You are on page 1of 35

Pesquisa abrangente sobre o processo evolutivo e utilitrio da rede mundial de computadores

* Esse curso para destinado para qualquer pessoa que tenha


interesse em conhecer um pouco mais sobre a tecnologia e funcionamento da Internet. O curso pode ser usado como base de estudos para concursos pblicos.

A Internet o maior fenmeno de transformao cultural e econmica depois da Revoluo Industrial. As geraes Y e Z, de jovens nascidos a partir de meados dos anos 70 podem no entender como era a vida antes da Internet. A Internet est incorporada ao dia a dia das pessoas. Para quem tem telefones inteligentes, os smartphones, provavelmente a primeira coisa que faz quando acorda consultar suas mensagens do Twitter ou Facebook

* A Internet uma rede de computadores mundial que adota

um padro aberto de comunicao. Isso significa que similar ao sistema de telefonia todos os equipamentos utilizam a mesma tecnologia de comunicao, independente do hardware ou sistema operacional. Desta forma, o software de comunicao que utiliza uma forma comum de comunicao pode ser instalado em servidores, PCs, notebooks, smartphones, console de games e tantos outros equipamentos. O poder da Internet est em qualquer computador poder acessar dados de outros computadores, independente de sua localizao fsica. Para acessar basta o usurio ter um computador com um software compatvel com a Internet conectado a uma rede de acesso. As redes de acesso so linhas telefnicas, conexes banda larga, satlites, fibra ticas e telefones celulares.

A histria da Internet comea em meados da dcada de 60, no auge da guerra fria. O Departamento de Defesa Americano (DoD) desenvolveu uma rede de controle e comando capaz de sobreviver a uma guerra nuclear. As tradicionais redes de telefone eram consideradas muito vulnerveis, pois a perda de uma linha poderia colocar em risco todo o sistema de defesa americano. Para resolver esse problema o Pentgono convocou a ARPA, sua diviso de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, para resolver o problema. Decidiu-se que a rede deveria utilizar um modelo de rede de comutao de pacotes. Esse modelo de rede divide a informao em pequenos pacotes de dados. Esses pacotes podem chegar ao destino por qualquer conexo de rede disponvel.

A ideia foi criar uma rede com vrios computadores que pudessem trocar informaes atravs de vrias conexes independentes, de tal forma que se uma conexo ou um computador fosse paralisado os outros poderiam continuar a trocar informaes.
Com o crescimento da rede, conhecida na poca por ARPANET, os protocolos originais se tornaram obsoletos e com baixo desempenho. Ento se resolveu adotar um novo modelo e protocolo de rede chamado TCP/IP dos pesquisadores Cerf e Kahn.

No final da dcada de 70, a NSF (Fundao Nacional de Cincias dos Estados Unidos) percebeu o enorme impacto da ARPANET e resolveu criar sua prpria rede chamada NSFNET. Para levar dados s regies no atendidas pela NSFNET, as universidades criaram consrcios sem fins lucrativos para construir linhas de transmisso de dados locais e regionais.
Em 1/1/1983, o TCP/IP tornou-se o protocolo oficial das redes ARPANET e NSFNET. Quando as redes foram interconectadas surgiu a Internet. No houve um evento especial que tenha marcada o inicio da rede. Em meados dos anos 90, o crescimento da Internet acelerou exponencialmente. Um fator chave foi a criao do primeiro navegador Web, o Mosaic, pelo Centro Nacional de Supercomputadores dos Estados Unidos.

Quando um computador conectado Internet envia dados para outro computador, a informao dividida em vrias unidades menores, chamadas pacotes. Cada pacote comea com um cabealho, parecido com o endereamento de uma carta. O pacote contm o endereo Internet do computador que envia e do computador que recebe a mensagem. O cabealho inclui tambm a informao do nmero de pacotes que esto sendo enviados e como cada um deles dever reconstitudo. Depois de dividir a mensagem em pacotes, o computador envia os pacotes pela rede atravs de roteadores (R) dispositivos de rede que selecionam a melhor rota para encaminhar os pacotes pela rede. Os pacotes, normalmente, seguem a mesma rota, porm em casos de congestionamento ou desconexo de rotas os pacotes podem ser encaminhados por outras rotas. Essa, na verdade, uma das grandes vantagens da Internet. Os dois padres (protocolos) bsicos de comunicao so o IP (Internet Protocol) que orienta o encaminhamento dos pacotes e o TCP (Transmission Control Protocol) que controla a transmisso e garante a reconstruo da mensagem.

Os primeiros acessos remotos a computadores eram feitos atravs da rede telefnica. Isso porque a rede telefnica era e padronizada e tinha abrangncia internacional. Desta forma, uma conexo a um computador poderia ser feita de qualquer lugar do mundo. Os pacotes de mensagens so todos convertidos em bits para poderem ser transmitidos. Um bit a menor unidade de uma transmisso de dados. As conexes utilizam um equipamento chamado MODEM (modulador e demulador). Esse equipamento, converte os sinais digitais de um computador (bits) em um sinal compatvel audvel compatvel com a rede telefnica. por isso que voc ouve aquele chiado tradicional de uma conexo de computador. Como a rede telefnica tem equipamentos que retransmitem o sinal de voz para qualquer lugar o sinal no outro lado da linha convertido novamente para sinal digital e reconhecido pelo computador de destino. Quando o acesso centralizado como mostrado na figura do slide 5 se houver uma falha no computador ou em uma das linhas telefnicas a conexo perdida. Alis, essa foi razo para os americanos criarem uma rede que evitasse essa falha.

