You are on page 1of 10

PROCESSOS GRUPAIS

O GRUPO DE TRABALHO
Interdependncia entre os elementos Sistema de interao Unidade reconhecvel OS elementos do grupo tm objetivo comum; - Se interessam em trabalhar no mesmo projeto; - H uma meta comum, onde a equipe procura soluo do problema em trnsito; - H interesse em se divertir.

INTERAO
Complexo de aes e reaes, compreende os meios pelos quais os indivduos se relacionam uns com os outros, levando a efeito tarefas de: - Desenvolvimento - Manuteno - Crescimento - Coeso

Assim, os indivduos influem sobre os outros mediante o emprego de linguagem, smbolos, gestos e postura. O grupo equipe existe no momento em que h interao entre os elementos. Interao normas estabelecidas de estmulo e respostas entre os indivduos e grupos. Desenvolvimento de coeso, normas, estrutura e metas comuns.

SINTALIDADE DO GRUPO
Normas de conduta Motivos e metas comuns Coeso Estrutura interao

As pessoas formam grupos por diversas razes Companheirismo Identificao Compreenso Orientao Apoio Proteo

Pontos fundamentais
Tamanho 5 a 7 elementos. Esse grupo oferece maior probabilidade de xito num consenso, pois eles se fracionam e facilitam a resoluo de problemas; Composio deve ser heterognio, pois desse modo, a interao se faz com maior profundidade. H mais riqueza de experincia e mais complementariedade e criatividade; Organizao deve haver estrutura de poder e de trabalho. Nesta, as linhas se estabelecem na distribuio e definio de tarefas . A linha de autoridade deve ser democrtica, onde o lder cooperativo. No s assume como distribui responsabilidades. O grupo discute, delibera e executa como um todo.O grupo poder.

Evoluo e Maturidade
Infncia o grupo tem um comportamento desordenado, mal coordenado, impreciso e inseguro; Adolescncia seus membros lutam com problemas de dependncia, independncia e auto-afirmao. Surge o problema da definio de liderana, com agressividade. No sabem, ainda, governar suas crises emocionais; Adulto comea a adquirir a habilidade de fazer as coisas por si s, a encarar os problemas emocionais com calma e dar a eles uma soluo construtiva.

GRUPOS E EQUIPES
Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar ateno sua prpria forma de operar e procura resolver os problemas que afetam seu funcionamento. O grupo no a simples soma de indivduos e comportamentos individuais. O grupo assume uma configurao prpria que influi nos sentimentos e aes de cada um. A passagem do individual para o coletivo ainda encerra mistrios e pontos obscuros no desvendados pela cincia. um todo que d significado s partes.

Ncleos de necessidades Interpessoais


INCLUSO cada pessoa procura situar-se e achar sua posio no centro ou na periferia do grupo, imaginar o quanto vai juntar-se aos outros e o que espera deles receber. Dentro ou fora encontro. CONTROLE marcada por variadas situaes de competio, clara ou encoberta, afirmao de competncia, manobras sutis de jogo de foras, alianas e conluios. Topo ou base confronto. AFEIO evidencia-se em expresses emocionais abertas na interao, trocas afetivas em intensidade e qualidade diversas. Prximo ou distante abrao.

You might also like