Bill Inmon

Graeme Simsion Graham Witt

26

Papis relacionados a SGBD (1 de 2)


Usurios do Banco de Dados - Realizam operaes de manipulao de dados. programadores de aplicaes, usurios sofisticados, usurios especializados, usurios ingnuos.

27

Papis relacionados a SGBD (2 de 2)


Administrador do Banco de Dados Pessoa (ou grupo) responsvel pelo controle do sistema de banco de dados. Administrador de Dados, Administrador do SGBD.

28

Administrador de SGBD (DBA)


definio e atualizao do esquema do banco de dados. definio da estrutura de armazenamento e a estratgia (ou mtodo) de acesso, concesso de autorizao para acesso a dados, definio de controles de integridade, definio de estratgias de recuperao monitoramento do desempenho,

execuo de rotinas de desempenho,


modificao da organizao fsica.
29

Bibliografia

Date, Christopher J., Introduo a Sistemas de Bancos de Dados, Campus, 2005 Silberschatz, Abraham; Korth, Henry F., Database System Concepts, Mcgraw-hill, 2005

Graeme Simsion; Graham Witt, Data Modeling Essentials, Morgan Kaufmann, 2004

30

Duvidas Gerais
Espao aberto para dvidas

31

You might also like