Como qualquer coisa complexa comea com um simples esboo. O slide 6 mostra o primeiro desenho da concepo da Internet. Vocs podem notar quatros ns de conexo (os crculos) e os computadores (os retngulos). Esse simples concepo originou a rede atual com milhares de computadores e ns de conexo espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Seguindo o princpio do esboo da rede distribuda possvel criar vrios pontos de acesso a um grupo de computadores que esto interligados entre si. Notem que caso de falha de um computador de acesso rede, o acesso pode ser feito por outro computador.

No passado, voc tinha que ligar para o nmero de outro computador para ter acesso rede. Com o surgimento do TCP/IP esse roteamento automtico.

Com a expanso da rede comeou um processo de conexo entre redes de computadores. por essa razo que a Internet tambm conhecida como a rede das redes.

Imagine que voc est no Brasil e deseja acessar um computador que est no Japo. A rede do Brasil no tem acesso direto rede do Japo, mas seu acesso (troca de mensagens) realizado atravs de outras redes. Com isso, possvel literalmente conectar-se a qualquer computador no mundo.
As conexes entre redes de computadores so conhecidas como backbones, traduzindo a espinha dorsal da Internet.

No Brasil existem vrias redes de computadores. O seu provedor de Internet est conectado a uma delas. A maioria so redes privadas que cobram pelo acesso. Voc paga para o seu provedor de acesso que por sua vez paga para o dono da rede de computador.

Uma importante rede de computadores no Brasil a RNP, Rede Nacional de Pesquisa, que utilizada para desenvolvimento de novas tecnologias de Internet e conecta os computadores das Universidades brasileiras. Note no slide 9 o seu backbone conectando vrios ns de acesso rede. Os backbones tm velocidades diferentes: 10Gbps, 3Gbps, 200Mbps e 20Mbps.

Para interconectar as redes de computadores existem milhares de quilmetros de cabos submarinos espalhados pelo mundo de vrias empresas de telecomunicaes. atravs desses cabos de fibra tica que possvel as comunicaes internacionais. Se uma dessas fibras ticas cortada toda a comunicao que passa por ela interrompida. Por exemplo, no ltimo grave terremoto no Chile os cabos de fibra tica do oceano Pacifico foram afetados. Isso deixou a Internet lenta em toda a parte sul da Amrica do Sul que usa os cabos que passam pelo Chile.

Existem vrias tecnologias de acesso s redes de computadores. O acesso de sua casa ou escritrio chamado de ltima milha (milha a medida americana para distncia). No confunda bps (bits por segundo) com taxa de download. O download depende do computador que voc est acessando e do trfego de dados da rede. A medida bps a taxa de bits efetiva que voc transfere entre o seu computador e o ponto de acesso da Internet.

Os primeiros acessos Internet eram e ainda so em muitas cidades feitos a partir de uma linha telefnica. Para isso voc precisa de um MODEM e o nmero do telefone do seu provedor de acesso para discar (termo que faz referncia aos antigos telefones de disco). Esse tipo de conexo j est em desuso. A taxa de transmisso de 56kbps.
Um tipo de conexo muito popular o ADSL. Essa tecnologia de transmisso utiliza as linha telefnicas tradicionais. O ADSL diferentes taxas de transmisso para recepo (downstream) e envio (upstream) de dados. Essa tecnologia permite taxas de transmisso at 24Mbps de downstream e at 1Mbps de upstream utilizando tcnicas avanadas de modulao e compresso de dados. Existe tambm uma limitao de distncia entre o ponto de acesso e os equipamentos da concessionria de telecomunicaes que fica em torno de 4km. Veja duas coisas: a primeira que sua casa estiver distante do ponto de acesso da concessionria no ser possvel voc ter uma conexo ADSL ou sua conexo ser instvel. A segunda a velocidade que voc contrata, voc pode dizer que contratou uma conexo de 8Mbps, porm isso s funciona para download. Se voc usa frequentemente vdeo conferncia, que exige envio de dados pela rede, sua conexo estar limitada em at 1Mbps. Ento pergunte para a concessionria de telefnica quais so as taxas de transmisso de downstream e upstream. A fibra tica outra opo de conexo. Essa conexo normalmente utilizada por empresas para conectar suas redes corporativas Internet. Tambm esto disponveis para usurios residncias. Outra conexo muito utilizada a transmisso atravs de cabo de tv por assinatura. Os cabos coaxiais permitem altas taxas de transmisso, como por exemplo, 100Mbps. Existem vrias tecnologias de comunicao sem fio: via rede celular, satlite, rdio, wi-fi e Bluetooth, As conexes atravs de celular utilizam tecnologia EDGE e 3G. As conexes 3G tm taxas de transmisso tpicas de 3,6Mbps, podendo chegar teoricamente at 14Mbps. A tecnologia sem fio LTE pode chegar at 170Mbps, sendo considerada a sucessora do 3G. A taxa de transmisso via satlite vria de acordo com a tecnologia utilizada, variando entre 200kbps e 600kbps. Uma das caractersticas das redes de satlite o seu alto atraso na transmisso dos pacotes devido a subida e descida do sinal. A conexo via rdio normalmente disponvel para prdios. O provedor de servio instala uma antena na sua sede e outra no prdio. Pode haver pontos de retransmisso no percurso. A taxa de transmisso varia de acordo com o rdio utilizado. A tecnologia wi-fi est disponvel em vrios ambientes. Nas casas, escritrios e locais pblicos atravs de roteadores sem fio. As tecnologias utilizadas so 803.11g e 803.11n de 54Mbps e 108Mbps, respectivamente. O Bluetooth tem o objetivo de substituir os cabos que conectam os perifricos das estaes de trabalho. O Bluetooth prov as seguintes funcionalidades: Ponto de acesso para voz e dados, redes pessoais e substituio de cabos entre a estao de trabalho e os perifricos. Tem alcance limitado em at 100 metros.

