You are on page 1of 23

Com a derrota de Marco Antnio, todo o poder de Csar foi herdado por Otvio, que se firmou senhor absoluto

de Roma acabando, assim, com a repblica e iniciando o Imprio Romano.

Alto Imprio Romano


Os dois primeiros sculos do perodo imperial, conhecidos como Alto Imprio, so considerados o apogeu da civilizao romana. Otvio, aos poucos, consolidou-se no poder, obtendo o apoio das camadas populares romanas ao promover uma poltica de grandes obras pblicas.

Sociedade

Durante seu principado, os territrios romanos totalizavam cerca de 4 milhes de km, onde viviam entre 60 e 70 milhes de pessoas. O governo, forte e centralizador, controlava todas as provncias, auxiliado por um correio imperial que agilizava o envio de ordens e o recebimento de informaes. O exrcito, dividido em legies, totalizava cerca de 300 mil soldados.

Sucessores de Otvio Augusto Nunca existiu uma ordem sucessria bem definida, nem dinstica nem eletiva, e por isso a sucesso era sempre um perodo difcil. Depois de Augustus, revezaram-se no poder diversos membros de sua famlia.No decorrer dos dois sculos que sucederam a morte de Otvio Augusto, quatro dinastias ocuparam sucessivamente o poder em Roma: Dinastia Jlio-Claudiana, Dinastia Flvia, Dinastia Antonina e Dinastia Severa.

No governo dos sucessores de Otvio a instabilidade poltica foi constante. A guarda pretoriana, reforada para evitar atentados contra a vida dos governantes, acabou impondo e derrubando imperadores de forma violenta. Alguns governantes ficaram famosos por suas excentricidades, como Calgula, que nomeou seu cavalo como cnsul, e Nero que foi acusado de ter incendiado Roma no ano 64 e que moveu violenta perseguio aos cristos, que se recusavam a cultu-lo.

A queda de Nero deu incio a um conflito no qual cada exrcito de provncia e a guarda pretoriana quiseram transformar seu lder em imperador. A luta pela sucesso imperial amenizou com a interveno das legies, que impuseram uma srie de imperadores militares oriundos da famlia Flvia. O primeiro imperador reconhecido pelo Senado aps essas lutas foi Vespasiano.

No governo de Trajano, o Imprio Romano atingiu sua mxima extenso territorial, tendo sido incorporadas a Dcia e parte da Arbia.

No governo dos Severos, ocorreram mudanas sociais e culturais. O Direito tambm se modificou, com ateno maior proteo dos rfos e idosos, humanizao dos processos judiciais e a garantia da integridade fsica do cidado. Por outro lado, os sinais de crise comeavam a se manifestar no final do sculo II.

Baixo Imprio Romano


Em Roma, os cidados comearam a conviver em a escassez de mo-deobra, pois com o fim das conquistas diminuiu a oferta de escravos. Em 212, o imperador Caracala, para tentar manter a unidade do Imprio, baixou um edito concedendo a cidadania romana a todos os homens livres residentes no Imprio.

Diocleciano Em 284, Diocleciano tornou-se imperador com apoio das legies, governando at 305. O imperador transferiu a capital para Nicomdia na provncia oriental da Britnia, na sia Menor o que enfraqueceu a cidade de Roma. Para combater a alta dos preos e a queda da produo, o imperador decretou, em 301, o Edito Mximo, estabelecendo os preos dos produtos e os salrios dos trabalhadores. Instituiu a tetrarquia.

Cristianismo Por volta do ano 70, o cristianismo surgiu. Apegados ao monotesmo, os cristos no juravam aos deuses protetores da Justia e das legies, provocando reaes violentas. Ao mesmo tempo, cada vez mais pessoas se convertiam ao cristianismo, especialmente pobres e escravos, que se voltavam para a igreja por acreditarem na promessa de vida eterna no Paraso. O poder do cristianismo no podia mais ser ignorado. A partir do momento em que cidados ricos do Imprio Romano se converteram nova religio.

Em 313, Constantino fez publicar o Edito de Milo, que institua a tolerncia religiosa no Imprio, beneficiando principalmente os cristos. Com isso, recebeu apoio em sua luta para se tornar o nico imperador e extinguir a tetrarquia. Em 391, Teodsio oficializou o cristianismo nos territrios romanos.

Diviso do imprio No ltimo ano de seu reinado, Teodsio decretou que o imprio fosse dividido em duas partes e o trono se tornasse hereditrio. A diviso do Imprio em dois por Teodsio enfraqueceu principalmente sua poro ocidental. Aos poucos, os povos germanos se infiltraram na poro ocidental do Imprio Romano. Acomodados junto aos limites norte e leste do Imprio, os germanos obtiveram o status de federados, isto , aliados com permisso para viver dentro das fronteiras romanas.

Fim do Imprio Romano do ocidente Por volta de 450, o Imprio Ocidental se reduzia Itlia que, em 476, caiu sob o domnio dos hrulos comandados por Odoacro.

Importncia do Imprio Romano para o mundo atual


Para muitos historiadores, a grande contribuio romana civilizao ocidental se deu no campo do Direito. A vida dos cidados era regida por leis, que se dividiam em diversos ramos. Havia o Direito Civil (Jus civile), baseado nos costumes e nas leis mais antigas. Com as conquistas territoriais e o domnio de outros povos, surgiu o Direito Estrangeiro (Jus gentium). J o Direito Natural (Jus naturale) compunha-se do conjunto de princpios fundamentais e universais da justia, que no podiam ser desobedecidos por nenhuma autoridade. Juntos, formavam o Direito Pblico. Quanto s relaes pessoais e familiares, eram regulamentadas pelo Direito Privado. Alm disso, por toda Europa Ocidental e frica do Norte surgiram ncleos urbanos, portos e fortificaes fundados pelos romanos que originaram muitas das cidades atuais. Na Pennsula Ibrica, o latim, falado pelos soldados e colonos romanos, tornou-se a lngua do dia-a-dia, dando origem aos idiomas portugus e espanhol (que, assim como o francs, o italiano e o romeno so lnguas latinas).

You might also like