You are on page 1of 20

Sociologia: Disciplina humanstica e forma de conscincia social

1. 2. 3. 4. 5. 6. PROBLEMAS SOCIAIS PROBLEMAS SOCIOLGICOS TEORIAS SOCIOLGICAS DOUTRINAS SOCIAIS SOCIOLOGIA RADICAL SOCIOLOGIA CONSERVADORA

Introduo
A sociologia possui aplicaes cotidianas nas relaes sociais de uma empresa, nos programas de interveno social e como uma disciplina cientfica; A sociologia um campo descritivo, analtico e explicativo; Os objetivos de qualquer cincia, devem ser, compreender e controlar o que constituem o seu objeto de estudo.

Uma das cincias humanas que estuda as unidades que formam a sociedade. Estuda o comportamento humano em funo do meio e os processos que interligam os indivduos em associaes, grupos e instituies.

Enquanto o indivduo na sua singularidade estudado pela


PSICOLOGIA

ANTROPOLOGI A a cincia que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo

Problemas sociais
um equvoco imaginar que a sociologia seja uma cincia que tenha como objetivo a resoluo dos problemas sociais; Ocorre que em sociedades subdesenvolvidas nas quais as injustias sociais fazem despertar em muitas pessoas sentimentos de indignao moral; Alguns indivduos procuram na Sociologia um meio para resoluo e no apenas para explicao cientfica.

Problemas Sociolgicos
Problemas de explicao terica do que acontece na vida social; Um fato pode ser definido como um problema social quando ameaa interesses materiais de quem percebe, mas tambm quando pe em risco a preservao de crenas de uma populao.

Problemas Sociolgicos
Por que a maioria dos brasileiros d tanta importncia ao carnaval e ao futebol?

Teorias Sociolgicas
Explicao de algum fenmeno, ou conjunto de fenmenos, com base na observao, direta ou indireta, dos fatos que a confirmam.

Sobretudo determinam o que a sociedade deve ser o que nela justo ou injusto, consequentemente implicando julgamentos de valor.

Sociologia Radical
Difundida sobretudo nos EUA a partir da dcada de 60. Comprometida com os interesses das categorias subalternas da sociedade capitalista.

Sociologia Conservadora
No seria mais do que mero instrumento de defesa dos interesse da burguesia, protegida sob o rtulo de cincia.

Indivduo Cultural e Sociedade


1. 2. 3. 4. SOCIEDADE HUMANA SOCIEDADES ANIMAIS SOCIALIZAO COMUNICAO SIMBLICA

Sociedade Humana x Sociedades Animais


Na comparao constatamos que as sociedades de animais apresentam certas padronizaes parecidas com algumas formas regulares de ao associadas a determinadas situao
CAUSA: Fato externo como o ambiente ou interno como hormonal CONSEQUNCIA: Agrupa-se com outros para se aqueer, estimulao hormonal permite a monta natural somente quando a vaca esta no cio.

Sociedades Humanas
Caractersticas nicas:
o o o o o

Extraordinrio grau de complexidade e especializao neurocerebral; Possibilidade de viso policrnica e estereoscpica; Aparelho vocal que possibilita emisso de sons articulados; A mo prensil (formato de pina com a mo) ,capacidade nica de manipulao dos objetos. Coluna vertebral que possibilita andar posio ereta;

O comportamento humano artificial


Estas peculiaridades orgnicas do homo sapiens no explicam por si mesmas, o comportamento humano tpico e as suas formas de convvio; Um organismo normal condio necessria ao desenvolvimento da sociabilidade no homem; Sem esta condio a aprendizagem atravs da comunicao simblica no atua ou processa de modo deficiente.

Um organismo normal ,no basta para que o homem se torne social; O homem no nasce social, porm somente adquire caractersticas comportamentais conhecidas como tipicamente humanas atravs da socializao.

Sociedades Animais
Enquanto o comportamento do homem transmitido e aprendido atravs da comunicao simblica; As formas padronizadas de agir dos animais so transmitidas geneticamente, logo, decorrem da natureza.

Se compararmos, por exemplo, os padres de comportamento de formigas de uma mesma espcie, porm localizadas em reas diferentes e sem possibilidade alguma de contato, notaremos que eles so idnticos.

MAS O QUE SIGNIFICA SOCIALIZAO NA LINGUAGEM DA SOCIOLOGIA?


Significa transmisso e assimilao de padres de comportamento, normas, valores e crenas, bem como o desenvolvimento de atitudes e sentimentos coletivos pela comunicao simblica; No sentido mais amplo o mesmo que aprendizagem.

Socializao
atravs da socializao que o indivduo pode se desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Divide-se em dois tipos bsicos:
Primria: que d aos indviduos os padres de comportamento bsicos necessrios a uma vida normal na sua sociedade; Secundria: Refere-se aprendizagem de padres de comportamento especiais para determinadas posies e situaes sociais.

Comunicao simblica

Obrigado Obrigado OBRIGADO

Bibliografia
Disponvel em: <21 de outubro de 2010>http://pt.shvoong.com/social-sciences/1729879sociologia-como-ci%C3%AAncia/ PIERSON, Donald. Teoria e pesquisa em sociologia So paulo: Melhoramentos 1981

You might also like