Os provedores de Internet so os elos de conexo entre as redes. Eles formam uma rede particular e criam condies para que os usurios dessa rede possam acessar outras redes que compem a Internet. Os provedores de Internet so responsveis pela infraestrutura de formao da sua rede particular, garantir que somente usurios autenticados possam acessar seus computadores para acesso Internet; e, prover um mecanismo inicial de traduo de nomes de sites para o correspondente endereo da Internet, conhecido como DNS. Alm desses servios bsicos os provedores de servios oferecem softwares de correio eletrnico, hospedagem de sites e contedo. A infraestrutura de um provedor de mdio e grande porte deve ser robusta para atender a milhares de usurios. Alm, dos equipamentos deve se considerar o staff tcnico e administrativo e o atendimento aos usurios.

A ANATEL, Agncia Nacional de Telecomunicaes, probe que as concessionrias de telecomunicaes ofeream acesso direto Internet. Os acessos devem ser feitos atravs de provedores de servios de Internet que no pertenam s concessionrias. Desta forma, o acesso do usurio final deve passar pela infraestrutura do provedor de Internet. Alguns provedores de Internet so pagos e outros gratuitos. O UOL e Terra cobram pelo servio, alegando que oferecem servios de contedo exclusivo. O provedor inter.net (br.inter.net) oferece o servio de acesso a banda larga grtis.

Para entender como funciona o esquema de endereos da Internet vamos revisar como funciona o esquema de endereamento telefnico. A rede telefnica existe h mais de 100 anos. Sua grande vantagem permitir a conexo de voz entre dois aparelhos em qualquer lugar do mundo, literalmente. Para que isso funcione necessrio que cada aparelho tenha um nico nmero no mundo. Ou seja, o seu nmero de telefone fixo ou celular nico no mundo. Tanto os telefones fixo como celulares esto conectados a uma central telefnica. Essa central est em regio que pertence a um pas. Cada pas identificado por um nmero, chamado cdigo internacional. O cdigo do Brasil (55), o dos Estados Unidos (1), o da Inglaterra (44). Dentro do pas so definidas regies que recebem um cdigo, por exemplo, a grande So Paulo (11), a grande Rio (21), uma parte do Rio Grande do Sul (51). So diversos critrio que definem uma regio, a principal o nmero de telefones. Dentro de cada regio existem vrias centrais telefnicas, cada central tem um cdigo de quatro dgitos. Esse nmero tende a crescer com a instalao de mais centrais. Por sua vez, cada central tem uma quantidade de ramais, normalmente, de quatro dgitos. Ou seja, cada central comporta at 9.999 ramais. Desta forma garantida a exclusividade dos nmeros telefnicos.

A formao do nmero telefone completo : cdigo internacional + cdigo da regio + cdigo da central + cdigo do ramal.
Para facilitar, dentro de uma regio voc precisa apenas digitar os dgitos da central e ramal. Dentro do pas basta digitar os dgitos da regio mais a central e ramal.

O endereamento da Internet segue um princpio similar. O endereamento inicial da Internet composto por 32 bits (menor unidade de computao) agrupados em quatro grupos de oito bits. A combinao de bits 0 e 1 dos grupos de oito bits podem representar 256 nmeros. A combinao dos quatro grupos de oito bits cria 4 bilhes (4x109) de endereos IP. Pode parecer muito, mas com o grande crescimento da rede Internet esse nmero est para se esgotar. Lembre-se que cada equipamento deve ser seu prprio endereo IP, como os telefones. Para comportar o crescimento, s liberado alguns endereos para as empresas e provedores de Internet. Internamente, essas empresas multiplicam o nmero de endereos atravs de tcnicas de compartilhamento. Os endereos IP internos compartilham o acesso Internet pblico com os outros computadores da sua empresa atravs de um ou mais endereos da Internet. O rgo internacional gestor da Internet definiu agrupamentos de endereos IP por regio, da mesma forma que os nmeros telefnicos. O Brasil ficou com os prefixos 201.x.x.x e 202.x.x.x.. Internamente, o rgo gestor local atribu grupo de endereos por regio. a partir desse critrio que conseguimos identificar de onde se origina um acesso ou a localizao de um servidor. Com o esgotamento dos endereos IP de 32 bits, foi criado o novo endereamento de 128 bits que deve comportar 3,8 x 1038 endereos, conhecido como IP verso 6.

