You are on page 1of 21

Semana de Arte Moderna .

ANTECEDENTES

1911
a) Em So Paulo, Oswald de Andrade funda o jornal humorstico O Pirralho e comea a fazer stiras s poesias parnasiana e romntica. b) O mesmo jornal, quando elabora pardias a textos do passado, faz uma mistura de portugus com italiano.

1912
a) Oswald de Andrade retorna da Europa, impregnado do Futurismo de Marinetti, e afirmando que estamos atrasados cinquenta anos em cultura, chafurdados ainda em pleno Parnasianismo. - VERSO LIVRE b) A ideia de uma arte atrelada civilizao tcnica, de combate ao academicismo, comea a ser divulgada.

1913
a) Acontece a primeira mostra de arte noacadmica feita no Brasil nas palavras de Mrio de Andrade. O autor das obras o pintor lituano Lasar Segall, recm-chegado da Europa (Alemanha), expondo trabalhos que se apoiavam no Expressionismo alemo. b) A exposio no desperta a ateno do pblico nem da crtica

1914
a) Primeira exposio de pintura de Anita Malfatti, que retorna da Europa expondo trabalhos que se apoiavam no Expressionismo alemo. b) A exposio no desperta a ateno do pblico nem da crtica

1915
a) Anita Malfatti viaja para os Estados Unidos, onde conheceu de perto o Cubismo. b) Lus de Montalvor, poeta portugus (18911974), junto com Ronald de Carvalho, organizaram a revista Orpheu que desencadeou o Modernismo em Portugal. c) Oswald de Andrade torna o jornal O Pirralho um veculo de apoio s tendncias culturais emergentes.

1916

1917
a) Mrio de Andrade e Oswald de Andrade, os dois grandes lderes da primeira gerao de nosso Modernismo, se tornam amigos. b) Publicao de H uma gota de sangue em cada poema; livro de poemas de Mrio de Andrade, que utilizou o pseudnimo Mrio Sobral para assinar essa obra pacifista, protestando contra a Primeira Guerra Mundial. c) Menotti del Picchia publica sua primeira obra: Juca Mulato (poesia nacionalista ainda nos moldes parnasianos), que conseguem sucesso junto ao pblico.

1917
d) Guilherme de Almeida, ainda sob a gide parnasiana, publica sua primeira obra: Ns e) Publicao de A cinza das horas, de Manuel Bandeira. f) O msico francs Darius Milhaud, que vive no Rio de Janeiro e entusiasma-se com maxixe, samba e os chorinhos de Ernesto Nazareth, se encontra com Villa-Lobos.

1917
g) Segunda exposio de Anita Malfatti, exibindo quadros expressionistas, criticados com dureza por Monteiro Lobato no artigo Paranoia ou mistificao? publicado no jornal O Estado de S. Paulo. Esse artigo considerado o estopim de nosso modernismo, j que provocou a unio dos jovens artistas, levando-os a discutir a necessidade de divulgar coletivamente o movimento.

1917
h) Os jovens artistas, entre eles Mrio e Oswald de Andrade, pem-se em defesa de Anita pelos jornais. H, em So Paulo, dois grupos bem ntidos: o dos que apoiam a arte moderna e o dos que a condenam ferozmente. i) Sobre Anita Malfatti, Menotti del Picchia, autor de Juca Mulato, escreveu:
Anita foi chefe de vanguarda na arrancada inicial do movimento modernista da pintura de So Paulo. Sua arte mereceu a honra consagradora do martrio: foi recebida a pedradas.

PARANOIA OU MISTIFICAO? (TRECHO)


H duas espcies de artistas. Uma composta dos que vm as coisas e em consequncia fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretizao das emoes estticas, os processos clssicos dos grandes mestre. [...] A outra espcie formada dos que vm anormalmente a natureza e a interpretam luz das teorias efmeras, sob a sugesto estrbica de escolas rebeldes, surgidas c e l como furnculos da cultura excessiva. So produtos do cansao e do sadismo de todos os perodos de decadncia; so frutos de fim de estao, bichados ao nascedouro. Estrelas cadentes, brilham um instante, as mais das vezes com a luz do escndalo, e somem-se logo nas trevas do esquecimento. Embora se deem como novos, como precursores de uma arte a vir, nada mais velho do que a arte anormal ou teratolgica: nasceu como a paranoia e a mistificao. [...]

1918

1919
a) Manuel Bandeira publica o livro de poemas Carnaval, contendo poemas de versos livres. b) Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e Menotti del Picchia descobrem o escultor Victor Brecheret, recm-chegado de Roma. O escultor adere ao grupo dos articulistas da Semana de Arte Moderna.

1920
a) A imprensa comea a veicular artigos atacando o academicismo e o passadismo. b) H um grupo articulando a renovao das artes brasileiras: Oswald de Andrade, Mrio de Andrade, Menotti del Picchia, Cndido Mota Filho e Agenor Barata

1921
a) Manifesto do Trianon b) Exposio do pintor Vicente do Rego Monteiro c) Pauliceia Desvairada de Oswald de Andrade d) Nos meses de agosto e setembro, Mrio de Andrade publicou, no Jornal do Comrcio, uma srie de artigos chamada Mestres do Passado, em que analisa a poesia parnasiana de Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Vicente de Carvalho e Francisca Jlia todos com slida reputao junto ao pblico

1921
e) Mrio e Oswald de Andrade vo ao Rio de Janeiro em busca de apoio para o movimento modernista. Conseguem as adeses de Manuel Bandeira, Ronald de Carvalho, Ribeiro Couto, lvaro Moreira, Renato de Almeida, Villa-Lobos e Srgio Buarque de Holanda (pai do Chico). f) Nos meses de agosto e setembro, Mrio de Andrade publicou, no Jornal do Comrcio, uma srie de artigos chamada Mestres do Passado, em que analisa a poesia parnasiana de Alberto de Oliveira, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Vicente de Carvalho e Francisca Jlia todos com slida reputao junto ao pblico

1921
g) Em outubro, Graa Aranha, escritor consagrado, membro da Academia Brasileira de Letras e diplomata, retorna da Europa, onde tinha vivido desde 1900. Influenciado pelas vanguardas europeias, Graa Aranha uniu-se aos jovens que articulavam a Semana de Arte Moderna. (Rompe com a ABL em 1924) h) Villa-Lobos, maestro e compositor, recebe a visita de Graa Aranha e Ronald de Carvalho, que o convidam a participar de um evento em So Paulo para a divulgao das ideias modernistas. O maestro gosta do projeto, mas alega falta de dinheiro para ir a So Paulo.

1921
i) O grupo ganha a adeso de Paulo Prado, intelectual
rico de So Paulo que resolveu financiar a aventura dos jovens modernistas. Graas ajuda dele, Villa-Lobos pde deslocar-se, junto com outros instrumentistas, do Rio para So Paulo. j) A articulao final da Semana de Arte Moderna aconteceu durante as reunies na manso da famlia Prado (Paulo era filho do mais importante fazendeiro do caf do sculo XIX).

1921
i) O grupo ganha a adeso de Paulo Prado, intelectual
rico de So Paulo que resolveu financiar a aventura dos jovens modernistas. Graas ajuda dele, Villa-Lobos pde deslocar-se, junto com outros instrumentistas, do Rio para So Paulo. j) A articulao final da Semana de Arte Moderna aconteceu durante as reunies na manso da famlia Prado (Paulo era filho do mais importante fazendeiro do caf do sculo XIX).

1922 O ano que mudou


as artes brasileiras SEMANA DE ARTE MODERNA 13 a 18 de fevereiro de 1922

You might also like