You are on page 1of 14

A IMPORTNCIA E AS FUNES DA MEMRIA

A memria o processo dinmico que consiste na codificao,

armazenamento e recuperao de contedos mnsicos ou de informao.

A memria extremamente importante pois ao armazenar informao

poderemos recorrer-lhe sempre que necessrio para nos ajudar nas situaes do dia-a-dia.

As regies responsveis

pela memria so: O Tlamo, a Amgdala, o Hipocampo e Cerebelo .

I.

Codificao -

um processamento informativo que converte os dados em formatos psicolgicos mentalmente representveis. Existem mltiplos tipos de cdigos na converso: Acsticos, Auditivos e Semnticos.

II.

Armazenamento ou Reteno - o processo mediante o


qual mantemos na memria a informao que foi adquirida. A melhor maneira de reter essa informao associ-la a uma informao j presente na memria.

III. Recuperao ou Reactualizao - Recuperao da


informao de acordo com o modo como a codificmos e armazenmos. Ao reactualizar, reconstrumos os dados mnsicos.

Memria a Curto Prazo Sistema temporrio de armazenamento que conserva a informao durante o tempo que utilizada. a rea onde se actualizam e so utilizados os contedos mnsicos necessrios em dados momentos.

Memria a Longo Prazo Tipo de memria relativamente permanente na qual a informao armazenada para posterior utilizao. A informao armazenada sobretudo mediante uma codificao semntica

Memria Imediata
Forma de memria com fraca capacidade de armazenamento e de reduzida durabilidade. um armazm de capacidade limitada (7 itens ou peas de informao) que consegue manter a informao captada (sem repetio) durante 20 a 30 segundos.

Memria De Trabalho
Forma de memria caracterizada por ser um espao activo de trabalho onde a informao est acessvel para uso temporrio. com ela que trabalhamos sempre que conversamos, realizamos uma tarefa (a informao seleccionada para determinados efeitos pela memria de trabalho encontra-se na (M.L.P.). A memria de trabalho a rea onde se actualizam e so utilizados os contedos mnsicos necessrios em dados momentos.

Memria Longo Prazo

Declarativa

Procedimental

Semntica

Episdica

Declarativa Memria de factos e Procedimental Memria de de conhecimentos aptides motoras. o nosso gerais. conhecimento do modo como fazer as coisas. Forma-se pela Semntica Episdica prtica e pela observao.
Tipo de memria declarativa na qual se armazenam factos sem contedo autobiogrfico, conhecimentos gerais (relaes entre factos) tais como regras, conceitos, normas e leis. Tipo de memria declarativa na qual se armazenam informaes e factos de carcter essencialmente autobiogrfico. a memria dos acontecimentos da nossa vida.

Comunicao entre M.C.P e M.L.P


A comunicao entre a M.C.P a M.L.P muito simples mas extremamente importante. A M.C.P(enquanto memria de trabalho) vai recorrer M.L.P para ir buscar os contedos mnsicos necessrios para resolver os problemas do nosso dia-a-dia. Exemplo: Ao resolver um teste observamos uma problema e a nossa M.C.P vai buscar a frmula M.L.P para a resoluo do problema.

Relao entre Memria Semntica e Memria Episdica A memria semntica tem um contedo informativo mais geral e menos vivencial do que a memria episdica. A diferena essencial consiste no facto de a memria episdica estar ligada a momentos e lugares particulares, ao passo que a memria semntica abstrai dessa relao espcio-temporal

O Esquecimento uma condio da Memria No estudo de um paciente de nome S, o psiclogo Alexander Luria reparou que esse paciente ao no conseguir esquecer afectava-lhe imenso a vida. O paciente S no conseguia fixar factos e deixava-se levar pelos detalhes o que o distraia. Ele vivia num tipo de mundo imaginrio o que o no conseguia deixar concentrar no mundo real. O facto de no conseguir esquecer extremamente importante para viver. O esquecimento faz parte da memria , o facto de no conseguirmos esquecer as muitas informaes inteis afecta a nossa percepo do real.

Nota: O esquecimento e a amnsia so coisas diferentes

Esquecimento como resultado de interferncia Tal como o nome indica, o esquecimento por interferncia ao tentarmos recuperar informaes da memria outros contedos mnsicos no permitem essa recuperao. Existem dois tipos de interferncia: Interferncia pr-activa e retroactiva
Interferncia Pr-activa Trata-se de algo aprendemos primeiro e afecta a

reactualizao do que aprendemos depois.


Interferncia Retroactiva Trata-se de algo que aprendemos em ultimo lugar e

afecta a recuperao de algo que aprendemos primeiros.

Falha na recuperao do contedo mnsico uma teoria explicativa que afirma que os contedos mnsicos continuam na memria mas s que a pista para encontrar esse contedo encontra-se perdida.

Os defensores desta teoria falam de que o material memorizado perdido, no se trata de recuperar , mas sim, de reconhecer.
Muitas destas falhas devem se ao modo como codificamos a informao. Ao codificarmos deficientemente a informao ser mais difcil recuperar.

Esquecimento Motivado O esquecimento motivado quando esquecemos porque temos razes para esquecer, normalmente quando queremos esquecer ao desagradvel ou que nos afecte. Existem duas formas de esquecimento motivado: Supresso e Represso Supresso - Trata-se de um esforo deliberado e de modo consciente para esquecer os acontecimentos que nos causem diferentes tipos de perturbaes tais como ansiedade, remorsos Represso Acontece de forma inconsciente, foi celebrizada por Freud, quando recordaes desagradveis so impedidas de aceder ao consciente. Apesar destas recordaes se manterem afastadas do nosso consciente tm uma influencia negativa na nossa vida.

Memria e Identidade Pessoal - A memria grava todas as nossas experincias

desde o passado at ao presente e faz com que seja possvel que tenhamos histria pessoal o que nos d um sentido interior de continuidade o que indispensvel para podermos falar de identidade pessoal.
Memria e Aprendizagem - O termo aprendizagem quando acontece uma

mudana relativamente estvel do comportamento como resultado da prtica e da experincia. Para essa mudana ser estvel preciso memoriz-la e a memria fundamental. Ao utilizarmos o comportamento adquirido precisamos de recorrer memria para o voltarmos a utilizar, acontece o fenmeno de reactualizao.

You might also like