O Comit Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foi criado por Decreto para coordenar e integrar todas as iniciativas de servios Internet no pas, promovendo a qualidade tcnica, a inovao e a disseminao dos servios ofertados. Composto por membros do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadmica, o CGI.br adota um modelo de governana na Internet com base nos princpios de multilateralidade, transparncia e democracia, desde julho de 2004 o CGI.br elege democraticamente seus representantes da sociedade civil para participar das deliberaes e debater prioridades para a internet, junto com o governo. Entre as diversas atribuies e responsabilidades do CGI.br destacam-se: * A proposio de normas e procedimentos relativos regulamentao das atividades na internet; * A recomendao de padres e procedimentos tcnicos operacionais para a internet no Brasil; * O estabelecimento de diretrizes estratgicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da internet no Brasil; * A promoo de estudos e padres tcnicos para a segurana das redes e servios no pas; * A coordenao da atribuio de endereos internet (IPs) e do registro de nomes de domnios usando <.br>; * A coleta, organizao e disseminao de informaes sobre os servios internet, incluindo indicadores e estatsticas. * O Registro.br o executor de algumas das atribuies do Comit Gestor da Internet no Brasil, entre as quais as atividades de registro de nomes de domnio, a administrao e a publicao do DNS para o domnio <.br>. Realiza ainda os servios de distribuio e manuteno de endereos internet. Em dezembro de 2008, havia mais de 1.530.000 domnios registrados no pas.

Um conceito importante que temos que conhecer sobre os protocolos de comunicao. Os protocolos so as bases para a troca de mensagens lgicas na Internet.

Conceituamos protocolo como um conjunto de regras que descrevem o comportamento necessrio para que um computador entenda outro dentre de uma determinada rede ou sistema. J vimos nesse curso os protocolos TCP e IP Entretanto, na Internet . existem muitos outros protocolos para diversas finalidades.
Os protocolos trabalham em camadas lgicas horizontais. As camadas so empilhadas em cada computador ou equipamento de rede. Em par de camadas adjacentes, h uma interface que de forma padronizada transfere informaes entre as camadas. Cada camada deve executar um conjunto de tarefas de sua responsabilidade e entregar o resultado para a camada seguinte. Essa sequncia de funes garante que a transmisso dos dados seja realizada com sucesso.

Vamos fazer uma analogia para ajudar a explicar a ideia de uma comunicao multinivelada. Imagine dois filsofos (processos de par da camada 3), um dos quais fala urdu e portugus e o outro, chins e francs. Como no falam uma lngua comum, eles contratam tradutores (processos de par da camada 2), que por sua vez tm cada qual uma secretria (processos de par da camada 1). O filsofo 1 deseja transmitir sua predileo a seu par. Para tal, ele envia uma mensagem (em portugus) atravs da interface 2/3 a seu tradutor, na qual diz Eu gosto de coelhos, como mostra a figura do slide 17. Como os tradutores resolveram usar uma lngua neutra, o holands, a mensagem foi convertida para Ik hou van konijn. A escolha da lngua o protocolo da camada 2, que deve ser processada pelos pares da camada 2. O tradutor envia a mensagem para que a secretria a transmita por fax (protocolo da camada 1). Quando chega, a mensagem traduzida para o francs e passada atravs da interface 2/3 para o filsofo 2. Observe que cada protocolo totalmente independente dos demais, desde que as interfaces no sejam alteradas. Nada impede que os tradutores mudem do holands para o alemo, desde que ambos concordem com a mudana e que ela no afete a interface com a camada 1 ou a camada 3. As secretrias tambm podem passar do fax para o email ou telefone sem incomodar (ou sequer informar) as outras camadas. Cada processo s pode adicionar informaes dirigidas a seu par. Essas informaes no so enviadas camada superior.

Para entender a figura do slide 18, preste ateno na relao entre a comunicao virtual e a comunicao real e na diferena entre protocolos e interfaces. Para os processos de par da camada 4, por exemplo, conceitualmente a comunicao se d no sentido horizontal, usando o protocolo da camada 4. O procedimento de cada um deles tem um como EnvieParaOutroLado e ReceberDoOutroLado, muito embora esses procedimentos de fato se comuniquem com as camadas inferiores atravs da interface , e no com o outro lado. O entendimento do processo de pares fundamental para toda a estrutura da rede. Com essa abordagem possvel gerenciar toda a rede dividindo as tarefas em vrias estruturas menores gerenciveis. Note que a camada 5 a parte onde ns interagimos com a rede, as outras camadas so transparentes para ns, talvez a exceo da tecnologia de conexo Internet que temos que optar por conexo via rede celular, wi-fi, ADSL, por cabo, por fibra ou satlite.

As aplicaes de rede so a razo de ser de uma rede de computadores. Existem vrias aplicaes, tanto baseadas em texto (grupos de discusso, bate-papo, correio eletrnico e transferncia de arquivos) e aplicaes multimdia (www, telefonia pela internet, videoconferncia e udio e vdeo por demanda). Embora as aplicaes de rede sejam diversas e tenham muitos componentes interativos, o software est quase sempre em seu ncleo. Por exemplo, na Web h dois softwares que se comunicam entre si: o software do browser na mquina do usurio (PC, Mac ou Linux) e o software do servidor Web. A comunicao lgica horizontal entre eles que permite que o contedo das pginas possam ser transmitidas e apresentadas na tela do computador.

importante distinguir aplicaes de rede de protocolos de camada aplicao. Um protocolo de camada de aplicao apenas um pedao de uma aplicao de rede. Veja o exemplo da Web. A Web uma aplicao de rede que permite que os usurios obtenham documentos de um servidor Web por demanda. As aplicaes da Web consistem em muitos componentes, entre eles um padro para formato de documentos (HTML), browsers (Internet Explorer, Firefox, Google Chrone, etc.), servidores Web (Apache e Microsoft) e um protocolo de camada aplicao.
O protocolo de camada aplicao da Web, o HTTP, define como as mensagens so passadas entre o browser e o servidor Web. Assim, ele apenas um pedao da aplicao da Web.

Importante comentar que cada servio ou processo da Internet acessado atravs uma interface, conhecida como porta, ou do ingls Internet port number. Cada porta esta associada a um servio ou processo. O destinatrio e o emissor devem ter seus servios habilitados para que se estabelea uma sesso entre duas ou mais aplicaes. Como a figura do slide 20 mostra, uma porta a interface entre a camada de aplicao e a camada de transporte dentro de uma mquina, no caso o TCP. O programador da aplicao tem o controle de tudo o que existe no lado da camada de aplicao da porta, mas pouco controle do lado da camada de transporte da porta. Por motivos de segurana alguns servios, como o FTP, podem ser desabilitados. Esse controle realizado pelo firewall.

Existem vrios protocolos na camada aplicao. Esses protocolos suportam servios da Internet. Os principais servios so: www, ftp, e-mail e servidor de nomes.

O HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) um protocolo de rede responsvel pela transferncia de dados e pela comunicao entre cliente e servidor na Web. Est implementado em dois programas: um programa cliente e um programa servidor. O programa cliente e o programa servidor, executados em diferentes sistemas conversam para a troca de mensagens.

O HTTP define a estrutura dessas mensagens e o modo como o cliente e o servidor trocam as mensagens. O protocolo HTTP define como os clientes Web (os browsers) solicitam pginas Web aos servidores de Web e como os servidores transferem pginas Web aos clientes.
Quando um usurio solicita uma pgina Web, o browser envia ao servidor mensagens de requisio HTTP para obter o contedo da pgina. O servidor recebe as requisies e responde com uma mensagem de resposta HTTP que contm o contedo da pgina. Com mais detalhes a comunicao funciona da seguinte forma: * O cliente HTTP inicia uma conexo TCP com o servidor; * Assim que a conexo estabelecida, os processos do browser e do servidor acessam o TCO por meio de sua interface de porta; * O cliente envia mensagens de requisio HTTP para a interface desse protocolo atravs da porta e recebe mensagens de resposta HTTP de sua interface de porta; * De maneira semelhante, o servidor HTTP recebe mensagens de requisio de sua interface de porta e envia mensagens de resposta atravs da interface de porta; * Assim que o cliente envia uma mensagem para sua interface de porta, a mensagem sai de suas mos e passa para as mos do TCP. (o TCP fornece ao HTTP um servio confivel de transferncia de dados); * Aqui percebemos uma das grandes vantagens de uma arquitetura de camadas. O HTTP no precisa se preocupar com dados perdidos ou com os detalhes de como o TCP recupera a perda de dados ou os reordena dentro da rede. Essa uma tarefa do TCP e dos protocolos das camadas mais inferiores da pilha de protocolos.

O HTML (Hypertext Markup Language) uma linguagem de marcao declarativa. Em outras palavras, uma linguagem de marcao declarativa define um conjunto de marcadores (denominados tags) que podem ser utilizado para definir (marcar) os diversos componentes (denominados elementos) de um documento. Por exemplo, fonte do texto, tamanho do titulo, formato da data e hora, etc. Depois do documento marcado, ele pode ser lido por qualquer browser (programa que reconhece os tags e atribui formatos de documento especficos baseados nesses tags). As linguagens de marcao declarativas so criadas com a premissa de que a marcao identificao dos componentes (elementos) em um documento deve ser diferenciada da formatao (atribuindo estilos especficos de aparncia a esses elementos). A marcao no utiliza nada alm dos caracteres padro, o que tambm ocorre com o texto. Isso feito para que o documento marcado possa ser transmitido por qualquer rede de computadores e possa ser armazenado e lido em praticamente qualquer computador.

O HTML5 a quinta verso do HTML. Traz novas funcionalidades como semntica e acessibilidade, com novos recursos antes s disponveis atravs de outras tecnologias. Um exemplo a exibio de contedo multimdia sem a necessidade do Adobe Flash. Esse o argumento que a Apple utiliza para no suportar o Flash no iPad e iPhone, afirmando que o HTLM5 possui todas as funcionalidades necessrias para aplicaes multimdia.

O navegador de Internet, ou Browser, o programa que habilita seus usurios a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor web utilizando o protocolo da camada aplicao HTTP. Os principais browsers so: Microsoft Internet Explorer, Firefox, Google Chrone e Safari da Apple.

O FTP um protocolo utilizado para transferir arquivos de um servidor de arquivos para o sistema de arquivos do cliente. Em uma tpica sesso FTP, o usurio, sentado frente de seu computador local, que transferir arquivos para um servidor de arquivos remoto. Para que o usurio acesse a conta remota, ele deve fornecer uma identificao e uma senha. Aps fornecer essas informaes de autorizao, ele pode transferir arquivos do sistema de arquivo local para o remoto e vice-versa. Quando um usurio inicia uma sesso FTP com o computador remoto, ele estabelece primeiramente uma conexo TCP de controle na porta do servidor de nmero 21. O lado cliente do FTP envia a identificao e a senha do usurio por meio dessa conexo de controle. Ele tambm envia, por meio da conexo de controle, comandos para mudar o diretrio remoto. Quando o usurio requisita uma transferncia de arquivo, o FTP abre uma conexo TCP de dados na porta do servidor de nmero 20. O FTP envia exatamente um arquivo pela conexo de dados e em seguida fecha essa conexo. Se durante a mesma sesso, o usurio quiser transferir outro arquivo, o FTP abrir outra conexo de dados. Assim, com o FTP, a conexo de controle permanece aberta durante toda a sesso do usurio, mas uma nova conexo de dados criada para cada arquivo transferido em uma sesso.

O correio eletrnico uma das mais populares aplicaes da Internet. Tal como o caso do correio normal, o e-mail assncrono. As pessoas enviam e recebem mensagens quando for conveniente para elas, sem ter de estar coordenadas como o horrio das outras pessoas. O correio eletrnico rpido, fcil de distribuir e barato. O correio eletrnico pode conter hiperlinks, textos formatados, imagens, som e vdeo. A figura do slide 27 apresenta um panorama de alto nvel do sistema de correio da Internet. O diagrama apresenta trs de seus principais componentes: servidor de correio, agentes usurios e o SMTP. Vamos simular a seguinte situao: um remetente Alice, est enviando uma mensagem de e-mail para um destinatrio, Joo. Os agentes usurios permitem que os usurios leiam, respondam, repassem, salvem e componham mensagens. Quando Alice termina de compor sua mensagem, seu agente usurio a envia a seu servidor de correio, onde ela colocada na fila de sada de mensagem. Quando Joo quer ler a mensagem, seu agente usurio retira a mensagem da caixa de correio em seu servidor de correio. Os agentes usurios possuem interfaces grficas que permitem que os usurios vejam e componham mensagens multimdias. Os servidores de correio formam o ncleo da infraestrutura do e-mail. Cada destinatrio, como Joo, tem uma caixa postal localizada em um dos servidores de correio. A caixa postal de Joo administra e guarda as mensagens que foram enviadas a ele. Uma mensagem tpica inicia sua jornada no agente usurio do remetente, vai at o servidor de correio do remente e, ento, viaja at o servidor de correio do destinatrio, onde depositada na caixa postal do destinatrio. Quando Joo quer acessar as mensagens de sua caixa postal, o servidor de correio que contm a correspondncia procede autenticao de Joo (nome do usurio e senha). Se o servidor de correio de Alice no puder entregar a correspondncia ao servidor de Joo, ele manter a mensagem na fila de mensagem e tentar transferi-la mais tarde. Novas tentativas sero feitas a cada 30 minutos aproximadamente; se no obtiver sucesso aps alguns dias, o servidor remover a mensagem e notificar o remetente (Alice) por meio de uma mensagem de correio. O SMTP o principal protocolo da camada de aplicao do correio eletrnico da Internet. Ele usa o servio de transferncia de dados confivel TCP para transferir as mensagens do servidor de correio do remetente para o servidor de correio do destinatrio. Como acontece com a maioria dos protocolos de camada de aplicao, o SMTP tem duas partes: um lado cliente, que entra em execuo no servidor de correio do remetente, e um lado servidor, que entra em execuo no servidor de correio do destinatrio. Ambos os lados do SMTP executam em todos os servidores de correio. Quando um servidor de correio envia correspondncia (para outros servidores de correio), ele age como cliente SMTP. Quando o servidor de correio recebe correspondncia (de outros servidores de correio), ele age como servidor SMTP. Os agentes usurios podem ser aplicativos executando no computador do usurio, como o Outlook, ou aplicaes Web que executam no provedor de Internet, como o Gmail. Em ambos os casos, so programas clientes a nica diferena o local de execuo do programa.

O SMTP o ncleo do correio eletrnico da Internet. O protocolo transfere mensagens dos servidores de correio remetentes para os servidores de correio destinatrio, por essa razo dizemos que um protocolo de sada de e-mail. Para o usurio recuperar as mensagens depositadas na sua caixa postal necessrio utilizar um protocolo de entrada. Existem dois protocolos: o POP3 e o IMAP. O POP3, um protocolo de acesso ao correio bastante simples. Por ele ser to simples, sua funcionalidade limitada. O POP3 comea quando o agente usurio (o cliente) abre uma conexo TCP com o servidor de correio (o servidor) na porta 110. Tendo sido estabelecida a conexo TCP, ele continua por trs fases: autorizao, transao e atualizao. Durante a primeira fase, a de autorizao, o agente usurio envia um nome de usurio e uma senha para autenticar a leitura da correspondncia do usurio. Durante a segunda fase, a de transao, ele recupera as mensagens. Durante a fase de transao, ele pode tambm marcar as mensagens que devem ser apagadas, remover marcas de apagar mensagens e obter estatsticas do correio. A terceira fase, a de atualizao, o correio apaga as mensagens que foram marcadas. Uma das caractersticas do POP3 transferncia das mensagens para o agente usurio local e, consequentemente, a remoo da mensagem do servidor de correio. Isso um problema para usurios que constantemente trocam de computador para acessar suas mensagens de e-mail. Por exemplo, voc acessa seus e-mails de um computador desktop na empresa, de um notebook pessoal ou de um iPad. Utilizando o POP3 voc ter suas mensagens espalhadas por esses computadores. Para resolver esse problema foi criado o IMAP, como o POP3 ele um protocolo de acesso ao correio. Ele tem mais recursos do que o POP3, mas muito mais complexo. O IMAP foi projetado para permitir que os usurios manipulem caixas postais remotas como se elas fossem locais. Em particular, ele permite que um usurio crie e mantenha mltiplas pastas de mensagens no servidor de correio. O usurio pode pr mensagens nas pastas e mud-las de uma pasta par outra. O IMAP tambm fornece comando que permitem que os usurios busquem mensagens em outras pastas remotas de acordo com um critrio especfico.

Raramente os programas fazem referncia aos endereos de servidores de web ou servidores de correio atravs de seus endereos binrios. Em vez de nmeros binrios, representados por nmeros eles utilizam caracteres como www.efagundes.com (http://199.237.200.242). Entretanto, a rede em si s compreende endereos binrios, portanto, necessrio algum tipo de mecanismo para converter os caracteres em endereos de rede. Para resolver esse problema foi inventado o DNS (Domain Name System), um sistema de nomes de domnios na Internet. A essncia do DNS a inveno de um esquema de atribuio de nomes hierrquico, baseado em domnios. Ele principalmente usado para mapear nomes de servidores e destinos de mensagens de correio eletrnico em endereos IP, mas tambm para outros objetivos. Para resumir, o DNS usado da forma descrita a seguir. Para mapear um nome em um endereo IP, um programa aplicativo chama um procedimento denominado resolvedor e passa seu nome para ele como um parmetro. O resolvedor envia uma mensagem para o servidor local de DNS, que converte o nome em endereo IP. Em seguida, o resolvedor retorna o endereo IP para o aplicativo que fez a chamada. Conceitualmente, a Internet dividida em muitas centenas de domnios (domains) de primeiro nvel, onde cada domnio cobre muitos servidores. Os domnios so particionados em subdomnios, que tambm so particionados, e assim por diante. Todos esses domnios podem ser representados por uma rvore, como mostra a figura do slide 29. Os domnio de primeiro nvel tm dois tipos: genricos e de pases. Os domnios genricos so com (comercial), edu (educacionais), gov (governo federal norte-americano), net (provedores de internet), etc. Os domnios de pases incluem uma entrada para cada pas. Cada domnio tem seu nome definido pelo caminho (ascendente) entre ele e a raiz (sem nome). Desta forma, sempre se l da direita para a esquerda. Esses componentes so separados por pontos. Os nomes de domnio no fazem distino entre letras maisculas e minsculas. Os nomes de componentes podem ter at 63 caracteres e os nomes de caminho completos no podem exceder 255 caracteres. Cada domnio controla como sero alocados todos os domnios que esto abaixo dele. Para completar a nomenclatura de nome do domnio colocado o tipo de protocolo da camada de aplicao que ser utilizado para o acesso. No browser, normalmente, utilizamos o protocolo HTTP, inclusive se no colocarmos nada o browser assume que o protocolo HTTP Entretanto, voc pode utilizar o browser para acesso FTP, bastando substituir . o HTTP por FTP. Para isso, o servidor de arquivos de remoto deve estar configurado para receber esse tipo de solicitao.

Voz sobre IP, tambm chamado VoIP (Voice over Internet Protocol) um conjunto de tecnologias que usam a Internet ou redes do IP privadas para a comunicao de voz, substituindo ou complementando os sistemas de telefonia convencionais.

A tecnologia VoIP converte a fala humana em contedo digital e transmite para outro equipamento de igual tecnologia atravs da Internet, tornando a transmisso de voz mais um dos servios suportados pela rede de dados.
Empresas que fornecem o servio de VoIP so geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP so geralmente chamados protocolos VoIP. Alguns dos protocolos utilizados no VoIP para sinalizao de chamadas so H.323, SIP, MGCP, H.248/MEGACO, Jingle e IAX Existe uma reduo de custo devido ao uso de uma nica rede para trafegar dados e voz, especialmente quando os usurios j possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional. Chamadas de VoIP para VoIP no geral so gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes pblicas podem ter custo para os usurios de VoIP. Considera-se a telefonia IP a agregao do VoIP com outros servios agregados para a telefonia. Um dos servios mais utilizados de VoIP o Skype.

O termo Intranet significa uma rede interna nas organizaes que utiliza as tecnologias da Internet. Uma intranet deve ser desenvolvida de acordo com as caractersticas e objetivos da empresa. Sua instalao relativamente simples, basta instalar um servidor web, um servidor de dados e um software de gesto de contedo para a publicao de contedo das equipes de editores internos. Caracterstica da intranet: * Permite o compartilhamento de conhecimento * Possibilita o compartilhamento de arquivos; * Permite o compartilhamento de impressoras; * Permite a transmisso de vdeo; * Unifica informaes para todos os membros de uma organizao; * Proporciona facilidade de instalao e administrao; * Baseia-se numa arquitetura aberta; * Baixo custo de implementao com boa relao custo-benefcio; * Acesso rpido informao, com melhoria para tomada de deciso; * Utiliza mltiplos protocolos; * Melhora a comunicao entre os membros de uma organizao.

A Extranet de uma empresa a poro de sua rede de computadores que faz uso da Internet para partilhar com segurana parte do seu sistema de informao. Requer segurana apropriada para acesso externo. Utiliza o mesmo conceito da Intranet, ou seja utiliza as tecnologias da Internet para redes privadas. Uma Extranet tambm pode ser vista como uma parte da empresa que estendida a usurios externos ("rede extra-empresa"), tais como representantes e clientes.

Um data center o local onde so instalados os servidores e equipamentos de armazenamento de dados de uma empresa e seu sistema de comunicao. Devem ser seguros, pois processam e armazenam as informaes da empresa e deve oferecer alta disponibilidade de servio. O ambiente deve ser protegido contra acesso indevido, devem ter piso elevado para possibilitar a passagem de cabos eltricos e de dados, armrios metlicos (racks), onde so montados os equipamentos e um ambiente totalmente controlado. Devem constar com sistemas de extino de incndios, sistema inteligente de deteco precoce de fumaa e extino de incndio com gs inerte, para no afetar os equipamentos. O acesso deve ser controlado com monitoramento permanente e acesso por porta-eclusa. Ar-condicionado de preciso, com monitoramento constante para manter a temperatura constante, resfriando os equipamentos. O ambiente operacional deve ser monitorado permanentemente, em todos os aspectos, fsicos e lgicos. O suprimento de energia, alm da concessionria local deve contar com geradores de energia de grande capacidade e fonte de alimentao ininterrupta (chamados de UPS ou no-breaks) de grande porte, montados em salas anexas, para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de queda no fornecimento. Datacenters consomem at cem vezes mais energia que um escritrio comum. Os datacenters so projetados para atender a rigorosos padres internacionais. A infraestrutura de datacenters exige alta segurana fsica e lgica, asseguradas pelas mais modernas tecnologias do mercado. As normas da Associao das Indstrias de Telecomunicaes (TIA) so as mais utilizadas, especificamente a norma TIA 942, que estabelece a classificao de segurana TIER de 1 a 4. Em ambientes de computao em nuvem (cloud computing) os data centers devem oferecer altssima segura e alta disponibilidade de servios.

Eduardo Fagundes um executivo internacional, consultor, escritor, professor e palestrante em tecnologia da informao, estratgia e transformao de negcios. Fundou e atualmente o CEO da nMentors. A empresa desenvolve projetos sustentveis e operaes de processo de negcio (BPO) para controle de ambiental e educao corporativa baseada em ferramentas de colaborao via Internet. Trabalhou por mais de 20 anos na indstria automobilstica e de energia desenvolvendo vrios projetos internacionais na Argentina, Inglaterra, Alemanha, ndia, Itlia e Estados Unidos. Ele foi responsvel pela infraestrutura de TI para as operaes de Ford South America, diretor corporativo de TI da AES Corp e CIO da AES Brasil. Eduardo foi nomeado um dos 100 mais influentes executivos de TI no Brasil pela revista ComputerWorld e o melhor executivo de TI na indstria de consumo pela revista InformaticaHoje. Ele fez um curso de liderana e negcios na Darden School of Business da Universidade de Virgnia, Charlottesville, VA, EUA. Sua formao inclui mestrado em Engenharia Eltrica com uma especializao em Cincias da Computao pela Universidade Mackenzie; Especializao em telecomunicaes pela FAAP, So Paulo. Graduao em Engenharia Eltrica pela Pontifcia Universidade Catlica (PUC-RS). Ele foi professor de TI na Universidade Mackenzie-SP por mais de vinte anos. Foi coordenador de cursos de ps-graduao em TI da Universidade Mackenzie. Professor de vrios cursos de MBA. Escreveu o livro Como Ingressar nos Negcios Digitais em parceria com SEBRAE Nacional.
http://www.efagundes.com/webcast/?page_id=407

You might also like